27/11/2011: Guia de Pacobaíba - Santa Dalila

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
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DadoDJ
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Caminhada "relâmpago" - EF Mauá (27/11/2011)

Mensagem por DadoDJ » 01 Dez 2011, 22:59

Pessoal, no domingo dia 27 de novembro, percorri um trecho da EF Mauá, entre a estação Guia de Pacobaíba e o Rio Inhomirim. Nós já havíamos combinado antes de percorrer este trecho para documentar e catalogar informações baseadas em uma planta da década de 1940 que me foi fornecida pelo Luís Otávio (AFPF). Infelizmente não concluímos ainda este trabalho de pesquisa, mas não vamos desanimar e marcar uma expedição em uma data futura.
Antes de postar os registros que pude fazer sobre esta caminhada, cabe uma "pequena" (?) explicação: há alguns meses, participo de uma parceria com o Fabio Torres, um fã ferroviário e Guia de Turismo, que conheci no primeiro encontro da comunidade "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS" do Orkut. Curiosamente, só nós dois fomos ao encontro, marcado para o Amarelinho da Cinelândia. Isso foi em 2009. Do meio deste ano pra cá estamos tocando o projeto Turismobile (por enquanto apenas com o blog http://turismobile.blogspot.com), onde misturamos turismo, Rio de Janeiro fora do lugar comum e ferrovias. Certa vez postei uma matéria no blog sobre a Ferrovia Imperial (EF Mauá) e ficou no nosso pensamento porque não percorrer o trecho com um grupo, como nós fazemos com o nosso querido grupo de foristas, para mostrar o potencial turístico e histórico, com a intenção também de chamar a atenção para o abandono da ferrovia e de toda a região. Pois bem, montamos o seguinte atrativo para turistas, entusiastas por história e curiosos:
1-Van para conduzi-los até Guia de Pacobaíba
2-Serviço de Guia de Turismo, para percorrer determinado trecho da antiga ferrovia, contando a história e locais de interesse ou curiosos
3-Van para nos transportar de volta ou Van para nos transportar para algum lugar onde poderíamos fazer uma refeição, descansar e retornar ao ponto de partida.
Então, o projeto está tomando forma: um conhecido do Fabio tem um sítio em Suruí, a menos de dois quilômetros do Rio Inhomirim, onde pode ser oferecido aos visitantes almoço, piscina, campo de futebol, sala de jogos, TV, redes para descanso e pequenos apartamentos para relaxar. Eu ainda não tenho a carteira de Guia de Turismo, cheguei a iniciar as aulas no começo de 2011, mas o dinheiro acabou (estava desempregado) e aceitei retornar à "Peste-shop". Se tudo der certo, em breve poderemos estar organizando roteiros deste tipo para todos aqui também, com abatimento no preço final, é lógico !
:beer:
Então, em 2012, quero fazer o curso, tirar minha carteira de Guia e abandonar a Pet-Shop, apesar de adorar o pessoal de lá. O negócio é que lá eu não tenho oportunidade de crescimento e me ocupa o dia inteiro, 6 vezes por semana. O único dia que me sobra, tenho que optar entre ficar com minha "noiva quase esposa" e família, a galera dos fóruns (estou morrendo de saudades de vocês !), e fazer algo para mim mesmo. Pois bem, em 2012, tudo vai ser diferente ! Só não pode o mundo acabar ... =O
Concluindo: minha mãe tinha me dito que haveria uma festa da empresa onde ela trabalha em um sítio em Suruí, no domingo dia 27. Olhei no mapa e ficava relativamente próximo da EF Mauá. Só que ela não havia confirmado se iria ou não, e assim fiquei inseguro em convidar o pessoal daqui e do TGVBR para uma expedição pois haveria a possibilidade de eu não ir. A minha mãe tinha a escolha de ir a Seropédica, para uma festa de uma sobrinha, e como minha "noiva quase esposa" não tem muita simpatia pelo pessoal de lá, me "liberou" caso eu quisesse ir a Suruí. Mas dependia da minha mãe ... até que ... no sábado ficou chovendo e minha mãe desistiu de ir a Magé !
ptz
Acordei cedo no domingo e vi que não estava chovendo (pelo menos aqui onde eu estava, passei a semana no Leblon e não em Belford Roxo). Decidi que iria sozinho à Guia de Pacobaíba ! Peguei o ônibus no Leblon às 6:40 e cheguei à Central do Brasil às 7:25. Mesmo sendo cedo, me deu um estalo e ... decidi ligar pro Fabio. Como ele queria muito percorrer o trecho para saber se era viável turisticamente falando, ele topou ir comigo. Só que começou a chover ... e com certa força. Mesmo assim fomos à caminhada, e fiz algumas fotos, que explicarei abaixo.

