26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
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26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 26 Mai 2013, 20:44

Boa noite, pessoal !

Bem, abaixo descreverei como foi a primeira parte da expedição em busca do túnel perdido da EF Sapucahy (Linha Botafogo x Angra dos Reis). A segunda parte virá em breve, se tudo der certo.

Cheguei ao local do encontro às 8:40. Pouco antes das 9:00 o Vinicius chegou e aguardamos até aproximadamente 9:10 pela presença de mais algum membro do fórum. Atravessamos a passarela e nos dirigimos à Praia do Pepino (prefiro nomea-la como Praia de São Conrado, mas na verdade tudo é ali é Praia da Gávea, mas quase ninguém a conhece assim).
:P
Após observarmos o pouso de algumas asas-delta na pista de pouso da praia (e aguardar passagem para não ser "atropelado" por alguma delas) :lol: nos dirigimos ao final da praia, na encosta das elevações adjacentes à Pedra da Gávea. Nos equilibrando dentre as pedras, avistamos sob o viaduto que dá acesso ao Túnel São Conrado um morador de rua, lavando roupa utilizando a água proveniente de alguma nascente próxima. Conversamos um pouco, mas ele não soube dizer onde ficaria este túnel ferroviário. Observamos e exploramos a área ao redor e embaixo do viaduto, mas nenhum sinal, apenas muita sujeira e vestígios de rituais de umbanda, citados como freqüentemente realizados no túnel da EF Sapucahy pela revista Veja Rio, matéria esta que determinou nossa pesquisa.
Após alguns minutos, descemos a encosta e chegamos ao outro lado do viaduto, escalando as pedras do outro lado do viaduto. Mas a visão era mais prejudicada do que do outro lado, devido à mata fechada. Aí pensamos que o túnel ferroviário pudesse estar do outro lado do Túnel São Conrado, mas atravessa-lo seria arriscado, pois não há passagem "oficial" de pedestres. Pensamos em voltar e subir a Estrada do Joá, mas decidimos nos arriscar e passar dentro do túnel, com o tráfego de veículos em direção contrária e próximo a nós ! Sorte que o túnel não é tão extenso, deve ter no máximo uns 500 metros. Ao sair do outro lado, já no Elevado das Bandeiras, percebemos que tudo ao redor está com um grande canteiro de obras. Há um caminho entre o elevado e encosta, que poderia nos ajudar a procurar por vestígios, mas antes de nos aventurar, decidimos perguntar a alguns funcionários da obra sobre a existência do túnel. Diante da negativa de todos eles, um dos funcionários nos indicou como acessar a Estrada do Joá, para não retornarmos pelo túnel: basta subir por uma via de barro ao lado de duas residências (que sempre me intrigaram quando eu passava pelo elevado de ônibus, pois não aparentemente outra forma de acesso a não ser pelo próprio elevado) e sair. Mas antes disso, um funcionário de umas das residências passou por nós e resolvemos perguntar sobre o túnel. Ele nos indicou falar com o morador, que tinha, segundo este funcionário, uns 60 anos e já mora há décadas no local.
Após alguns instantes, um senhor veio até nós e nos cumprimentou: seu nome é Henrique, e ele é pescador e mergulhador, residente no local há 40 anos. Proprietário das duas casas no local e de alguns carros, ele se mostrou de certa forma humilde e nos convidou a conversar sobre o túnel, que teve sua existência confirmada ! Só que tem um problema: a boca do túnel se encontra dentro da propriedade do filho de um bruxo, segundo relato de moradores ! Conversamos durante aproximadamente uns 40 minutos, e ele nos contou histórias do "arco da velha", desde a fama desse tal "bruxo" até os bastidores da ocupação da Barra da Tijuca e da construção do elevado das Bandeiras. Aqui abro um parênteses, pois achei incrível a história: no local onde fincaram as colunas do elevado existiram duas estradas, na verdade, vias de acesso de veículos, para auxílio à obra, e antes disso, havia 3 ou 4 praias ! ! ! Só que com a obra, centenas de pedras foram jogadas na costa, destruindo a faixa de areia, que às vezes, no verão aparece abaixo do elevado. O sr.Henrique nos contou muito mais coisas, e cheguei a gravar um pequeno trecho da história.
Pois bem, após a indicação de onde deveríamos ir para tentar encontrar o túnel, nos despedimos com o seu convite de retornar para um bate-papo com mais calma, pois ele estava de saída (imagine se não estivesse, estaríamos conversando lá até agora ! :lol: ). Subimos a rua e alcançamos a Estrada do Joá. Após descermos alguns metros, chegamos ao portão da residência indicada (o sr.Henrique ainda passou de carro por nós e apontou o portão) tocamos a campainha várias vezes, mas ninguém, além de um cão rotweiller, nos atendeu. Observamos entre o vão do portão e avistamos uma residência, relativamente mal cuidada, um pouco abaixo do nível da estrada. Como ninguém veio nos atender, subi em uma árvore próxima e pude observar mais detalhadamente o interior do terreno, mas nada do túnel ! Anotei o endereço da residência e amanhã mesmo pretendo enviar uma correspondência pelo Correios, divulgando nossa intenção de pesquisa e torcendo para que sejamos convidados a conhecer o tal túnel, onde, segundo comentários de moradores da área, foi feito no passado sacrifício de animais e diversos rituais de magia negra ...
=O =O =O =O =O =O =O =O =O =O =O =O
Descemos a pé a Estrada do Joá em direção a São Conrado, e pensamos em contornar o terreno na tentativa de avistar algo. Chegamos a andar pelo acostamento da Auto-Estrada, quando descobrimos uma trilha dentro da mata, onde havia um senhor também morador de rua, aparentemente sentado e realizando alguma parte da digestão que não soubemos precisar em um primeiro momento ...
<_<
Após confirmarmos que era a primeira parte da digestão que estava sendo realizada (comendo uma "quentinha"), chegamos até ele e perguntamos sobre a trilha e sobre o túnel. Ele, um idoso de dar pena devido ao estado lastimável em que se encontrava, nos respondeu com muito mau-humor que não sabia, que o túnel era "aquele ali onde estava passando os carros" e que a trilha não ía a lugar nenhum. Pedimos licença e desculpas por interromper sua refeição, e avançamos pela trilha, praticamente escalando as pedras e avistando várias tigelas de barro utilizadas em rituais religiosos. Em um primeito momento vimos um buraco, mas era apenas uma depressão formada pelas grandes pedras da região, e depois chegamos embaixo de uma construção provavelmente da propriedade que não conseguimos entrar, deve ser um terraço ou área de lazer. Olhamos ao redor e nada de túnel. Descemos, quase despencando das pedras que escalamos anteriormente e percorremos a auto-estrada até chegar ao viaduto. Lá vimos um trecho do morro que pode esconder o túnel, mas o acesso é impossível por fora da propriedade. Até tentamos passar ao lado de um muro de contenção, antes de alcançarmos o viaduto, mas ele termina em um vale intransponível. Isso sem falar nas aranhas, besouros, formigas saúva, muita água parada, pernilongos e outros insetos que avistamos na mata, tornando a aventura ainda mais perigosa.
Decidimos voltar e deixar para uma próxima vez a conclusão da expedição, com o consentimento do proprietário da casa onde se encontra o túnel.
Enviarei uma carta amanhã ao endereço, e aguardarei ansiosamente por respostas. Qualquer novidade divulgarei aqui !
vv

