Estação Inhaúma

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2012, 21:30

Este mapa figura em alguns sites famosos, mas é apenas um esboço, um resumo (mal-feito, é verdade) das linhas.
Essa ligação Belford Roxo-Nova Iguaçu é surreal, não devemos leva-la em consideração.
A não ser que seja o projeto antiqüíssimo, de ligar Maxambomba à Iguassu, a antiga Vila de Iguaçu, onde nasceu a cidade.
Mas acho dificil ... acredito que quem fez o mapa nem saiba do que se trata !
8))
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 15 Abr 2012, 23:38

ESTAÇÃO INHAÚMA

Seguem finalmente as primeiras fotos da estação de Inhaúma tiradas em reportagem do jornal O correio da Manhã em 1968.
No rodapé da reportagem estava escrito que as estações da Rio D'ouro tinham sido ocupadas por famílias 3 anos antes.

Concluímos então que os trens de passageiros da E.F.Rio D'ouro na linha tronco pararam de circular em 1965.

A estação de Inhaúma com o fotógrafo de costas para Del Castilho e de frente para E.Rainha.
Vejam uma rampa. Eu tinha citado sobre essa rampa quando postei as aerofotografias de 1928.
Imagem

Destaque da foto abaixo mostrando o lado direito onde havia um pátio ferroviário. Mais ao fundo, a Rua Padre Januário.
Imagem

A estação de Inhaúma mostrando a mesma direção e sentido.
Imagem

Outra foto mostrando o mesmo sentido. Em primeiro plano, uma provável moradora da estação que invadiu a mesma após a sua desativação.
Imagem

Abraços e enjoy. okk okk okk
Editado pela última vez por Adenilson em 16 Abr 2012, 00:45, em um total de 3 vezes.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 16 Abr 2012, 00:20

Adenilson ! ! !

Momento histórico na história do fórum "Trilhos do Rio' e da internet: fotos da estação Inhaúma ! ! !

Ainda estou sem quase acessar o fórum, mas hoje estou vendo pelo celular e tive que deixar mensagem, a de número 1426 do fórum (acho que vou jogar no "bicho" amanhã hehe):

Show, Show, Show de bola ! ! !

Depois eu volto com mais calma.

Parabens elevados a milésima potência, amigo !

Valeu !

app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 16 Abr 2012, 09:14

Valeu Dado, muito obrigado!
Ainda teremos muito mais como o restante das fotos aéreas ao longo da auxiliar e linha do centro, assim como fotos em loco e inéditas das estações Engenho da Rainha,
Irajá, Colégio e Areal (Coelho Neto).
Estações de outras linhas foram registradas, tais como: Turiaçú, Honório Gurgel, Engenho Novo, Méier e Francisco Sá.
Há inclusive um registro em maior resolução de um trecho da Rio D'ouro e uma construção que pode ter sido a estação Henrique Scheid.
Aguarde(m)! :DD
DadoDJ escreveu:Adenilson ! ! !

Momento histórico na história do fórum "Trilhos do Rio' e da internet: fotos da estação Inhaúma ! ! !

Ainda estou sem quase acessar o fórum, mas hoje estou vendo pelo celular e tive que deixar mensagem, a de número 1426 do fórum (acho que vou jogar no "bicho" amanhã hehe):

Show, Show, Show de bola ! ! !

Depois eu volto com mais calma.

Parabens elevados a milésima potência, amigo !

Valeu !

app

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 17 Abr 2012, 22:43

ESTAÇÃO INHAÚMA.

Pessoal,

Ainda sobre a estação Inhaúma. Estou repostando abaixo a aerofotografia de 1928. Vejam que o casario acima é o mesmo da foto abaixo.

O Melekh me ligou hoje indagando se aquela casa não era uma parte destacada da estação. Posso dizer que aquele casario é a estação.
Como Inhaúma foi uma das estações mais antigas, uma vez que as subsequentes eram ou mais novas ou tinham plataforma de madeira (é o que os livros e artigos "dizem") , talvez com a exceção de E.Mato e Pavuna. Sendo assim fizeram um prédio daqueles antigos com sala de espera e cargas.

