Estação Inhaúma

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 06 Nov 2011, 14:35

Informação: A estação de Inhaúma foi aberta em 1898 já na variante mais nova da E.F. Rio D'ouro, substituindo parte da linha tronco original entre Liberdade (Del Castilho) e Engenho do Mato.

Relatos de moradores antigos apontam que o prédio da estação teria sobrevivido até 1978; cerca de 12 anos após os encerramentos da atividade da Rio D'ouro para passageiros; onde foi demolido para as obras do Metrô.


Segue abaixo o meu dossiê para as estações que tive oportunidade de ver em foto aérea no AGCRJ quando estive lá em Setembro.

ESTAÇÃO INHAÚMA.
Ano: 1928.
Foto: Aérea.

A estação ficava onde hoje é a praça e onde os ônibus fazem ponto final era a ferrovia. Haviam algumas linhas ao lado da linha que margeava a plataforma formando um desvio ou pátio. Devido a resolução, eu não pude precisar quantas linhas seguiam para Del Castilho e E.Mato (nessa época não existia E.Rainha).
Aliás eu não consegui localizar a folha que tivesse a estação de E.Mato para elucidar o mistério.

Sobre Inhaúma vi uma plataforma com um comprimento razoável, porém inferior às das estações da Auxiliar e Central.
Havia um prédio ou casa fora do alinhamento da estação.
Na plataforma parecia haver uma árvore ou arbusto.

O Prédio ou cobertura não era centralizado na plataforma e sim próximo ao início da mesma. Havia um dente também na plataforma, mas se tratando de foto aérea não deu para saber o que era. Talvez uma rampa.

Eu fiz um croqui da estação mostrando mais ou menos a sua localização, formato e tamanho, mas esqueci de copia-la.
Na semana que vém, editarei essa postagem e acrescentarei a foto.

Abaixo segue um cortejo em direção ao cemitério em foto de 1959, do arquivo do jornal última Hora, e pela posição da estação, tenho quase certeza que o final da plataforma aparece ao fundo. Se a foto abaixo tivesse sido tirada mostrando mais o lado direito, poderíamos ver a estação.

Imagem

Segue abaixo o detalhe com zoom.

Imagem

Agora segue a foto do local hoje. Repare que o prédio a esquerda ainda existe e é o mesmo de 1959. Onde os ônibus estão ao fundo era a Rio D'ouro e a estação era na praça. Por isso não duvido que parte da praça possa ter sido feita com a compactação da plataforma da estação.

Imagem

Podem comentar e/ou perguntar.

Um abraço.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 08 Nov 2011, 13:04

Grande Adenilson !
Bom ver você por aqui também !
:DD
Escuta, seria interessante postarmos aquela foto do Augusto Malta, mostrando uma pequena parte da fachada da estação de Inhaúma, aquela imagem que tem no AGCRJ também.
Não me lembro da descrição dela no site do Augusto Malta ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 13 Nov 2011, 20:51

Fala Dado, beleza?
A partir de agora toda a resposta que postar no outro fórum, vou postar aqui também para incorpar o Trilhos do Rio. Vai chegar a um ponto, que mandaremos mensagens apenas para cá.

Respondendo a sua pergunta, sinceramente nunca me passou pela cabeça que aquele prédio fosse a estação de Inhaúma.
Parece ser uma capela ou algo assim.
Do lado direito da foto, pelo menos o telhado não é projetado muito além da parede para proteção das pessoas da chuva, como normalmente é em uma estação e do lado esquerdo, a foto não abrange essa parte.

Abraços.

DadoDJ escreveu:Grande Adenilson !
Bom ver você por aqui também !
:DD
Escuta, seria interessante postarmos aquela foto do Augusto Malta, mostrando uma pequena parte da fachada da estação de Inhaúma, aquela imagem que tem no AGCRJ também.
Não me lembro da descrição dela no site do Augusto Malta ...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 13 Nov 2011, 23:31

Realmente, Adenilson. A sua observação está corretíssima, e se o prédio da foto for mesmo a estação, ela devia ser bem peculiar ...
O fato é que ela está identificada assim no acervo do AGCRJ, e como nem sempre podemos confiar em todas as informações ... fica a dúvida !
=O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 14 Nov 2011, 22:22

Dado.
Pelo que me lembro, não havia referência da edificação como estação. O local era apontado apenas como Inhaúma e acho que foi assim que consegui a foto.

De qualquer forma segue abaixo a emblemática foto.

Imagem

Veja o lado direito da foto como o telhado quase não se projeta para fora da edificação, o que contraria a arquitetura da maioria das estações antigas.
Do lado esquerdo não dá para ver, o que possibilita que se fosse uma estação, a linmha poderia ser ali.

