Parada e Ramal de Bacurubá/Bacurubú ou Boa Esperança

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Vila de Cava e Tinguá.
Dados sobre o sub-ramal da Boa Esperança (Bacurubá) podem ser postados neste fórum
RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 28 Set 2012, 17:45

Este misterioso ramal partia da estação de Tinguá e tinha 6 Km indo em direção a Xerém , este ramal terminava na Represa da Boa Esperança , onde tinha a Parada Terminal chamada de Bacurubú .
O mapa abaixo encontrei no seguinte link : http://memoria.bn.br/DocReader/DocReade ... sq=&esrc=s
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por DadoDJ » 28 Set 2012, 18:55

Boa, Rodrigo !
Eu também tenho este documento, mas está mal digitalizado. Esse que você conseguiu na Hemoroteca da Biblioteca Nacional está em ótimo estado !
app
Já cogitei de percorrer o trecho por três vezes, mas em todas elas surgiram imprevistos. E ainda tem um porém: são 6kms de caminhada de ida e 6kms de volta, com a esperança de encontrar apenas a parada Bacurubu.
Claro que pode ter algo a mais no caminho e nas represas, no final da extinta linha ... mas sei lá. São 12 kms sem saber o que nos espera.
Ainda vou lá um dia !

Rodrigo, ótima iniciativa ! Valeu !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 29 Set 2012, 10:09

Dado pelo o que eu conheço da região não teríamos acesso ao trecho dentro da reserva, legalmente falando , pois pra entrar na REBIO TINGUÁ é preciso autorização do IBAMA .

Fiz no GE o leito em duas cores :
LEITO EM PRETO - Trecho da Estrada do Comércio aberto ao Público ( até a Fazenda Tucano )
LEITO EM VERDE - Trecho dentro da REBIO TINGUÁ .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por DadoDJ » 29 Set 2012, 10:33

Tô ligado, Rodrigo.
Mas basta marcarmos uma data e eu entro em contato com com o IBAMA e os órgãos que forem preciso para obter autorização.
O caminho que você traçou no GE é basicamente este mesmo, beleza !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 29 Set 2012, 13:12

Viajando no Street View , no cruzamento do Leito da Ferrovia e a Estrada Federal de Tinguá , encontrei esses Trilhos Fincados próximo ao Rio Tinguá ... Beirando os aquedutos da Cedae .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 30 Set 2012, 13:53

Precisamos realmente marcar uma expedição a região , mas tem um agravante : Com a proximidade do verão chove muito
, e a chuva chega cedo , tipo cai um baita temporal na hora do almoço e lá pelas 16:00 desaba outro ... e isso seria muito prejudicial ...

Hugo , essa reportagem me fez recordar uma história que meu pai me contou : O meu avô paterno tinha 02 terrenos vizinhos comprados em Tinguá por volta de 1910 ,
esses terrenos tinham a medida de 60 X 80 metros cada , com o fim da ferrovia meu avô voltou pra Governador Portella ( onde veio morar , quando chegou da Itália ) e
largou o terreno pra lá ...
Quando meu avô morreu , deixou esse terreno pro meu pai , que também largou pra lá ... Quando nos anos 90 meu pai foi procurar saber do terreno , já tinha sido invadido
e desmembrado ... Resumindo perdeu um ""mini sítio " numa das regiões mais belas do Brasil .

Abraços a todos !!!

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 30 Set 2012, 14:36

Achei esse texto curioso na internet de autoria de Wandemberg :

ESPERANDO O TREM

De certa feita, nos idos de nossa adolescência, aguardávamos na estação de Miguel Couto, ‘felizes da vida’, a chegada da ‘Maria Fumaça’, quando um apito continuado atiçou nossa impaciência. Já dava pra ver no céu das ‘bandas’ de Itaipu (uma estação antes), o rastro de fumaça negra, expelido pela chaminé da máquina, vir em nossa direção. Poucos minutos depois a composição atravessava chiando e esfumaçando, qual “chaleira destrambelhada”, o “mataburro” da estação, tendo a conduzi-la o sorridente Silvio Maquinista. Já contei aqui uma história fantástica sobre o saudoso Silvio – O trem Fujão -, quando seu trem, que se encontrava em manutenção, saiu de Cava, sem maquinista à bordo, em direção á Tinguá. Nosso herói, simplesmente, saiu correndo atrás até alcançá-lo numa ladeira próximo a Fazenda São Bernardino. Um dia desses, conto outra vez.

