15/01/2011 - Trecho Magé-Guapimirim

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

15/01/2011 - Trecho Magé-Guapimirim

Mensagem por DadoDJ » 21 Abr 2013, 21:34

Pessoal, transcrevo abaixo a postagem sobre a expedição realizada pelos membros do fórum TGVBR em 15 de janeiro de 2011, entre as estações de Magé e Guapimirim, da antiga EF Therezoopolis, hoje parte do ramal de Guapimirim da Supervia.
Como os membros participantes também fazem parte aqui do fórum, postarei as mensagens e imagens da expedição:


-------------------------------------------------------------------------
NANDORJ escreveu:Boa tarde a todos. Foii show de bola nosso passeio ontem. Contou com a presença do Vinicius, Guilherme Pinho, Nighto, Brunno e a minha. Foi um final de trajeto com chave de ouro, cujo o trecho inicial de Saracuruna-Mage fora percorrido no dezembro passado. Ai vai a listagem das estaçoes e paradas do trecho de Guapimirim ate Mage:

Guapimirim(e suas oficinas)
Parada Bananal
Parada Modelo
Parada Capim
Parada Ideal(a nova parada e as ruinas da antiga)
Parada Citrolandia(com seu desvio,plataforma dupla e casa de turma, por fim as ruinas da antiga mais a frente)
Parada Jororo(sua estaçao em relativo bom estado e sua parada nova)
Parada Maringa(sem cobertura e de ferro)
Parada Nova Marilia
As tres estaçoes de Mage(EFT, Leopoldina e a nova que e utilizada na atualidade.

<O> <O> <O> <O> <O> <O>
brunno escreveu:Eu fiquei curioso sobre aquele acidente narrado pelo Periquito lá em Jororó, e o uso do prédio da estação como necrotério. Quano que deve ter ocorrido???
DadoDJ escreveu:
brunno escreveu:Eu fiquei curioso sobre aquele acidente narrado pelo Periquito lá em Jororó, e o uso do prédio da estação como necrotério. Quano que deve ter ocorrido???
Caramba, não sabia desse acidente ... sinistro !
NANDORJ escreveu:As tres estaçoes de Mage(EFT, Leopoldina e a nova que e utilizada na atualidade)
Nando, ainda existe 3 estações em Magé ? Eu achava que só tinha a da EFT e a mais moderna, operada inicialmente pela RFFSA e CBTU ... me esqueci do prédio da Leopoldina.

Parabéns aos participantes !
app
Queremos os registros !
:D
Abraços
NANDORJ escreveu:Na verdade sao tres estaçoes:
PRIMEIRO a que você acha que e da EFT nao e ela, e na verdade da estrada de ferro Leopoldina(hoje em dia um boteco), do trecho construido e inaugurado em 1926, trecho esse que propiciou a ligaçao da Linha Norte-EFBM com a EFT, Ramal do Cantagalo e a Linha do Litoral.
SEGUNDO a que você acha que era da RFFSA e verdade, mas ela veio substituir a primeira citada acima, com designer e arquitetura mais moderna, lembrando as que existem na regiao metropolitana, ela tem essa cara poois foi feita para uma eletrificaçao que nunca chegou.
TERCEIRA que a maioria desconhece a verdadeira da EFT, esta confinada por muros e descaracterizada, hoje em dia e uma das sedes de manutençao da CENTRAL, ela possui ainda plataforma, estrutura da caixa dagua, e um auto de linha para soldadores, ela esta ao lado da curva que o trem faz para ir para Guapi, essa curva na verdade e uma alça que foi criada, pois o trecho inicial da EFT foi erradicado, um trecho de 4 km do Porto da Piedade ate o patio de Mage, ou seja a linha original ficava perpendicular a linha que vai para Visconde do Itaborai, esse trecho inicial era do mesmo estilo Guia Pacobaiba, uma barca saia do Rio indo ate o fundo da Baia de Guanabara dali saindo a vaporosa, esse trecho inicial deve ter sido erradicado em 1926 apos a inauguraçao do trecho Saracuruna Visconde do Itaborai. <O> <O> <O>

