Estação Inhaúma

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 27 Mar 2012, 15:22

Adenilson, o que quis dizer em relação à plataforma, é que não vi na imagem aérea a plataforma extensa indicada na planta da SMU, e que ficava bem antes do prédio indicado como a estação de Inhaúma.
Em relação a plataforma indicada por você, sim, essa eu percebi na imagem aérea.
Outra coisa: tem uma planta da SMU que mostra a Parada Botafogo, será que nesta imagem aérea ela ainda aparece ? Ficava próxima a Inhaúma, lembra-se ?
Ainda não pude parar e analisar a foto como gostaria ...
Mais uma vez, parabéns pela bela imagem !
Mais tarde eu volto ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Francisco Amaral » 27 Mar 2012, 17:09

Grandes postagens, Adenilson! Esse seu esforço em buscar estas fotos foi maravilhoso pelos resultados que estão trazendo. Parabéns!

Não tenho tido tempo para fazer cometários longos, então vou na base do pontual. O desvio onde repousa o aparente vagão, parece ter continuidade atravessando a Pe. Januário assim como indicado na antiga planta da SMU de 1904. Certamente havia ali algum tipo de oficina ou indústria que utilizasse a Rio d'Ouro para transporte de cargas.

E no pé direito, junto ao atual terreno do cemitério, surge o que aparenta ser a linha para as oficinas, que certamente estava em funcionamento naquel época.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 28 Mar 2012, 09:05

Dado: Seria muito legal se você pudesse postar essa planta da SMU ou lembrar-se do número.
Eu achei que fosse aquela que vimos várias vezes e que trazia o nome errado da estação.

Sobre a questão da parada Botafogo, infelizmente não há registros. A foto acima de Inhaúma foi cortada por mim, mas o lado esquerdo é o original. Só cortei a aba da planta.
A aerofotografia é carente de regiões da Rio D'ouro além de Inhaúma ou eu dei azar em duas vezes não saber localiza-las. :ttn:
As regiões de Engenho da Rainha, Engenho do Mato, Vicente de Carvalho, Irajá, Coelho Neto e Acari não constavam lá.

O meu vacilo foi ter esquecido de solicitar a reprodução do pátio de Pavuna, que eu tinha localizado na 1ª vez, da região do Cachambi por causa dos resquícios da parada do Capão e do ramal de Maria Angú, uma vez que mesmo não tendo localizado Vicente de Carvalho, havia a região da Penha.

De qualquer forma, iria ficar caro. Vamos ver se da próxima vez, podemos resolver isso.

Amaral: Tudo bom? Obrigado antes de tudo.
Como eu já disse a alguns colegas, essa digitalização das aerofotografias são fotos de fotos.
O tamanho do arquivo é grande devido ao tamanho da planta, mas peca um pouco na resolução quando tentamos dar um zoom maior.
Dá para ver os trilhos mais escuros no pátio a direita da Inhaúma (sentido E.Mato-na época) e depois a linha singela seguindo para E.Mato, mas não consegui ver contraste para observar os trilhos no ramal José dos Reis a ponto de afirmar isso com certeza.
Quando não há brita e/ou os trilhos estão sobre ruas de terra, fica difícil localizar alguma coisa.

Em breve estarei postando algumas estações da linha do centro e a estação de E.Dentro estará inclusa.
Vamos dirimir essa dúvida. okk

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Francisco Amaral » 28 Mar 2012, 16:46

DadoDJ escreveu: Ainda não encontrei a planta que mostra um possível desvio do pátio de Inhaúma, nem a planta erroneamente mostrando a estação Inhaúma como sendo Engenho da Rainha, com uma extensa plataforma.

Mas as pesquisas continuam !
Busque pela rua Padre Januário (Coloque só "Januário" na busca). O primeiro PAA da lista (e outros logo nos primeiros) tem o pátio de Inhaúma com o desvio pro outro lado da rua.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 28 Mar 2012, 20:05

Muitíssimo obrigado, Amaral !
okk
Eu tinha esse arquivo armazenado em algum lugar, mas não encontrei ... valeu pela dica !

Então, vejamos:
PAA 73.JPG
^^ PAA 73 mostrando a região de Inhaúma
PAA 73 Destaque.JPG
^^ A mesma área em destaque. Vejam a quantidade de informações que vemos nesta imagem:

a)A estação de Inhaúma (erroneamente denominada como Engenho da Rainha, mas corrigida ao lado) com uma plataforma pequena em anexo ao prédio
b)Um pátio com duas linhas em frente a estação
c)Um desvio em direção à Praça Botafogo
d)Uma linha de bonde cruzando a ferrovia. Esta linha de bonde vem pela rua Padre Januário e entra na Rua Álvaro de Miranda.

Depois vou tentar encontrar e postar aqui a planta que mostra uma extensa plataforma antes da estação Inhaúma.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 28 Mar 2012, 20:06

Obs.: estou enganado ou esta planta é de 1904 ???

:O :O :O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 29 Mar 2012, 09:47

Encontrei, Adenilson:

PAA 9257-DER - Folha 5:
PAA 9257.png
A mesma planta, em destaque. Veja que a plataforma desenhada fica antes da posição, na imagem aérea, da estação Inhaúma:
PAA 9257 - Destaque.png
Seria um projeto ? Acredito que não, pois o projeto é de alargamento da Automóvel clube ... e conseqüente arrasamento da ferrovia.

:HH:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 29 Mar 2012, 23:46

Dado e demais foristas, tudo tranqüilo?

Dado: Acredito que seja um projeto sim, mas do que nunca aconteceu. Repare que antes ainda da tal plataforma, existe uma passarela.
Você se lembra quando alguém postou (ou foi você ou o Melekh) um croqui de loteamento onde existia um projeto para uma estação que nunca existiu?
Essa estação era próxima a Terra Nova e Engenho da Rainha.
Estou em dúvida se tal estação era na Melhoramentos ou Rio D'ouro.

Coincidência ou não, a atual estação de Metrô de Inhaúma tem pelo menos a metade de sua plataforma comum a essa projetada acima e o local real da estação parece ter um projeto de uma praça (também conforme é hoje). :ttn:
Xiiii!!!! =O

De qualquer forma, parece a princípio que no projeto, o leito da ferrovia é preservado, apesar de não representado.

De que ano é esse projeto?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 30 Mar 2012, 00:11

Dado. Apenas voltando àquele assunto do telégrafo e do mapa que eu tinha mencionado, segue abaixo o mesmo okk

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 31 Mar 2012, 21:20

Luiz, tudo bem?

Já vimos muitos mapas desatualizados e com acúmulo de informações de coisas que não existiam mais e coisas existentes na época.
A variante sobre a qual você se referiu parece mesmo ser a antiga, porém com uma ressalva.

A estação que seria o ponto de re-união da mesma seria Engenho do Mato e não Engenho da Rainha, construída em 1931, ano que a variante antiga
já estava há muito tempo apenas nos álbuns de fotografia da época. :DD

Repare também que há a estação Benfica antes de Praia Pequena, mas esta era de fato a parada Alegria, que também teve este nome e não a parada
da linha do Norte.

Também não vejo nesse mapa qualquer referência sobre as estações Venda Grande, Capão do Bispo, Henrique Scheid e José dos Reis.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”