Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Fórum para postagem de informações referentes a outras linhas e ramais, particulares ou industriais, desvios ou variantes.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por DadoDJ » 25 Nov 2011, 22:04

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Marítima



Em abril de 2009, estive com dois amigos, o Julio Cesar e o Fabio (pesquisadores da comunidade do Orkut "Resgate dos Trens e Ferrovias"), percorrendo os desativados complexos ferroviários da Marítima, Praia Formosa e da estação Barão de Mauá. Eu poderia postar este tópico na parte específica de Roteiros e Passeios, mas aqui poderemos postar e trocar informações sobre este gigantesco complexo ferroviário, infelizmente desativado atualmente.

Iniciamos nossa caminhada a partir do terminal rodoviário intermunicipal Américo Fontenelle. Atravessamos o centenário Túnel João Ricardo e chegamos ao local onde funcionava um gigantesco complexo ferroviário de embarque de carga, onde ocorria o transbordo entre embarcações e trens por um extenso cais; e também embarque de passageiros, operação que não pude ainda detalhar como e porque ocorria. O acesso a este complexo ferroviário era feito a partir de uma chave próxima à estação D.Pedro II, de onde os trilhos passavam sob dois túneis, sendo os primeiros túneis ferroviários construídos no Brasil onde foram utilizados dinamite.

Atualmente, apenas um destes túneis encontra-se preservado, se podemos falar assim. Estando abandonado e sem tráfego de trens há bastante tempo, tornou-se abrigo de animais roedores, mendigos e local de desova de lixo. O que é pouquíssimo divulgado é a existência do outro túnel, que a linha alcançava após cruzar a atual Rua Senador Pompeu. Vejam uma foto aérea de 1930, feita por S.H.Holland mostrando o túnel em detalhe:
Imagem
^^ Vejam que na época a Av.Presidente Vargas ainda não existia, tão pouco a estação Central do Brasil como a conhecemos atualmente. Várias das ruas mostradas na imagem não existem mais, e o Campo de Santana teve sua área reduzida. Mais acima na imagem,aparece a Praça 11 de Julho, também extinta. Nesta época ainda circulavam e partiam da estação composições movidas a vapor.
Imagem
^^ Vejam o detalhe do túnel 1, como era conhecido. A linha chegava a ele após cruzar a atual R.Senador Pompeu. Vejam também que há vários vagões parados ao largo da rua !

Imagem
^^ Estação Marítima da Gamboa em 1881. Esta fantástica imagem faz parte da não menos espetacular publicação "Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro II", disponível integralmente em formato PDF neste link (clique aqui)

Voltando a nossa expedição, começamos nossa caminhada em frente ao Cemitério dos Ingleses e a Cidade do Samba, que foi construída em parte do complexo ferroviário:
Imagem
^^ Vista geral do terminal de Marítima. À direita, encontra-se a Cidade do Samba. À esquerda, fica o Cemitério dos "Inglezes" e ao fundo o que restou de Marítima, que antes ocupava toda esta área do outro lado desta rua

Imagem
^^ Parte da estação e armazéns de Marítima

Imagem
^^ Detalhe da bonita fachada

Imagem
^^ Um poste da antiga rede aérea. Antes da construção da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa, os trilhos passavam no exato local onde está posicionado o fotógrafo

Imagem

Imagem
^^ Casas da região. Arquitetura típica da época. O espaço em frente era o leito da ferrovia que alcançava o Cais do Porto.

Imagem
^^ Leito ferroviário, atualmente sem trilhos. Ao fundo o viaduto da R. da Gamboa, sobre a boca do túnel de ligação à linha da Central do Brasil

Imagem

Imagem
^^ O lendário túnel 2, que dava acesso à linha tronco da EFCB. Este túnel ficou por muito tempo oculto devido a carência de registros fotográficos sobre ele. Toda esta região esteve abandonada por muitos anos, sendo um perigo real para quem freqüentasse a região. Após a implantação de uma UPP no morro da Providência, o acesso de pesquisadores e fotógrafos à Vila Olímpica da Gamboa (que ocupou parte do pátio de Marítima) tornou-se menos arriscado.