DadoDJ escreveu:
brunno escreveu:Eu fiquei curioso sobre aquele acidente narrado pelo Periquito lá em Jororó, e o uso do prédio da estação como necrotério. Quano que deve ter ocorrido???
Caramba, não sabia desse acidente ... sinistro !
NANDORJ escreveu:As tres estaçoes de Mage(EFT, Leopoldina e a nova que e utilizada na atualidade)
Nando, ainda existe 3 estações em Magé ? Eu achava que só tinha a da EFT e a mais moderna, operada inicialmente pela RFFSA e CBTU ... me esqueci do prédio da Leopoldina.

Parabéns aos participantes !
app
Queremos os registros !
:D
Abraços
NANDORJ escreveu:Estava pesquisando na net sobre esse acidente que vitimou dezenas de pessoas, devido a batida frontal de duas composiçoes na ponte ferroviaria 50 metros antes da estaçao do Jororo(antiga Augusto Vieira fundador da EFT, ja no trecho de serra existia outra Augusto Vieira), cujos mortos foram depositados na estaçao que virou necroterio ate o seu translado(relatado pelo Piriquito morador de Jororo). Ao pesquisar achei um outro acidente, uma locomotiva de cremalheira despencou de um precipicio nos anos 40, dizem que ela esta ate hoje la no meio da mata. Seque o trecho da postagem eo link da mesma:


Circula entre os antigos ferroviários a história de um acidente na Serra dos Órgãos ocorrido por volta de 1940 na qual uma locomotiva haveria despencado de um precipício, na localidade conhecida como Refúgio da Santa, à beira da rodovia Rio-Teresópolis. Esta locomotiva estaria lá até os dias de hoje em local inacessível e coberta por densa vegetação. O pesquisador Pedro Paulo Resende afirma que nunca encontrou referências em jornais sobre este fato e acredita que se houve mesmo um acidente no local, a locomotiva estaria hoje sob imensa quantidade de pedras provenientes da abertura da estrada de asfalto feita pouco mais acima na ferrovia, nos anos 50.








http://trolleymania.eissoai.com.br/text ... lis_01.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
DadoDJ escreveu:
NANDORJ escreveu:(...) Ao pesquisar achei um outro acidente, uma locomotiva de cremalheira despencou de um precipicio nos anos 40, dizem que ela esta ate hoje la no meio da mata. Seque o trecho da postagem eo link da mesma:
Circula entre os antigos ferroviários a história de um acidente na Serra dos Órgãos ocorrido por volta de 1940 na qual uma locomotiva haveria despencado de um precipício, na localidade conhecida como Refúgio da Santa, à beira da rodovia Rio-Teresópolis. Esta locomotiva estaria lá até os dias de hoje em local inacessível e coberta por densa vegetação. O pesquisador Pedro Paulo Resende afirma que nunca encontrou referências em jornais sobre este fato e acredita que se houve mesmo um acidente no local, a locomotiva estaria hoje sob imensa quantidade de pedras provenientes da abertura da estrada de asfalto feita pouco mais acima na ferrovia, nos anos 50.


http://trolleymania.eissoai.com.br/text ... lis_01.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Eu conheço esse depoimento do Pedro Paulo Resende, mas o fato é que é verdade este acidente na serra e a locomotiva ainda está lá ... mas só descendo de rapel para alcança-la ...
:WK:
brunno escreveu:Fernando se usava a cremalheirade magé até Guapi? Pensei que era só em Guapi até a serra.
NANDORJ escreveu:A cremalhareira da EFT saia de Guapimirim. Na verdade eram duas trocas de locomotivas, uma normal de simples aderencia ate Guapi, la era substituida por uma de cremalheira que subia a serra, em Soberbo(ja no alto da serra) a mesma era substituida por uma normal.

brunno escreveu:Fernando se usava a cremalheirade magé até Guapi? Pensei que era só em Guapi até a serra.
Guilherme Pinho escreveu:Depois de quase 1 ano ptz termino de postar as fotos do passeio vv eis as fotos off :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
-------------------------------------------------------------------------
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Arqueologia Ferroviária”