E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e a Praia de Maria Angu, linha conhecida como Ramal da Penha
Melekh
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E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 18 Abr 2012, 00:36

O ramal da Penha foi construído em 1890 pela Inspetoria de Obras Publicas, saía do Porto de Maria Angu, que existia na Penha, e seguia até o encontro com a sua linha principal, em Vicente de Carvalho, nome de um antigo fazendeiro local, embora comumente confundido com o juiz e poeta paulista Vicente de Carvalho.

O porto de Maria Angu localizado na baía de Guanabara possuía uma ponte de madeira e recebia no início do século, principalmente na época da festa da Igreja da Penha, barcos de passageiros, inclusive da companhia Cantareira. Os passageiros transbordavam para o pequeno trem da Rio D'Ouro ou seguiam viagem em carro de boi até a Penha, meio de transporte corriqueiro nos subúrbios da cidade no início do século.

O trajeto do ramal se desenvolvia ao longo da atual Avenida Vicente de Carvalho, Brás de Pina atravessando a E. F. do Norte, rumo a Maria Angu.

Por aviso de 13 de Outubro de 1909, o Ministério da Viação, concedia a Leopoldina Railway à permissão de ligar a sua Linha do Norte a este Ramal.


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Mapas do Ramal.

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Avenida Vicente de Carvalho com trilhos de Bonde e da Rio D'Ouro.

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Leito na Av. Braz de Pina.


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Postagem do Adenilson no TGVBR


Pessoal,

Nessa minha garimpagem por fotos, consegui uma concepção artística da região da Penha em 1904. Reparam que há mais de um trilho.

Quem sabe um deve ser da Rio D'ouro e outro de bonde talvez.
Junto à multidão, há um vagonete, mas não dá para reconhecer se é uma carruagem ou um rodante ferroviário com tração animal.


Tem muita gente na frente. Reparem que a Igreja está diferente e sem as torres.

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Os Trilhos da Rio Douro, eles estão bem visíveis.


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Provavel local da Estação Penha da EFRD.

Estação Penha

A data é de 1898



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Rua Leopoldina Rêgo - A EF Rio do Ouro (Ramal da Penha) vinha por onde está a passarela e cruzava a rua.

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Rua Quito - A EF Rio do Ouro (Ramal da Penha) passava onde hoje é a garagem desta residência.


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Rua Panamá.


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Rua Costa Rica - A EF Rio do Ouro (Ramal da Penha) passava onde hoje é esta passagem para carros.


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Matadouro.


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Chegada de gado para o matadouro da Penha.


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Centro de Tratamento da CEDAE - Local próximo a Maria Angú.


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Porto de Maria Angu


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André Decourt http://www.fotolog.net/andredecourt" onclick="window.open(this.href);return false;


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Continua...
Editado pela última vez por Melekh em 18 Abr 2012, 10:56, em um total de 2 vezes.

Francisco Amaral
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 18 Abr 2012, 10:35

Minha área.. hehe

Muito boa a sua postagem. Apenas algumas coisas das quais, pelo que levantei até hoje e conheço, tenho que discordar:

