Parada e Ramal de Bacurubá/Bacurubú ou Boa Esperança

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Vila de Cava e Tinguá.
Dados sobre o sub-ramal da Boa Esperança (Bacurubá) podem ser postados neste fórum
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2012, 16:04

Rodrigo.
Em função de uma planta que resgatei de 1917, consegui saber mais detalhes desse ramal.
O ramal tinha realmente 6 km, em números exatos e a parada de Bacurubú não tinha plataforma.
Seu ramal tinha aproximadamente 90º com o ramal de Tinguá. okk


RODRIGO MONSORES escreveu:Este misterioso ramal partia da estação de Tinguá e tinha 6 Km indo em direção a Xerém , este ramal terminava na Represa da Boa Esperança , onde tinha a Parada Terminal chamada de Bacurubú .
O mapa abaixo encontrei no seguinte link : http://memoria.bn.br/DocReader/DocReade ... sq=&esrc=s

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 22 Nov 2012, 16:35

Valeu Adenilson , creio que exista vestígios ( trilhos ou restos de vagão ) dentro da mata entre a Fazenda Tucano até a Represa da Boa Esperança .
Pretendo aproveitar um dia pra dar um pulo lá , mas já tentei autorização do IBAMA e não consegui nem resposta .

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por Adenilson » 23 Nov 2012, 14:23

Puxa. Tomara que você consiga a autorização.
Fiquei pensando o seguinte. Esse ramal se estendia por 6Km.
A partir de Tinguá, o ramal avançava por cerca de 2,5Km e depois disso simplesmente avança mata a dentro, sem o menor vestígio de civilização.
Imagina isso em 1917 ! (data do mapa).

Em função disso, fico otimista em relação à localização dos trilhos, uma vez que a depredação dentro da mata é muito mais difícil.
Um grande exemplo é a parada Represa.

RODRIGO MONSORES escreveu:Valeu Adenilson , creio que exista vestígios ( trilhos ou restos de vagão ) dentro da mata entre a Fazenda Tucano até a Represa da Boa Esperança .
Pretendo aproveitar um dia pra dar um pulo lá , mas já tentei autorização do IBAMA e não consegui nem resposta .

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por DadoDJ » 23 Nov 2012, 14:34

Tenho em mente entrar em contato e formar parcerias com as concessionárias de transporte e serviço público, como Supervia, Metrô-Rio, FCA, EF Corcovado, CEDAE, Light, Ibama ... pois assim, podemos realizar pesquisas e descobrir evidências que estas empresas possuem ...
Neste final de semana vou providenciar isso tudo ! Conseguindo, servirei de intermediário, negociando e solicitando a vocês alguma missão, quando eu não puder ir (99% das vezes ...)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por Adenilson » 23 Nov 2012, 14:36

Adenilson escreveu:Puxa. Tomara que você consiga a autorização.
Fiquei pensando o seguinte. Esse ramal se estendia por 6Km.
A partir de Tinguá, o ramal avançava por cerca de 2,5Km e depois disso simplesmente ia mata a dentro, sem o menor vestígio de civilização.
Imagina isso em 1917 ! (data do mapa).

Em função disso, fico otimista em relação à localização dos trilhos, uma vez que a depredação dentro da mata é muito mais difícil.
Um grande exemplo é a parada Represa.

RODRIGO MONSORES escreveu:Valeu Adenilson , creio que exista vestígios ( trilhos ou restos de vagão ) dentro da mata entre a Fazenda Tucano até a Represa da Boa Esperança .
Pretendo aproveitar um dia pra dar um pulo lá , mas já tentei autorização do IBAMA e não consegui nem resposta .

