Dados, documentos e informações sobre o trecho

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2013, 23:23

Neste tópico serão postadas informações sobre a linha e obras de arte, entre as estações e paradas da EF Rio d'Ouro, no trecho entre as estações Caju e Engenho do Matto

Pessoal, a imagem abaixo eu ía publicar no tópico da Parada Bemfica, da EF do Norte (clique aqui para ver), mas o que vi foi surpreendente e achei melhor postar aqui, pois se trata de um trecho da linha original da EF Rio d'Ouro !
A imagem foi publicada na Revista da Semana em 12 de junho de 1910.
Vejam que na imagem há duas linhas com trilhos na via: no centro da imagem e da via (Av Suburbana ou Estrada de Santa Cruz, dependendo da época) está a linha de bondes (notem a rede aérea). E no lado esquerdo da imagem, trilhos que, a julgar pela bitola, aparência e pela inexistência de rede aérea devem ser os trilhos da EF Rio d'Ouro ! ! !
O que acham disso ?
Trilhos no Largo de Benfica - Revista da Semana 12-06-1910.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 27 Jun 2013, 11:03

Dado. Sem brincadeira. Ontem, assim que vi essa foto, fiquei analisando a mesma quase 1 hora e prsticamente não cheguei a conclusão alguma.
Após navegar no Street view ontem, cogitei a possibilidade que a esquina a esquerda poderia ser a antiga Rua do Jockey, que atualmente é a Francisco Manuel naquele trecho e por conseqüência, o largo de Benfica estaria a direita da foto.
(Obs: O largo de Benfica atualmente é uma praça).

Ao consultar o mapa de 1910, verifiquei uma linha pontilhada, mas não tinha a legenda.
Caso a linha seja a de bonde, realmente a mesma era a direita, se o trecho for o mesmo que estou pensando, porém a linha de bonde teria que fazer uma curva fechada a esquerda e cruzar com a linha de trem, indo em direção a Rua do Jockey, pois na época, os bondes não avançavam pela Estrada de Santa Cruz.

O que me surpreende é o fato da linha estar muito a esquerda, caso seja a Rio D'ouro, entretanto esse trecho já estaria depois do entroncamento com o ramal de Ana Neri, ainda existente em 1910.
Interessante é que parece haver uma chave de desvio na esquina da calçada do prédio a esquerda, mas deve ser ilusão de ótica.

Há uma foto já postada de um tal Mercado de Benfica, que eu jurava ser no Largo, mas as edificações são diferentes. Tudo bem que há quase 20 anos de diferença entre as duas fotos, mas acho que os casarios de 1910 não teriam sido demolidos.
Segue a foto abaixo.
Mercado de Benfica1928.jpg
Vou ver se consigo o detelhe do trecho no mapa de 1910 para tornar mais claro o que estou falando.

De qualquer forma, Dado. Parabéns pelos registros. Essa revista da semana está se mostrando reveladora. okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 27 Jun 2013, 11:37

Será que as construções, que apontei com as setas vermelhas, não são as mesmas, mas em épocas diferentes ?
A arquitetura e disposição das janelas e teto se assemelham, ou é impressão minha ?
Trilhos%20no%20Largo%20de%20Benfica%20-%20Revista%20da%20Semana%2012-06-1910.jpg
Mercado%20de%20Benfica1928.png
Outra coisa: Adenilson, pode ser que seja uma chave de mudança de via, dos ramais da linha tronco e do ramal de Anna Nery, ótima observação ! Acho aliás que a chave ficava mais ou menos nesta posição e distância, segundo as plantas antigas que postamos anteriormente.

Obs.: a Revista da Semana tem se revelado realmente uma fonte riquíssima de informações, tenho outras imagens aqui, postarei em breve !
:Y:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Francisco Amaral » 27 Jun 2013, 13:47

Eu não tenho dúvidas. As duas fotos retratam o mesmo local, dendo que uma foi batida na calçada oposta à outra da Suburbana.

Encontrei um PAA de Melhoramentos do Largo de Benfica de 1910, exatamento como diz a notícia da legenda da foto de 1910. Com certeza o local ficou bem mais arrumado e novos prédios foram contruídos ou reformados no seu entorno.

http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/413.JPG

Os trilhos são da EFRdO e a chave do ramal Anna Nery aparece na foto de 1910.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 27 Jun 2013, 14:58

Dado, Amaral e demais foristas, vamos à algumas observações.

Eu postei a foto do Mercado, justamente por suspeitar se tratar do mesmo local, mas com edificações diferentes. Como se trata de prédios hoje antigos, mas novos na época e alguns hoje ainda estão de pé, eu achei que entre 1910 e 1928 poderia até ser construídos prédios novos, mas não no lugar de outros.