Imagem
^^ Armazéns de Marítima

Imagem
^^ Detalhes dos tijolos utilizados na construção da estação

Imagem
^^ Detalhe da estação. Notar o que restou das instalações telegráficas

Imagem
^^ Pátio de Marítima, cercado por tapumes. Segundo guardas municipais, isso foi feito para preservar o entorno da estação para futura restauração. As fotos e demais registros foram proibidos, mas ... SURPRESA !

Imagem

Imagem

Imagem
^^ Um carro de passageiros, do Expresso Vera Cruz, jaz abandonado e isolado em um dos prédios da estação ! Não há trilhos em volta para que ele seja removido, e não sei como ele foi parar ali, por qual motivo. Será que servirá para alguma intenção ferroviária, futuramente ?
Aproveitando que onde está o carro de passageiros não há tapumes isolando a área, aproveitamos e nos esgueiramos, invadindo a estação !

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
^^ Carro de passageiros, abandonado dentro da estação de Marítima. Em seu interior, muitos dormentes armazenados acabaram por fazer ruir o piso do salão. Infelizmente o estado geral do carro é muito ruim.

Imagem
^^ Contrastes: Favela da providência, Estação de Marítima e Vila Olímpica da Gamboa

Pra terminar, duas fotos mostrando a estação ainda em atividade:
Imagem
^^ Em 1972, do acervo de Christoffer R

Imagem
^^ Anos 1940 provavelmente, autor desconhecido (possuo esta foto em resolução maior,tentarei posta-la e substitui-la posteriormente)

<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por Vinicius » 06 Fev 2012, 23:42

Relato pertencente ao encontro Estações Desativadas da Região Central do Rio, realizado no dia 05 de fevereiro de 2012

No último domingo, eu, Luiz Eduardo e Paulo ITT nos encontramos para uma expedição que tinha como objetivo registrar as grandes estações ferroviárias desativadas da Região Central do Rio: Marítima, Praia Formosa, Barão de Mauá e Francisco Sá. O ponto de encontro, como sempre, foi a estação Central do Brasil e de lá partimos em direção ao nosso primeiro destino: Estação Marítima, localizada na Zona Portuária. Mas antes, decidimos investigar o lendário Túnel dos Marítimos, que ligava as linhas da Central a Estação Marítima, passando sob o Morro da Providência. Seguimos então em direção a saída do Ramal da Marítima, localizado na esquina das ruas América e Senador Pompeu.

Fotos

1. A saída do ramal, atualmente fechada por um muro. O antigo suporte de catenária resiste ao tempo

Imagem

2. Vestígios de trilhos. Será que ainda estão enterrados?

Imagem

3. A antiga via que leva ao túnel. Mais suportes de catenária pelo caminho e ao lado um curioso uso para trilhos: suporte para caixa d'água

Imagem

4. Detalhes do suporte

Imagem

5.

Imagem

6. A partir da Rua Rêgo Barros não prosseguimos, já que consideramos o local não muito seguro. Ao fundo, podemos ver mais um suporte de catenária e a boca do túnel tapada por tapumes, recentemente colocados pela Prefeitura

Imagem

Para alcançarmos o outro lado do túnel, contornamos o Morro da Providência pela Rua da América, passando ao lado do Viaduto São Pedro, até chegaramos a Rua Barão da Gamboa, onde se encontra um viaduto de onde teríamos uma visão privilegiada do túnel. Só que as laterais dele, assim como a boca do túnel pelo lado da Central, estavam cobertas por tapumes, o que impedia qualquer tipo de visualização. Mas demos um jeito, subimos numa das pontas do viaduto e conseguimos fazer o registro.

7. A boca do túnel pelo lado da Estação Marítima

Imagem

8.

Imagem

9.

Imagem

10. O belo trabalho na rocha

Imagem

Caminhamos depois em direção a Cidade do Samba para fotografar os Galpões da Marítima e após registrá-los fomos fotografar o túnel por baixo, já que eu tinha visto um caminho que levava até ele.

11. Até pouco tempo atrás essa área pertencia ao complexo da Marítima

Imagem

12. Uma casa mais que centenária pertencente a RFFSA

Imagem

13. Há uma placa da Rede fixada na coluna a direita

Imagem

14.

