Estação Engenho do Matto

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 25 Mar 2014, 00:45

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Estação Engenho do Matto

Obs.: Existiu uma outra estação Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, passando por Pilares. Para acessar o tópico correspondente a esta estação, clique aqui
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2014, 15:00

Abaixo uma aerofotogrametria (não sei de qual ano), mostrando a região da Av.Automóvel Clube entre Irajá, Vicente de Carvalho, Tomás Coelho e Engenho da Rainha:
Aerofotogrametria Engenho do Matto 01.png
Infelizmente encontra-se em baixa resolução no site do AGCRJ e Acervo Online da Prefeitura ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2014, 15:04

E aqui, a imagem aérea QUASE alcança o local onde ficava a estação, na parte inferior da imagem:
Folha46+copy.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2014, 15:07

Achei !
Folha47+copy.jpg
Infelizmente, em baixa resolução ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2014, 15:20

Folha47Planta.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por Adenilson » 30 Jun 2014, 09:41

Dado e demais foristas. Fantásticas imagens app

Andei ocupado nesse mês, mas as coisas estão voltando para o eixo.
Sobre as imagens, quando eu estive no AGCRJ, procurei abranger o máximo possível de imagens e tenho certeza, salvo engano do descritivo de bairros, que não havia imagens da região atendida pela Rio D'ouro além de Inhaúma no sentido subúrbio, com exceção de parte do ramal da Penha e pátio da Pavuna.

Não tenho certeza, mas parece que essas aerofotogrametrias não são de 1928 e talvez sejam um pouquinho mais recentes.
A escala que vi nas fotos aéreas era 1/2000 e como essas estão em 1/5000?

Outra coisa que me chama atenção é a diferença da cor das imagens, muito mais voltadas para tons de cinza nas imagens acima.

Sobre Engenho do Mato, há uma pequena saliência retangular a direita a linha no sentido V.Carvalho.
Seria a estação? Já lemos que a estação de E.Matto nova foi inaugurada em madeira.
E aquela casa hoje pintada de amarela?
Outra região que estava sem cobertura pelas fotos aéreas era o local da estação de Chave Zieze. Será que nesses a mesma aparece?

Para o comparativo de datas e especulação do ano dessas fotos, podemos tentar algumas comparações, tais como o aspecto da estação Maria da Graça, ainda em fase final de construção nas aeros de 1928.
Poderíamos tentar ver se já existia o ramal de Arará para especlarmos as datas, assim como a retilinização do trecho próximo a Herédia de Sá e a ampliação do pátio de Francisco Sá, em fotos já postadas por mim.
Também não consegui visualizar se a estação de Inhaúma nova já havia sido inaugurada, fato que ocorreu em 1936 ou 1938 (não me lembro agora).

Temos que tentar ir ao AGCRJ para obter as fotos em resolução maior. Dado, terei disponibilidade para ir lá nos dias 21/07 e 22/07 e no início de agosto em datas a confirmar.
Você ou outro forista quer marcar alguma coisa?

Abraço.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por Adenilson » 30 Jun 2014, 09:43

Dado. Me lembrei de mais coisas. A aerofotogrametria abrange o local da parada Posto Telegráfico que substituiu a parada Botafogo em local pouco mais a frente.
Engenho da Rainha foi inaugurada em 1931.

Vamos ver se as aerofotogremetrias são as de 1928 com imagens inéditas, mas eu apostaria que não.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 30 Jun 2014, 09:59

Na aero eu marquei com uma seta vermelha a posição provável da estação Engenho do Matto, realmente fica na saliência que você citou.
Na imagem mais abaixo, já trabalhada em formato de planta, dá pra notar alguns detalhes de construções, como a própria estação, mas não distingui a casinha amarela.
Em relação às demais estações, muitíssimo bem lembrado ! Eu fui "com tanta sede ao pote" que nem me lembrei de procurar as outras ...
:P
Não sei se terei disponibilidade de dias em ir ao AGCRJ, mas vou tentar ... precisamos obter estas imagens ! Dirimirá várias dúvidas !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 30 Jun 2014, 10:01

Esta foi a imagem que eu vi no AGCRJ ... vejam o tamanho da minha frustração, exatamente a área que eu procurava estava em branco ...
ImagemAéreaEngMatto01.jpg
Obs.: marquei a Linha Auxiliar na imagem
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por Adenilson » 01 Jul 2014, 09:32

Dado e demais.
Estou começando a conciliar certas informações.
Quando fui a prefeitura do RJ e havia um departamento ligado ao Instituto Pereira Passos, eu solicitei aerofotogrametrias de 1975 as quais exibi aqui no fórum.
Naquela época também peguei plantas entre 1951 e 1953 da Rio D'ouro que tinham sido geradas de aerofotogrametrias, as quais o funcionário jurou não estarem lá. Ele mencionou outras aerofotogrametrias da década de 30

Como a escala da aerofotogrametria conseguida pelo Dado aponta 1/5000, fica a possibilidade das mesmas serem da década de 30 e as recentes, de 1951.
É estranho, pois na época fui informado da existência das mesmas, mas que apenas a Marinha possuias as aerofotogrametrias quanto o IPP, os mapas.

Em relação à visita no AGCRJ, os dias 21, 22 e 23 de Julho serão dias que precederão a minha viagem, mas poderei ir ao arquivo entre os dias 04 e 08 de agosto.

De qualquer forma, peço que postem os links aqui.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”