30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 30 Mai 2013, 19:08

Saudações, pessoal !
Esta semana tivemos agradáveis surpresas, que surgiram no caminho das obras do corredor expresso TransCarioca. Primeiro surgiram trilhos de bonde em Vaz Lobo, publicados no Jornal Extra e também fotografados pela amiga Marcia Almeida, do Facebook. E na última terça-feira, a relevação supreendente, dica dada pelo amigo Adriano Santana, também via Facebook: dormentes e outros vestígios do ramal da Penha da EF Rio d'Ouro estariam sendo descobertos e desenterrados em trechos da Av.Vicente de Carvalho.
Como se sabe, este ramal, que funcionou de 1890 até os anos 1920/1930 servia primeiramente para transporte de material das obras de abastecimento de água, das adutoras de Mantiquira e Xerém. Depois passou a transportar cargas que eram embarcadas ou desembarcadas no Porto de Maria Angu, e nos meses de outubro a ferrovia superlotava de romeiros, que seguiam em direção do Santuário da Penha. O transporte se dava a partir da estação inicial (Francisco Sá ou Caju dependendo da época), com os trens entrando no ramal da Penha, a partir da estação Vicente de Carvalho. A partir do Porto de Maria Angu, chegavam romeiros transportados pelas barcas da Cia Cantareira, vindo do centro da cidade e até da Urca ! E ao chegar ao porto, eram transportados em carroças ou também nos trens da EF Rio d'Ouro.
A EF Leopoldina também tinha trens especiais, que transportavam os fiéis até a sua estação da Penha.
Pois bem, hoje partimos rumo a descobrir vestígios da ferrovia através de uma caminhada pelas avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina, por onde os trilhos do ramal passavam. Apesar de no dia anterior algumas pessoas terem passado pelo local e não terem localizado nada, fomos confiantes e fomos recompensados ! As obras estão revelando dormentes e pinos de fixação de trilhos, soterrados por mais ou menos 50cm de pavimentação ! Vejam abaixo algumas imagens:

Imagem
^^ Canteiro de obras da Transcarioca

Imagem
^^ Soterrados por uns 50cms de asfalto e paralelepípedos, dormentes da ferrovia !

Imagem
^^ Detalhe das obras

Imagem
^^ Detalhe dos dormentes semi-destruídos com as escavações

Imagem
^^ Melekh com uma peça metálica e pinos de fixação, encontrada nas escavações

Imagem
^^ Detalhe da peça. Esta ficou para o acervo "Trilhos do Rio", junto com pinos de fixação do Ramal de Tinguá (EF Rio d'Ouro) e da EF Príncipe do Grão Pará

Imagem
^^ Em outra frente, as obras revelaram mais dormentes e pavimentação antiga da Av.Vicente de Carvalho.

Imagem
^^ Melekh apontando onde ficavam os fixadores no dormente

Imagem
^^ Dentro de um dos buracos, uma surpresa ...

Imagem
^^ A antiga tubulação de abastecimento de água !

Imagem
^^ Outra placa de fixação de dormentes e trilhos

Imagem
^^ Mais dormentes no meio da obra

Mais imagens nos links abaixo:

http://trilhosdorio.blogspot.com.br/201 ... pecas.html

https://plus.google.com/photos/11255772 ... PrbvZfw0wE

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Adenilson » 31 Mai 2013, 11:42

Preclaro Dado e demais companheiros,

Quero parabenizar a equipe por ir a campo e ajudar literalmente a desentar ou "desasfaltar" tal preciosidade.
Realmente alguns trilhos que vi são de bondes, pois são bem diferentes, mas não acredito que bondes tenham usado bitola métrica em momento algum, tal qual também pensa o Dado.

No e-mail enviado pelo Dado, foi citado o seguinte trecho:

"Alguns historiadores falam que o leito ferroviário teria sido utilizado pelos bondes, instalados posteriormente. Mas vários dormentes encontrados indicam tratar-se de dormentes de bitola métrica, e acredito que a linha de bondes não tenha utilizado esta bitola. Existem inclusive registros de trechos da avenida onde aparecem as duas linhas, de bonde e de trem."