1- Essa foto não se parece nada com nenhum lugar da Penha. Estou desconfiado de que se trata de São Paulo pq no muro da casa à direita está escrito "Jardineira - Pouso Alegre a Paraisópolis". Acho que esses lugares ficam em São Paulo.
1950 00 Estação Ferroviária.JPG
2- Esta casa relamente parece ferroviária, mas ela fica do outro lado da EF Leopoldina em relação a por onde passava a EF Rio d'Ouro. Para mim é uma casa da EF Leopoldina, por estar colada na sua linha.
EFRD - R. Penha h j.JPG
3- Aqui não era leito da EF Rio d'Ouro. Esta é a lateral da EF Leopoldina em frente a Rua do Couto. Existe a hipótese se que o que pode ter havido ali era um desvio construído para ligar a EF Leopoldina ao Ramal indo para Maria Angu, que a cruzava mais à frente, para que trens pudessem acessá-lo quando da autorização para sua utilização. Ele seria por onde coloquei a linha vermelha.
De qualquer forma eu não acredito nesta hipótese, já que o declive ali é relativamente grande e existe uma cicatriz de curva mais a frente no cruzamento das ferrovias. Para mim, aquilo ali seria um desvio onde havia um pátio de cargas do Cortume Carioca que ficava ali em frente. O terreno em frente, onde fica o grande conjunto de prédios (chamamos aqui na área de Pombal), era originalmente um grande pátio do cortume onde os couros ficavam secando ao sol (motivo principal do famoso mal cheiro que o cortume exalava) e desativado muito antes da falência definitiva do cortume o que explicaria o posicionamento de uma "estação cortume" ali para carga e descarga de couros crus e tratados, da mesma forma como havia um desvio particular na CCPL em Benfica já discutido no tópico pertinente. Segue imagem dessas hipóteses.
Vicente de Carvalho - Maria Angu.JPG
Cortume.JPG
4- Na foto abaixo só uma correção. O local marcado por vc em vermelho não era o matadouro. Ali tb é resquício da antiga enorme Fazenda da Penha, acredito que seja o local da sede por ser elevado. Este local está lá, intacto até hoje. O matadouro ficava na grande área desmatada à esquerda da foto marcada em verde. Isso é certeza, já que moro nesse grande terreno onde ficava o matadouro. O terreno seguia para fora da foto mais à esquerda até a Av. Brasil, inclusive sendo mais largo na borda da Av. Brasil. As instalações do matadouro relamente ficavam onde hoje fica o galpão azul das fotos (que hoje está vermelho) que foi um CD do antigo Discão construído no final da década de 80. Lembro da cosntrução, mas não tenho memórias do que havia ali antes pois era muito pequeno. Mas ainda deviam existir alguns resquício do matadouro.
Em azul, o leito do ramal Maria Angu.
matadouro_da_Penha.JPG
5- Essa é a minha teoria que mais vai contrária a opinião geral. Eu estou certo de que este píer de Maria Angu, que foi a sua última versão até +/- 1940, antes da construção da Av. Brasil, ficava em frente a atual Rua Pirangi bem mais a esquerda da ponte de atracação da Rio d'Ouro.
Para isto me baseio no seguinte:
- Todos os PAA que vi pré-1940, mostram um pier no mesmo formato deste da foto em frente a Rua Pirangi, distante de um outro pier onde termina o ramal da EF Rio d'Ouro onde fica a atual ETE da Cedae.
- A área onde fica a ETE da Cedae era um pátio de tubos para auxiliar na construção e manutenção e foi construído para este fim. Lembrando que o transporte de passageiros foi secundário e realizados apenas de forma sazonal (festa da Penha, por exemplo). Não seria conveniente ocupar o entorno do importante Porto de Maria Angu (em finais do século XIX ainda era importante) com um pátio de tubos. Tem lógica sim, em este pátio ser construído nas proximidade do porto (1,5 a 2 km de distância) pela infraestrutura (mesmo precária e mínima) existente ali para acesso.

Que fique claro que não descarto com isso que o Porto original se localizasse em outro ponto, talvez entre os dois citados, mais próximo da ponte de atracação, já que a estrutura da foto já é em concreto, ou seja, bastante recente em relação à foto. O bairro de Olaria não atravessa a Av. Brasil. Ele se afunila naquele ponto e ali existe inclusive uma fronteira entre Penha e Ramos, sem haver Olaria no meio.
Porto de Maria Angu - Final do Ramal.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 18 Abr 2012, 11:19

Companheiro Francisco Amaral.


Nada como uma pessoa que já conhece o local para poder fazer os devidos comentários e correções.

Quanto à foto, eu já corrigi o problema. Eu tenho um CD com diversas fotos antigas, muitas dadas por pesquisadores e amantes de ferrovias e quando me lembrei desta, associei com a que eu coloquei em paralelo, pois são muito semelhantes.

A foto mais atual realmente pode ser da E.F. Leopoldina, mas ela também está nas adjacências da E.F. Rio D’Ouro e se encaixa com o padrão das construções, vide Jaceruba, Tinguá.

Sobre o pátio, soube por moradores antigos, que ali estacionavam caminhões para levar cimento e outros materiais, inclusive para o Curtume.

Valeu pela correção em relação à foto sobre o Matadouro, cheguei a achar ser o local marcado em vermelho.

De resto está ok.

Em tempo: Acredito que você tenha mais cartas na manga e que em breve nos surpreenderá.

Obs.: Logo postarei um Tópico sobre o Ramal do Matadouro, partindo da E.F. Leopoldina.
Editado pela última vez por Melekh em 18 Abr 2012, 17:33, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 18 Abr 2012, 11:21

Excelente postagem !
Ótimas observações, Amaral !
Assim que puder vou entrar aqui de novo para debater sobre este ramal, um dos meus preferidos em pesquisa ferroviária.
Com certeza, o debate vai ser extenso e muito bom !
Valeu !
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Adenilson
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 18 Abr 2012, 15:57

Pessoal,

Grande trabalho o de vocês. Tanto na edição do Melekh, quanto na réplica do Amaral.

Em cima disso gostaria de fazer alguns comentários.

