E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Belford Roxo e Xerém, linha conhecida como Ramal de Xerém.
Informações sobre os sub-ramais após a estação de Xerém podem ser postados neste fórum
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2012, 15:04

Ótima sugestão !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 27 Mai 2012, 16:36

Dado , resolví colocar as fotos do Link direto aki no fórum , porque o site pode sair do ar , ou algo parecido ...
É melhor prevenir ... kkk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Michel Soares » 27 Mai 2012, 18:15

Dado, esse ramal de Bacurubá saia de Tinguá e ia pra onde? Havia alguma ligação partindo de Tinguá para algum lugar passando dentro da floresta?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2012, 20:03

Michel Soares escreveu:Dado, esse ramal de Bacurubá saia de Tinguá e ia pra onde? Havia alguma ligação partindo de Tinguá para algum lugar passando dentro da floresta?

Sim, Michel !
Na Praça de Tinguá, onde até hoje se encontra a caixa d'água da ferrovia, havia um triângulo de reversão e um sub-ramal que saía pro lado direito, indo até as represas. Até onde sabemos, este ramal funcionou exclusivamente para manutenção da tubulação de água, e possuía pouco mais do que centenas de metros.
Pretendo postar um tópico sobre este sub-ramal em breve, visto que são poucas as informações que temos. Talvez consigamos algo com a sua divulgação.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

ANGEL
Usuário ativo
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Ago 2012, 17:36

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por ANGEL » 02 Set 2012, 18:20

BOA NOITE .MEU NOME É ANGELICA E ESTOU FELIZ POR CONHECER VOCES...MOREI NO BAIRRO DE JARDIM XAVANTES QUE FICA ANTES DA PIAM EM BELFORDROXO .LA EXISTE UMA PONTE MUITO FAMOSA ,DIZEM QUE FAZ PARTE DA ESTRADA DE FERRO XEREM .FICA NA ESTRADA DE XEREM AO LADO DE UM VALÃO .OS MORADORES ANTIGOS FALAO QUE UM DIA O TREM PASSOU POR ALI ,E QUE MAIS A FRENTE ,ALGUNS METROS APOS A PONTE EXISTIA UMA PARADA ,EU QUERIA SABER QUAL ERA O SEU NOME .UMA COISA INTERESSANTE E A PARADA NOVA AURORA POR ESTE RAMAL .O BAIRRO DE NOVA AURORA E MUITO DISTANTE DA LOCALIZAÇAO DO MAPA DESTA FERROVIA ,SERIIA TOTALMENTE IMPOSSIVEL CHEGAR ATE LA ,PQ EXISTE UM IMENSO MORRO QUE CERCA TODO O TRAJETO.OUTRA DUVIDA E PQ A MESMA FERROVIA FOI EXTINTA ,POIS OS MORADORES TINHAM UMA PAIXÃO MUITO GRANDE PELA MESMA FERROVIA .SERA QUE UM DIA PODEREMOS VELA NOVAMENTE EM FUNCIONAMENTO?UM ABRAÇO

