Estação Mangaratiba

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o ramal ferroviário entre a estação de Deodoro e Mangaratiba, no ramal de Angra da EFCB.
A ferrovia tinha por objetivo alcançar a cidade de Angra dos Reis, mas o projeto foi interrompido. No entanto foram construídas algumas obras de arte após Mangaratiba. Vestígios deste trecho podem ser postados em tópicos específicos.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Mangaratiba

Mensagem por DadoDJ » 24 Ago 2013, 23:53

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Mangaratiba
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: Estação Mangaratiba

Mensagem por Victor Pedretti » 28 Ago 2013, 08:53

A estação de Mangaratiba foi inaugurada em 1914. A estação original acabou sendo derrubada para a construção de uma nova, provavelmente no final dos anos 1930, já que o estilo desta era art-decô. Foi desativada em 1970/80, mas, já em 1976, segundo Hélio Suevo, já era um prédio de madeira, substituindo o original de alvenaria, já então demolido. O trem de passageiros deixou de passar no trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba nos anos 1980, e, ao contrário da linha até Santa Cruz, não era eletrificado e era servido por locomotivas a diesel a partir dos anos 1950. O trecho compreendido entre a ponte ferroviária da ilha de Guaíba e a estação de Mangaratiba foram erradicados pela RFFSA nos anos 1980. "Observe na foto abaixo, de 1976, que ao final a estação de alvenaria já havia sido demolida e em seu lugar existia uma edificação improvisada em madeira. Meu palpite, sem confirmação, é que o prédio de alvenaria provavelmente havia desabado ou estaria em perigo e por isto mesmo teria sido demolido, ficando o de madeira como provisório definitivo, bem ao estilo brasileiro" (João Bosco Setti, 03/2007). Os trilhos foram removidos e a estrada aterrada. Ainda é possível ver dormentes de madeira ao longo do caminho. A estação acabou sendo demolida. De acordo com informações de moradores, a RFFSA alegou inviabilidade econômica do trecho. No entanto, muitos alí acreditam que a desativação teria sido resultado da pressão da empresa mineradora. O trem de passageiros que atendia os residentes daquela localidade, apelidado de "macaquinho", estaria atrasando os cargueiros que levam minério até o porto da ilha de Guaíba. "O "Macaquinho" era um trem com carros de madeira que partia de Santa Cruz em três ou quatro horários diariamente. Da estação de Dom Pedro II saía diariamente o Rápido (RI) com carros de aço-carbono as 19 hs e retornava no outro dia pela manhã. No Macaquinho só tinha gente jovem, a paquera já rolava solta dentro dos carros, muitas garotas. O cheiro de maconha era forte, tudo ao som de Pink Floyd e Black Sabbath. A linha passava em alguns cortes sensacionais, a gente nas janelas tocava o mato com as mãos, quase que dava pra pegar os cachos de bananas, logo ao lado da estrada. A rodovia era de terra e cheia de curvas, o trem era muito mais rápido. Havia várias passagens de nível, muitas com cancela, sinal, sirene... bons tempos. Aliás, o ramal de Mangaratiba era originalmente uma linha bananeira. Aos sábados, saía de Dom Pedro II um elétrico, de manhã cedo, que parava em Engenho de Dentro, Bangu, Campo Grande, entre outras. Quando chegava em Santa Cruz, uma RS-3 o rebocava ate Mangaratiba. Esse trem retornava por volta das 11 horas. Havia também os RDCs que rodavam nos finais de semana, com até três unidades engatadas. Bons tempos aqueles. A gente chegava a controlar o horário durante o dia pela passagem do Macaquinho" (Milton, Rio de Janeiro, 2002). "Quando fui para lá em 1989, a linha do Saí-velho até Mangaratiba já tinha sido desativada. Ainda vi muito trilho jogado a beira-mar sendo comido pela corrosão. Pelo leito antigo, acessávamos a cabeceira (continente) da ponte da Ilha de Guaíba, da linha da mineradora" (Nelson Correia, 2002).

FONTE: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ratiba.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Mangaratiba

Mensagem por DadoDJ » 28 Ago 2013, 09:15

Uma série de absurdos nessa matéria.
E nem a RFFSA sabia da data da inauguração da linha !
:WK:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Ramal de Angra (Mangaratiba)”