VLI bate recorde no Terminal Integrador Pirapora

Espaço para postarmos informações sobre outros sistemas de transporte sobre trilhos, que não se encaixam nas categorias acima
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

VLI bate recorde no Terminal Integrador Pirapora

Mensagem por renanfsouza » 24 Jun 2014, 07:06

VLI bate recorde no Terminal Integrador Pirapora

23/06/2014

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram atividades de ferrovias, portos e terminais, alcançou, em maio, o recorde de carregamento no Terminal Integrador Pirapora (MG) - 120.682 toneladas de soja. O marco anterior aconteceu em agosto de 2011, quando o terminal foi responsável pelo carregamento de 120.100 toneladas.

Foram necessários 2.045 vagões divididos em 49 trens. O destino é a exportação, pela ferrovia até o Porto de Tubarão, em Vitória (ES). A partir de agosto, o terminal da VLI também passa a receber a safra do milho.

Segundo a VLI, o recorde alcançado com o carregamento da soja só foi possível devido a uma série de investimentos que a empresa realizou no terminal. Primeiramente, em 2008, 150 km da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) entre Corinto e Pirapora foram recuperados para inaugurar no ano seguinte o Terminal Integrador Pirapora. Em 2010, com o sistema logístico completo e já em operação, o programa de fomento Pró-Noroeste foi lançado em parceria com o Governo de Minas Gerais com o objetivo de facilitar o escoamento da produção local com seu sistema integrado de logística.

Em 2011, entrou em funcionamento no terminal o sistema reverse loop. Também conhecido como pera ferroviária, é um trecho de linha com formato semelhante ao da fruta, que praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga no pátio, garantindo maior eficiência. A estrutura possibilitou a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de mais de 30 horas para menos de 6 horas e o escoamento de 655 mil toneladas de grãos para o mercado externo.

Em 2013, foram concluídas obras para capacitação e aumento de produtividade do terminal, que propiciaram a ampliação da capacidade de movimentação de 600 ton/hora para 1.200 ton/hora, ou seja, mais de um milhão de toneladas por ano.

Em março de 2014, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do noroeste de Minas, a VLI renovou a assinatura do termo de cooperação técnica e financeira com Governo do Estado para incentivar a produção e exportação de grãos da região por meio do programa Pró-Noroeste.

Fonte: Revista Ferroviária

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: VLI bate recorde no Terminal Integrador Pirapora

Mensagem por DadoDJ » 28 Jun 2014, 22:44

Muito bom, mesmo trazendo desenvolvimento para o país, mostra apenas que quando se quer, faz.
Em relação ao social, nada muda ... nem um trenzinho de passageiros como novidade ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Outros Sistemas”