Aqui entre nós, apesar de diferentes, se essa edificação fosse uma estação, não estaria mais parecida com a Parada Botafogo?
Olha o montinho na frente :-
É brincadeira, hein :D

O local de fato parece uma capela ou galpão. okk

DadoDJ escreveu:Realmente, Adenilson. A sua observação está corretíssima, e se o prédio da foto for mesmo a estação, ela devia ser bem peculiar ...
O fato é que ela está identificada assim no acervo do AGCRJ, e como nem sempre podemos confiar em todas as informações ... fica a dúvida !
=O
Editado pela última vez por Adenilson em 15 Nov 2011, 09:15, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 15 Nov 2011, 09:11

Pessoal,

Conforme prometido estou postando aqui um croqui da estação de Inhaúma conforme o seu formato e localização na foto aérea tirada em 1928 e vista no AGCRJ.
Pode haver uma pequena diferença na largura e no comprimento da plataforma, mas confio na minha memória e posso dizer que esse erro é mínimo.

Recapitulando, postei abaixo um cortejo com a possível pataforma da estação de Inhaúma em seu final (sentido E.Rainha na foto de 1959)

Imagem

Segue abaixo o detalhe com zoom.

Imagem

Abaixo segue a foto do local hoje. Repare que o prédio a esquerda ainda existe e é o mesmo de 1959. Onde os ônibus estão ao fundo era a Rio D'ouro conforme croqui que elaborei no google.

Imagem

Agora abaixo segue o croqui da estação de Inhaúma baseada em foto aérea de 1928. Onde está uma câmera em degradê de azul para verde é o local de onde foi tirada a foto do cortejo acima. O prédio ao lado é a edificação existente até hoje.
Pelo ângulo então não teria como o final da estação não aparecer. Coloquei linhas ao lado, pois ali era um pátio ou desvio. Não me lembro se haviam 2 ou 3 linhas incluindo a que margeava a plataforma.
Outra coisa é que a aerofotografia não era em tom de cinza e sim amarelada. Isso diminuiu o contraste e não pude identificar quantas linhas seguiam para Del Castilho e E.Mato.
Atentem também ao fato da aerofotografia ter sido tirada em 1928 e o cortejo acima ser em 1959. São 31 anos de diferença e não sei se a estação foi modificada.

Dêem uma olhada.

Imagem

Não sei o que é o "dente" na plataforma no início da mesma.Talvez uma rampa. O outro lado da via, junto a Padre Januário não existia e a Rio D'ouro era onde é a rua hoje que serve de ponto final para o 627.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 15 Nov 2011, 09:21

O retângulo azul era uma casa ou cobertura, cujo formato em 3D não pude identificar. As estações da Rio D'ouro não possuiam muros e devido ao ângulo, acho mesmo que pode ser o final da plataforma.

Talvez o Tchê possa esclarecer essa questão da ausência de muros.

Na plataforma totalmente descoberta com a exceção da edificação em azul, parecia que existiam árvores e arbustos. Apesar de ter sido uma foto aérea, parecia uma estação bonita.

Abaixo segue uma foto mais afastada mostrando a diferença do traçado da Rio D'ouro e da atual linha de metrô.

Imagem

Entenderam porquê eu desconfio que talvez parte da praça tenha sido feita com a compactação da plataforma de Inhaúma?

Melekh. Acho que é só fazer uma obturação com o tal dentista, que ele cede a foto. mrgr

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Mar 2012, 23:19

Pessoal,

Retribuindo o companheiro Melekh que presenteou a todos com a foto da estação Todos os Santos, venho retribuir também dedicando a ele e a todos, a foto aérea da estação Inhaúma, tão procurada por ele.

Abaixo, segue o esquema que fiz da estação quando estive na primeira vez no AGCRJ e não pude memorizar o que gostaria. Eu desenhei uma espécie de pátio em Inhaúma.

Imagem

Agora segue a foto real da estação e vejam que realmente parecia haver um pátio. O prédio da estação ocupava o local onde hoje há uma falha na grama na praça e a plataforma tinha o formato da praça.
Aumenta a minha suspeita que a compactação de terra da plataforma possa ter sido utilizada para a urbanização da praça.

Imagem

No máximo na semana que vém, a foto da estação tirada ao lado da mesma. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 27 Mar 2012, 09:25

Muito bom, Adenilson !
Que imagem excelente !
Agora, curiosamente, ontem mesmo eu estava vendo uma planta da SMU, aliás acho que bem recente
(deve ser do período entre as décadas de 1950 e 1970, não vi esse detalhe ontem ...), que mostra uma extensa plataforma antes
do prédio mostrado na foto. Lembro que estava incorretamente assinalado como "Plataforma de Engenho da Rainha", mas ficava mais ou menos em frente
a esse "quarteirão" com formato quase elíptico, antes do prédio de Inhaúma, no sentido Pavuna.
Entretanto, não vejo uma plataforma na imagem. Seria mais um erro das plantas da SMU, além do nome incorretamente assinalado ?
Ou será que existiu uma plataforma depois ?