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 02 Set 2012, 19:06

ANGEL escreveu:BOA NOITE .MEU NOME É ANGELICA E ESTOU FELIZ POR CONHECER VOCES...MOREI NO BAIRRO DE JARDIM XAVANTES QUE FICA ANTES DA PIAM EM BELFORDROXO .LA EXISTE UMA PONTE MUITO FAMOSA ,DIZEM QUE FAZ PARTE DA ESTRADA DE FERRO XEREM .FICA NA ESTRADA DE XEREM AO LADO DE UM VALÃO .OS MORADORES ANTIGOS FALAO QUE UM DIA O TREM PASSOU POR ALI ,E QUE MAIS A FRENTE ,ALGUNS METROS APOS A PONTE EXISTIA UMA PARADA ,EU QUERIA SABER QUAL ERA O SEU NOME .UMA COISA INTERESSANTE E A PARADA NOVA AURORA POR ESTE RAMAL .O BAIRRO DE NOVA AURORA E MUITO DISTANTE DA LOCALIZAÇAO DO MAPA DESTA FERROVIA ,SERIIA TOTALMENTE IMPOSSIVEL CHEGAR ATE LA ,PQ EXISTE UM IMENSO MORRO QUE CERCA TODO O TRAJETO.OUTRA DUVIDA E PQ A MESMA FERROVIA FOI EXTINTA ,POIS OS MORADORES TINHAM UMA PAIXÃO MUITO GRANDE PELA MESMA FERROVIA .SERA QUE UM DIA PODEREMOS VELA NOVAMENTE EM FUNCIONAMENTO?UM ABRAÇO
Angélica, primeiramente seja muito bem-vinda !
Fique à vontade, a estação é nossa !
Respondendo suas dúvidas, a ponte passa sobre um valão e ao lado de uma tubulação de água, certo ?
Se for onde estou pensando, a parada que existia logo após este local era a Parada Piam. Ela quase não aparece em listas oficiais.
No trecho, em determinada época, existiram várias paradas para manutenção da tubulação de água. Essas paradas eram nomeadas com a quilometragem da ferrovia.
Sendo assim, existiram paradas chamadas km37, km38, km39 ... não eram para embarque e desembarque de passageiros, mas serviam para esta função quando necessário.
Em relação a Nova Aurora, na verdade a linha passava na rua atrás da rua onde hoje fica a rodoviária de Nova Aurora. Não sei se existiu estação ali (pode ser que sim), mas a estação/parada que sempre é citada, esta ainda no início do ramal saindo de Belford Roxo, era a Parada Aurora, nomeada assim por estar próxima a uma fazenda antiga na região chamada Fazenda Aurora.
Em relação a um retorno da ferrovia neste trecho, seria um milagre, apesar de não ser muito dificil a reimplantação do serviço. Ela foi desativada por diversos motivos (interesses escusos e alheios), pois ela possuía bastante usuários na época e teria ainda hoje. Mas este é um assunto complexo e que mexe com vários interesses contrários aos ferroviários ...
Infelizmente, são coisas de Brasil ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 19 Nov 2012, 22:16

Pessoal, hoje durante pesquisas, encontrei informações obtidas junto ao pesquisador sr.Ranulfo (morador de Xerém) a respeito da EF Rio d'Ouro - Ramal de Xerém. Esta entrevista foi feita por mim e pelo NandoRJ na época do TGVBR em 2010. Precisei sair mais cedo neste dia e o Nando ficou obtendo ótimos dados sobre o ramal, que transcrevo abaixo:
NANDORJ escreveu: Atualização das estações e paradas do ramal de Xerem

Belfort Roxo (alvenaria), plataforma fixa para os ramais de Xerém,Jaceruba e Tingua, e outra de madeira para o elétrico, atual plataforma esta no lugar da plataforma dos ramais, a partir de 1978.
Em 1969 estaçao de Belfort Roxo sofreu um incêndio devido a esplosao de um botijão de gaz num botequim localizado detro da estação. (foto erroneamente creditado nos estações ferroviárias como sendo Xerém, mais uma gafe de jornais paulistas.
Essa estação possuía armazéns para estocagem de produtos oriundos dos ramais de Xerém, Jaceruba e do Tingua.

Aurora (inaugurada em 1911, provavelmente como Nova Aurora teve esse nome devido a fazenda Aurora, nessa regiao, ficava 900 metros apos Belfort Roxo) nao existia mais na epoca do sr Ranulfo, ou como o Dadodj desconfia, seja a propria parada Piam que seu Ranulfo conheceu, faz ate sentido, fica antes da ponte do rio Saiao, a distancia quilometrica bate, talvez o povao tenha rebatizado a parada Aurora para Piam, apos a ida do Max Vasconcelos la nos ano 40.

Piam (plataforma com cobertura), a cinguenta metros a esquerda da foto do Julio César.