A princípio, o que acho estranho é que não estou vendo uma largura de plataforma entre o prédio e o lado direito da estação. A princípio parece que toda a plataforma ficava depois do casario, mas isso diminuiria muito o comprimento da plataforma.
Essa também pode ser uma impressão da pequena paralaxe do avião em relação à estação, uma vez que a aeronave não bateu a foto exatamente a 90º acima da mesma.
Terei que averiguar isso.
De qualquer forma, a rampa que aparece na foto de 1968 é a que está antes do casario (sentido E.Rainha). Não sei se havia outro acesso na lateral da estação do lado oposto dos trilhos (lado da atual praça).
Imagem

A foto abaixo batida por mim da praça era a plataforma da estação. A Rio D'ouro não seguia exatamente o mesmo eixo da linha de metrô nesse trecho.
Onde o ônibus está fazendo ponto final era a linha férrea.
Já levantei a possibilidade da base compactada da estação ter servido à construção da praça.
Imagem

Sem querer ser repetitivo, mas antigamente não havia praça, pois essa era a estação.

Imagem
Veja acima a parte de terra mais a frente onde há uma árvore. O casario começava por ali e avançava um pouco onde há a grama na praça. A partir daí em direção ao fotógrafo era apenas a plataforma descoberta em 1928.
Nada impede que depois tenha sido construída uma cobertura.
Editado pela última vez por Adenilson em 17 Abr 2012, 23:24, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 05 Mai 2013, 16:35

Pessoal, saudações !
Antes de tudo, quero alertar que o tópico original, sobre a linha tronco da EFRO (e outras ferrovias) está sendo desmembrado e organizado por estações e outros assuntos. Este processo levará muito tempo ainda, mas aos pouquinhos estou transferindo e dividindo o conteúdo do tópico.
Sendo assim, por enquanto este tópico específico sobre a estação de Inhaúma ainda possui poucas informações (de acordo com o que ainda vem por aí). Mas como as informações são organizadas em ordem de data, conforme eu for movendo, transferindo e adicionando as informações antigas neste tópico, elas estarão figurando antes desta mensagem que você está lendo agora.
;)
Continuando, hoje estive pessoalmente com o Melekh. O encontrei em Irajá. Após um agradável bate-papo, fomos a Inhaúma, pois ele tinha algo a me mostrar. Para melhor explicar isso, postarei abaixo a aerofotogrametria de 1928 obtida pelo Adenilson e postada anteriormente neste tópico, e abaixo desta, a mesma imagem com algumas edições:
Aerofotogrametria Inhaúma 1928 99356229.jpg
Aerofotogrametria Inhaúma 1928 II 99356229.jpg
Vejam que a seta vermelha aponta a estação Inhaúma. Na primeira imagem pode-se notar que havia um pequeno pátio, com um desvio, inclusive aparentemente há um vagão parado neste desvio. Na segunda imagem, tracei uma linha azul aproximadamente onde seria o traçado deste desvio. Notem que a linha se dirigia a um imóvel, traçado pelo retângulo de borda preta, que poderia ser uma garagem ou oficina, ou mesmo um galpão para armazenamento de algum material (rodante, ou mercadorias).
Pois bem, hoje eu e Melekh fomos até o local. O imóvel ainda existe e é cercado por muros altos. Nenhum sinal de alguém que pudesse nos atender ou informar sobre a construção. Mas através de uma brecha no grande portão, consegui fazer a imagem abaixo pelo meu celular:
IMG_20130505_113357_0.jpg
A imagem é instigante e animadora. Parece mesmo que ali tenha funcionado algo relacionado à ferrovia. Uma oficina, garagem de material rodante ... sei lá, é a aparência atual do imóvel. Temos que explorar esta informação com mais detalhes !
vv
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Adenilson » 06 Mai 2013, 16:41

Dado e Melekh.

Fazendo um comparativo da aero de 1928 e o google, o qual abri no trabalho, parece que um dos galpões seria a atual delegacia (44ª DP), pois parte da rua parece ter sido ocupada pela curva da linha do metrô, que é mais suave.
Depois, aponta para a gente onde fica o galpão, mas em relação ao google.