Outra coisa: é impressão minha, ou tem um vagão estacionado em um desvio, em frente a estação ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 27 Mar 2012, 14:51

DadoDJ escreveu:Muito bom, Adenilson !
Que imagem excelente !
Preclaro Dado, mais uma vez muito obrigado.
Agora, curiosamente, ontem mesmo eu estava vendo uma planta da SMU, aliás acho que bem recente
(deve ser do período entre as décadas de 1950 e 1970, não vi esse detalhe ontem ...), que mostra uma extensa plataforma antes
do prédio mostrado na foto. Lembro que estava incorretamente assinalado como "Plataforma de Engenho da Rainha", mas ficava mais ou menos em frente
a esse "quarteirão" com formato quase elíptico, antes do prédio de Inhaúma, no sentido Pavuna.
Dado. Se for a imagem da SMU que eu estava pensando, eu inicialmente fui "ludibriado" pela mesma imagem, apesar de ter certeza que a imagem que vi do projeto da SMU ser muito antiga.
O que a princípio eu pensei que fosse a estação, era uma quadra em forma trapezoidal que parecia estar dividida em vários lotes. Essa quadra na realidade era a anterior, onde na aerofotografia existem umas casas em tom escuro.
A estação vinha a esquerda dessa formação trapezoidal já após a rua que formava a primeira passagem de nível e com o nome errado conforme você disse. Acho que em plantas mais modernas da SMU, eles corrigiram essa questão do nome.

Entretanto, não vejo uma plataforma na imagem. Seria mais um erro das plantas da SMU, além do nome incorretamente assinalado ?
Dado. Existe sim uma plataforma na aerofotografia de 1928. O contraste é que está ruim. Veja o croqui que montei da plataforma e da edificação da estação em verde e azul.
Essa representação foi elaborada por mim na 1ª vez que tive no AGCRJ e ainda não tinha certeza se um dia iria ter as fotos de 1928 nas mãos.
Eu queria trazer a todos uma idéia do pátio e acho que não errei tanto assim.
Da direita para a esquerda, na cor verde, no trecho onde a plataforma formava por um "L" é uma rampa. Vocês verão isso nas fotos reais.
A partir daí eu representei a edificação na cor azul e errei um pouco na posição da "casinha", pois de acordo com a aerofotografia de 1928, a edificação parece formar uma "cobertura" para a plataforma que estaria parcialmente ali em baixo, sendo encoberta pela casinha em alguns metros.
Depois, a plataforma segue "nua" (sem cobertura).
Se você forçar um pouco a vista, vais ver na foto de 1928 uma árvore logo após o fim da edificação da estação, onde me parece que ali a plataforma era mais larga. Depois mais para o meio da plataforma, existe uma outra mancha escura. Essa mancha escura, que não sei se é uma planta ou algum quiosque seria eqüidistante entre o final da casinha (direita) e fim da plataforma (esquerda), reforçando a idéia que a casinha talvez esteja encobrindo o trecho inicial da plataforma.
Mais ainda alguns metros para a esquerda, existe uma pequena saliência na rua que coincidiria com o final da plataforma. O comprimento da plataforma é quase fielmente o que representei no croqui do google.
Fiz uma projeção aproximada no google e estimei a plataforma com uns 80 ou 90 metros de comprimento (incluindo o comprimento da edificação) e 3,5 m de largura na parte mais estreita.
Acho que o "degrau" formado pelo lado esquerdo da casa adjacente à "Automóvel Clube" e a parte mais estreita da plataforma era compensado com uma continuação dessa plataforma (onde existe a árvore).
Foi por isso que no início desse tópico eu representei que era quase certo na foto do cortejo tirada em 1959 (Última Hora), o fundo da plataforma aparecer, pois ela forma um ângulo convergente com a rua a partir do local onde o fotógrafo tirou a foto, sendo possível ver o final da plataforma.
É claro que eu não posso dizer até o momento se a plataforma de Inhaúma teve algum acréscimo de comprimento entre 1928 e sua desativação em 1965.


Ou será que existiu uma plataforma depois ?
Dado. Eu faço as edições da foto no Picture Manager, mas como você sabe usar bem o Photoshop, sinta-se a vontade para obter os tons de brilho e contraste para ver se você consegue ver a plataforma.
Essa falta de contraste da plataforma com terrenos muito arenosos é que às vezes me fazem crer que alguma plataforma pequena e sem cobertura possa passar desapercebida.
Quando eu começar a postar nas fotos de 1928, as vultuosas plataformas da linha do centro da da auxiliar, você verá como o contraste é muito maior.


Outra coisa: é impressão minha, ou tem um vagão estacionado em um desvio, em frente a estação ?
Parece que tem sim Dado. Conforme eu disse desde a primeira vez que tinha visto essa foto, ali parecia existir um pátio.
Quando eu postar as fotos reais, você vai ver pelo ângulo que após a desativação, essa área ficou com mato alto e mantinha uma boa distância da rua.
Repare também que haviam 2 passagens de nível, uma antes e outra depois da plataforma.
Reforçando a questão do comprimento da plataforma, a passagem de nível formado pelas Ruas Padre Januário e Álvaro de Miranda parecia estar uns 50 metros depois do encerramento da plataforma no sentido Engenho da Rainha.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”