Estação Coelho Neto (antiga Areal)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 20 Abr 2012, 01:07

ESTAÇÃO AREAL-(POSTERIOR COELHO NETO)

Há um tempo atrás eu enviei uma mensagem para o Dado informando que o prédio que estava no site Estações Ferroviárias e fotografado pelo Anderson como suspeito de ser a estação Coelho Neto passava a não ser suspeito e sim um fato.
Depois que vi a foto no Arquivo Nacional, deu até pena, pois quem vê essa casa do jeito que estava em 2007 (ano da foto), não imagina que a edificação fazia parte de uma bela estação.
Algumas janelas foram retiradas e/ou modificadas, assim como o lay-out do telhado foi alterado também, descaracterizando muito o prédio.

Veja abaixo a foto tirada pelo Anderson.

Imagem

Agora em primeira mão <o> , a foto da bela estação de Areal tirada em 1939. Posteriormente, já nos anos 40, o seu nome seria alterado para Coelho Neto.
Reparem nas duas coberturas complementares, uma em cada lado com telhas em estilo francês e portadas como um quiosque, além de igualmente distribuídas dos 2 lados da estação.
Um projeto de bom gosto! okk
Até agora para mim, a mais bonita estação da cidade do Rio de Janeiro da Rio D'ouro.
O que vocês acham?
Imagem

Para finalizar, conversei com o Melekh e mostrei para ele a minha surpresa de como as estações de subúrbio da Rio D'ouro eram diferentes umas das outras. Só depois de Belford Roxo, parecia haver uma padronização maior e mesmo assim, discutível :ttn:

Com essa bela imagem, vou dormir!

Boa noite!!! -_-zzz

lgustavo
Usuário ativo
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Abr 2012, 12:20

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por lgustavo » 20 Abr 2012, 01:29

Olá, sou novo por aqui, e fiquei impressionado com o trabalho feito nesse tópico.
e fiquei mais impressionado de ver como era o prédio que vejo todos os meus dias, moro em Coelho Neto, e a partir do momento que soube que aquela "casa" lá no fundo do beco era a antiga estação de Areal, virou rotina, dar uma espiada nela, mesmo de longe.
É legal ver que diferente das outras estações, essa ainda está de pé apesar das descaracterizações e pelo que me lembro, em 97/98 queriam acabar com todas as casas que fazem parte da comunidade que tem colada no muro do metrô, ou seja, se tivesse ido para a frente, com certeza ela não estaria de pé.
Me pergunto se a estação seguiu o mesmo movimento das outras e foi invadida e se as pessoas que vivem lá são da mesma família de outroraUm dia ainda tomo coragem e chego lá.

Abraços, e excelente trabalho. vv

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Abr 2012, 10:02

Minha nossa !
Que fotos maravilhosas ! ! !
Realmente emocionante, Adenilson !
Pena eu estar aqui no trabalho e escrevendo rapidamente, mas esta postagem merecia 1.000.000 de app . Infelizmente não terei tempo para parabenizar tanto.
Mas mesmo assim, meu parabéns MESMO MESMO MESMO !
Shooooooooow de bola !
Mais tarde eu volto !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Melekh » 20 Abr 2012, 14:41

Adenilson,

Isso nos faz remeter no tempo, estas fotos são raridade.

Não tem muito o que dizer.
Por mais que postemos documentos, mapas, projetos... não é a mesma coisa.

As imagens falam por si... e falam muito!

Eu tenho algumas fotos ineditas, conforme eu for arrumando tempo, vou postando.

Em tempo: A estação Collegio, está sem a escada, ou ela estava de costas; ou depredaram o muro.

Muito bom! Obrigado por proporcinar a todos esta forte emoção.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 20 Abr 2012, 17:04

Pessoal,
Vou sintetizar em um post apenas as respostas do Gustavo, Dado e Melekh, porém com citações individuais em agradecimento à consideração e comentários ao trabalho de pesquisa.

Gustavo: Legal saber que você mora em Coelho Neto. Pela beleza da outrora estação do seu bairro, assim como outras, percebemos a bestialidade que foi feita a esse patrimônio ferroviário.
Qualquer arquiteto urbanista hoje conseguiria conciliar a arquitetura das estações originais, as mantendo como anexos das estações de metrô por exemplo, sem comprometer o projeto moderno e funcional das estações metropolitanas.
Naquela época (final dos anos 70 e início dos 80) quase ninguém se importava com isso.

Os caras tiveram tempo, pois as atividades na Rio D'ouro se encerraram em 1965 nesse trecho e a maioria das estações foram demolidas entre 1977 e 1979 pelo que já pesquisei.

A do seu bairro, por muita sorte está de pé.

Será que a pessoa que mora lá sabe que ali funcionou a estação de trens do bairro?


Dado: Essa pergunta é para você, mas vale para o Gustavo também. Será que existe ainda ali por trás algum sinal da plataforma?
Agora que sabemos como era a arquitetura da estação, ficou mais fácil.
O Anderson te disse alguma coisa?
Em relação ao Collegio com 2 L's é fato o que você explicou. Algo parecido aconteceu quando o H substituia alguma sílaba com acento ou acentuação forte antigamente.