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por DadoDJ » 28 Nov 2012, 08:21

Rodrigo e demais membros, boas notícas ! ! !
Entrei em contato ontem diretamente com o presidente da CEDAE, para tratar desses assuntos e das nossas intenções em realizar visitas e pesquisas em dependências da empresa (listei mais de 10 locais !)
vv
Ele se mostrou bastante solicito, e explicou que provavelmente não haverá problemas, basta preencher um termo de conduta e agendar com antecedência um grupo de no máximo 10 pessoas.
Em relação a estes detalhes, pedi maiores informações e estou aguardando a resposta.
Em caso positivo, teremos acesso a vários lugares como as instalações da CEDAE na Rua Bela, em Engenho do Matto, na curva da Parada Alegria-Benfica, em Tinguá e outras represas !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 28 Nov 2012, 09:22

Caraca Dado , Papai Noel passou mais cedo ... Ótima notícia .
Só tenho uma dúvida : Se a Represa da Boa Esperança ainda é usada pela Cedae .

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por DadoDJ » 28 Nov 2012, 10:03

Eu acho que a represa ainda é usada sim.
Pra confirmar autorização para os membros do fórum, consegui um contato da adminstração da ReBio-Tinguá. Vou mandar uma mensagem para eles também, só para garantir.
E consegui também o contato do Ibama. Já com o foco de, entre outros objetivos, encontrar um elo perdido: a estação Poço das Antas, da linha do litoral da EF Leopoldina.
Será uma das grandes expedições que almejo organizar em 2013 !
<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 28 Nov 2012, 17:13

Dado , em fevereiro do ano passado consegui contato com o Padre Nelson ( responsável pelo blog : NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO TINGUÁ , e perguntei a ele sobre visitas a Estrada do Comércio dentro da REBIO TINGUÁ e ele me respondeu o seguinte :

" Rodrigo:
desde que houve a criação da APA que abrange a área da serra de Tinguá, o acesso à estrada do Comércio dentro da reserva é proibido, a não ser com autorização especial, dada geralmente a Biólogos. Eu consegui entrar na reserva e ir até as ruínas de Santana das Palmeiras (só há a ruína da igreja... todo o mais desapareceu... a legislação das APAs não permite sítios arqueológicos, o que seria muito importante para o resgate histórico da antiga vila). através de um senhor que tem a autorização de entrada, para acompanhar biólogos que estão fazendo pós-graduação ligada à Mata Atlântica. Se eu souber de alguma entrada dele na área e se ele permitir acesso de outras pessoas, eu te comunico. Mas neste período de verão, muito seco e quente aqui, não há essas entradas; provavelmente só no inverno. Há trechos da estrada fora da rserva e que pode ser visitado. Se quiser saber mais sobre a história da região e outros sítios históricos, posso te colocar em contato com nosso historiador local, responsável pelo Arquivo Diocesano, pois ao menos 2 vezes por ano ele realiza com seus alunos uma visita guiada pela Baixada Fluminense.
Obrigado por escrever e fico feliz que o blog tenha sido útil e te agradado. Grande abraço fraterno do
Pe. Nelson "

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: RAMAL DA BOA ESPERANÇA .

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 28 Nov 2012, 17:20

Quando tentei contato com a REBIO TINGUÁ recebi a seguinte resposta :

"Caro Colega Rodrigo.
Fico muito feliz por você se interessar pela História da Baixada Fluminense que é muito bonita.
Exister um Historiador chamado Ney Alberto que escreve matérias da Historia da Baixada para um Jornal de Nova Iguaçu chamado "FOLHA DO IGUASSÚ".
A História da Estrada do Comércio e outros você conseguirá através deste Jornal mencionado onde o mesmo tem contato com o Historiador Ney Alberto que passará o contato para você.
Para maiores esclarecimentos contactar o E-mail do Jornal "FOLHA DO IGUASSÚ", que é: folhadoiguassu@hotmail.com ou jornalfolhadoiguassu.blogspot.com
Esperando ter ajudado no seu interesse.
Grato."
Almir/Rebio do Tinguá.

Aí respondi a ele que gostaria de uma visita para fotografar o local , e perguntei : QUANDO POSSO MARCAR PRA VISITAR ???
Daí pra frente não recebi mais resposta ... Dado , caso queira tentar esse contato o email dele é : almir.ramalho@icmbio.gov.br

Responder

Voltar para “Ramal de Tinguá”