Nova Aurora (nome devido a uma fazenda com o nome de Aurora, plataforma com cobertura) plataforma de madeira e telhado de amianto(asbesto)

Barão de Baby (so parada sem plataforma)

Santa Luzia km 37 (so parada sem plataforma)

Km 38 (so plataforma) A ponte do Iguaçu fica no km 39(OBS sera que a parada Ponte do Iguaçu mencionada no livro do Max Vasconcelos, nao e a para Km 38 ou a parada Barao de Amapa no Km 40?, esse questionamento so sera respondido pelo livro do Max Vasconcelos, essa dita parada e antes ou depois da ponte do Iguaçu?

Barao de Amapa Km 40 (so plataforma feita de aterro)

Km 41 (plataforma e cobertura) telhado de amianto estrutura feita com trilhos de trem

Km 43 (unica estaçao de alvenaria entre Belfort Roxo e Xerem, na extinta Fazenda Penha Caixao, com uma caixa dagua para as vaporosas, que virou sucata) uma rodovia passa no exato lugar da estação, muito parecida com a estação de Xerém.(chegou a ser usada como moradia depois da erradicação do trecho)
Nessa estação possuía o único by pass(desvio), que permitia que uma composição que subia se cruzasse com uma que descia, já que esse ramal como os demais era de via singela.

Capivari Km 45 (parada sem plataforma) ainda existe a ponte ferroviária nesse trecho.

Lamarao Km 47 (parada sem plataforma)

Km 49 (parada sem plataforma) não oficial, so parava se alguem pedisse

Km 50 (parada sem plataforma)

Km 51 (parada sem plataforma)

Mantiquira/ Joao Pinto (plataforma e cobertura, com um barracão improvisado onde ficava um agente)

Xerem (alvenaria)

add Aurora Dado seu chorao :P
NANDORJ escreveu: Curiosidades sobre o ramal de XEREM

A medição quilométrica podia variar devido a duas medições dinstintas, uma da EFCB que encampou a Rio d’Ouro em 1928 e outra do Derpartamento de águas.


Na verdade o by-pass do km 43 não era o unico, havia um entre Piam e Nova Aurora, mas que nunca foi usado.

A ponte sobre o Rio Iguaçu que aparece na foto do Julio Cezar no estações ferroviárias, nao e aquela exatamente, a ponte ferroviária original era de ferro, e foi arrancada pela cheia daquele rio, sendo a mesma toda retalhada por um enxame de pessoas necessitadas e vendida como sucata, a ponte da foto era o suporte dos tubos da elevatória e ao lado uma ponte rodoviária mais nova, a ponte original ficava dois ou três metros a direita da que restou.
A caixa dagua na foto não foi usada para as vaporosas, e sim pertencia a Bayer, que tinha objetivo de retirar água do Rio Iguaçu e injetar por meio de bombas na tubulação da adutora, para que em Belfort Roxo pudesse retirar sua parte, mas essa caixa dagua nunca funcionou, e um mero elefante branco.


A ponte sobre o rio Saião na altura de Piam, fotografada pelo forista Julio César e esta no site estações ferroviárias marcado como Aurora, não e a ferroviária e sim o suporte dos tubos da adutora a ponte ao lado que se suponha que era nova, de fato e a ponte ferroviária original, sendo alargada para comportar veículos.

As locomotivas da Rio d’Ouro eram movidas por diferentes combustíveis no seus 95 anos de funcionamento:
Primeiro momento lenha
Segundo momento carvão mineral importado
Terceiro momento adaptadas para queimar óleo diesel(no tender nao sei se esse e o nome certinho, acima do reservatorio dagua e onde ficaria o carvao era adptado um reservatorio de oleo diesel, no livro do Helio Suevo tem fotos de algumas locomotivas adptadas, sera que depois dessa modificaçao os foquistas perderam o emprego?