Sobre o trecho acima, enfatizo que já postamos algumas fotos aqui de várias épocas, onde as duas linhas aparecem separadamente, tanto a de trens, como a de bondes.
Inclusive fotos que parecem ser da época da tração animal e posteriormente da época dos bondes elétricos.
Não sei o que houve com os trilhos depois do encerramento do ramal, mas me lembro de ter postado aqui uma foto dos anos 60, que parece mostrar ainda os trilhos da Rio D'ouro sobre um fundo já de paralelepípedos.
Vou procurar essas fotos para reforçar a idéia.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Adenilson » 31 Mai 2013, 14:58

Pessoal,

Eu achei algumas fotos do trecho e vou tentar colocar em ordem cronológica. Algumas fotos foram postadas por mim e outras pelo Melekh.


1) Representação artística de 1904 mostrando 2 trilhos, um provavelmente da Rio D'ouro e outro de bonde.
Penha1904.jpg
2) Foto de 1908 mostrando os trilhos da Rio D'ouro. Os trilhos de bonde estariam atrás do fotógrafo.
Ramal Maria Angú EFRD Forum.JPG
3)Foto de 1930 que parece mostrar mais de uma linha. A rede aérea de bondes parece acompanhar uma delas, mas e a outra?
ramal Maria Angu av. Braz de Pina 1930.jpg
4)Agora o interessante. A foto é de 1956 e mostra em primeiro plano o trilho de bondes na direção da ponta da seta, trilho este que o Melekh na época cogitou ser da Rio D'ouro, mas repare na direção oposta da seta (fundo da mesma), que há um trilho sem segundo plano.
Quase certeza de ser o trilho da Rio D'ouro, que aparece em primeiro plano na foto de 1908.
Aparentemente não há rede aérea sobre o trilho ao fundo, reforçando a idéia que era da Rio D'ouro.
Ramal Penha EFRD 1956.JPG
5) Foto dos anos 60, mostrando duas linhas misteriosas na Av. Vicente de Cavalho, em frente a Standard Elétrica, onde é hoje o Shopping Carioca.
Vocês conseguem identificar se as duas são de bonde pela rede aérea ou ainda seria a linha da Rio D'ouro por ali?
V.Carvalhoanos60.jpg

Será que diante das fotos, podemos estimar algo sobre a utilização do trecho do bonde onde era a Rio D'ouro, não em relação aos trilhos, mas em relação a posição?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 31 Mai 2013, 21:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 31 Mai 2013, 16:46

Segundo informações trocadas com o sr.Ronaldo Martins, a probabilidade é maior de ser de linha de bonde os dormentes encontrados ontem.
No entanto uma maneira infalível de confirmar será se surgirem trilhos na escavação.
Vamos aguardar ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Luiz Eduardo » 01 Jun 2013, 16:18

Pode até ser que alguns dormentes sejam de bonde, mas os cilíndricos com certeza não são. A peça que achamos, surgiu alguma informação de ser de bonde também? Eu acredito que não, continuo achando que é da EFRdO.

Segundo a página da Wikipédia sobre os bonde de Santa Teresa:

"Inicialmente, os bondes no Rio de Janeiro usavam uma bitola mais estreita, equivalente a 1.100 mm. , que era a mesma dos Bondes de Santa Teresa.
Os seus carros eram pintados na cor verde, mas passaram a ser pintados de amarelo laranja após reclamações de moradores que diziam que eles se confundiam em meio à vegetação do bairro.
Os condutores de bondes elétricos são também chamados de motorneiros.
"

Interpreto essa informação da seguinte forma: no início da operação dos bondes, a bitola era uma e posteriormente foi mudada.

A mesma Wikipédia, numa outra página, já diz que os bondes sempre usaram essa bitola de 1,10.