Obs.: apesar de ter ido e ter investigado alguns dados que precisava confirmar, fiquei triste por algumas coisas que vi e aconteceram pelo caminho, assim como fiquei triste em não ter convidado alguém aqui do fórum para nos acompanhar. O chato é que tudo foi pensado em cima da hora, mas graças a Deus não tivemos grandes problemas, apenas muitos problemas.
:ttn:
Gostaria que me perdoassem por não ter feito o convite. Quero o quanto antes estar junto de todos, em uma caminhada ferroviária. E esse dia vai acontecer antes do que imaginamos, pode crer !
<o>
Vamos ao trajeto:
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Re: Caminhada "relâmpago" - EF Mauá (27/11/2011)

Mensagem por DadoDJ » 01 Dez 2011, 23:15

Pegamos uma van na Central (novamente, como na última vez que fomos lá, o ônibus para Ypiranga/São Francisco iria demorar), que nos deixou em Guia de Pacobaíab após apenas 45 minutos ! E isso debaixo de uma forte chuva, o motorista corria muito !
Ao chegar em Guia de Pacobaíba, pudemos constatar que o abandono esta novamente tomando conta do local:
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^^ O mato crescendo em volta da estação, e a parede lateral com diversas pichações, já pintadas de tinta avermelhada. Isso já me deixou triste ...

Imagem

Imagem
^^ ... até que o Fabio me chamou a atenção para um detalhe: cadê o Marco Zero da Ferrovia ?!
Enviei estas fotos ao Antonio Pastori, que ficou revoltado ! Primeiro roubaram uma placa de acrílico, agora um bloco de cimento ... para quê ??? Com qual intenção ?? Absurdo ! ! !
brb >88 nnoo wll :brrb: :gr:

Imagem
^^ Detalhe de um trilhos em frente à estação, com as inscrições "RFFSA" e "1963" ou "1969", não me lembro agora ...

Imagem
^^ Píer do Cais de Guia de Pacobaíba. Três coisas me chamaram a atenção nesta foto:
1-o nível da maré, normal. Totalmente diferente do mês de maio, quando fomos ao local e pudemos entrar embaixo do píer, caminhando em solo firme ! Maré baixíssima, muita sorte que tivemos naquele dia ...
2-Consegui enquandrar muito bem a construção na imagem. É que minha máquina está com a tampa do compartimento de pilhas quebrada, então todas as fotos eu tive que fazer segurando com força esta tampa, o que me fez perder algumas fotos que fiz, pois achava que já tinham sido gravadas no cartão de memória quando na verdade ainda não haviam sido processadas (e perdi fotos importantes devido a isso, só vi quando cheguei em casa ...)
3-Reparei que fotos em dia chuvoso ficam muito bonitas ... tudo parece mais limpo, lavado, com mais brilhos sei lá ... quando a chuva dava uma trégua, fazia as fotografias, mas teve local que não foi possível (me molhei muito neste dia, muita lama pelo caminho, escorregões e muito mais ... continuem acompanhando) ...
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Re: Caminhada "relâmpago" - EF Mauá (27/11/2011)

Mensagem por DadoDJ » 01 Dez 2011, 23:59

Começamos a caminhada. Mas antes fiz algumas fotos, incluindo a da chave de troca de linha:
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Após atravessar a via principal do bairo (Av.Roberto Silveira) percebi que aquele terreno grande, na beira da rua, normalmente cercado por onde passamos por uma trilha embaixo daquela caixa d'água alta, estava aberto, sem cêrca ! Ali era onde fica o triângulo de manobras, segundo o mapa de 1940. Entrei no tereno, mas a única coisa que encontrei foi uma pequena base que não deve ter pertencido à ferrovia:
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^^ Pequena base, com alguma extensão (seria uma mini-plataforma na parte superior da imagem ?). Acredito que não tenha pertencido à ferrovia

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^^ Grande área normalmente cercada, onde ficava o triângulo de manobras. Isso é uma boa notícia, pois como liberaram a área, algo pode ter a ver com a reativação da ferrovia (só não pode é ocorrer invasão do terreno !)

