Parada Viegas

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o ramal ferroviário entre a estação de Deodoro e Mangaratiba, no ramal de Angra da EFCB.
A ferrovia tinha por objetivo alcançar a cidade de Angra dos Reis, mas o projeto foi interrompido. No entanto foram construídas algumas obras de arte após Mangaratiba. Vestígios deste trecho podem ser postados em tópicos específicos.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Parada Viegas

Mensagem por DadoDJ » 24 Ago 2013, 23:38

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a parada Viegas
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Viegas

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2013, 08:25

Abaixo, algumas notícias e matérias envolvendo a Parada/estação Viegas e arredores:
Parada do Viegas - Jornal do Brasil 01-04-1924.jpg
Parada do Viegas - Jornal do Brasil 21-05-1924.jpg
Estação Viegas - Diario da Noite 11-03-1940.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Viegas

Mensagem por Adenilson » 27 Nov 2013, 07:25

Dado e demais foristas.

Vendo essas reportagens, o que parece (não tenho certeza) é que Viegas e Senador Camará eram estações distintas, pois foi uma surpresa ver o ano de 1940 com referência a essa parada.

Fui verificar na aerofotogrametria de 1928 e tudo indica que o Rio Viegas, perto de onde provavelmente ficava a parada não está abrangido pela planta.

Tudo indica que o Rio Sarapuí, que corta parte da baixada, deve ser uma continuação desse Rio Viegas, pois a referência de sua nascente é em Bangu.

Nas próximas férias vou ver se existe alguma planta no AGCRJ que mostre a área dessa parada Viegas.

É impressionante como algumas paradas e/ou estações são obscuras.

Eu separaria em 2 blocos:

Obscura em relação às imagens e maiores informações.

a) Parada Viegas.
b) Parada Benfica (E.F.Norte) apesar de ter parecido que eu consegui suas ruínas.
c) Eduardo Araújo (mesmo com a aerofotogrametria de 1928, não consegui localizar).
d) Herédia de Sá (idem da situação acima).

Obscura em relação apenas às imagens.

a) Parada São Francisco (Rio D'ouro).
b) Parada Venda Grande (sem localização nas imagens de 1928).
c) Parada do Capão (sem localização nas imagens conforme acima).
d) Pilares (Rio D'ouro- muitas informações, mas sem imagens).
e) Engenho do Matto (idem a acima). okk


Isso estou me referindo apenas à cidade do Rio de Janeiro.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Viegas

Mensagem por DadoDJ » 27 Nov 2013, 08:39

Encontrei esta menção em 1940 e fiquei surpreso também. Eu sempre achei que que Viegas e Senador Camará fossem distintas, mas não posso descartar a outra hipótese também ...
Falando sobre esses mistérios que são apenas dentro do município do Rio de Janeiro ... se formos para território fluminense ... a situação se complica ainda mais !
Uma parada/estação da EF Rio d'Ouro que tenho gana em saber algo é a Parada Aurora, na saída de Belford Roxo para o ramal de Xerém ... já ouvi falar que ainda há resquícios e trilhos dentro de comunidade na região !
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Viegas

Mensagem por DadoDJ » 27 Nov 2013, 09:05

Nossa, vejam como o Engenho do Viegas era antigo, nesta interessante nota do Jornal do Brasil, edição de 21 de dezembro de 1996 !
Engenho do Viegas - Jornal do Brasil 21-12-1996.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Viegas

Mensagem por Adenilson » 29 Nov 2013, 07:31

As reportagens ainda deixam algumas dúvidas sobre tal parada ser a mesma ou não em relação a Senador Camará, mas se a mesma tenha sido realmente junto ao rio homônimo, seria uma parada distinta que estaria a meia distância entre Bangu e Senador Camará, o que reduziria muito a distância entre as 3.

A aerofotogrametria da região pode realmente esclarecer tudo.

Em relação à Parada Aurora, eu realmente nem tinha citado as paradas ou estações de baixada.

Não sei se já te falei, mas resgatei as plantas de 1917 que estavam faltando, com exceção do ramal de Xerém, justamente porquê as cópias iam ficar muito caras.

Nas próximas férias providenciarei isso e o local exato da parada poderá ser determinado, apesar do esquema geral de linhas, já postado, trazer com precisão as distâncias das paradas.

Responder

Voltar para “Ramal de Angra (Mangaratiba)”