Estação Pilares

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Pilares

Mensagem por Melekh » 09 Mar 2016, 16:32

Dado,

Sim,conversamos sobre a Estação Pilar, inclusive cheguei a postar a mesma no Tópico da Variante antiga da E. F. Rio D'ouro, achando que era Pilares da EFRD, veja abaixo:

Ficamos na duvida se era Estação Pilar da E. F. do Norte ou Pilares da EFRD

Segue a presumível.




Estação Pilares ou Pilar.



Imagem


Apesar de está grafado (escrito) PILAR, Logo abaixo na reportagem, aparece a palavra Pilares.

Note o Morro do Urubú ao fundo.


Imagem


A palavra PILAR, também está associada a Usina Panificação Pilar, fundade em 1912, ficando em frente a Igreja São Benedito.

Esta padaria existe até hoje, só que agora com o nome Pilares.

Vide abaixo e compare:

Imagem


Imagem


Tenho outras reportagens..

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 15 Mar 2016, 09:33

Meu incansável amigo Melekh. Sempre a procura do nosso passado ferroviário. Parabéns pelas pesquisas.

Para mim, trata-se aqui de dois eventos separados. Repare que as matérias são separadas por uma linha no jornal. Uma refere-se ao Pilar, na baixada e outra ao bairro de Pilares, na então capital federal. O nome da Usina para mim é outra coincidência e acho que o morro ao fundo não é o do Urubu.

Há apenas uma remotíssima chance da localidade ser Pilares, que seria uma quase inexplicável coincidência das duas últimas letras da palavra Pilares não terem saído na edição por um problema na impressão.

Até agora não temos ainda uma certeza que Pilares tinha uma plataforma ou era algo como a primitiva parada do Irajá, ou seja, havia um desvio, tornando a linha dupla ali e a estação de fato era um casario comum ao lado da via pública em frente a qual o trem parava. Dessas especulações, uma coisa é certa. Havia realmente esse desvio, é só conferir o mapa da Rio D'Ouro de 1894, fazendo com que fosse um local de cruzamento ou espera de trens.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Pilares

Mensagem por Melekh » 16 Mar 2016, 10:13

Adenilson, amigão,


O Trabalho me impede de acessar o forum com mais facilidade, mas a Estação Pilares para mim ainda é muito emblemática.

Sobre os seus comentarios sobre a mesma, coloco este relatório que na época, utilizei para falar do ramal das Oficinas, mas que também cita a Estação Pilares da EFRD.

Sobre a ponte citada no relatório, a mesma se encontra retirada, próximo ao Viaduto de Pilares, antes da Estação Cintra Vidal (Pilares) no sentido Belford Roxo.

Veja o relatório e caso traga alguma nova informação, compartilharemos.

Abraços.

Adenilson,




Vejamos:

Página 159 -- 1894


Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 16 Mar 2016, 12:08

Eu creio ter sido esta parada algo bem simples, como uma parada de ônibus ou nem isso.
Entretanto, com estrutura robusta próxima como dita nos relatórios, pode ser que a estação tenha sido algo mais vultuoso, já que naquela época se alugavam imóveis para funcionar como estações.
Será que algum imóvel ainda existente teria sido algo relativo à ferrovia ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”