E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Saudações Ferroviaristas
E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
Croqui:
Brejo : Km 27.699 – 13 m – 15/01/1883
O engenheiro Paulo de Frontin tinha um grande amigo e colaborador, um outro engenheiro maranhense que muito trabalhou a serviço dessas obras de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, que se chamava Teixeira Belfort Roxo (com "t" mesmo!), e um ano depois veio a falecer. O Brejo, uma pequena vila depois de se chamar de Ipueras, Calhamaço Brejo, passa a chamar-se Belford Roxo, em homenagem a esse ilustre engenheiro, Raimundo Teixeira Belfort Roxo.
Aurora: Km 28.632 – 19m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Ponte entre a Estação Aurora e Estação Babi
Babi: Km 34.440 – 3m - 22-9-1911
Cruzamento Rio D'Ouro x Japeri - São Bento
Quilômetro 37: Km 36.560 – 3m – 23/6/1947
Encontro entre o trecho Japeri -- São Bento e Xerem -- Caju E F Rio D'Ouro
Ponte do Iguaçu: Km 38.127 – 3m – 22/9/1911
[Provavel Local?]
Resquicios.
Ponte ao lado do Antigo Leito - a ponte original não existe mais.
Quilômetro 43: Km 42.800 – 7m – 22/9/1911
Trecho da antiga ferrovia perto da Antiga Estação Km 43 – altitude 07 metros.
Lamarão: Km 47.900 – 12m – 22/9/1911
Antiga Ponte entre a Estação de João Pinto e Lamarão.
Mantiquira: Km 52.668 – 19m – 22/9/1911
Coloco aqui a foto da estação de Mantiquira, dela saia o entroncamento para Galrão e Xerem.
Lembrando que Xerem, também era entroncamento para Registro e João Pinto, vide foto e mapa:
Mapa da EFRD - Variante Nova
Estação Mantiquira
Estação Piedade
Xerém: Km 54.997 – 25m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Estação João Pinto
Esta estação é ponta de linha, ligando a Represa em Xerem.
Abraços a todos.
E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
Croqui:
Brejo : Km 27.699 – 13 m – 15/01/1883
O engenheiro Paulo de Frontin tinha um grande amigo e colaborador, um outro engenheiro maranhense que muito trabalhou a serviço dessas obras de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, que se chamava Teixeira Belfort Roxo (com "t" mesmo!), e um ano depois veio a falecer. O Brejo, uma pequena vila depois de se chamar de Ipueras, Calhamaço Brejo, passa a chamar-se Belford Roxo, em homenagem a esse ilustre engenheiro, Raimundo Teixeira Belfort Roxo.
Aurora: Km 28.632 – 19m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Ponte entre a Estação Aurora e Estação Babi
Babi: Km 34.440 – 3m - 22-9-1911
Cruzamento Rio D'Ouro x Japeri - São Bento
Quilômetro 37: Km 36.560 – 3m – 23/6/1947
Encontro entre o trecho Japeri -- São Bento e Xerem -- Caju E F Rio D'Ouro
Ponte do Iguaçu: Km 38.127 – 3m – 22/9/1911
[Provavel Local?]
Resquicios.
Ponte ao lado do Antigo Leito - a ponte original não existe mais.
Quilômetro 43: Km 42.800 – 7m – 22/9/1911
Trecho da antiga ferrovia perto da Antiga Estação Km 43 – altitude 07 metros.
Lamarão: Km 47.900 – 12m – 22/9/1911
Antiga Ponte entre a Estação de João Pinto e Lamarão.
Mantiquira: Km 52.668 – 19m – 22/9/1911
Coloco aqui a foto da estação de Mantiquira, dela saia o entroncamento para Galrão e Xerem.
Lembrando que Xerem, também era entroncamento para Registro e João Pinto, vide foto e mapa:
Mapa da EFRD - Variante Nova
Estação Mantiquira
Estação Piedade
Xerém: Km 54.997 – 25m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Estação João Pinto
Esta estação é ponta de linha, ligando a Represa em Xerem.
Abraços a todos.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Pessoal.
Fotos retiradas de "O Malho"
Mantiquira - João Pinto
Leito da Linha
Separação da Linhas após João Pinto (Mantiquira), seguindo uma para Xerem e a outra para Galrão
Documentos do Ramal.
Breve mais fotos.
Fotos retiradas de "O Malho"
Mantiquira - João Pinto
Leito da Linha
Separação da Linhas após João Pinto (Mantiquira), seguindo uma para Xerem e a outra para Galrão
Documentos do Ramal.
Breve mais fotos.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Caramba, Melekh !
Show !
Como diziam nos meus tempos de juventude: "Demorou mas abalou !"
Você tava meio sumido, mas agora veio com tudo !
Parabéns por mais essa bela postagem !
