Estação São Pedro (Jaceruba)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Rio d'Ouro e São Pedro (Jaceruba), na linha original da ferrovia que funcionou entre os anos de 1876 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por DadoDJ » 05 Jul 2012, 14:10

Boa dia, Ana !
Legal, o seu esclarecimento é muito importante !
A estação de Jaceruba ficou linda, porém descaracterizada, como eu falei mais acima. Quando comentamos a "reforma", foi pelo fato de que a partir daí nada ali leva a crer que o local tenha sido uma estação ferroviária, a não ser, claro, pela plataforma. Mas o dístico, com o nome São Pedro, seria o marco principal e de relação com a história da ferrovia na localidade, mas infelizmente ele foi pintado de branco e descaracterizado por não receber novamente o nome da estação.
Apesar disso, e depois de saber melhor o que se passou e o que foi feito realmente, tenho que reconhecer que o trabalho feito pelo sr.Jorge está sendo muito importante. Não o conheço mas gostaria muito de conhecer, e quem sabe, entrevista-lo também, ele deve ter muitos fatos e histórias pra contar. Ele era ferroviário ? Ou funcionário da ferrovia ?
Além da reforma do prédio da estação (não sei se há algum outro patrimônio preservado no interior da casa, você saberia me dizer ?), ele mantém os atrativos naturais da região. Tudo isso o faz uma pessoa muito respeitável !
Importante, como você disse, conhecermos a história antes de opinar sobre algo. Por isso que temos uma equipe muito boa nas pesquisas, mas infelizmente, lapsos podem ocorrer.
Caso tenha contato com o sr.Jorge, mande lembranças e congratulações a ele. Foi como falei: a estação ficou muito bonita, mas perdeu a referência. Não é uma crítica, apenas uma observação.
Mas obrigado pela mensagem e pelos esclarecimentos, ok ? Seja bem-vinda !
o.ov
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Ferroviária de Jaceruba

Mensagem por Luiz Eduardo » 05 Jul 2012, 15:12

Boa tarde, Ana.

Antes de mais nada, seja bem vinda a essa estação cultural chamada Trilhos do Rio.

Em momento nenhum houve críticas a x ou y. Os comentários inclusive são de parabenizar o(s) trabalho(s) feito(s). O forista Adenílson então resumiu tudo quando disse "banho de loja". Termos hoje em dia uma estação da RdO de pé e no estado que ela se encontra é um feito, visto que praticamente tentaram apagar todos os vestígios dessa antiga ferrovia.

Aqui no fórum procuramos (eu nem tanto, a RdO é muito complexa, aprendo mais do que acrescento) em pesquisas escrever as páginas que nossos governantes nos arrancaram. Acredito que muitos capítulos já estão escritos e muitos ainda serão. E pessoas como você, que me parece ser de onde a RdO passou, só vêm a acrescentar com as pesquisas aqui feitas.

Mais uma vez, seja muito bem vinda e, como diz o Dado: "A estação aqui também é sua."
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação São Pedro (Jaceruba)

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2013, 20:02

[Em construção]
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Re: Estação São Pedro (Jaceruba)

Mensagem por renanfsouza » 13 Jun 2014, 08:23

EF Rio do Ouro - Estação Jaceruba (antiga São Pedro)

Saindo da Parada Saudade estávamos esperando encontrar a Estação Jaceruba após cinco quilômetros. Fomos caminhando apesar da dor de já termos andado mais de 20 quilômetros embaixo do sol desde manhã cedo. Aparentemente existe transporte público até Jaceruba, entretanto com a chuvas daquela semana uma ribanceira cedeu próximo à Parada Saudade desviando o curso de um rio, o que trouxe imensos prejuízos para a região. Por isso o transporte público não estava passando e a estrada estava cheia de máquinas da Prefeitura de Japeri.

A estrada estava totalmente deserta. Após mais ou menos meia hora de caminhada eis que apareceu um caminhão da Lico Gás (empresa de bujões de gás da região). Pedimos carona e por sorte o motorista parou. Eu, Guilherme e Vinicius fomos na caçamba do caminhão, sacolejando pela estrada mais acidentada que eu já vi. Em determinado momento o motorista parou o caminhão e pediu a nossa ajuda para levantar um pedaço de tubulação. Ele disse que era pra fazer uma coluna para a casa dele. Enfim, não vem ao caso...

Finalmente, após aproximadamente 40 minutos de caminhão chegamos a Jaceruba finalmente. Isso mostra que a quilometragem era muito maior do que pensávamos. Foram pelo menos uns 15 quilômetros no lugar dos cinco que esperávamos. Ainda bem que o caminhão da Lico Gás apareceu, do contrário teríamos chegado em Jaceruba com as pernas num estado ainda pior do que chegamos.

A Estação Jaceruba é tombada pelo INEPAC pelo processo E-12/0.117/89 (12.06.1989) [1]. Ela se localiza na Praça Boldão Paes Leme, número 03, Jaceruba (Nova Iguaçu). Pela quilometragem original da EF Rio do Ouro, Jaceruba encontra-se no Km 60.272 [2] (contando a partir da Estação Francisco Sá). O nome original da estação era São Pedro.

Foto 1: Eu esperei muito tempo pelo dia em que finalmente eu chegasse até esta estação. Foi incrível
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Algumas gerais da linda e emblemática Estação Jaceruba
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Locais interessantes nas proximidades

. EF Rio do Ouro - Ramal de Jaceruba - Ponte Ferroviária em Jaceruba

Referências Bibliográficas

[1] Relacao de Bens Culturais Tombados pelo INEPAC, página 25. Disponível no Portal do INEPAC: <http://www.inepac.rj.gov.br/>
[2] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro

Créditos

Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho, Marcus Vinicius e Eduardo Moreira
Fotos: 1-7 por Renan Souza em 31/05/2009

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Pedro (Jaceruba)

Mensagem por DadoDJ » 15 Set 2014, 00:14

Matéria de 1994 publicada no Jornal O Globo, falando sobre a estação:
Jaceruba (São Pedro) marco do desenvolvimento - Acervo O Globo 25-12-1994.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)”