Melekh. Em relação a Colégio, foi o que quis dizer. Aquela introdução na citação foi uma espécie de charada minha.
A escada em colégio não aparece, pois o lado da foto do AN já é o interno (da plataforma).
A estação possuia um pórtico em arco em 3 ou 4 direções (infelizmente não vi a direção voltada para os trilhos), todas homogêneas como se fossem faces de um cubo.
Atrás vinha a plataforma e ao que parece com uma pequena cobertura.
Também era um belo prédio. okk
Editado pela última vez por Adenilson em 21 Abr 2012, 00:48, em um total de 3 vezes.

lgustavo
Usuário ativo
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Abr 2012, 12:20

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por lgustavo » 20 Abr 2012, 22:27

Adenilson,

em breve, eu tentarei falar com os moradores e observarei se há resquícios da plataforma.
realmente é algo que me inquieta saber se os moradores do bairro sabem do passado da onde vivem, já tive vontade de fazer algum tipo de evento reunindo o máximo de informação sobre o bairro.

em relação à arquitetura, concordo com o que você disse em relação à manutenção das estações em conjunto com as estações de metrô.é um patrimônio jogado fora.

espero em breve, dar informações sobre moradores e plataforma.

abraços.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Abr 2012, 23:01

Adenilson, não consigo parar de apreciar a foto da estação de Coelho Neto. Minha nossa, é linda demais, bem feita, proporcional, formosa e vários outros adjetivos bem intencionados (parece até que estou falando de mulheres).
8))
Mas voltemos à (triste) realidade:

Localizei a estação no Maps Google (não estou em casa). Vejam abaixo:
Google Street View - Estação Coelho Neto.png
Google Street View - Estação Coelho Neto (Zoom).png
Na imagem aérea, não parece que há plataforma, mas na imagem em solo, parece que resquícios discretos.
Luiz, vai ser show de bola se conseguir entrar em contato com os moradores da antiga estação. Imagino que deva ser surpreendente. Só espero que não seja demais arriscado se aventurar no beco.
==:(

Adenilson,tenho uma dúvida: você chegou a buscar imagens de locais e estações fora da cidade do Rio de Janeiro ? Será que existem no Arquivo Nacional ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

lgustavo
Usuário ativo
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Abr 2012, 12:20

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por lgustavo » 20 Abr 2012, 23:27

Dado,


eu passo pela frente do beco todo dia, aliás já vi pessoas sentadas na frente da estação conversando.de fato, não parece ser perigoso, na verdade, essa parte de Coelho Neto sofre mesmo de falta de planejamento.
O único perigo é descobrirem meu time, a galera desse beco tem mania de estender um pano preto e vermelho sempre que acontece algo de bom com o time da gávea. hahaha

Estava aqui vendo a imagem aérea e percebi que tem um quadrado de cimento bem do lado que parece estar no lugar da cobertura direita da foto. só vou tirar essa dúvida entrando lá mesmo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 21 Abr 2012, 01:05

Boa noite pessoal, ou melhor, bom dia :lol:

Gustavo: Se eu fosse "chutar" eu realmente não iria dizer que o local era perigoso, pois não se trata de algo entocado e de difícil acesso. É apenas um beco, mas você deve tomar cuidado antes de sacar alguma câmera.
Sempre peça autorização e principalmente se identifique como morador do bairro.
Imagino que a plataforma é sempre mais difícil de demolir. Deve ter algo por ali.

O que percebi pelas novas imagens fornecidas pelo Dado via Google é que elevaram um pouco o nível do terreno e a base sobre a qual a casa está, que de fato tinha a altura da plataforma, parece mais baixa agora.

Dado: Eu já tinha dado uma vasculhada outro dia no google e que bom que dá para ver a "estação" da rua.
Concordo com você com relação à beleza da estação.
Você já reparou que a porta é toda envidraçada e dá até para ver o reflexo da imagem?

Respondendo à sua pergunta, fui ao AN e a funcionária perguntou o que eu queria pesquisar e a época.
Após responder ferrovias, ela me orientou a procurar na pasta do jornal O correio da Manhã.
A partir daí, busquei muitas expresões para a busca, tais como: Passagens de nível, ferrovias, trens, estações ferroviárias, bairros da zona norte, ruas da zona norte e etc:

Como a maior parte do material tinha alguma palavra ligada a outrora Guanabara, mais de 80% do material analisado era da nossa cidade.
Tinha algumas poucas coisas de cidades do interior e até de outros estados, inclusive muitas fotos do trem RJ X SP.
Como o meu foco era das estações daqui e também levando em consideração, o custo, tive que priorizar.

Imagino que procurando diretamente por objetos de pesquisas de outras cidades, vc vá ter sucesso.
Tem muita coisa lá.
Se você for lá, me escreva ou ligue (qq coisa, passo o fone pela msg).

Preciso te orientar quanto ao método de busca, sem que vc tenha que perder o tempo que perdi.
Só para ter uma idéia, vc só tem acesso na hora às fotos digitalizadas.

Fotos em papel, vc tem que agendar depois da escolha. okk

lgustavo
Usuário ativo
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Abr 2012, 12:20

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por lgustavo » 21 Abr 2012, 01:34

Adenilson,

valeu pelas dicas. realmente, tentarei bater um papo com o morador antes de qualquer coisa.
vou ver se faço isso nesse feriado agora.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”