Estação Acari

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 15 Out 2013, 22:47

Luis Eduardo, as estações para o serviço de passageiros foram fechadas durante o ano de 1964, com exceção da Pavuna, devido a utilização pela Leopoldina para os trens expressos e cargueiros, sendo apenas utilizado o serviço de passageiros entre Belford Roxo e Xerém até 1969 e Belford Roxo e Jaceruba até 1970. Isso pelo que consta "oficialmente"...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 15 Out 2013, 23:56

tche escreveu:Dado, lembro-me dessa reportagem sim, acho que foi em 1972. Pelo que me lembro, já são mais de quarenta anos, existia uma linha que partia de Belford Roxo e era remanescente da Rio D´Ouro, com vagões de metal e máquina diesel. Não consigo lembrar de mais detalhes, apenas algo como " órfãos da ferrovia" , "locais que o progresso esqueceu" ou algo parecido. Uma coisa é certa: a reportagem existe mesmo, mas não consigo lembrar a data exata.
Com esses títulos, já tiveram matérias postadas aqui, ou semelhantes. Mas não sei se não li por completo ou estou enganado, mas não me recordo de ser citado o fato de ter ocorrido tráfego após 1970 nos ramais da EF Rio d'Ouro.
Vou procurar e ler com calma, tenho certeza que já foi postado aqui, acho que foi o Hugo Caramuru que postou, lembro-me que uma falava sobre a região atendida pelo ramal de Tinguá.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 15 Out 2013, 23:59

Adenilson escreveu:Pessoal.

Tenho alguns comentários a fazer.

Em relação a dupla laje, quando o Dado postou a foto de Acari mais de longe, a cobertura me pareceu mais larga que outras estações da Rio D'ouro e portanto, pode ser ilusão de ótica o que parece ser algo de 2 níveis em Acari na aerofotogrametria de 1975. O mistério pode apenas ser resumido em uma construção quadrada logo antes da estação e mais estreita que a cobertura. Isso poderia indicar que a parte inicial da cobertura foi demolida ou desabou, restando a parte mais estreita do prédio administrativo abaixo da mesma.
Não sei se vocês perceberam o que quero dizer.
Entendi sim, a hipótese é bem provável e perfeitamente possível, algo que você percebeu muito bem.
(...)

Sobre os testes com locomotivas a diesel na Rio D'ouro, me lembrei da famosa fotografia da estação de Irajá que mostra um cartaz da banda Painel de Controle e ao fundo algo que parece ser uma locomotiva. Na época, levantei essa questão.

Sim, me lembro (tanto da propaganda quanto da locomotiva que se parece muito com uma a diesel) dessa imagem !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por Luiz Eduardo » 16 Out 2013, 01:37

tche escreveu:Luis Eduardo, as estações para o serviço de passageiros foram fechadas durante o ano de 1964, com exceção da Pavuna, devido a utilização pela Leopoldina para os trens expressos e cargueiros, sendo apenas utilizado o serviço de passageiros entre Belford Roxo e Xerém até 1969 e Belford Roxo e Jaceruba até 1970. Isso pelo que consta "oficialmente"...
okk
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 20 Out 2013, 11:58

Aí esta o local exato da estação de Acari e a estação antiga.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 20 Out 2013, 14:17

Tche, das construções mostradas nas imagens antigas, alguma ainda está de pé atualmente, e vista na imagem do Google Maps ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 20 Out 2013, 17:27

Dado, a construção na esquina da rua Guaiuba que aparece na foto de 2013 é antiga, bem como as duas ou três seguintes, apesar da pintura mais recente e do painel de propaganda no alto da fachada, que não existia. A outra esquina, que não aparece na foto antiga, era descampada e as construções atuais são mais recentes. O prédio da estação se situava exatamente no espaço onde aparece a faixa de pedestre da pista mais estreita, o "mata burro" onde está a calçada entre as duas pistas, e a linha corria onde aparece o ônibus. Como eu já havia postado, a Automóvel Clube teve o seu eixo ligeiramente alterado.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 20 Out 2013, 17:37

Como você pode comparar, a Automóvel Clube em Acari indo em direção à Coelho Neto na foto postada pelo Hugo Caramuru e nesta atual, o local está muito modificado...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 20 Out 2013, 17:41

Aí vai o antigo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 20 Out 2013, 20:33

Dado.
Eu tinha feito um material para mandar para o Ralph, que incluia a foto de Acari, de 1964, a aerofotogrametria, apontada como 1975 e o local exato da estação de Acari se sobreposta nas pistas de hoje.

O local imaginado por mim foi exatamente onde o Tchê acabou de demonstrar. A linha deveria passar exatamente onde está o ônibus na foto do google street view.

Havia naquele ponto, um deslocamento do eixo da ferrovia em relação ao do metrô pelo fato não somente da duplicação da Automóvel Clube, pois a foto aérea de 1975, mostra que a ferrovia poderia continuar com a avenida duplicada, mas também pelo fato de uma vez, extinta a ferrovia, não foi projetada a contento a faixa do metrô e uma das pistas (a de subida) foi deslocada novamente.

É o que parece, mas o Tchê está mais habilitado para "bater o martelo" okk

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”