Estação Acari

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 18 Nov 2013, 23:19

Olá pessoal, estive conversando com um colega de trabalho que mora em Irajá desde 1962, e mostrando a foto de Acari, fez-me ele o seguinte relato: o prédio que aparece na foto atrás da estação, na esquina da rua Guaiúba e que ainda está de pé, era o consultório de um veterinário que cuidava gratuitamente dos animais da população pobre, no qual meu colega foi inúmeras vezes e por causa disso conheceu bem a estação. Disse-me ele que em 1964 a estação estava desativada para passageiros, os trens não paravam, e eram máquinas a diesel, o que significa que já nessa época já eram trens da Leopoldina, o que coincide com um dos arquivos de O Globo, que mostra a desativação das estações entre Del Castilho e Acari na data de Julho de 1964. Certeza maior tem-se ao verificar que a desativação da estação do centro de Petrópolis se deu em 05 de Junho de 1964, o que leva a crer que nessa época a Leopoldina já se utilizava da Rio D´Ouro. A cancela em Irajá é dessa época também, pois em Julho de 64 foi extinta a linha de bondes 97, que ia de Madureira à Penha, que cruzava a Automóvel Clube em Irajá, arrancando-se então os trilhos de bonde da passagem de nível. A data que consta no livro do Helio Suevo para a desativação do Ramal de Petrópolis é de 05 de Novembro de 64, mas os trilhos da Rio D´Ouro já eram usados pela Leopoldina há muito mais tempo...

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 18 Nov 2013, 23:21

O Hugo Caramuru deve saber sobre o veterinário de Acari...

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por Luiz Eduardo » 18 Nov 2013, 23:55

Tchê, seu relato prova que o trecho da serra já estava bem capenga para cargas antes da desativação oficial. Pode ser que apenas o serviço de passageiros ainda era feito e de forma bem precária. Acrescentando que a estação de Petrópolis citada pode ser a Petrópolis Cargas, uma vez que após a desativação do trecho da serra, existem relatos (o Dado pode confirmar isso) de que o trem de subúrbios de Petrópolis ainda continuou até 1965 se não me engano.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 19 Nov 2013, 08:04

Luiz Eduardo, o relato não é verdadeiro. De 1963 e 1968 eu passei minhas férias de Julho em Pedro do Rio, subúrbio ou distrito de Petrópolis, e me lembro perfeitamente que em 1963 o tráfego de trens era pouco, talvez dois ou três por dia, e eram trens de longo percurso, pois o chamado "suburbano" que rodava entre Petrópolis e Pedro do Rio deixou de circular em 1962. Em 05 de maio de 64, segundo Helio Suevo", o trem deixou de circular entre Três Rios e a estação do centro de Petrópolis e em 05 de Junho entre o centro de Petrópolis e o Alto da Serra, e as datas são corretas, pois em Junho de 64 eu me lembro bem da estação de Petrópolis fechada com as grades pantográficas. Minha mão gostava de percorrer a rua Teresa, que termina no Alto da Serra, e eu me lembro da estação funcionando nessa época, e meu pai dizia que o trem "só ia até ali". É certo portanto, que a partir de Maio de 64 não havia mais tráfego de trens da Leopoldina em direção à Minas Gerais por Petrópolis, o que comprova que os trens mineiros da Leopoldina SÓ PODERIAM chegar até lá através de Miguel Pereira, e por conseguinte pelo leito da Rio D´Ouro.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por Luiz Eduardo » 20 Nov 2013, 00:03

Obrigado pelas informações, Tche. O grande problema são as diversas fontes (não confiáveis, no caso), que as vezes nos levam ao desencontro das informações. De fato, acredito eu que um ramal não seria erradicado do dia pra noite. Logo, a data oficial de 05/11/1964 foi a supressão/erradicação oficial do trecho.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 20 Nov 2013, 07:46

Isso me foi dito por um senhor local. Dificil estimar a veracidade pois só pesquisadores e estudiosos como nós se atentam a datas. Por outro lado pode ter havido algum trem de serviço ou até o deslocamento de alguma composição que estivesse estacionada em uma estação do trecho, por exemplo.
Prefiro crer nas datas oficiais.
Mas essas discrepâncias ditas por moradores fazem parte e não descarto totalmente: já me deram datas diferentes de "resistência dos trilhos" na EF Mauá e na própria EF Rio d'Ouro.
Não sei se tenho filmagem desses depoimentos, vou verificar.
Aliás, devo várias postagens desses vídeos, vou adiantar isso.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 20 Nov 2013, 07:53

Luiz Eduardo, no período que lhe relatei, e em especial 1963, a casa onde eu me hospedava ficava a cerca de 10 metros da ferrovia, e era impossível não perceber a quantidade ínfima de trens que ali circulavam, daí concluir que o movimento era mínimo, no máximo dois trens diurnos e um noturno. Creio que nessa época a maior parte das cargas e passageiros já seguia pelo leito da Rio D´ouro. Você mencionou um dado correto: uma ferrovia não poderia ser extinta da noite para o dia, e sim gradativamente...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 20 Nov 2013, 07:55

E o que me disseram foi que houve circulação de trens do Alto da Serra pra cima, após a retirada dos trilhos da Serra da Estrela.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 20 Nov 2013, 08:30

Dado, o ramal foi extinto de trás para frente, ou seja a desativação começou por Três Rios, portanto era impossível os trens circularem além de Petrópolis após a desativação. Acredito que o relato de algum morador se refere a circulação de "autos de linha", ou mesmo "trolleys", que percorriam a linha desativada para a retirada de equipamentos e material das estações. Digo ainda que os trilhos além de Petrópolis só foram retirados em 1967 ou 68. É impossível algum trem regular ter circulado naquela região em 1965, a não ser obviamente, para a retirada dos trilhos, e afirmo isso porque frequentei bastante aquela região na época em questão.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 20 Nov 2013, 09:21

Certo, deve ter sido isso então, algum auto de linha circulando pelo trecho.
Interessante: os trilhos podem ter ficado na região até 1968 !
Valeu, Tche !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”