Dado: Se eu soubesse que vc iria se encontrar com o Melekh, iria mandar por você uma saudação para ele. okk

Dado: Eu te mandei alguns e-mails sobre mensagens da AENFER. Depois me manda uma MP para combinarmos quando poderemos nos falar nessa semana.

Abraço aos intrépidos aventureiros ferroviários.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 07 Mai 2013, 16:26

Adenilson, quando eu cheguei em casa e procurei o imóvel ondde supostamente teria sido a ponta deste desvio, fiquei confuso. Pois para ser ele, de acordo com os logradouros atuais, teria que ter havido uma mudança radical na urbanização da área, com fechamento de ruas e criação de outras.
Quando você sugeriu que o imóvel que aparece na aerofotogrametria estivesse na posição da delegacia, fiquei intrigado, pois é o que parece realmente. E a suspeita se confirmou quando pude hoje realizar uma superposição de imagens, acho que até mais perfeita do que uma que fiz anteriormente (notei que há certa discrepância na maneira como as imagens são formadas e unidas: é necessário esticar horizontalmente um pouco as imagens antigas para ficarem de acordo com as imagens de satélite.
Vejam as imagens superposicionadas abaixo (cliquem na imagem para visualizar em tamanho maior):
Superposição Inhaúma 01.png
Superposição Inhaúma 02.png
Na primeira imagem, a superposição da aerofotogrametria sobre a imagem do Google Earth. Destaquei a linha ferroviária, o desvio em direção ao galpão, a estação (retângulo com borda vermelha) e o galpão (retângulo com borda preta).
Na segunda imagem, retirei a aerofotogrametria e ficou evidente a posição dos objetos destacados anteriormente. Realmente, o galpão ficava onda hoje está (parcialmente) a delegacia do bairro, já que com as obras da Av.Automóvel Clube, esta arrasou parcialmente alguns quarteirões. Sendo assim, fica evidenciado o que o Adenilson falou.
Mas só por curiosidade: o galpão (traçado com bordas pretas) para onde a linha se desviava é rigorasamente do mesmo tamanho do galpão existente atualmente !
:O
Ainda fiquei com a "pulga atrás da orelha", apesar de todas as evidências (como quantidade de quarteirões e suas respectivas ruas, e a posição relativa à curva da ferrovia e demais ruas onde "encaixei" as imagens.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 07 Mai 2013, 16:30

Adenilson escreveu:Dado e Melekh.
(...)

Dado: Se eu soubesse que vc iria se encontrar com o Melekh, iria mandar por você uma saudação para ele. okk

Eu não ía me encontrar com o Melekh, fui para um bate-papo com o sr.Ronaldo do IHGBI (Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá), mas ele não apareceu e nem consegui contato. Aí o Meleh me telefonou e o aguardei lá ...
Dado: Eu te mandei alguns e-mails sobre mensagens da AENFER. Depois me manda uma MP para combinarmos quando poderemos nos falar nessa semana.
Não recebi ... enviou quando ?
Abraço aos intrépidos aventureiros ferroviários.
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Adenilson » 08 Mai 2013, 10:07

Dado, Melekh e demais foristas.

A princípio, o que parece é que não houve nem uma alteração significativa dos logradouros. A questão fundamental foi que o traçado mais suave da curva do metrô em direção ao lado da delegacia acabou por absorver parte do início das ruas que começavam de forma obliqua na outrora Automóvel Clube.

Foi realmente difícil estimar que era a delegacia sem sobrepor as fotos, mas vc (Dado) o fez e esclareceu tudo. okk

Gostaria que vc pudesse apontar o galpão que vc e o Melekh fotografaram no google earth para verificar se havia a possibilidade do mesmo ter tido alguma relação com a ferrovia, mas já no período da estação mais nova de Inhaúma, apesar de que não me lembro de ramais na planta dos anos 50 que já postei aqui.

Para dirimir mais ainda, resolvi resgatar uma aerofotogrametria que já postei, porém de 1975. Essa foto parece mostrar a curva da Automóvel Clube ainda com o raio original da Rio D'ouro. Parece que o imóvel que era o galpão (não sei se já era a delegacia) ainda está muito parecido com o de 1928. Nessa foto a estação antiga de Inhaúma ainda existia.
Inhaúma 1975.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”