Parada Venda Grande

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 18 Nov 2013, 09:23

Melekh, mas qual foto você está se referindo?
A que contem Venda Grande nos créditos oficiais do Augusto Malta, ou a segunda foto que aparecem as linhas?





Melekh escreveu:Dado, Adenilson e companheiros.


Eu vi que a foto que consegui na Praça XV e coloquei sugerindo que poderia ser de Venda Grande está dando "panos para mangas" e o que eu tenho a dizer é que a pessoa que me vendeu por R$ 15,00, disse ser de algum lugar do RJ, mas não afirmou nada.

Eu presumi que poderia ser Venda Grande, mas olhando bem, tem diferenças nas janelas das duas estações.

Desculpe-me pela demora das respostas, pois quase não estou acessando o computador, motivos de trabalho.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 18 Nov 2013, 09:36

Sobre a foto que aparece Venda Grande nos créditos, não descarto ser a localidade, pois o Augusto Malta normalmente não mencionava imóveis em seus créditos, salvo estações, portos, piers e etc.
Quando havia uma foto mais genérica, ele mencionava o bairro ou a avenida (rua).

É claro que pode haver mais de uma possibilidade para a foto do Malta, mas observei um imóvel suspeito próximo de onde era a parada e o circundei com vermelho.

As setas azul e bege serviram de referência para outra explicação que já dei. A parada era praticamente na frente da Estrada da Pavuna.
V.Grande.zoom.1928 - Cópia.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 01 Jan 2014, 13:57

Realocando informações ...
Adenilson escreveu: VENDA GRANDE-1928.

Coloco abaixo o ponto onde seria a Parada Venda Grande. Também não consegui localizar algo como uma edificação ou plataforma contundente.

Imagem

Ratifico aqui e vocês verão quando eu postar fotos de outros ramais, que plataformas maiores são facilmente localizáveis. Essas plataformas da Rio D'ouro, deveriam ser muito pequenas.
Acho que os trilhos também não tinham dormentes visíveis e brita, pois seriam facilmente contrastados com as vias públicas.
De qualquer forma imagino que ou os trilhos já haviam sido retirados ou não havendo brita e dormentes e apenas os trilhos na terra batida, seria quase impossível identifica-los nessas fotos.

Boa noite. Hoje estou com muito -_-zzz e não pude me estender muito. okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Melekh » 19 Jan 2014, 16:29

Adenison, você colocou:

"Melekh, mas qual foto você está se referindo?
A que contem Venda Grande nos créditos oficiais do Augusto Malta, ou a segunda foto que aparecem as linhas?"



Respondendo: a segunda foto que aparecem as linhas, pois cheguei a acreditar que poderia ser a Estação Venda Grande, mas agora creio que não seja dada as observações dos companheiros.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2017, 17:17

Melekh. Quero reiterar aqui o que disse na época que você postou essa foto. Penso que esta pode ter sido a casa que foi a estação de Venda Grande, mas alguém pode indagar a inexistência de trilhos .
Bom, em primeiro lugar, o Augusto Malta não fazia referência aos nomes comerciais dos logradouros, tais como bar, boteco ou venda.
Mesmo que tenha havido uma exceção, pensei o seguinte:

Agora sabemos a característica da Rio D'ouro em alugar imóveis próximo à ferrovia que serviam de abrigo de mercadorias ou correspondências, pois imagino, que sendo a Rio D'ouro, uma ferrovia que fora construída para fins provisórios, a princípio, talvez não tivesse faixa de domínio, pois ficava na rua na maioria dos trechos e sendo assim, não dava para construir grades isolando a ferrovia e uma estação com plataforma, então o trem parava próximo a algum imóvel que servia de almoxarifado.

A parada do Irajá era assim. O trem parava entre as 2 linhas do pátio e os passageiros desciam na rua, mas o imóvel que recebia o nome Irajá ficava junto à calçada da Automóvel Clube até que realmente a estação de Irajá fosse construída em 1930, desta vez, depois da Monsenhor Félix (sentido Colégio).

Ora, isso deveria ser uma regra e por isso, no início da ferrovia, pouquíssimas estações tinham plataforma, podendo ser citadas aí Benfica e Engenho do Matto e talvez, Pilares.

Obedecendo a essa premissa, a ferrovia pode estar atrás do fotógrafo a alguns metros da casa, que era uma casa comum alugada.

Observando o mapa de 1884, havia a parada de Venda Grande e próximo a ela, o que parece ser um prédio, chamado de Venda Grande.
No mapa de 1917 (mapa azul), sabemos que sequer o trem fazia paradas ali, mas Venda Grande é citada.

Continuando com o raciocínio, vejam o link abaixo:
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... &mode=view" onclick="window.open(this.href);return false;

Na época, o Dado disse ter ficado confuso que tinha sido suprimida a estação Venda Grande e criada a parada e eu fiquei mais confuso ainda. :ttn:
Agora, entendendo como funcionava a Rio D'ouro, vou chutar que a supressão da estação fosse a devolução do imóvel e a quebra do vínculo como prédio associado à ferrovia, mas que os trens continuariam a parar por ali.

Vejam também nas aerofotogrametrias de 1928, que haviam casas ali.

Na minha opinião, se confirmada a associação com Venda Grande, o imóvel da foto poderia estar onde é a atual LBV ou muito próximo, sendo a direita da foto, o sentido Del Castilho, a ferrovia passaria mais atrás, fora da abrangência da foto, onde hoje é o canteiro central da Dom Hélder Câmara, pois na época a via era mais estreita ali e imagino que quase a totalidade da pista da direita não existia. Tenho quase certeza disso. (Seria necessário fazer uma superposição).

Outra coisa a se verificar e caso não fosse, colocaria abaixo toda a minha certeza sobre a foto, é a autenticidade da assinatura do Augusto Malta.