Abaixo as fotos feitas durante a expedição:

01 - Se a ferrovia tivesse sido construída e concluída (e além disso, sobrevivido à política de erradicações), possivelmente esta foto abaixo teria sido feita nos trilhos desta, com destaque para a Av.Niemeyer, ao fundo à direita da encosta do Morro Dois Irmãos:
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02, 03 e 04 - A imponente, magnífica e mística Pedra da Gávea:
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05 - Aguardamos a aterrisagem de algumas asas-delta na posta de pouso, pois precisávamos passar pelo local para alcançar o final da praia, na encosta da Pedra dá Gávea, onde infelizmente não fiz fotos, apenas vídeos que postarei assim que possível:
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06 - Após atravessarmos o túnel São Conrado e conhecer o sr.Henrique, subimos o acesso à Estrada do Joá e descemos, chegando á propriedade onde ficaria o túnel. Para não prejudicar nossas pesquisas, me reservei a postar apenas a imagem do cão Rotweiller, que nos "atendeu" atrás do portão, e não postar a foto do imóvel e do portão. Em breve, se tudo der certo, postarei todas as fotos na íntegra.
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07, 08, 09, 10 e 11 - Descemos a estrada e percorremos um trecho da Auto-estrada Lagoa-Barra, além de parte do viaduto de acesso ao túnel São Conrado. As fotos abaixo são do morro, coberto de mata, onde deve ficar o túnel. O acesso por fora da propriedade é impossível !
;'( ;'( ;'(
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Caso consigamos contato com o morador e acesso liberado, postarei aqui a segunda parte da expedição. Se der tudo certo, teremos as primeiras imagens do túnel ferroviário da linha Botafogo - Angra dos Reis da extinta EF Sapucahy.


Até breve, e torçam por nós ...
:D
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 26 Mai 2013, 21:13

Fotos feitas por mim de um suposto túnel da EF Sapucahy, próximo à saída do túnel da Joatinga, entre este e a Ponte da Joatinga, do lado direito no sentido São Conrado. Atualmente o túnel está lacrado, foi fechado pela prefeitura pois tornou-se moradia de mendigos.