Dado: Quando eu comparei as duas fotos, a primeira coisa que me chamou atenção foi comparar os 2 prédios que vc destacou com a seta e os achei bem diferentes.
Como o Amaral conseguiu uma planta onde há a citação de prédios mais novos, então podemos contar com isso.
Outra hipótese seria que o prédio, aparentemente mais novo, na segunda foto estivesse mais recuado, não aparecendo na primeira foto, caso existisse 18 anos antes, uma vez que o mercado parece estar mais atrás que a calçada original do largo na foto de cima.

Sobre a chave, eu a princípio não acreditei, pois a bifurcação do ramal estaria bem mais atrás do fotógrafo, fazendo com que a chave estivesse com distância razoável do desvio.
Ao consultar a planta da Rio D'ouro de 1917, verifiquei, conforme vocês tinham adiantado, que a chave ficava exatamente na esquina na Rua Jockey Club, atual Francisco Manuel, onde há um posto. A foto foi tirada dali.

Realmente tudo indica que seja o local.

Abaixo o link com a posição da chave. okk

http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl02.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 27 Jun 2013, 15:22

Curioso que eu trabalhei na R.Dr.Odilon Benévolo no anos de 1998 e 1999. Esta rua fica paralela à EF, iniciando praticamente embaixo do viaduto de Benfica. Eu descia do ônibus da Av.Suburbana, logo após o largo, e notei por várias vezes, através de um grande buraco (na verdade, quase uma vala) na beira da avenida, trilhos !
Até eu ver esta imagem de 1910, eu acreditava que a linha da EF Rio d'Ouro passava rente ao meio fio do lado direito da avenida, sentido Bonsucesso, e que estes trilhos que vi fôssem da ferrovia (até porque, mais lá na frente, aqueles trilhos que até poucos meses atrás estavam aparentes naquela "pracinha" ficavam do lado direito da avenida). Mas agora vejo que a possibilidade é de praticamente 100% de que os vistos por mim em 1998/1999 fôssem de bonde mesmo ...
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 27 Jun 2013, 20:24

Pessoal,
Aqui em casa eu tenho o arquivo com a planta de 1910, que tinha destacado a região de Benfica.
Reparem que há uma linha pontilhada em vermelho e a linha férrea, em linha preto e branca.
Ao consultar a legenda do mapa de 1910, que tenho aqui em casa também, verifiquei que a linha vermelha pontilhada era da Companhia Light Power e associei aos bondes.
Verifiquei que a linha pontilhada significava linha simples ida e volta, ou seja, o bonde ia e voltava por ali, até cruzar com a linha auxiliar, mas na época havia só uma linha, diferentemente da foto de 1928, onde inclusive os bondes já seguiam pela Suburbana.

Vejam o detalhe.
Planta RJ 1910 - Detalhe Benfica.jpg
Abaixo, eu tentei reproduzir com uma linha vermelha, a trajetória que a linha de bonde deveria fazer de acordo com a planta acima. O problema é que na foto não dá para perceber essa curva fechada.
Se acompanharmos a rede aérea dá até para perceber que a curva é muito mais fechada que a discreta curva da "Estrada de Santa Cruz", mas ao longe e com outros objetos ao fundo, a rede aérea some.
Em preto, e com linha mais fina, eu marquei a ferrovia.
Trilhos%20no%20Largo%20de%20Benfica%20-%20Revista%20da%20Semana%2012-06-1910.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 27 Jun 2013, 20:55, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 27 Jun 2013, 20:36

Dado, eu acho que você não precisa se preocupar.
Aqueles trilhos na praça lá em Vieira Fazenda, agora Higienópolis naquele trecho, deveriam ser mesmo da Rio D'ouro.
Repare na foto que você postou de 1910, que os trilhos estão juntinhos à calçada do lado esquerdo, mas ao passar pela Rua Jockey Club, os trilhos ficam mais afastados da calçada da "Estrada de Santa Cruz" já ao fundo.
O que dá para concluir é que seria impossível para a ferrovia acompanhar os raios das curvas da rua, feitas para veículos menores.
Agora repare no mapa e foto de 1910.
Depois da Jockey Club, os trilhos estão a esquerda, mas quase no meio da rua.
Já ao passar pela parada Benfica da E.F.Norte, a ferrovia necessita de um raio maior em comparação a E.S.Cruz e passa a ficar a direita, já depois do cruzamento com a E.F.Norte.

Essa situação permenecia de Praia Pequena até depois da parada do Capão, onde de acordo com o mapa de 1900 já postado no fórum, a ferrovia ia passando gradualmente da direita para a esquerda da Suburbana, ficando aí, na altura da atual Rua Cachambi até a parada José dos Reis e a partir daí, seguia desse jeito até as proximidades de Pilares, onde passava a estar aproximadamente pelo meio da via. (referência atual).