1) A primeira coisa que fiz quando li a resposta do Amaral foi rir, pois tinha me lembrado de uma resposta dele sobre esse assunto ser o seu "Santo Graal". :lol:

2) A casinha que era a estação e foi identificada pelo Amaral como sendo em SP é parecida com a apontada pelo Melekh mesmo. Seria passível de confusão.
O Melekh me adiantou alguma coisa desse material quando estivemos juntos na expedição a M.Graça.
De qualquer forma, foi postada uma foto do jornal O Malho com a foto da região e deu um gostinho especial ver os trilhos do ramal em uma foto.

3) A posição do cidadão que quis "aparecer" na câmera na foto tirada em frente a casinha foi totalmente desnecessária. ==:(

Sendo assim, indago a vocês o seguinte:

1) Vcs poderiam marcar no Google onde era exatamente a estação da Penha do ramal? Vocês tem essa localização?
2) Surgiu uma vez uma discussão devido a 2 datas diferentes apresentadas para a inauguração do ramal de Maria Angú.
Uma seria antes da inauguração de E.F.Norte e outra depois.

Na opinião de vocês, quem foi inaugurada primeiro?

Amaral: Infelizmente não me lembrei de resgatar alguma coisa da aerofografia de 1928 na região da Penha.
Iríamos dirimir facilmemte essas dúvidas sobre a posição do Pier e de algumas outras que surgiram sobre o ramal.

Abraço a todos. okk

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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 18 Abr 2012, 20:37

Continuando...

Coloco aqui o possível traçado do Ramal da Penha, inclusive segue o Ramal Circular da Penha e a possível (provável ligação da E.F. Rio D'Ouro com a E.F. Leopoldina.

Caso tenha algo que não bate, coloquemos em debate.


E.F. Rio D'Ouro -- Ramal da Penha (Vicente de Carvalho - Maria Angú)


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Continua...
Editado pela última vez por Melekh em 20 Abr 2012, 10:18, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 18 Abr 2012, 21:03

Adenilson,


Obrigado pelo reconhecimento.

Eu tinha visto o empenho do Amaral no TGVBR em relação a este assunto.


Eu tenho mais fotos do ramal, tenho que procurar.

Quanto à estação da Penha do ramal, ela está marcada no Mapa de letra “J”, juntamente ali está à provável ligação da E.F. Leopoldina com a E.F. Rio D’Ouro, conforme informação do Sr. Francisco, aposentado da RFFSA e que mora próximo ao local.

Coloco também uma foto do Google.

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Sobre a data do Ramal da Penha, segue a seguinte informação:

O ramal da Penha foi construído em 1890 pela Inspetoria de Obras Publicas, saía do Porto de Maria Angu, que existia na Penha, e seguia até o encontro com a sua linha principal, em Vicente de Carvalho.

O trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina.

Por aviso de 13 de Outubro de 1909, o Ministério da Viação, concedia a Leopoldina Railway à permissão de ligar a sua Linha do Norte ao Ramal da Penha (EFRD)
.



Valeu!

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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 18 Abr 2012, 21:12

Melekh, a ligação com a EF Leopoldina está estranha ... eu acho que ficava após a estação da Penha, no sentido Barão de Mauá, naquele descampado à esquerda nesse sentido.
Eu já tirei várias fotos ali, mas infelizmente estão no meu notebook. Vou tentar postar depois aqui. Apesar de existir o declive que o Amaral falou no trecho, eu acredito que ali existisse um desvio, que ligasse a EF do Norte direto à Maria Angu.
Mas é apenas uma hipótese. Penso nisso pois não vejo outro sentido ter um espaço vazio ali.
Em relação à linha circular, eu cheguei ainda a ver os trilhos, acho que em 1992 ou 1993, em uma excursão de Igreja que fui, com destino ao Santuário da Penha. Os trilhos ainda eram visíveis dentro da garagem da empresa de ônibus Nsa.Sra.de Lourdes. E esse fato me aguçou mais ainda a curiosidade ferroviária que já se desenvolvia em mim naquela época ...
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 18 Abr 2012, 21:15

Em relação às datas de inauguração e construção de uma e outra ferrovia, tenho informações exatas e confiáveis, baseado naqueles relatórios ministeriais. Não posso afirmar agora se essas datas estão corretas ou não, mas tenho quase certeza de que há alguma margem de diferença nisso ...
Preciso separar um tempo a mais, por menor que seja, para o fórum.
wll
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 19 Abr 2012, 12:15

Companheiros,


Encontrei a foto que procurava e que presumo ser a

Estação Penha - EFRD.

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Amaral, voce que está mais familiarizado com o local, o que diz?

Responder

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