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E abaixo, uma página do Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1894, descrevendo vários ítens técnicos sobre a ferrovia:

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okk
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por rodrjgw » 26 Mai 2013, 22:11

Concretaram parte do túnel aí também???
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 26 Mai 2013, 22:18

Não sei, acho que não ... não conseguimos alcançar e encontrar o túnel, está dentro de propriedade particular ...
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por rodrjgw » 27 Mai 2013, 00:27

Fiquei com a impressão de que há uma espécie de parede por trás dessa foto:

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E me surgiu uma dúvida agora. O local não faz parte da Floresta da Tijuca? Como assim é propriedade privada???
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2013, 01:53

Estas residências tem acesso pela Estrada do Joá. Ali até deveria pertencer à Floresta da Tijuca, mas o trecho não é abrangido ...

Obs.: não consegui visualizar uma parede na foto acima ainda ... vou ver com mais calma (e menos sono) depois.
;)
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 28 Mai 2013, 12:40

Abaixo uma imagem publicada há algumas semanas em uma rede social, mostrando as obras de construção do Túnel de São Conrado e da Auto-Estrada Lagoa-Barra, muito próximo de onde passaria e seria construído o leito da ferrovia Botafogho-Angra dos Reis, no final do século XIX. Apontei com setas coloridas os pontos que achei curiosos. Vejam:
Construção do Elevado do Joá ou Túnel da EF Sapucahy (Editada).png
Setas vermelhas: locais onde poderia ser o túnel, encoberto já naquela época, por vegetação.
Seta azul: forçando a barra, poderia ser ali o local também, apesar do ângulo de linha não coincidir muito com a saída do outro lado do morro.
Seta amarela: o que será esta estrutura ? Não me lembro de tê-la visto quando fomos ao local, adentrando um pequeno trecho da mata.
Seta branca: há uma trilha que leva à estrutura anteriormente apontada !

Eu só acho estranho a altura do possível túnel, já que nos relatórios que falam sobre as obras da ferrovia, não há rampas significativas citadas nem obras de arte importantes, como um viaduto ou ponte extensa (a maior que vi descrita teria 120 metros, será essa que daria acesso ao túnel ?). Ou então iriam fazer uma baita rampa baseada em aterro ...

Vamos que vamos, uma hora desvendamos o mistério !
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por Luiz Eduardo » 28 Mai 2013, 23:31

Dado, vamos quebrar a cabeça mesmo. Isso vai dar pano pra manga.

Minha percepção é a seguinte: Aquela parte do outro lado fica em direção oposta a essas suas postadas. A saída fica do lado esquerdo de quem vai da Gávea em direção à Barra. Sua saída se dá quase que em diagonal ao túnel da Joatinga. Ao meu ver, em cima disso, acredito que esse túnel deveria estar ao lado esquerdo da imagem que vc postou.

Cara, ainda vamos perder algumas noites de sono com isso...
Abraços

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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 28 Mai 2013, 23:58

Acredito já ter quase material suficiente para montar um breve histórico desta linha, a la Paulo ITT, especialista na montagem de tópicos assim.
:D
Guardei muitas notícias sobre o projeto, e neste caso, seria realmente um breve histórico mesmo, pois a ferrovia nem chegou a ser concluída ...
:(
Vamos pensar sobre esta e outras fotos possíveis. Vou pesquisar sobre as obras da auto-estrada também, quem sabe surge alguma informação importante ?
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Adenilson
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Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por Adenilson » 29 Mai 2013, 09:25

Pessoal,
Eu conheço mal o local a ponto de dar um palpite que venha a realmente colaborar e nesse quesito, sendo assim prefiro não dizer nada em relação a posição do túnel, mas reportando-me sobre o mapa de 1892, onde o status da ferrovia era "em construção", indago a vocês e ao meu ponto de vista, acreditando que sim, se vocês acreditam que possam haver resquícios de trilhos em algum trecho entre Botafogo e Santa Cruz.

Sobre o mapa, infelizmente a escala está muito baixa, caso contrário daria para fazer uma superposição do traçado real da ferrovia existente no mapa com o google e aí sim, ampliando o google para maiores detalhes, mas isso seria se o mapa tivesse pelo menos a escala dos mapas da Rio D'ouro que mandei, mas não é isso que acontece. nnoo

Sobre o túnel o que me limito a dizer é que a foto parece mostrar algo muito baixo. Parece que o túnel foi parcialmente aterrado.
Ao conseguir voltar ao local e tendo sucesso no acesso, sugiro que a foto seja tirada com uma pessoa ao lado do mesmo para termos uma idéia de dimensão. okk

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