Imagem

15. Um poste de catenária lembra o passado ferroviário do local

Imagem

Felizmente, a boca do túnel pelo lado da Marítima não estava tapada por tapumes, apesar do acesso a ele estar restrito e guardado por seguranças da empresa responsável pelas obras no local. O futuro do túnel não está definido, mas a hipótese mais provável é que o mesmo seja utilizado pelo futuro VLT a ser implantado na região. Não sei quais obras estão para começar no local, nem o segurança nos soube informar, mas o túnel se encontra completamente limpo e desobstruído, inclusive conseguiamos ver o outro lado.

16. Reparem que da para ver o outro lado do túnel

Imagem

17.

Imagem

18.

Imagem

19.

Imagem

20.

Imagem

21. Dormentes de madeira abandonados. Pelo tamanho faziam parte de algum desvio

Imagem

22. Podemos ver as marcas onde os trilhos ficavam fixados

Imagem

23.

Imagem

24. Mais um poste de catenária perdido

Imagem

25. O poste e a Favela da Providência

Imagem

Seguimos então em direção a Estação Praia Formosa.

paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por paulo_zilio » 07 Fev 2012, 13:18

Já era hora do governo sendo ele de qualquer esfera tomar alguma medida para resgatar isso... mt bom ver isso...

Tem ideia qual seria o trajeto deste VLT?

Otimas fotos!!! Mt show

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por Vinicius » 09 Fev 2012, 21:39

^^

Muito obrigado. :DD

Quanto ao traçado do VLT, ele terá várias linhas na região. Segue um mapa:

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por Vinicius » 09 Fev 2012, 21:53

Seguem as fotos dos dois galpões ferroviários da antiga Estação Marítima da Gamboa, que estão sendo restaurados para serem um centro de referência social e cultural da região, sendo que um deles poderá ser ocupado pelo Museu Casa do Pontal. Junto ao túnel ferroviário, são os únicos vestígios que restaram desse que já foi um importante marco da região:

1. Vistos da Rua da Gamboa

Imagem

2.

Imagem

3. Vistos da rua em frente a Cidade do Samba

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7. Parte do novo telhado já está sendo colocado

Imagem

8.

Imagem

9.

Imagem

10. Estrada de Ferro Central do Brasil

Imagem

11.

Imagem

As próximas fotos foram tiradas de dentro da Vila Olímpica da Gamboa:

12.

Imagem

13.

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16.

Imagem

17.

Imagem

18.

Imagem

19. Esses dois carros tinham sido abandonados dentro do antigo pátio da Marítima

Imagem

20.

Imagem

21.

Imagem

22.

Imagem

23.

Imagem

24.

Imagem

25. Pertenciam ao antigo Trem Cruzeiro do Sul, trem de luxo que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo

Imagem

26. Eles também serão restaurados

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem
Editado pela última vez por Vinicius em 09 Fev 2012, 22:47, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por DadoDJ » 09 Fev 2012, 22:44

Vão restaurar os carros do Vera Cruz ?!

Uhuuuuuuuuuuuuuu !

:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por Vinicius » 09 Fev 2012, 22:52

^^

Sim, serão restaurados, mas acabei descobrindo que eles não pertenciam ao Vera Cruz, mas sim ao Cruzeiro do Sul. Segue um interessante PDF da Prefeitura do Rio sobre a restauração dos mesmos:

http://www.portomaravilha.com.br/conteu ... cao/05.pdf

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por Vinicius » 31 Mai 2012, 09:51

Fantástica foto da Estação Marítima ainda operacional, postada pelo forista Weber (RJ) no Fórum SkyscraperCity:

Imagem

A foto é do início dos Anos 90. Vemos o que parece ser uma automotriz, vagões de carga, carros de passageiros inox que eu não consegui identificar e o Vera Cruz já abandonado, mais ainda do lado de fora dos galpões (existiam vários carros dele, atualmente só restaram dois no local).

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por Michel Soares » 07 Jun 2012, 20:13

Segue foto da rua que da acesso a Rodoviaria Novo Rio. Estão fazendo obras na região e os poucos trilhos que ainda resistem, estão sendo retirados:
Segue link com a foto:

http://srv.fotopages.com/2/22313521.jpg

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal e Estação Marítima da Gamboa

Mensagem por DadoDJ » 07 Jun 2012, 20:24

Que foto aérea incrível, Michel !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Outras linhas e ramais”