Estação Pavuna

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pavuna

Mensagem por DadoDJ » 04 Nov 2013, 12:58

Eita !
E agora, é Pavuna mesmo ou São João de Meriti ?!
o0
:P
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Pavuna

Mensagem por tche » 04 Nov 2013, 13:41

Olá pessoal, interessante esse debate, mas não concordo com o Hugo pelo simples fato de não haver catenárias ali, e a foto parece ser posterior a 1950, época em que os elétricos chegaram à Pavuna. Vejo também que não há um leito regular, apenas um espaço de terra sem trilhos. No entanto a foto de 1972 é Pavuna mesmo, tirada no local da antiga passagem de nível atualmente ocupada pelo viaduto. Reparem que a bitola mista terminava aí...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação Pavuna

Mensagem por HUGO CARAMURU » 04 Nov 2013, 13:58

O debate esta´ interessante. Aqui vai uma coletânea das fotos do forum e o que eu acho:
O eletrico chegou a Pavuna em 1947 e esta foto é antes.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Pavuna

Mensagem por tche » 04 Nov 2013, 17:04

Hugo, examinei algumas fotos que possuo e olhei a foto em discussão por outro angulo e tenho que dar razão à você; a foto é da Pavuna mesmo. Levando em conta ela ser anterior à eletrificação, o local é a praça em frente à estação do Metrô e à direita, fora da foto, está a antiga passagem de nível, atualmente o viaduto. A praça estava em estado lastimável, característica comum nos subúrbios daqueles tempos...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pavuna

Mensagem por DadoDJ » 04 Nov 2013, 17:13

Caramba, por isso que eu gosto disso aqui !
Aqui só tem PhD em ferrovias !
:P
Show !
Parabéns !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pavuna

Mensagem por DadoDJ » 04 Nov 2013, 17:15

Me digam uma coisa: este casarão que aparece na maioria das fotos ainda existe ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação Pavuna

Mensagem por HUGO CARAMURU » 04 Nov 2013, 18:09

Se este afamado casarão existe, eu creio que não, pois quando eu ainda morava ali perto, na então Estrada Rio do pau, foi feito um grande supermercado e creio que foi tudo abaixo. Uma colega de ginásio morava na segunda casa antes da então delegacia. Hoje ela faz parte do meu face.

AVVP
Usuário ativo
Mensagens: 18
Registrado em: 10 Mar 2012, 21:49

Re: Estação Pavuna

Mensagem por AVVP » 04 Nov 2013, 19:55

Se eu puder contribuir com algo, anotei aqui a data de inauguração da Eletrificação, vistas em acervos de jornais:
Honório Gurgel - Pavuna (Linha Auxiliar) em 15/01/1947.

Pavuna - Belford Roxo em 17/11/1950 (Este trecho está para a EFRD assim como os Pássaros estão para os Dinossauros b ) )

Abaixo mando duas fotos, que tirei faz um tempo. Por ser o smartphone antigo, a qualidade não está muito boa. Mas mostram a Estação caso, vocs não passem lá todo dia, como eu passo, para ajudar na visualização. Caso necessário eu ''atualizo'' as imagens.
26-03-2010 08-57-34 PM.jpg
Pavuna2.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pavuna

Mensagem por DadoDJ » 04 Nov 2013, 21:08

Grande AVVP!
Tenho uma dúvida: a Bica da Mulata ainda existe, ou não?
Tenho a impressão de ter visto uma matéria com o prefeito neste monumento, recentemente ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pavuna

Mensagem por Adenilson » 04 Nov 2013, 22:07

Pessoal.
Eu tinha postado fotos da Pavuna, pois realmente acreditava que era a estação. O principal motivo foi o casarão apontado nas fotos que postei e posteriormente no mosaico mostrado pelo Hugo.

De qualquer forma, achei a estrutura do acesso de passageiros na foto enviada pelo Dado idêntica a da foto que eu tinha de 1972, com a diferença da modernização e adição de cerâmica.

Mesmo assim, não bati o martelo, pois quando eu percebo que um pesquisador forista tem um conhecimento maior da região que eu, eu tomo um posicionamento mais defensivo.

O mais importante é que parece que foi esclarecido.

Tchê: Continue sempre manifestando a sua opinião, pois isso é muito importante para o fórum. Show de bola.
AVVP: Estávamos sentindo falta de uma postagem sua. As datas estão "mão" okk

Voltando à questão da Pavuna, na foto de 1972, eu nunca tinha parado para analisar, mas parece que o sentido da foto é o voltado para Acari. Não sei porquê sempre achei que fosse para São João.

Tchê e Hugo. Esse tipo de acesso era dos 2 lados da estação?

Engraçado também é que quando o Hugo montou o mosaico e indicou a cobertura da plataforma da auxiliar, eu achava que era uma plataforma só, pois a coincidência do ângulo é incrível.
Vendo o mosaico e me lembrando da foto extraída do site do Ralph, via aquelas plataformas paralelas e me lembrava da disposição de ângulo convergente das plataformas antigas, eu sempre achei que as plataformas paralelas eram da Rio D'ouro e auxiliar respectivamente. Agora vejo, que uma substituiu a outra, pois o tráfego não podia parar. Pelo menos é isso que parece.

O terreno vazio então antes da passagem da estação na foto do Dado seria muitos anos depois ocupada pela plataforma mostrada em obras no mosaico.

Show de bola!

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”