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^^ A grande caixa d'água, não me recordo o ano (começo do século XX). Segundo o sr.José (que mora em em frente à extinta Parada José Maria, lembram-se dele ???), esta caixa d'água abastecia tanto a população quanto a ferrovia e suas marias-fumaça)

Seguindo o caminho e de olho nas indicações da planta de 1940 (que passei para um rascunho escrito a mão), estávamos chegando perto de onde ficava uma casa de turma. Só que não encontrei nada que mostrasse isso, apenas muito mato e atrás deste mato, algumas casas, que fotografei abaixo:
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Imagem
^^ Acredito que a faixa de domínio da ferrovia (ou o o seu próprio leito, de repente a linha passava por fora da rua neste trecho) tenha sido respeitado neste trecho, e o terreno entre as casas e a rua, mantido intactos. Pelo menos o terreno, pois casas com aparência de Casa de turma não vi.

Continuando, vimos mais coisas que não me agradaram ...
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Imagem
^^ Pintaram o boeiro da ferrovia ! Além disso cobriram o outro lado, na parte superior, com cimento, onde ainda dava pra ver trilhos utilizados na sustentação do leito. Mutilaram uma construção histórica ! ! !
:ttn:

Seguindo em direção à primeira parada, a Camarão, passamos novamente por locais e estruturas curiosas:

Imagem
^^ Alguém saberia ou teria alguma idéia do que poderia ser esta estrutura ? Algo para pendurar bagagens ou encomendas a ser transportadas pelo trem ? Cabide para correspondências ? Vou enviar esta foto a alguns fóruns e amigos pesquisadores para ver se alguém sabe ...

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^^ "Túnel" verde, pouco antes de chegarmos a um sítio onde há cães ferozes e que os portões ficam abertos ! ! !

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^^ Esta foto foi feita na direção Guia de Pacobaíba. Em 2009 eu entrevistei um antigo ferroviário em Bongaba que me disse que existiu uma Parada Camarão. Esta estrada da foto, cruzada pela ferrovia na época, chama-se Estrada Camarão. Eu acredito que neste larguinho havia uma parada, inclusive há um trilho fincado, como se estivesse sinalizando algo ... mas infelizmente não encontrei moradores que me confirmassem ou desmetissem esta informação. A linha vinha mais ou menos onde está o centro da foto, sendo assim esta casa é outra invasão do antigo leito.
E da-lhe chuva !

Adiante, chegamos ao local onde ficava a estação Caiubá. Fiz 5 ou 6 fotos no local, inclusive da casa/igreja evangélica que fica sobre o antigo leito ... só que perdi todas as fotos ! Logo atrás da casa, permanece as ruínas da plataforma da Parada José Maria. E em frente, a residência do sr.José, que gosta de ser chamado de "Zeca". Batemos um papo legal, de mais ou menos uma hora. Pedi desculpas pela nossa última vez em relação aos canos de chumbo que ele tem guardado, da rede de abastecimento de água que passava ao lado da ferrovia. No dia em que fomos e passamos por lá, me passou a impressão (talvez seja exagero) de que fizemos pouco caso com as peças guardadas por ele, e por isso pedi que ele nos mostrasse. Só que fiz fotos, mas também as perdi ! Elas não abrem no computador, dá erro de formato ...
:brrb:
Vou editar o vídeo da entrevista, foi emocionante. O sr."Zeca" não acrescentou muitas informações sobre a ferrovia (falou algo, mas não muito), mas dá gosto de ver o seu jeito de falar dos trens, da época em que ele corria em frente à sua moradia ... eu fiquei sob uma cobertura e ele foi pra chuva para fazer o seu depoimento, com a plataforma da Parada José Maria ao fundo ... realmente ficou show de bola, vou editar e postar o quanto antes isso !

Obs.: peguei o nº de telefone dele. Ele ficou super animado em relação a levarmos pessoas ao local. Qualquer informação ou dúvida ferroviária, agora podemos falar com ele !

Imagem
^^ Após passarmos pela casa do sr. José ("Zeca"), seguimos o caminho. Notem à esquerda, na foto, de onde o leito saía, entre a cêrca e as bananeiras no centro da foto.

