Parada Capão do Bispo

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Parada Capão do Bispo

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 13:09

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Capão do Bispo

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 13 Mar 2014, 11:21

Em breve vou postar aqui, a aerofotogrametria de 1928 mostrando o local onde era a parada. De ante mão, informo que não havia o menor sinal de construção, mas onde era a parada, havia um caminho que parecia tomar o rumo da fazenda do Capão, bem mais atrás e a esquerda. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 13 Mar 2014, 11:35

Durmam com um barulho desses!! ==:(

A Rio D'ouro parece um "buraco sem fundo". Quanto mais a estudamos, mais aparecem novidades. :brrb:
Caramba, vai ser misteriosa assim lá na ##o##

Acho que essa reportagem já foi postada, não me lembro, mas fica aqui de qualquer forma, o registro para a inauguração da parada Capão do Bispo e de Brás de Pina, da Rio D'ouro, sendo esta última solicitada pela comissão rural de Irajá :ttn:

A única coisa que me passa pela cabeça é que essa parada de Bras de Pina seria no ramal da Penha. O que vocês acham?

A nota, menciona a expressão "ponto de parada", o que traz fortes indícios que talvez ali tivesse apenas uma guarita com um dístico com um fiscal ou no máximo um abrigo para passageiros, mas sem plataforma.

Segue a nota de 24 de Junho de 1891.
Gazeta de notícias 24.06.1891 - Cópia.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por DadoDJ » 13 Mar 2014, 23:19

Minha nossa, eu vi essa matéria hoje, Adenilson !
Não pude posta-la pois a vi no serviço, mas achei muito louca !
:WK:
Ela não foi publicada antes aqui, em relação a inauguração de Capão do Bispo, foi uma outra matéria que falava sobre isso.
Pensei nessa mesma hipótese, de ser do ramal da Penha, e segundo o Melekh se eu não me engano, moradores afirmam que existiu uma parada intermediária, na altura da antiga Vila Guanabara, que seria hoje em Brás de Pina.
Por falar em dormir, realmente vai ser dificil depois de uma dessa ... pode ser que tenhamos encontrado (mais) uma nova estação da ferrovia mais misteriosa e instigante do mundo ...
:lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2014, 11:48

Dado, eu diria 50% instigante e 50% intrigante.

Segue abaixo outra reportagem 3 dias depois do fato consumado, mencionando as inaugurações, assim como o risco de venda que a ferrovia sofreu e devido a isso, teve a sua permanência como instituição do estado, decretada.
Foi mencionado na reportagem abaixo, a solicitação da inauguração da parada Bras de Pina feita pela Comissão Rural de Irajá, de onde eu tinha tirado a informação para a postagem anterior.

Curioso, é que terminado o comício sobre a questão envolvendo a Rio D'ouro, rolou um baita "toró". O texto menciona que houve comparecimento da imprensa. Isso tem ou teria que estar registrado por fotos

Gazeta de notícias.sabbado.27.06.1891.jpg
Obs: fiz questão de renomear o arquivo com a fonte e o dia, como no caso, sábado, ou melhor, sabbado, na época escrito com 2 "b's" mesmo



DadoDJ escreveu:
... pode ser que tenhamos encontrado (mais) uma nova estação da ferrovia mais misteriosa e instigante do mundo ...
:lol:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por DadoDJ » 06 Mai 2014, 18:48

Adenilson, você conseguiu a imagem aérea da região ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 07 Mai 2014, 09:11

Sim Dado, já foi postada a aerofotogrametria de 1928 e não havia nada ali que lembrasse uma construção. A parada era onde a "Suburbana" tinha a tangente mais próxima da linha auxiliar. Na aerofotogrametria parecia haver um caminho que talvez levasse ao casarão do Capão do Bispo.

Vou ver se consigo achar a foto. okk

DadoDJ escreveu:Adenilson, você conseguiu a imagem aérea da região ?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por DadoDJ » 07 Mai 2014, 11:31

Ah é, me esqueci !
Quando li a sua mensagem a imagem me veio à mente na hora ...
:P
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 07 Mai 2014, 16:10

Dado e demais foristas.

Segue a foto da região de Capão do Bispo em 1928, praticamente 30 anos depois que os trens pararam de circular por ali.

O círculo azul mostra um caminho. Para mim, a parada do Capão era ali, baseado em mapas antigos.
Apontada na seta vermelha está a entrada do pátio de Del Castilho, da linha auxiliar.
D.Castilho e C.Bispo1928 - Cópia.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por DadoDJ » 07 Mai 2014, 18:11

Valeu, Adenilson !
Show de bola !
Abaixo, reproduzo a imagem já publicada anteriormente com a matéria do Jornal O Paiz, noticiando a inauguração da Parada Capão do Bispo, no dia 24 de junho de 1891.
Inauguração da Parada do Capão do Bispo - Jornal O Paiz%2C Página 1 Edição 03346 de 24-06-1891.png
Obs.: esta imagem encontra-se praticamente "perdida", dentre outras mais, misturadas no imenso tópico (tem mais de 60 páginas) da EF Rio d'Ouro, que aos pouquinhos estou alterando e realocando, mensagem por mensagem ...
okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”