O abastecimento das composições eram realizados nas sequintes estações.
Belfort Roxo- onde recebia óleo diesel, água e areia que era usada por um mecanismo que permitia colocar areia entre as rodas e os trilhos, para aumentar aderência em terrenos dificieis, como por exemplo entre Piam e Nova Aurora ao se ultrapassar a Garganta Manoel Belo.
Km 43- onde era abastecido apenas com água.
Xerém- onde era abastecido apenas com água.

O motivo principal do trecho entre Del Castilho ate Pavuna ter definhado nos anos 60, foi a inauguração da eletrificação da linha auxiliar, pois se podia sair de Francisco As usando a auxiliar inteira ate Belfort Roxo, e dessa estação se pegava uma baldeação ate os ramais, e provável que já no meado dos anos 60 so trens cargueiros e os expressos da Leopoldina ulitiliza-se o Trecho de Del Castilho a Pavuna, e o trafego suburbano já a muito suprimido.


No lugar da antiga estação de Xerém, se encontra atualmente um centro comunitário.

Há uma foto noa estações ferroviárias de um carro de passageiros destruído, não se trata de um incêndio, e sim de um descarrilhamento entre o km 46 e km 47, onde resultou na morte de um militar do exercito.

A inversão das locomotivas foi realmente executado no ramal de Xerém por um triangulo de reversão, a maquina partia de Mantiquira ate Galrao e de la ia a re para Xerém, concerteza era assim em Tingua e muito provavelmente em Jaceruba, pois nosso colaborador sr Ranulfo, e enfático não havia ramais circulares, nesse caso apenas em Belfort Roxo e nem rotundas . Fico devendo o desenho dessa manobra ok.

Produtos escoados pelo ramal de Xerém, madeira, carvão, cerâmicas das olarias da região, aipim, galinhas, porcos, e demais produtos agrícolas.


Composições da Rio d’Ouro:
Locomotiva , um vagão de carga, e dois carros de passageiros
Locomotiva dois vagões de carga e dois carros de passageiros
Locomotiva dois vagões de carga e um de passageiros
Obs havia carros de passageiros que dividiam espaço com bagageiros


O ramal circular de Belfort Roxo tinha como objetivo fazer a inversão das locomotivas, oriundas de Jaceruba, Tingua e Xerém, que ao sequirem seu destino ate Belfort Roxo, Xerém que vinha pela linha da direita no sentido Baixada, entrava no desvio fazia a circular a re, ate chegar a linha da esquerda que era de Tingua ou Jaceruba, onde podia se alinhar já de frente da estação das vaporosas a esquerda, ou entrar numa linha central que conduzia ate as oficinas para reparos ou para o posto de abastecimento, onde recebia água, areia e óleo diesel. Já as locomotivas de Jaceruba, que vinham pela linha da esquerda, fazim a re pela circular, sem precisar entrar na linha de Xerém, ate alinhar na sua plataforma no lado esquerdo ou seguindo pela linha central ate as oficinas ou abastecimento.
Em Belfort Roxo havia, posto de abastecimento, oficinas, plataformas fixas das vaporosas, uma temporária do eletrico(que pode ser vista em primeira mao numa das fotos do estaçoes ferroviarias, reparem que a plataforma em destaque e de madeira e por traz da composiçao eletrica tem uma plataforma, onde esta localizado a estrutura da estaçao de Belfort Roxo), vila operaria, alojamentos, e se localizava o departamento de águas e provavelmente o socorro das águas.

Antes da eletrificação da auxiliar, e provável que os trens dos ramais saíssem do Caju e depois da Francisco Sa e não de Belfort Roxo.


