Estação Acari

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 15 Out 2013, 10:13

Aqui vão as duas fotos, comparem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 15 Out 2013, 10:15

A foto nova
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 15 Out 2013, 10:17

Após 1975 ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 15 Out 2013, 11:12

Tche, você estima que a foto que eu postei seja dos anos 1950 ?
E em relação à imagem aérea, porque será que colocaram uma laje na estação em 1975, após sua desativação ? Virou moradia ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 15 Out 2013, 11:56

A foto é dos anos 50 ou de no máximo do primeiro semestre de 1962. Digo isso porque ainda nãp havia linha mista, que foi implantada no segundo semestre de 62. Veja a foto da estação de Acari postada há pouco tempo, datada de 1962 ainda com linha métrica. Quanto ao teto da estação, não lembro do segundo plano nem sei ao menos o que era, mas seguramente digo que em 1975 a estação era exatamente como mostra a foto, inclusive com o dístico "Acary 1926", apenas sem os trilhos

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 15 Out 2013, 13:57

A reportagem já aqui postada, extraída dos arquivos de O Globo datada de 1973, mostrava que as estaçõesda Rio D´Ouro entre Del Castilho e Acari foram desativadas para passageiros em Agosto de 1964 e que algumas delas como Inhaúma, Colégio e Acari, serviram como moradia para antigos funcionários da Central do Brasil.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 15 Out 2013, 15:38

Tche, me tira uma dúvida: você disse uma vez que lembrava-se de uma reportagem publicada no O Globo falando sobre testes de locomotivas a diesel na EF Rio d'Ouro, em que época foi isso ? Dei uma rápida procurada no Acervo do O Globo mas não encontrei algo a respeito ... vou averigüar com mais calma depois.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 15 Out 2013, 21:46

Dado, lembro-me dessa reportagem sim, acho que foi em 1972. Pelo que me lembro, já são mais de quarenta anos, existia uma linha que partia de Belford Roxo e era remanescente da Rio D´Ouro, com vagões de metal e máquina diesel. Não consigo lembrar de mais detalhes, apenas algo como " órfãos da ferrovia" , "locais que o progresso esqueceu" ou algo parecido. Uma coisa é certa: a reportagem existe mesmo, mas não consigo lembrar a data exata.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por Luiz Eduardo » 15 Out 2013, 22:26

^^ Eu lembro dessa reportagem e de um debate que se deu na época quanto esse assunto. Só não me lembro se foi aqui ou no TGVBR (acredito ter sido no último). Eu quase não comento sobre a RdO pois ela foi a última ferrovia que tive conhecimento. Prefiro deixar pra vcs, que nos presenteiam com aulas de história nesse campo. Aqui sou um mero expectador, rs.

Assim como o Dado, tenho uma dúvida. Ia até transferir para outro tópico, mas é um off topic breve, que dá pra responder a pergunta do Dado e a minha juntas: O tráfego para passageiros cessou ainda nos anos 60, correto? O último ramal a fechar foi o de Jaceruba, no início dos anos 70. Esse ramal funcionava somente a partir de Belford Roxo após os anos 60?
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 15 Out 2013, 22:27

Pessoal.

Tenho alguns comentários a fazer.

Em relação a dupla laje, quando o Dado postou a foto de Acari mais de longe, a cobertura me pareceu mais larga que outras estações da Rio D'ouro e portanto, pode ser ilusão de ótica o que parece ser algo de 2 níveis em Acari na aerofotogrametria de 1975. O mistério pode apenas ser resumido em uma construção quadrada logo antes da estação e mais estreita que a cobertura. Isso poderia indicar que a parte inicial da cobertura foi demolida ou desabou, restando a parte mais estreita do prédio administrativo abaixo da mesma.
Não sei se vocês perceberam o que quero dizer.

Em relação à época, Dado, eu iria estimar isso e concordo com o Tchê. Acho que a foto que o Dado conseguiu deve ser uns 10 anos mais antiga que a que eu consegui. Não estou levando em consideração apenas a questão das linhas, mas principalmente o vestuário e a movimentação na estação, que parecia boa em comparação a 1962.

Sobre os testes com locomotivas a diesel na Rio D'ouro, me lembrei da famosa fotografia da estação de Irajá que mostra um cartaz da banda Painel de Controle e ao fundo algo que parece ser uma locomotiva. Na época, levantei essa questão.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”