Show !
Como diziam nos meus tempos de juventude: "Demorou mas abalou !"
Você tava meio sumido, mas agora veio com tudo !
Parabéns por mais essa bela postagem !
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Vendo as fotos, me deu vontade de pontualmente ter nascido uns 15 anos antes e fazer o trecho, mesmo não conhecendo muito bem a região.
Foi uma pena a Rio D'ouro ter sucumbido. Sem dúvida era a melhor ferrovia em termos dos visuais aprazíveis que acompanhavam as viagens.
Pena o trecho de Xerém ter ficado isolado depois que os trens da outrora Guanabara tinham encerrado as atividades.
Não poderiam ir mesmo muito longe!
Parabéns pelas fotos, Melekh.
Foi uma pena a Rio D'ouro ter sucumbido. Sem dúvida era a melhor ferrovia em termos dos visuais aprazíveis que acompanhavam as viagens.
Pena o trecho de Xerém ter ficado isolado depois que os trens da outrora Guanabara tinham encerrado as atividades.
Não poderiam ir mesmo muito longe!
Parabéns pelas fotos, Melekh.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 15
- Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Peraí!
Como assim AURORA ficava na área rural do ramal?Eu discutia isso com o Dado,observando a quilometragem dela,que fica a menos de 1km de Belford Roxo,ainda numa região bem urbanizada!
Outro ponto conflitante é Aurora ser chamada de NOVA Aurora!Este bairro fica bem distante da quilometragem de Aurora,uma a cerca de 4km da outra!
Eu já andei a pé o trecho BR-Aurora-Nova Aurora-Recantus(Babi),depois andei entre Babi e Ponte do Iguaçu. Um tempo antes fomos eu e o Dado de carro entre PI E Xerém. Recentemente eu refiz este último caminho,só que até a praça de Mantiquira(estação João Pinto).Mas um pequenino trecho antes do bairro Nova Aurora u não conheço bem e antes de Babi há uma bifurcação na estrada,que me deixou em dúvida.
Gostei muito das inéditas fotos de uma antiga ponte ferroviária,mas COM TRILHOS!Raríssimo!Onde é?Seria no bairro Capivari,um vilarejo no meio do nada,entre PI e João Pinto?
Vi neste local uma placa indicando um "museu do trem",e quase fui lá na hora,mas achei melhor marcar com o pessoal para ir e esclarecermos muita coisa desse ramal. O perfil do dono do museu,no Facebook,Jorge de Xerém,diz que ele tem quase 60 anos!Ele conviveu com o ramal!
Como assim AURORA ficava na área rural do ramal?Eu discutia isso com o Dado,observando a quilometragem dela,que fica a menos de 1km de Belford Roxo,ainda numa região bem urbanizada!
Outro ponto conflitante é Aurora ser chamada de NOVA Aurora!Este bairro fica bem distante da quilometragem de Aurora,uma a cerca de 4km da outra!
Eu já andei a pé o trecho BR-Aurora-Nova Aurora-Recantus(Babi),depois andei entre Babi e Ponte do Iguaçu. Um tempo antes fomos eu e o Dado de carro entre PI E Xerém. Recentemente eu refiz este último caminho,só que até a praça de Mantiquira(estação João Pinto).Mas um pequenino trecho antes do bairro Nova Aurora u não conheço bem e antes de Babi há uma bifurcação na estrada,que me deixou em dúvida.
Gostei muito das inéditas fotos de uma antiga ponte ferroviária,mas COM TRILHOS!Raríssimo!Onde é?Seria no bairro Capivari,um vilarejo no meio do nada,entre PI e João Pinto?
Vi neste local uma placa indicando um "museu do trem",e quase fui lá na hora,mas achei melhor marcar com o pessoal para ir e esclarecermos muita coisa desse ramal. O perfil do dono do museu,no Facebook,Jorge de Xerém,diz que ele tem quase 60 anos!Ele conviveu com o ramal!
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Os trilhos parcialmente encobertos ficam em Capivari mesmo, Julio.
Me lembro que este trecho pra mim foi uma grande incógnita por um bom tempo: eu fazia o traçado da ferrovia no Google Earth seguindo direto por onde hoje é a estrada que liga Amapá a Xerém. Mas a quilometragem nunca batia ! Aí eu percebi que um corte no morro parecia recente e moderno para a época da ferrovia por ali, e a altitude também variava rapidamente quando a estrada passava por este corte. Então eu decidi traçar a linha por fora, antes de chegar a este corte, e percebi que a estação Km43 ficava bem próximo desse "caminho alternativo", e de repente ainda há vestígios no local. Ao traçar a linha por dentro do bairro Capivari percebi que uma das ruas foi percorrida pelo carro do Google. Então quando botei o "bonequinho do Google Earth" na rua, vi a ponte com os trilhos !