Moral da história. Não havia uma regra devido a necessidade do maior raio da ferrovia em relação à rua. okk


DadoDJ escreveu:Curioso que eu trabalhei na R.Dr.Odilon Benévolo no anos de 1998 e 1999. Esta rua fica paralela à EF, iniciando praticamente embaixo do viaduto de Benfica. Eu descia do ônibus da Av.Suburbana, logo após o largo, e notei por várias vezes, através de um grande buraco (na verdade, quase uma vala) na beira da avenida, trilhos !
Até eu ver esta imagem de 1910, eu acreditava que a linha da EF Rio d'Ouro passava rente ao meio fio do lado direito da avenida, sentido Bonsucesso, e que estes trilhos que vi fôssem da ferrovia (até porque, mais lá na frente, aqueles trilhos que até poucos meses atrás estavam aparentes naquela "pracinha" ficavam do lado direito da avenida). Mas agora vejo que a possibilidade é de praticamente 100% de que os vistos por mim em 1998/1999 fôssem de bonde mesmo ...
;)

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 28 Jun 2013, 00:51

Sim, sim, Adenilson.
Tranqüilo. O que quis dizer é que os trilhos que vi no trecho próximo ao Largo de Benfica (e apenas ali), do lado direito da avenida seriam de bonde.
Os trilhos infelizmente erradicados da pracinha em Higienópolis eram da Rio d'Ouro mesmo, até devido à bitola.
E temos que levar em consideração também que devido às modificações, urbanizações e retificações possivelmente feitas na Av.Suburbana, pode ter havido mais mudanças ainda em relação à posição das linhas.

Obs.: em relação às construções existentes nas duas fotos, ainda acho que são as mesmas, respeitadas algumas modificações que possivelmente foram feitas e que realmente as tornam um pouco diferentes nas imagens.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 26 Ago 2013, 15:41

Pessoal,

As informações que darei aqui são genéricas e resolvi postar aqui, pois esse trecho da ferrovia foi o primeiro, mas as informações são genéricas.

Segue abaixo algumas informações obtidas nas pesquisa que andei fazendo no complemento das minhas férias.

O início da construção da Rio D’ouro aconteceu em 06/08/1876.

O que me surpreendeu ao ver a relação de paradas e estações iniciais da E.F.Rio D'ouro, foi a inclusão de Cesário Machado entre Praia Pequena e Venda Grande.

Obs:Essa parada sempre foi conhecida por fazer parte da E.F.Melhoramentos ficava logo depois da interseção desta linha férrea com a Rua Miguel Ângelo, mas nunca tinha ouvido falar em relação a linha original da Rio D'ouro, que passava ali pertinho.
Fica então a sensação que o nome dessa parada foi herdado da Rio D'ouro para a Melhoramentos, uma vez que essa última é mais recente.
Não me lembro de ter visto algum quadro de estações com essa parada na linha original da Rio D'ouro.
O que eu já tinha lido é que a partir das saídas de Alfredo Maia por parte dos trens da Rio D'ouro e consequentemente, a utilização do leito da auxiliar até Del Castilho, é que a Parada Cesário Machado passou a ser parada dos trens da Rio D'ouro, mas na linha auxiliar.
O que parece é que em termos da E.F.Rio D'ouro, a parada deve ter tido vida efêmera e desprovida de qualquer tipo de construção.

Li também sobre o projeto de interligação da estação Liberdade da E.F.Rio D'ouro para a Ilha do Gavernador através de um ramal. Como todos perceberam, o projeto não foi a frente.

Eu já tinha comentado com o Dado sobre um traçado entre o Cajú e as proximidades do Cais do Porto que tinha visto em um mapa. Nas pesquisas, verifiquei que houve sim uma interligação da Ponta do Cajú a estação de Marítima.

A Leopoldina ficou encarregada da manutenção da linha em troca da utilização do trecho inicial da Rio D'ouro entre o Cajú e Liberdade quando o mesmo deixou de ser utilizado pelas composições da Rio D'ouro em detrimento da utilização do leito em conjunto com a linha auxiliar.

Na fonte bibliográfica, li aquele texto que todos já conhecem sobre a ligação da Rio D'ouro com a E.F.Norte em que muita gente tentou descobrir onde foi.
Lendo essa história envolvendo a utilização do leito original da Rio D'ouro pela Leooldina, será que essa ligação não era uma permuta de linhas ou um comodato, pois procurei ler sobre uma ligação física de linhas e não descobri?

Existiu uma fábrica de Tecidos chamada São João, que ficava na Rua da Alegria e a mesma poderá ser fonte de pesquisa para a tentativa de obter fotos do ramal da Rio D'ouro por ali. okk

BIBLIOGRAFIA

Vias Brasileiras de Comunicação- Linha Auxiliar.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”