E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Belford Roxo e Xerém, linha conhecida como Ramal de Xerém.
Informações sobre os sub-ramais após a estação de Xerém podem ser postados neste fórum
J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por J U L I O » 11 Abr 2012, 18:53

Conversei com o próprio Jorge por telefone,e ele está disposto a receber um grupo no local,neste fim de semana. Fiquei sabendo que lá existem fotos históricas,que ele coletou com sacrifício,e ele próprio tem muita história para contar. Me pediu para ligar nesta sexta. Vou retornar,mas a quem interessar(claro que interessa!):26794221

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Michel Soares » 05 Mai 2012, 00:15

Passeando com o Google Earth em Xerem, achei uma foto de uma pequena ponte no sub-ramal da Represa João Pinto, que mando em anexo:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 12 Mai 2012, 18:25

^^ Eu já tinha visto essa foto no Panoramio, mas não identifiquei onde seria em Xerém, pois no local apontado no Maps Google pelo autor da foto, caso a linha passasse ali a curva seria muito fechada !
Taí um bom local para uma pesquisa !

Abaixo segue uma matéria publicada no DOU de 22 de junho de 1940 que encontrei durante pesquisas, falando sobre uma obra próxima ao Ramal de Xerém:

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Michel Soares » 18 Mai 2012, 16:39

Pessoal, ao pesquisar reportagens antigas no jornal Correio da Lavoura, encontrei um anúncio de um terreno em Nova Aurora, que segundo o jornal, fazia parte do Ramal de Xerém. A edição é de 1948, mas não lembro exatamente a data.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 18 Mai 2012, 17:18

Valeu, Michel !
Ótima postagem !
Realmente a linha passava em Nova Aurora, e a rodoviária local, pelo menos nas imagens de satélite, sugere que ali houve uma estação.
Mas tem dois detalhes:
1-a linha, segundo mapas antigos do IBGE, passava na rua paralela a rua onde hoje existe a rodoviária. Salvo algum erro de posição, a estação, caso tenha existido, não ficaria onde hoje está a rodoviária.
2-Não tenho registro de uma estação com esse nome, apenas Aurora, que ficava menos de 1km de Belford Roxo. Mas segundo o pesquisador e morador de Xerém sr.Ranulfo, existiu uma parada ferroviári em Nova Aurora,assim como diversas outras que não temos registros até agora.

Obs.: curioso ... clima em Nova Aurora igual a Petrópolis ?!
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Michel Soares » 18 Mai 2012, 21:21

Dado, você tirou parte de uma dúvida minha, sobre esse ramal. Não sabia que ele passava pelo bairro de Nova Aurora, pra mim o traçado era parecido com o da Avenida Joaquim Costa Lima. Passando com o Goole Earth sobre essa região mais cedo, vi que tem uma estrada com o nome "Estrada de Xerém", onde dá pra traçar um caminho ali na estação de Belford Roxo e seguir por ela até o bairro de Xerém, porém com alguns trechos que eu não consegui identificar ao certo, pois o caminho segue pela Estrada Rio d'Ouro, passando por trás de Capivari, mas lá existiu uma estação certo?

Abraços

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 27 Mai 2012, 14:04

Galera , boa tarde ... fuçando a internet ... veja só o que eu encontrei:

http://www.visiteduquedecaxias.com.br/8 ... -rio-douro

OBS: Não é vírus ... pode clicar .

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2012, 14:26

Minha nossa ! ! !
app app app
Surpreendente, Rodrigo ! Caramba, fantástico !
Curiosamente, esse material encontra-se em um portal sobre Duque de Caxias, mas acredito que estes vestígios da ferrovia encontram-se em algum lugar do ramal de Tinguá, que fica em Nova Iguaçu.
Após a estação, a linha seguia por centenas de metros, subindo até a represa. Mais acima, há ruínas de uma antiga civilização, uma vila utilizada como passagem para o interior do estado e Minas Gerais. Esqueci o nome da localidade, hoje com as ruíinas encobertas pela mata.
O link no final da matéria, indica tratar-se de algum lugar próximo a Tinguá mesmo.
A não ser que seja do ramal de Bacurubá, que saía de onde hoje fica a Praça de Tinguá, à direita; ou então de algum dos sub-ramais de Xerém. Mas neste último caso, a civilização fica bem próxima, com as instalações de abastecimento de água acompanhando o antigo leito. Mas é uma possiblidade também.
Rodrigo, meus parabéns ! O link indicado é realmente muito bom, show de bola !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2012, 14:29

Ah, agora que eu vi no mapa do Google ! Realmente é um dos sub-ramais de Xerém !
Show !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 27 Mai 2012, 14:37

Dado ... o nome da "cidade abandonada" em Tinguá é Santana das Palmeiras ... fica as margens da Estrada do Comércio subindo a Serra de Tinguá . Mas realmente esse link mostra que está em Xerém ... Taí um ótimo lugar pra marcarmos uma expedição .

Responder

Voltar para “Ramal de Xerém e Sub-ramais”