Quem morasse no trecho de Areia Branca ate Vila de Cava era servido por dois ramais, Jaceruba e do Tingua. O ramal do Tingua não saia de Vila de Cava, e sim de Belfort Roxo, Vila de Cava era apenas o ponto de separação das composições que iam a Jaceruba das que sequiam para o Tingua.
NANDORJ escreveu: So para encerrar minhas colocaçoes, tenhos duas colocaçoes a fazer, que sao do sr Ranulfo.
Primeiro tantas paradas se explicam, pois a medida que o ramal de Xerem que data de 1890, foi se tornando fundamental para o transporte de pessoas e cargas, nesse ambiente rural, as estaçoes iniciais Belfort Roxo, Km 43 (fazenda Penha Caixao, sera que chegou a ter esse nome?) e Xerem, deixaram de ser suficientes, pois a medida que as fazendas foram sendo desmembradas e em parte loteadas, pessoas foram ocupando as proximidades das faixas de dominio da ferrovia, coisa nao diferente de hoje em dia vide metro e trem , foram sendo solicitadas paradas a EF Rio d'Ouro e depois a EFCB, em periodos historicos distintos, a tamanha variedade de paradas, com ou sem plataforma(concreto ou simples aterro), com ou sem cobertura, dependia do esforço da comunidade que a servia, tipo se quisessem um parada com plataforma coberta era o povao que construia, pelo menos assim eu acho, senao seria um padrao.
Segundo se quisermos conhecer a Rio d'Ouro ttotalmente tera de ser agora, como sr Ranulfo disse testemunhos oculares sao raros, a maioria morreu ou esta gaga , nas palavras dele, isso em pessoas que pegaram a fase final da Rio d'Ouro e seus ultimos ramais da Baixada, a pergunta que nao quer calar: Sera que encontraremos poessoas com 90 anos para cima, lucidas e que tenham presenciado o ramal da Penha, a variante antiga do Caju ate Engenho do Mato, Ramal Ana Nery e Democraticos?
NANDORJ escreveu: Faltou um detalhe, entre Vila de Cava e Tingua nao existia outras estaçoes, so paradas(Sao Bernadino, Iguaçu e Barreira), isso ate a erradicaçao do ramal em 1964
Abaixo reproduzo o diálogo feito por mim e pelo Nando:
DadoDJ escreveu: Eu passei rapidamente pela Central do Brasil e tive o prazer de conhecer o Nando e o sr. Ranulfo. Confesso que fiquei surpreso e satisfeito com muitas informações, mas reticente em relação a outras, como por exemplo, o fato dele dizer que Aurora não existiu, apenas Nova Aurora. Ou seja, para mim uma estação que eu sempre soube que existiu (e existiu mesmo, tenho certeza !) não existiu, e outra que nunca havia ouvido falar existiu ! De qualquer forma, sr.Ranulfo está isento de responsabilidade neste caso pois Aurora deve ter existido em uma época muito remota, fora do período de vida dele.
Outra coisa que ficou mal explicado ... Maria da Graça ! Ele não soube explicar com detalhes a existência de uma ou duas estações (Linha Auxiliar e EFRdO), e ainda afirmou que o prédio que tirei foto no local não teve nada a ver com ferrovias ... pode até ser, mas acho que não ficou bem explicado.
Em compensação, inúmeras e importantes informações foram dadas por ele (as informações sobre as locomotivas e paradas existentes na época me espantaram, pela riqueza de detalhes !), e gravei (nem eu acreditei) 46 minutos em vídeo da nossa conversa ! ! ! Vou editar e fazer uma série de alguns capítulos para postar no Youtube depois, só não sei quando ... foi uma pena eu não ficar mais tempo, mas no final das contas foi muito produtivo. Espero encontra-lo em outras oportunidades.

Nando, como você deve ter pego muitas informações com ele antes e depois de eu estar presente, quero fazer algumas perguntas. Vamos lá:

1-Qual é ou qual foi a profissão do sr.Ranulfo ?
2-Porque ele se interessou tanto pela EFRdO ?
3-Ele chegou a trabalhar em algo ferroviário ?
4-Quantos anos ele tem (estimo 60, pois ele falou que serviu ao exército em 1968)
5-Ele mora em Xerém ? Se não, em qual período ele residiu lá ?
6-Porque ele é tão solícito em relação a ferrovia ? Gente, eu fiquei maravilhado com a sua disponibilidade em nos tornar pública toda a sua história e seu conhecimento, foi um achado do Nando uma pessoa com o grau de informação como o sr.Ranulfo.
7-Afinal, a parada Ponte do Iguaçu ficava antes ou depois da ponte do Iguaçu (física) ? Pelos meus cálculos ela ficava antes, mas ele disse alguma coisa sobre isso ?
8-No lugar onde ficava estação Xerém hoje é um centro comunitário, mas o prédio foi demolido e contruído no local o centro, ou o centro comunitário ocupou o prédio da estação ?
9-Em relação a Belford Roxo, vou tentar reproduzir o desenho feito pelo sr.Ranulfo no Google Earth.