Aí tive a certeza do caminho que a linha percorria ... e a quilometragem passou a concordar fielmente com o traçado feito ...
Obs.: temos que formar um grupo para entrevistar essass pessoas, o Jorge de Xerém, o sr.Ranulfo, o Hugo Salomão (lembra-se Melekh ? Eu ía combinar uma ida a sua residência e não toquei mais no assunto ...), tem uma sra. moradora de Xerém também, esqueci o nome dela ... enfim, muitas testemuhas que nos darão muitas informações, histórias e experiências de vida, com certeza ! ! !
Me lembro que este trecho pra mim foi uma grande incógnita por um bom tempo: eu fazia o traçado da ferrovia no Google Earth seguindo direto por onde hoje é a estrada que liga Amapá a Xerém. Mas a quilometragem nunca batia ! Aí eu percebi que um corte no morro parecia recente e moderno para a época da ferrovia por ali, e a altitude também variava rapidamente quando a estrada passava por este corte. Então eu decidi traçar a linha por fora, antes de chegar a este corte, e percebi que a estação Km43 ficava bem próximo desse "caminho alternativo", e de repente ainda há vestígios no local. Ao traçar a linha por dentro do bairro Capivari percebi que uma das ruas foi percorrida pelo carro do Google. Então quando botei o "bonequinho do Google Earth" na rua, vi a ponte com os trilhos !
Aí tive a certeza do caminho que a linha percorria ... e a quilometragem passou a concordar fielmente com o traçado feito ...
Obs.: temos que formar um grupo para entrevistar essass pessoas, o Jorge de Xerém, o sr.Ranulfo, o Hugo Salomão (lembra-se Melekh ? Eu ía combinar uma ida a sua residência e não toquei mais no assunto ...), tem uma sra. moradora de Xerém também, esqueci o nome dela ... enfim, muitas testemuhas que nos darão muitas informações, histórias e experiências de vida, com certeza ! ! !
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 15
- Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Então a Km43 é em Capivari?
Provavelmente tem esse nome por que na época de sua inauguração não existia o bairro,não tinha nada!Aquela região ainda é meio deserta.
Passei pelo bairro de ônibus,um micro da Santo Antônio.Quando entrou,passou ao lado de uma ponte estreita sobre um rio.Mas não vi trilhos. Depois,para sair,passou ao lado dela,ou de outra e vi ao lado de um campinho uma via,sem trilhos,que dá a entender que era a linha.
Temos ainda que ver os sub-ramais do Galrão e outro em Xerém.Acho que só de carro mesmo,mas existem umas linhas municipais locais da União.
Provavelmente tem esse nome por que na época de sua inauguração não existia o bairro,não tinha nada!Aquela região ainda é meio deserta.
Passei pelo bairro de ônibus,um micro da Santo Antônio.Quando entrou,passou ao lado de uma ponte estreita sobre um rio.Mas não vi trilhos. Depois,para sair,passou ao lado dela,ou de outra e vi ao lado de um campinho uma via,sem trilhos,que dá a entender que era a linha.
Temos ainda que ver os sub-ramais do Galrão e outro em Xerém.Acho que só de carro mesmo,mas existem umas linhas municipais locais da União.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 15
- Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
E aí?Vamos marcar um dia no museu do trem de Xerém e conversar com o Jorge de Xerém?
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 15
- Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
De todos os ramais da Rio D'Ouro que nós pesquisamos(já que a imprensa não nos informa)vejo que o mais difícil é o de Xerém. Nós,ferroviaristas,no meio de trechos desérticos,conseguimos enxergar um mínimo de vestígio de um trecho que acabou há pouco mais de 40 anos.
Minha proposta é dar uma contribuição e colocarmos marcos em diversps trechos do ramal,para dar um mínimo de dignidade à história de nossas ferrovias e dar um mínimo de conscientização ao nosso povo alienado.
Começando com a estação de Belford Roxo,indicando quilometragem e características básicas de cada estação/parada e da ferrovia,traçando a rota,indicando também pontes,como aquela no Piam,sobre o rio Saião.
Minha proposta é dar uma contribuição e colocarmos marcos em diversps trechos do ramal,para dar um mínimo de dignidade à história de nossas ferrovias e dar um mínimo de conscientização ao nosso povo alienado.
Começando com a estação de Belford Roxo,indicando quilometragem e características básicas de cada estação/parada e da ferrovia,traçando a rota,indicando também pontes,como aquela no Piam,sobre o rio Saião.
-
- Usuário Bronze
- Mensagens: 41
- Registrado em: 20 Set 2011, 20:49
Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém
Um dado a acrescentar, não sei se já foi comentado, mas a ponte que existia em Xérem foi desmontada alguns anos e era o vestígio mais forte da Rio D'Ouro