Obs: Os mapas de 1884 da Rio D'ouro, 1917, ano que coincide com o da foto e as aerofotogrametrias da região em 1928 e citadas aqui podem ser encontradas no devidos tópicos.

Debate aberto: Abraço!!!!


Melekh escreveu:Consegui esta foto na Praça XV.

Eu dei alguns nomes de Estação e dei preferencia as da EFRD.

Um dos vendedores disse que poderia ver com mais calma e pediu que eu voltasse após duas horas.

Eis a foto que consegui:

ESTAÇÃO VENDA GRANDE

Imagem


Será a da EFRD ou Engenho Novo?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 07 Jul 2017, 14:50

(Meus comentários em vermelho)
Adenilson escreveu:Melekh. Quero reiterar aqui o que disse na época que você postou essa foto. Penso que esta pode ter sido a casa que foi a estação de Venda Grande, mas alguém pode indagar a inexistência de trilhos .
Bom, em primeiro lugar, o Augusto Malta não fazia referência aos nomes comerciais dos logradouros, tais como bar, boteco ou venda.
Mesmo que tenha havido uma exceção, pensei o seguinte:

Agora sabemos a característica da Rio D'ouro em alugar imóveis próximo à ferrovia que serviam de abrigo de mercadorias ou correspondências, pois imagino, que sendo a Rio D'ouro, uma ferrovia que fora construída para fins provisórios, a princípio, talvez não tivesse faixa de domínio, pois ficava na rua na maioria dos trechos e sendo assim, não dava para construir grades isolando a ferrovia e uma estação com plataforma, então o trem parava próximo a algum imóvel que servia de almoxarifado.

(...)

Na época, o Dado disse ter ficado confuso que tinha sido suprimida a estação Venda Grande e criada a parada e eu fiquei mais confuso ainda. :ttn:
Agora, entendendo como funcionava a Rio D'ouro, vou chutar que a supressão da estação fosse a devolução do imóvel e a quebra do vínculo como prédio associado à ferrovia, mas que os trens continuariam a parar por ali.

Eita caramba. É verdade, pode ter sido isso sim !

Vejam também nas aerofotogrametrias de 1928, que haviam casas ali.

Na minha opinião, se confirmada a associação com Venda Grande, o imóvel da foto poderia estar onde é a atual LBV ou muito próximo, sendo a direita da foto, o sentido Del Castilho, a ferrovia passaria mais atrás, fora da abrangência da foto, onde hoje é o canteiro central da Dom Hélder Câmara, pois na época a via era mais estreita ali e imagino que quase a totalidade da pista da direita não existia. Tenho quase certeza disso. (Seria necessário fazer uma superposição).

Superposição abrangendo qual área ? Tem tanto tempo que não as faço que agora me senti determinado e animado em recomeçar a executar essa atividade rs

Outra coisa a se verificar e caso não fosse, colocaria abaixo toda a minha certeza sobre a foto, é a autenticidade da assinatura do Augusto Malta.

Obs: Os mapas de 1884 da Rio D'ouro, 1917, ano que coincide com o da foto e as aerofotogrametrias da região em 1928 e citadas aqui podem ser encontradas no devidos tópicos.

Debate aberto: Abraço!!!!


Melekh escreveu:(...)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 07 Jul 2017, 14:57

Detalhe: SÓ AGORA, depois de anos, que percebi alguns detalhes na planta de 1928 abrangendo a região de Benfica: tem o desvio da Leopoldina assinalado e a posição de cabines !
Chegando em casa verei essas plantas com mais calma detalhadamente !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 07 Jul 2017, 14:58

E digo mais: aproveitando que estou de férias na faculdade, vou tentar me dedicar a fazer as sobreposições de todas as plantas da EF Rio d'Ouro. Vários mistérios e detalhes poderão ser desvendados.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 13 Jul 2017, 22:29

Boa noite e saudações a todos !
Acabei de terminar a superposição (ou sobreposição) de imagens na região da antiga Parada Venda Grande da EF Rio d'Ouro.
Confesso que fiquei muito feliz em concluir esse processo. Já estimávamos e pesquisamos sobre a posição da estação e estávamos certos. Achei legal que essa superposição ficou muito próximo da realidade, inclusive a posição dos trilhos na "pracinha da Suburbana" ficou certinha ... mas bem, vamos lá.
Planta 04 EF Rio d'Ouro Venda Grande Superposição 01.jpg
^^ Planta sobreposta à imagem de satélite
Planta 04 EF Rio d'Ouro Venda Grande Superposição 02.jpg
^^ Linha da EFRO e estação Venda Grande assinaladas
Planta 04 EF Rio d'Ouro Venda Grande Superposição 03.jpg
^^ Destaque para o traçado da linha e o alinhamento junto à "pracinha da Suburbana" onde até poucos anos atrás os trilhos ainda estavam expostos
Planta 04 EF Rio d'Ouro Venda Grande Superposição 04.jpg
^^ Posição da estação Venda Grande
Planta 04 EF Rio d'Ouro Venda Grande Superposição 05.jpg
^^ Na imagem do Google Street View, uma curiosidade: essa estrutura que até parece uma plataforma, mas provavelmente serve à rede de água e esgoto.

Enfim, finalmente Venda Grande e sua posição confirmada okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Melekh » 13 Jul 2017, 22:58

Dado,


Veja essas fotos que eu fiz a muito tempo atras, fica próximo ao local que voce assinalou, mas estava no meio da Dom Helder Câmara.

Venda Grande.JPG
01 - resquicio Estação Venda Grande - A.JPG
01 - resquicio Estação Venda Grande.JPG
Estação Venda Grande - A.JPG


Parece ser resquicio do local....
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”