Depois continuo ...

NANDORJ escreveu: 1-Qual é ou qual foi a profissão do sr.Ranulfo ?
Trabalha com sonorizaçao.
2-Porque ele se interessou tanto pela EFRdO ?
Nascido em Xerem, quando criança via as marias fumaças passaram, era algo do dia a dia, pessoas que conviveram com trens tao intimamente sao saudosistas
3-Ele chegou a trabalhar em algo ferroviário ?
Nunca foi ferroviario
4-Quantos anos ele tem (estimo 60, pois ele falou que serviu ao exército em 1968)
61 anos
5-Ele mora em Xerém ? Se não, em qual período ele residiu lá ?
Atualmente nao, esqueci de perguntar onde ele mora, mas sei que morou alguns anos em Belfort Roxo também
6-Porque ele é tão solícito em relação a ferrovia ? Gente, eu fiquei maravilhado com a sua disponibilidade em nos tornar pública toda a sua história e seu conhecimento, foi um achado do Nando uma pessoa com o grau de informação como o sr.Ranulfo.
Acredito Dado que ele quer deixar um legado, contar a todo mundo sobre a Rio d'Ouro, e nunca teve essa oportunidade, ele tem um desejo enorme de que muitas das suas lembranças, fossem desenhadas ou feitas em maquete, se o Latouff fosse de facil trato poderia ser ele e um cartunista muito bom.
7-Afinal, a parada Ponte do Iguaçu ficava antes ou depois da ponte do Iguaçu (física) ? Pelos meus cálculos ela ficava antes, mas ele disse alguma coisa sobre isso ?
Dado parece nao ter existido uma parada da ponte Iguaçu pois essa ponte era no km 39, entre a parada Km 38(a populaçao da area nao media quilometragem, devia constar em placas da EFCB, no decorrer do leito) e a parada Barao de Amapa no KM 40. A nao ser que fosse ela(parada ponte do Iguaçu a parada Km 38, mas nao acredito, pois ele nao a citou, ou nao existia no periodo de 1958 a 1969, mas que eu duvido muito, pois paradas nao foram suprimidas e sim acrescentadas devido o adensamento populacional crescente ate a supressao do ramal de Xerem em 1969.
8-No lugar onde ficava estação Xerém hoje é um centro comunitário, mas o prédio foi demolido e contruído no local o centro, ou o centro comunitário ocupou o prédio da estação ?
O predio foi demolido, e no seu lugar erguido um centro comunitario.
9-Em relação a Belford Roxo, vou tentar reproduzir o desenho feito pelo sr.Ranulfo no Google Earth.
Show de bola Dado
Para terminar, segue abaixo o desenho ou esquema (no Google Earth) baseado no desenho feito pelo sr.Ranulfo no nosso encontro. A entrevista estou devendo, é um absurdo, mas dois anos depois ainda não editei ! ! !
wll
Agora vai ser prioridade ... a entrevista foi muito show !
E outra coisa: temos que marcar um novo debate com ele, é uma testemunha ocular de muitas coisas sobre o ramal de Xerém e de alguns detalhes de outros ramais. Vou telefonar pra ele ! ! !
:Y:

Esquema feito no Google Earth:
Imagem de satélite - Belford Roxo e instalações da EF Rio d'Ouro (baseado em desenho do sr.Ranulfo).jpg
okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Adenilson » 03 Dez 2012, 21:27

Pessoal,

Continuando as informações que dei sobre a linha tronco baseado nos mapas de 1917 da Rio D'ouro obtidas no Arquivo Nacional, seguem informações sobre as paradas entre Belford Roxo e Xerém.
A letra A representa a altura de linha e B de plataforma, quando não há B, chega-se a conclusão que a parada era sem plataforma.

