Estação Figueiras

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o ramal ferroviário entre a estação de Deodoro e Mangaratiba, no ramal de Angra da EFCB.
A ferrovia tinha por objetivo alcançar a cidade de Angra dos Reis, mas o projeto foi interrompido. No entanto foram construídas algumas obras de arte após Mangaratiba. Vestígios deste trecho podem ser postados em tópicos específicos.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Figueiras

Mensagem por DadoDJ » 24 Ago 2013, 23:51

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Figueiras
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: Estação Figueiras

Mensagem por Victor Pedretti » 10 Set 2013, 14:25

Da estação de Filgueiras não consegui menção de inauguração, embora ela conste como existente no Guia Geral de 1960. "A parada Filgueiras, e não Figueiras, tem o nome advindo do sobrenome de um parente distante meu, Francisco Gomes Filgueiras (já falecido), que fez o loteamento na área nas décadas de 1930/40. A foto que consta no site (ao pé da página) é das ruínas de um reservatório de água que fica em frente à hoje chamada praia de Santo Antônio, onde eram abastecidas as antigas "marias-fumaças", locomotivas (saudosas) que eram as usadas na época. A parada Filgueiras ficava um pouco antes, em frente onde há hoje uma bela casa redonda em cima de uma pedra no mar, bem ao lado de uma pequena prainha, a praia de Filgueiras, ainda frequentada hoje. No local ainda tenho minha humilde casa no morro acima. Inclusive, a casa do Sr. Filgueiras ficava acima também, e em frente dela a tal parada, num sítio que levava o nome de "Frida", sua esposa. Na foto que lhe envio em anexo, tirada por mim na década de 1950, onde nem havia ainda em cima da pedra a tal "casa redonda", poderá ser vista, infelizmente só aplicando uma boa ampliação para poder conseguir distinguir, o telhadinho da já totalmente destruída (não restaram nem alicerces) Parada Filgueiras. Era mínima e só cabia um vagão da composição do trem" (Ubiratan Linhares, 27/3/2010).

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ueiras.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Ramal de Angra (Mangaratiba)”