Estação Vicente de Carvalho

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
Responder
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 19 Abr 2012, 10:41

ESTAÇÃO VICENTE DE CARVALHO

Amigos,
Infelizmente não havia foto alguma da estação de Vicente de Carvalho nas pastas procuradas por mim no AN.

De qualquer forma, posto abaixo uma seqüência extraída de um acidente ocorrido com um lotação, e que faz parte do arquivo do Jornal última Hora.
Na ocasião, as fotos foram postadas pelo Dado.

Foto 1: Reparem a rampa na "cabeceira" da estação e o acesso da bilheteria. Pelo histórico da Automóvel Clube, a mesma era em mão dupla e existia apenas do lado esquerdo da estação (sentido Irajá). O lado onde há hoje o Atacadão não existia.
De acordo com a foto abaixo, haviam trilhos do lado direito, mas a rua deveria estar ali.
Portanto, parece que o fotógrafo está de costas para Engenho da Rainha com a foto batida do pátio inferior de V.Carvalho, sendo contrário ao que me pareceu quando vi essa foto pela primeira vez. O que vocês acham?

Imagem

Foto 2:Agora uma foto tirada do mesmo local, mas para o sentido oposto com uma composição se aproximando.
Imagem

Foto 3: Vejam um desvio abaixo para a esquerda. Na época os debatedores concluiram que o ângulo seria muito fechado para ser o ramal de Maria Angú, mas poderia ser um outro desvio.
Havia um pátio ali. Comparem o ângulo desse desvio com o do mapa mais abaixo na foto 4.

Imagem

Foto 4: A foto abaixo mostra um ramal que poderia ir para um galpão ou algo similar, mas espera aí! :O .
Obedecendo ao mapa abaixo as fotos acima 1 e 3 teriam que estar voltadas para E.Rainha e não Irajá como acho agora.
Na minha opinião, o desvio não coincide com o do mapa. Acho que havia mais de um desvio ali.
O que vocês acham?

Imagem


Foto 5: Essa foto foi extraída do site Estações Ferroviárias e me parece mostrar o sentido oposto das fotos 1 e 3 e mostrando o lado oposto da plataforma, pois não vejo rampa e a construção que seria a bilheteria. Tudo bem, a mesma poderia ter sido demolida, mas pela posição da Automóvel Clube, o sentido da foto abaixo é para Irajá
Imagem


Foto 6:Vejam no mapa abaixo que ao sair de Vicente de Carvalho, a linha atravessava em diagonal a Automóvel Clube, que passava a estar do lado direito da linha a parir daí.
Imagem

Foto 7: Vejam a aproximação da linha a Irajá. Sabemos agora o porquê da Rio D'ouro estar em lados diferentes de Vicente de Carvalho e Irajá okk
Imagem

Quando vimos essas fotos pela primeira vez, todos e principalmente eu, discordamos que pudesse ser V.Carvalho em função dos inúmeros erros do Jornal última Hora, mas tempos depois o Dado achou uma reportagem descritiva sobre um acidente em V.Carvalho com a mesma data das fotos acima. Concluímos então como sendo Vicente de Carvalho a seqüência das 3 primeiras fotos acima.


Opiniões serão benvindas. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 19 Abr 2012, 14:00

Adenilson, acho difícil, mas será que as fotos do Jornal Última Hora não estão espelhadas ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 19 Abr 2012, 17:22

Dado.
Para responder com exatidão, a foto teria que ser ampliada a ponto de vermos o que está escrito na placa do lotação.
No caso de foto espelhada, as letras e números estariam espelhados.

O que mais me encuca é aquele ramal que se aproxima da linha tronco.
Faria todo o sentido por exemplo se fosse uma linha de bonde, que esse cruzamento estivesse próximo a Av. Vicente de Carvalho, mas esse ângulo seria igual ao da foto com mato na plataforma!!!
Para isso acontecer, as construções existentes na plataforma na foto mais antiga teriam que ter sido demolidas :ttn:
Para uma linha de trem, a tengente não faz muito sentido e no lado oposto da plataforma ao da Avenida Vicente de Carvalho, não vi ponto de cruzamento que pudesse existir.


DadoDJ escreveu:Adenilson, acho difícil, mas será que as fotos do Jornal Última Hora não estão espelhadas ?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Vicente de Carvalho

Mensagem por Adenilson » 26 Out 2015, 13:48

Pessoal.

Segue o aspecto da estação Vicente de Carvalho de acordo com a aerofotogrametria de 1928.

Baseado nas informações de 1917, havia um desvio e o prédio a direita (sentido Irajá) era o da estação mais primitiva.
Parece que era uma das poucas estações da Rio D'ouro nomeadas como tal, pois Irajá, Colégio e Areal eram simples paradas.

