Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e a Praia de Maria Angu, linha conhecida como Ramal da Penha
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por Adenilson » 18 Jun 2013, 11:07

Preclaros Amaral e Dado.
Procurei analisar bem as fotos e acho que tive uma visão, inicialmente diferente de vocês. Na foto do Malho de 1908, os trilhos da Rio D'ouro já próximos ao largo estão totalmente sobrepostos no terreno, inclusive os dormentes.
Reparem que nessa foto, há uma rua ao fundo e mais ainda ao fundo parece haver casas.
Não dá para ver direito devido à resolução ruim da foto.
Os trilhos da Rio D'ouro parecem se aproximar em um bom ângulo da igreja, como um relógio marcando 08:30h.
Mais uma vez, segue a foto.
Ramal Maria Angú EFRD Forum.JPG
Já na foto abaixo, as marcas são muito tênues, o portão está mais afastado e o ângulo parece ser mais rasante. É como se essa via não fosse a Vicente de Carvalho e sim, a Avenida Nossa Senhora da Penha. A cerca com mourões de concreto mais em primeiro plano poderia ser onde hoje é um quartel de corpo de bombeiros e talvez isso explique as casas, uma vez que essa foto foi tirada 1 anos depois da foto acima, não justificando tantas casas novas em um período curto.

Nesse caso, os trilhos da Rio D'ouro estariam a esquerda do matagal, que é o largo e que devido a baixa resolução não daria para ver.

Posso estar enganado, mas o que parece é isso. Tais marcas poderiam ser de bonde a tração animal ou causado por outro veículo, tais como charretes que passariam sempre no mesmo trecho, marcando a rua de terra.

Posto aqui de novo, a foto que o Dado já o fez para uma comparação direta.
Igreja da Penha e Trilhos da Rio d'Ouro - Revista da Semana 29-08-1909.png
Dado: Em relação ao portão, você pode sim ter total razão. Como isso não foi pensado antes?
A única questão é enfatizar que tal portão parece ter sido construído na reforma da igreja entre 1904 e 1908.
Parece que na concepção artística de 1904, parece não haver portão e sendo assim, não havia um marco de parada, sendo a entrada do próprio caminho, até então de terra batida, até a Igreja. okk



Francisco Amaral escreveu:Dado, essa foto é sensacional.

Vc notou o portão do parque da Penha ao fundo da foto?
Pela posição do portão e da igreja, esta teria que ser a Av. Brás de Pina, e por consequência, teria que haver trilhos. Para mim são trilhos.

A única coisa que não ta se encaixando na minha cabeça ainda é a comparação entre esta foto e a foto do O Malho de 1908. A paisagem no local é bem diferente, uma com casas e outra sem nada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por DadoDJ » 19 Jun 2013, 00:17

Abaixo a foto pesquisada em "O Malho", obtida e postada pelo Melekh em 2012.
Consegui obter uma imagem com resolução um pouco melhor.A data é 7 de junho de 1908.
Cliquem na imagem abaixo para visualizar em tamanho maior:
Lgo.Nsa.da Penha - O Malho 07-06-1908.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por Adenilson » 19 Jun 2013, 09:00

Segue uma foto da região com um ângulo diferente para podermos analisar melhor as perspectivas.
Não sei de que ano é essa foto, mas dá para chutar anos 30 ou 40.
igreja_da_penha.jpg
Dado e pessoal: Em relação àquela foto com o que parece ser trilhos, infelizmente a foto está com uma baixíssima resolução, mas estive pensando em uma outra possibilidade.
Uma distância maior do portão, com um ângulo mais rasante, mas com o largo ao fundo e a direita. Nessa situação também poderiam surgir casas que não apareciam na foto do malho.
Fica aqui essas 2 possibilidades.
Eu pensei nisso, pois na foto postada pelo Dado, o portão parece estar parcialmente encoberto. :ttn:

Quando eu especulei ser a Nossa Senhora da Penha, tentei aplicar o Google Street View, mas ele não chega até lá.
Pelo ângulo seria tranquilo especular algo mais concreto. okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por Adenilson » 19 Jun 2013, 09:13

Só para complementar, eu tentei analisar a aerofotogrametria de 1928 da região postada pelo Dado para analisar o arranjo de ruas por ali, mas não havia um detalhamento pontual na região.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por Melekh » 11 Set 2013, 09:05

Vejam estas fotos,

Os Trilhos da Rio Douro, eles estão bem visíveis.


Imagem

Imagem

Estou com outra foto com o trem parado, mas preciso confirma o local exato.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por DadoDJ » 15 Abr 2014, 00:46

Na imagem abaixo, extraída da Revista Illustração Brasileira (01 de novembro de 1910) nota-se trilhos na via onde está a multidão se dirigindo à Igreja da Penha:
Trilhos assinalados em frente à entrada da Igreja - Illustração Brasileira 01-11-1910.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por Adenilson » 15 Abr 2014, 15:01

Grande foto Dado app

Vendo toda essa movimentação de pessoas, começa a fazer sentido o fato de não haver uma construção de algo ligado a ferrovia em frente a igreja.

É provável que o trem nem parasse tão em frente a igreja asssim para evitar mais tumulto na caminhada das pessoas.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por Melekh » 16 Abr 2014, 08:07

Companheiros,


Será que os trilhos foram retirados ou asfaltaram por cima deles?

Eu acredito que perto da entrada do acesso da Igreja, ficava a estação ou parada, conjecturas...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por DadoDJ » 19 Dez 2019, 15:29

Vendo um mapa de 1929 no Arquivo Nacional, algo me intrigou ...
Penha01.jpg
Tirando o fato de mostrar uma ferrovia junto a Baía de Guanabara, mas na altura de Ramos, tem uma linha ligando o Largo da Penha ao sopé do morro onde está a Basílica !
Penha02.jpg
Será que existiu ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)

Mensagem por Adenilson » 05 Jan 2020, 21:46

Boa noite a todos,

Dado, tal representação não seria o funicular? Qual o ano do funiclar?

Responder

Voltar para “Ramal da Penha (Maria Angu)”