Reforçando uma outra informação: Os trilhos de bonde aqui no RJ estão debaixo da terra. Não sei o quanto da malha, mas onde já fui e vou, prestando atenção é possível ver relevo de trilhos de bonde em um monte de lugar sob o asfalto. Em Vaz Lobo mesmo foram achados trilhos. Aqui na Praça Seca a mesma coisa. No trecho não foi retirado um só pedaço de trilho do chão, informação passada por operários e pelo encarregado no local.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Adenilson » 06 Jun 2013, 00:10

Luiz, muito boa a pesquisa.
Eu não sabia que os bondes chegaram a rodar em bitola de 1,10m. De qualquer forma, vc mencionou sobre essa bitola ser de período mais antigo.
Será que era de um período que os bondes eram de tração animal ou vc acha que não tem nada a ver?
Tem inúmeras fotos na internet mostrando bondes, inclusive na época de tração animal e acho que dá para ter uma estimativa da bitola em diversas épocas.

Na minha opinião, acho que os dormentes encontrados na Av. Vicente de Carvalho estão com maior probabilidade para ser da Rio D'ouro.
O que eu ia indagar com o Dado, que vai acabar lendo essa mensagem, é que ele pesquisou a aerofotografia de 1928 mostrando a posição dos trilhos da Rio D'ouro ao longo dessa avenida.
Como ele e o Melekh estiveram no local, penso que de acordo com a distância da calçada e baseando-se na aero de 1928, dá para ter uma boa estimativa de qual linha se trata, as encontradas na obra.
Para visualizar se houve alargamento na via, dá para fazer uma superposição. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 06 Jun 2013, 00:57

^^ Boa idéia, Adenilson !
Uma superposição da área tiraria muitas dúvidas.
O que me intriga é que já sabíamos - até antes das aerofotogrametrias, de conhecer o historiador Ronaldo Martins e das obras da Transcarioca - é que a EFRO tinha o leito pelo lado direito da avenida, sentido Penha. E aí vem a questão da localização das fotos. Não me lembro exatamente em qual posição fiz algumas fotografias, mas sei que as primeiras, bem próximo à Praça Aquidauana, tem chance maior de serem de bonde, visto que os dormentes estão aproximadamente no meio da avenida (tirando possíveis retificações e alargamento da avenida). Mas os dormentes que vimos em frente à Cemil estão do lado direito da avenida (se bem que há uma pista lateral, que era onde ficava o desvio do pasto de Vicente Carvalho) e tem a aparência tubular, aproximadamente. Aliás saber que havia um desvio nas terras do fazendeiro Vicente Carvalho (de onde surgiu o bairro, nada a ver com o célebre poeta) para utilização de alguma maneira do pasto da fazenda, pra mim foi uma surpresa, sinal de que a linha teve alguma importância na região.
Vou tentar providenciar a Superposição das imagens.
Apenas como curiosidade, publico abaixo uma foto que me foi enviada pela amiga e ultimamente super colaboradora pelo Facebook Marcia Almeida, mostrando a Av.Vicente de Carvalho em 1924. Segundo o que eu acredito e vi no AGCRJ pelas imagens aéreas, este canteirinho no meio da avenida ou a cêrca fazia fronteira entre a avenida e o leito da ferrovia:
198358_500633763318524_1836938553_n.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Adenilson » 07 Jun 2013, 00:13

Dado. Muito boa essa foto antiga da Avenida Vicente de Carvalho, mas para que lado estaria a Penha?

Outra coisa Dado, sobre o que, digamos, conversamos, me pareceu bem convincente o que o Sr. Ronaldo Martins explicou, porém tenho algumas observações a fazer.

1) O dormente que o Melekh está segurando na foto parece largo demais para uma linha métrica. De qualquer forma, estive pensando o seguinte:
Vcs chegaram a medir a distância entre os furos ao longo do dormente para estimar a bitola? Caso não e encontrando outro dormente inteiro se vcs voltarem lá, dá para fazer e chegar a uma conclusão precisa.

2) Sobre o Largo de Vaz Lobo, não havia necessidade da explicação, pois a Rio D'ouro não passou por ali, então eram trilhos de bonde mesmo.

Agora vém a polêmica. :ttn:

3) Foi dito que houve um aumento de mais de 1 metro no nível da rua, mas você (Dado) poderia indaga-lo se foi nela toda? Não acredito e explico o porquê.
Tudo bem que os trilhos de bonde foram instalados, segundo ele, bem depois, estando assim há poucos centímetros abaixo da via, mas você e o Melekh estiveram em uma cratera com mais de 1 metro de profundidade pelo que me pareceu!!!