Imagem
^^ Mais a frente, podemos ver ainda antigos dormentes, no leito que vinha do meio do mato.

Daí pra frente os problemas aumentaram. Esta foto abaixo foi a última que saiu legal, fiz várias, mas todas não estão lendo. Em todo o trecho entre a Parada José Maria e o Rio Inhomirim, apenas essa foto ficou legível, digamos assim, mas vou descrever o trecho,que ficará bem claro para quem foi na última expedição:
Imagem
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Re: Caminhada "relâmpago" - EF Mauá (27/11/2011)

Mensagem por DadoDJ » 02 Dez 2011, 00:37

Para quem não foi, veja o link abaixo, das fotos deste encontro em maio de 2011. Acredito que vai dar para se situar na minha descrição:
https://picasaweb.google.com/trilhosdor ... directlink


Voltando, durante a caminhada enfrentamos 80% do trecho sob chuva, às vezes fraca, às vezes mais forte. Isso impedia de fazer filmagens ou fotos da região. Além disso, enfrentamos muitos problemas. Pra começar, após passar pela Parada José Maria, enfrentamos uma grande extensão da estrada com muita lama. Além de afundar o pé algumas vezes na lama, derrapamos muito, quase caindo. Por sorte, não caímos ... após cruzarmos a tubulação de gás da Petrobrás, a estrada torna-se trilha. Logo a frente, vacas pastavam, pouco amistosas ... um boi com chifres grandes e assustadores ficou nos encarando um tempão, até que em determinada hora ele desistiu e entrou em um terreno. Antes de chegar ao local onde acreditávamos ser a estação Calafate (aquela casinha verde, baixinha) comecei a sentir uma coceira nos braços muito estranha. Quando olhei, havia pelo menos uns 10 mosquitos/muriçocas pousados ! ! ! Era um verdadeiro enxame ! ! ! Começaram a nos atacar, picando pescoço, braços, rosto ... corremos feito loucos, se sacudindo e quase escorregando na lama. Foi horrível, a sensação de queimação na pele ... sinistro ! Repelente será ítem obrigatório nas próximas caminhadas !
o0
Logo após àquela casinha que achávamos ser a estação, há um morro do lado direito e atrás deste, segundo o mapa antigo, ficava um desvio e a estação Calafate. Ao chegar ao local, reconheci: é onde acaba a rua/trilha e entramos na mata fechada, ao lado de uma casa. Para acessar este trecho de mata fechada, é preciso praticamente pedir autorização aos moradores, o que fizemos. Tirei fotos da casa, mas estas também se perderam. Infelizmente a casa é recente,pois ainda tem tijolos aparentes, o que me levou a concluir que ou a estação Calafate foi demolida, ou se encontra (talvez apenas as ruínas) encoberta pela mata fechadíssima, atrás da casa destes moradores. Onde havia o desvio, no final da linha, também há uma casa, mas que não se parece antiga.
<_<
Seguindo pela mata, começamos a sentir um cheiro forte e vimos muitos urubus à frente. Mal presságio ... era uma vaca morta, ao lado da trilha. O cheiro era fortíssimo. Disso eu não fiz fotos ...
o0
Antes de chegarmos ao corte do Morro Camarão (será que havia uma parada ali ? Esta hipótese foi levantada pelo sr.josé), havia uma pessoa na parte baixa de um morro, à esquerda e certa distância. A pessoa estava abrigada por um guarda-chuva, estática feito estátua, virada pro lado do morro. Achávamos que estava fazendo algum despacho ou macumba, mas não havia nada no chão. Então pensamos que poderia estar fumando ou consumindo drogas, mas ela não se movimentava. Passamos despercebidos ... que sinistro !
:O
Ao contornar o Morro Camarão, constatamos que os trilhos ainda estão lá, submersos. Seguindo, onde muitos de nós da expedição de maio ouviram uma onça rugir, o atoleiro estava pior que nunca ! Parecia que estávamos andando sobre sabão ! O portão com a cremalheira continua no local, e antes de chegar ao Rio Inhomirim, percebi que há mais casas construídas na região, do lado direito.

Imagem
^^ Chegamos ao Rio Inhomirim !