1) BELFORD ROXO....Km27,455 (A=13,132m/B=13,727m)
2) AURORA.....Km28,392 (A=19,486m)
3) BABY.......Km34,146 (A=3,474m)
4) PONTE DO IGUASSÚ...Km38,692 (A=3,756m)
5)Km 43....Km 42,408 (A=7,187m)
6) Km 47....Km 46,805 (A=12,127m)
-----------------------------------------------------Km 52,319--------------Chave do sub-ramal de Mantiquira.
7) JOÃO PINTO.....Km 52,399 (A=19,187m)
8) XERÉM.........Km 54,524 (A=25,274m/B=25,995m)
-----------------------------------------------------Km 54,639---------------Chave do sub-ramal de ponta dos trilhos e Registro.
___________________________________________________________________________________________________________________________
Sub-ramal de Mantiquira (Km 52,319)

1) PARADA DO GALRÃO........ Km 62,332 (A=179,704m).....Essa altura deve estar errada, mas mostra que a parada não tinha plataforma.


______________________________________________________________________________________________________________________________

Sub-ramal da ponta dos trilhos (Km 54,639)

1) PARADA PONTA DOS TRILHOS.........Km 57,969 (A= 118,638m)...Acho que também não confio nessa altitude de linha. :ttn:


_______________________________________________________________________________________________________________________________

Sub-ramal de Registro (Km 54,639)

1) PARADA REGISTRO.......Km 55,823 (A=50,947m)

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por HUGO CARAMURU » 04 Dez 2012, 09:05

Gente, muito importante essa reportagem com seu Ranulfo. (coincidencia: aqui em São João del Rey há um Sr Ranulfo de uns 90 anos, motorista de taxi ativo e mais velho daqui, filho de maquinista. Entrevistei-o varias vezes e ele esclareceu muita coisa). Pelos dados, achei que o Sr Ranulfo da Rio Douro fosse mais idoso. 60 anos tenho eu e realmente vi muitos trens aí... uma coisa que teu tava tentando baixar era o antigo traçado em volta das antigas oficinas de B Roxo... Esclareceu uma coisa pra mim, mas deixou outras duvidas. Eu achava que havia também uma linha tangenciando a circular em frente as oficinas, ou seja : o trem que viesse de Xerem entrava por um desvio , entrava na circular, saía da circular e tomava rumo de Cava... inclusive na foto aqui posta dá pra ver uma rua curva que daria sentido ao que eu disse... (Numa foto que já pus aqui mostra um trem parado e, bem à esquerda da foto, há um desvio: esse trem esta´de frente a Cava, de costa para B Roxo e esse desvio à esquerda era da Circular e vinha da direção de Xerem...) Acho que merecia mais uma confirmação do seu Ranulfo ( também aqui entrevistei muitos maquinistas e ferroviarios e vi muitos já gagás, devido a idade e derrames) . Eu gostaria de ter uma cópia do depoimento dele. Ainda mais se tiver coisas das locomotivas. (O misterio da 1506 pra mim ainda está em aberto). De forma que é muito importante o depoimento dele. Realmente a formação das composições da Rio Douro que ele fala era o que eu via. O carro que dividia bagagem com passageiros ficava ou na cauda ou no principio (Anexo a foto de novo: ela ilustra duas coisas: uma é o carro bagagem e passageiros, na foto logo depois do vagão de carga; e segundo, vê-se, bem à esquerda a linha que acho, digo acho, acho que vem da circular da oficina...

Um PS: Dado, que houve com sua esposa???? Espero que esteja tudo bem.

Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Descrição do trecho

Mensagem por DadoDJ » 01 Jan 2014, 13:29

;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Ramal de Xerém e Sub-ramais”