4) Seria muito interessante além da foto da Standard Eletric, ele explicar principalmente as fotos e desenho mais antigos.
Vamos lá. Veja as fotos que postei acima no dia 31/05.

a) Se os trilhos de bonde foram colocados muito tempo depois, foi em que trecho?
Veja o desenho de 1904. Me parece que haviam 2 trilhos. Um que a carroça está passando por cima e outro onde está uma senhora de saia rosa andando. Veja a marca na terra batida.

b) Veja a foto de 1908 e o portão da igreja no lado esquerdo e os trilhos da Rio D'ouro no meio da foto.

c) Será que ele poderia explicar o que parece ser trilhos paralelos na foto de 1930, tal qual aparece na concepção artística de 1904?
Nesses trilhos, parece que apenas um possui rede aérea, mas não dá para ver direito. Acho que se trata da rede elétrica da Rua.
Caso não tenha ainda a rede do bonde, seria que ali estava ainda se desenvolvendo a instalação de trilhos?

d) Na foto de 1956, o Melekh apontou o trilho de bonde achando que era da Rio D'ouro, mas repare a marca tênue no paralelepípedo que aparece mais próxima ao portão e logo acima da seta colocada pelo Melekh. O portão é o mesmo do desenho de 1904.
Quase certeza que ali era o trilho da Rio D'ouro, pois sua posição está de acordo com a foto de 1908.
Se for então ali a rua teve um acréscimo de uns 40cm ou 50cm em relação ao leito da Rio D'ouro e não 1 metro basendo-me na foto do Malho de 1908.

Como explicar essas fotos pelo menos, pois o historiador somente comentou a foto da Standard Eletric.

Conclusão: Vocês podem ter até encontrado trilhos de bonde, mas com certeza ali tem trilhos da Rio D'ouro e talvez até vocês tenham pego material de ambos os modais.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Luiz Eduardo » 07 Jun 2013, 00:59

Adenílson, comentários muito precisos e pontuais. Vou apenas fazer um adendo sobre a foto que o Dado postou que nossa colega o enviou: Alí hoje fica o Atacadão. Eu conheço essa imagem, mas sofro de um problema: pesquiso fotos e não salvo. Nem mesmo o link eu salvo. A esquerda fica a direção à Penha. Na parte superior direita da imagem é possível ver o leito da Rio d'Ouro.

Eu não quero desmerecer o trabalho do pesquisador, mas não concordo com a explicação que ele dá para o que achamos ser de bonde. A RdO tem os seus mistérios. Falar que são de bondes e dar um ponto final na história não me passa pela cabeça.

Conheço um pouco da Avenida Vicente Carvalho pois vivi ali a sua margem até meus 20 anos. Estou hoje com 32. Nunca ouvi um comentário sequer de que ali passou uma ferrovia, só sobre os bondes mesmo. Eu achava que era maluco por gostar de trens antes do advento da internet e não pesquisava muita coisa. Hoje não conheço ninguém que tenha idade avançada que possa nos confirmar sobre trilhos, mas mesmo assim acredito que devido a profundidade do achado, trata-se de trilhos da RdO. Eu só vi uma grande pavimentação na Av. Vicente Carvalho e tinha meus 9 ou 10 anos. Se levarmos em consideração as imagens, veremos que abaixo dos dormentes não existe mais nada, só o solo mesmo. Acima existe uma pavimentação de paralelepípedos (que não é compatível com os mesmos) e acima dessa camada de paralelepípedos ainda existem outras duas. Bom, os dormentes estão numa camada até então "virgem". E isso é o que me leva a crer que são sim da RdO.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 07 Jun 2013, 11:41

Luís, a foto de Vicente de Carvalho mostra a EFRO na parte superior direita ?
Eu achei que fôsse a via em primeiro plano ... aliás foi isso que me disseram quando me passaram a foto.
Concordo com o exposto, acredito nas informações do historiador, mas ainda estou com a "pulga atrás da orelha".
E não é porque trabalho em pet-shop ...
:lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Arqueologia Ferroviária”