ERA UMA ALEGRIA

O trem era um de nossos brinquedos favoritos além da bola de futebol, dos rios, dos laranjais, caça às rãs... Era uma alegria quando a ‘molecada’, principalmente no verão, ia passear em Tinguá, Jaceruba ou Rio D’Ouro. Como sempre acontecia não sabíamos ao certo para qual das três localidades iríamos, tampouco queríamos saber. Quando chegasse a Vila de Cava o trem, ou seguiria em linha reta com destino para Rio Douro ou Jaceruba, ou tomava a bifurcação rumo a Tinguá. Esse seria nosso destino.
No interior do vagão a competição dos vendedores ambulantes bombardeava nossa audição com suas ‘chamadas’ ao tempo que aguçava, cada vez mais, nosso apetite voraz de adolescente: “Olha, o bolinho de aipim!” / “...amendoim torradinho!” / “Bala de coco, quem vai querer?” / “Olha o pirulito de mel!”, / “...pastel quentinho, vai ...?”(...).

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 30 Set 2012, 14:41

FOLIA DE REIS NO TREM EM VILA DE CAVA

Na estação de Vila de Cava, uma Folia de Reis, inteira, entrou no vagão que antecedia ao que nos encontrávamos. Daí em diante o barulho da tagarelice dos ambulantes passou a sofrer a concorrência dos foliões: com a cantoria, o doce som da sanfona de oito baixos, o acorde de uma viola, o tilintar do cilindro, a zoada do bumbo e os versos rimados do palhaço. O trem apitou, saiu e, logo, bifurcou para a direita. Agora sim, finalmente, estávamos certos que iríamos para Tinguá.

O CASARÃO DA FAZENDA SÃO BERNARDINO

Tendo a janela como moldura, admirávamos o cenário bucólico, porém deslumbrante. Não demorou muito e tivemos um encontro histórico com as imagens magníficas vertidas pelas Palmeiras Imperiais enfileiradas duas a duas tendo ao fundo o imponente Casarão de São Bernardino, ainda inteiro, antes do incêndio criminoso que anos depois destruiu 95% de sua edificação. Mais à frente o canal Iguaçu, que um dia foi rio e, também, a primeira estrada da Baixada, perdendo o ‘status’ de rio e seus meandros para um leito, agora, constituído por linhas retas, como solução para exterminar as pestes que assolaram a região no final do século XIX. Próximo, os postes do telegrafo davam a falsa impressão que eram eles, e, não o trem, que estava em movimento. Ao longe muitas cabeças de gado, toscas moradas, córregos, hortas, pomares. Bem mais ao fundo os matizes dos verdes da serrania se sucediam, do mais claro ao mais escuro, até morrer, bruscamente, nas linhas sinuosas que o separavam do azul claro do céu, tingido em alguns pontos por umas poucas nuvens esbranquiçadas e que juntos ao amarelo ouro do sol a pino, lembravam a bandeira do Brasil. Tudo por ali, era esplendido e, dizia da Pátria amada!

OBS : Textos retirados do site da Folha do Iguaçú .

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por Luiz Eduardo » 30 Set 2012, 15:40

Por causa dessas últimas postagens (que me parecem uma afronta, hehehehe) INTIMO O POVO EXPEDICIONÁRIO a desbravar essas bandas.

Vamos fechar uma data bacana, pois ainda temos Petrópolis para irmos.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por DadoDJ » 30 Set 2012, 19:38

Concordo !
Podemos inclusive ir de Metrô (percorrendo o antigo leito da EFRdO) e na Pavuna, embarcar em um ônibus direto pra Vila de Cava (caso caminhemos de lá até Tinguá) ou para Tinguá (caso percorramos o trecho do ramal da Boa Esperança).
O negócio é a data ... e meu casamento. Se quando eu saio por duas horinhas já da problema ...
Mas TEMOS QUE IR !
Vamos pensar em uma data e postar no fórum de encontros e eventos.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Ramal de Tinguá”