Pegamos a trilha, seguindo a margem do rio. Em determinado ponto, vi minhas pernas com vários carrapatos, que tirei em seguida. Ao chegar à ponte do atual Ramal Guapimirim da Supervia,resolvemos tirar algumas fotos, mas não chegamos a ir à Bongaba (Bongaaaaaaaaaaaaba vv ), pois precisávamos chegar logo ao sítio em Suruí.
Imagem

Pedi pro Fábio tirar uma foto minha na ponte, tomando cuidado com a tampa das pilhas. Ele fez a foto, só que instântaneamente começou a pular e gritar ! Não entendi nada, até ver o motivo ... olha onde ele se posicionou para fazer minha foto:
Imagem
^^ Um baita formigueiro ! ! !
Resultado ...
Imagem
^^ E o pior: minha foto não saiu ! ! !
:D

Nos despedimos da ponte e de Bongaba (ao fundo, na imagem, do lado direito dos trilhos) e seguimos adiante:
Imagem

Imagem
^^ Antiga sinaleira, já fotografada dezenas de vezes ...

Imagem
^^ Parada Mauá, atualmente não operante pela Supervia, que opera suas composições de 3 carros, que não cabem na pequena plataforma.

Imagem
^^ Placa da parada, e o aviso da Supervia

Imagem
^^ Antigo poste telegráfico, no meio da mata, ao lado da ferrovia (Ligação Sarucuruna-Visconde de Itaboraí)

Imagem
^^ Decidimos seguir pelos trilhos, ao invés de ir pela rodovia. Resultado: muitos escorregões nos dormentes molhados ...

Imagem
^^ A simpática Parada Santa Dalila, outra em que a Supervia não realiza paradas ... infelizmente !

A partir daí fomos pela rodovia e seguimos em direção ao sítio, onde negociamos um pacote de estadia. Estamos aguardando resposta do dono do sítio, bem aconchegante por sinal. quando tiver novidades eu falo aqui.

Então é isso, esta foi minha "expedição relâmpago" pela EF Mauá. Não sem antes mostrar como ficou meu tênis e meias após chegar em casa ... situação lamentável e cenas fortes. Caminhar em dia chuvoso tem suas vantagens, mas também muitas desvantagens !
Imagem
:O :O :O

Foi isso, pessoal. Em breve postarei o vídeo com o depoimento do sr.José. Aguardem ...
okk
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Re: Caminhada "relâmpago" - EF Mauá (27/11/2011)

Mensagem por Luiz Eduardo » 02 Dez 2011, 09:39

Dado, sem palavras.... Fantástico, parabéns.

Eu, como quase todos do grupo, não estou nem um pouco chateado de não haver convite. Muito pelo contrário, as vezes pintam as oportunidades de última hora mesmo.

Me lembrei agora do que o Melekh postou no outro fórum, quando ele disse que pessoas observam nosso trabalho. Uns não gostam e outros estão entusiasmados. A parcela dos que não gostam pode muito bem ter influência no ataque a estação. Parabéns mais uma vez
Abraços

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Re: Caminhada "relâmpago" - EF Mauá (27/11/2011)

Mensagem por Luiz Eduardo » 02 Dez 2011, 09:50

Acrescentando: qualquer registro que se faça da pioneira nunca será repetitivo. Quanto mais registros, melhor. Sem interesse financeiro nenhum, estamos deixando um legado para as futuras gerações que era para as esferas do Governo terem deixado. Isso foi subtraído de uma parcela enorme da população. E lá vamos nós reescrever esses capítulos, tirando dinheiro do nosso próprio bolso, mas felizes da vida. Esse mês estaremos em campo de novo, explorando a Auxiliar no Ramal de Jacutinga. Mais um registro histórico também. Mas, lá na frente, teremos muito orgulho disso tudo. Hoje ainda estamos engatinhando,
Mas podemos ser pioneiros em grupos como o nosso, que não se intimidade e sempre vai a luta mostrando o quanto nossas ferrovias sofreram com o abandono e descaso.
Abraços

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Re: Caminhada "relâmpago" - EF Mauá (27/11/2011)

Mensagem por DadoDJ » 02 Dez 2011, 12:54

Valeu, parceiro !
Obrigado pela força !
Estamos juntos !
Valeeeeeeu !
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27/11/2011: Guia de Pacobaíba - Santa Dalila

Mensagem por DadoDJ » 30 Mar 2013, 11:24

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