O que mais me intrigou foi o posicionamento do ramal de Maria Angu, que ara em derivação para quem vinha de Irajá e não ao contrário. Não consegui visualizar um triângulo de reversão e sequer existe o mesmo no mapa de 1917.

A seta azul parece mostrar o que seria o ramal de Maria Angu e a vermelha, o prédio da estação Vicente de Carvalho, em posição pouco diferente da estação que seria reformada em 1930.

Claro que são especulações baseadas nos mapas de 1917, pois a resolução não ajuda.
V.Carvalho1928.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Vicente de Carvalho

Mensagem por tche » 27 Out 2015, 02:29

Olá pessoal. Sim, sua conclusão parece correta, a estação é o ponto vermelho. É preciso considerar também que em 1928 o ramal de Maria Angu já deveria estar extinto, na verdade digamos que ele tenha sido "substituído" pela linha de bondes da Light que vinha de Madureira e Irajá, embora eu não possa precisar a data exata, mas creio que foi na virada da década de 30. Forte abraço...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Vicente de Carvalho

Mensagem por Adenilson » 27 Out 2015, 08:08

Tchê, tudo bem??

Imagino que o tal desvio a partir de Vicente de Carvalho, caso não existisse mais em 1928, uma vez que a resolução não está 100%, deveria ser muito antigo.
Por coincidência, a planta de 1917 mostra o mesmo cenário e nessa época, o ramal ainda funcionava.


Segue o link.

http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl07.html" onclick="window.open(this.href);return false;


Outro ponto importante. Tenha como referência o link acima e a posição da estação original, ou pelo menos, mais antiga de Vicente de Carvalho, que é um pouco diferente da estação mais modernizada.

Vejam a foto do acidente acima, levando em consideração que o fotógrafo está voltado para Engenho da Rainha.
O prédio apontado por mim com a seta, pode ser a estação original ou mais antiga de Vicente de Carvalho. O que vocês acham?
Desastre em Vicente de Carvalho 01 - 25-09-1954.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Vicente de Carvalho

Mensagem por tche » 27 Out 2015, 10:03

Adenílson, essas fotos estão um pouco confusas, e não há afirmação positiva de que seja Vicente de Carvalho. Mas Existe a possibilidade de aquele prédio do fundo ser a estação antiga de Inhaúma, pois é bastante semelhante e a estação de Vicente de Carvalho nunca teve aquele tamanho. A passagem de nível alie o "mata burro" pode ser na Padre Januário. Aquela cobertura pode ser a que existia em Inhaúma e foi demolida. Se as fotos fossem diurnas seria possível tirar uma conclusão mais definitiva, mas é um caso a pesquisar.Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Vicente de Carvalho

Mensagem por Adenilson » 27 Out 2015, 13:08

Tchê. Essas fotos de Vicente de Carvalho são de 1954.

Na época que postamos as mesmas, houve um intenso debate se realmente seria Vicente de Carvalho em face aos enganos que o Arquivo Público do Estado de São Paulo, detentor do acervo do Jornal última Hora, já tinha cometido.


Depois houve uma reportagem de jornal, informando sobre o acidente em Vicente de Carvalho, coincidindo com a data, que foi em 25/09/54.

Dadas as coincidências, não resta dúvidas que realmente se trata de V.Carvalho.

Talvez você não tenha alcançado a época que a estação era assim. Você insinuou que a estação não teria todo esse tamanho, mas talvez parte de sua plataforma já estivesse demolida, ou alguma outra alteração feita.
Na foto acima, o fotógrafo está voltado para Engenho da Rainha e de costas para Irajá.
No mosaico de fotos de V.Carvalho, mais acima ainda, a foto que aparece o ônibus acidentado de costas e o trem de frente, é a única que o fotógrafo está olhando para Irajá.

No caso de Inhaúma e da da Rua Padre Januário, entendi o seu ponto de vista, mas a estação antiga estaria a direita e não a esquerda. Outra coisa é que a estação antiga de V.Carvalho parecia maior. Parece que o bairro tinha sim a sua importância. Vicente de Carvalho era uma das poucas estações do trecho, enquanto as outras eram paradas.

Em breve vou postar fotos de Inhaúma em 1951 e você entenderá o que estou dizendo, porém se trata de foto aérea. Em relação à arquitetura da estação, o Hugo Caramuru postou uma foto mostrando Inhaúma e o telhado era em estilo colonial, sobre pórticos de concreto parecidos com os que tem hoje nas estações do ramal de Saracuruna. Não se trata de uma estrutura reta em T como Vicente de Carvalho.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”