Estação Pilares

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Pilares

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 13:10

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Estação Pilares

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 23 Jul 2013, 17:52

Abaixo posto uma matéria falando sobre a estação de Pilares, no longínqüo ano de 1892.
Esta matéria já havia sido postada no TGVBR, e prova a existência da estação já nesta época.
Aliás, me lembro que já vimos uma tabela sobre as inaugurações das estações, mas no momento não estou encontrando a dita matéria.
Mas com certeza esta é uma das estações mais antigas da ferrovia.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 24 Jul 2013, 10:26

Interessante Dado.
Eu me lembro bem dessa postagem, mas não me lembrava que era de 1892. De acordo com o mapa de Rio D'ouro que pesquisei de 1894, é possível ver os pontos da chave, tanto no pátio superior quanto no inferior, mas acho que não há referência sobre a estação.

Outra coisa que eu queria acrescentar baseado nas pesquisas de periódicos antigos que andei fazendo, é que em anos muito remotos, os bairros eram chamados de estação (quando havia uma), sem necessariamente uma referência direta ao imóvel ferroviário.

Exemplo: Ao pesquisar sobre a estação do Rocha, li sobre imóveis na Rua Ana Néri, mas ao invés de ler bairro Rocha, lia estação do Rocha. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 24 Jul 2013, 16:12

Curioso mesmo, Adenilson. Não me lembrava disso, mas é realmente curioso não haver citação nos mapas sobre a estação de Pilares.
Postei em outro tópico, sobre a inauguração da ferrovia para o transporte de passageiros, que a estação de Pilares teria sido inaugurada na mesma data, em 15 de janeiro de 1883.
E lendo as matérias me parece, pelo menos, que eram mais do que simples paradas sem cobertura ou plataformas.
Abaixo uma matéria ainda mais antiga, falando sobre um acidente trágico ocorrido próximo a esta estação, em 1884 !
Acidente na estação de Pilares - Brazil 19-06-1884.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 26 Jul 2013, 13:11

Dado. Eu também acho que essa estação não era uma simples parada, mas tinha alguma construção mais vultuosa, nem que fosse um barracão de madeira ou ainda quem sabe, algo parecido com a estação José dos Reis, até agora a única estação/parada da linha antiga, que temos registros fotográficos, sem ser de aerofotogrametria.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 26 Jul 2013, 13:45

Dado.
Acabei de responder no tópico dados e documentos históricos da Rio D'ouro, que houve um engano meu.
Pilares já era citada como Parada, mas não como estação em 1884, ano do mapa.

A questão é que lendo sem atenção; como eu tinha feito na época, já que a atenção pairava mais sobre o traçado da ferrovia; é que a abreviatura de parada foi utilizada como pª.
A palavra de interligação, uma preposição DA (de+a) ou PARA foi omitida.

Está escrito de fato, desvio para a Parada de Pilares.

Segue abaixo o link aqui também. okk

http://www.trilhosdorio.com.br/mapas/EF ... f3A_3.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 26 Jul 2013, 14:54

Bem observado, Adenilson !
Vi agora o mapa. A abreviação indica isso mesmo.
okk

Obs.: estou há duas semanas sem computador, agilizando algo apenas quando dá tempo aqui no meu serviço. Em agosto devo voltar às atividades normais (e olha que tem muita coisa que fiquei de fazer e ainda não fiz, vide as superposições ...) aqui no fórum e em outras áreas relacionadas aos Trilhos do Rio
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 26 Jul 2013, 15:00

Aliás, esse mapa merece um estudo muito aprofundado e talvez uma superposição de imagens, pois há muitos detalhes descritos, como o até então inédito desvio da Olaria Dr.Reis e outras construções indicadas às margens das vias, construções estasa que, quem sabe, podem existir ainda hoje !!!
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Pilares

Mensagem por Melekh » 11 Set 2013, 09:31

Mais uma materia sobre a Estação Pilares.

Imagem

Só falta uma foto da mesma.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 11 Mar 2014, 16:53

Curiosa matéria falando sobre um desastre ocorrido em 1901 na Parada Pilares ... da EF MELHORAMENTOS ?!
o0
Desastre na Parada Pilares da ... EF Melhoramentos - Jornal do Brasil 14-12-1901.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”