22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por DadoDJ » 27 Out 2013, 21:41

Amanhã estarei postando o vídeo no Youtube, podendo assim ser visualizado por todos.
Aguardem ...
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por Adenilson » 28 Out 2013, 09:29

Dado. Estou fazendo o download do vídeo, pois a ansiedade não vai esperar a postagem no Youtube.

Realmente o local era e é muito perigoso, agora vendo as fotos, mas realmente o local mais seguro para a caminhada eram os dormentes, pois entre eles uma pessoa não passa, agora a partir de um quebrado, a coisa complica.

Quem é o camarada que está na última foto e inclinado para se apoiar na estrutura da ponte? Se ele errasse o apoio ou se desequlibrasse lateralmente seria "sayonara". :O

Se o concreto na lateral da ponte estivesse 100%, seria o mais adequado, mas faltando um ou outro, o passo para chegar aos dormentes seria realmente muito arriscado, já que a estrutura de ferro logo que separava o concreto dos dormentes era muito estreita.

Creio que de longe essa estratégia foi a mais perigosa. Tenham muito cuidado e da próxima vez, retornem e procurem uma alternativa melhor.

Esse é o tipo de coisa que não dá para errar. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por Adenilson » 28 Out 2013, 09:52

Dado. Acabei de ver o vídeo.

Palavrões mesmo ##o## , somente no final, então dá para editar mole.
Eu vi que o camarada na sua frente (Luiz) deu passagem para você e por isso, ele se apoiou na lateral.

Deu para perceber que você realmente ficou nervoso, pois você ao final, estava ofegante e parecia que você tinha atravessado uma ponte em La Paz e não na altitude da região. :lol:

Como eu não pude ir a caminhada, vou me juntar a grupo, um pouco atrasado e me manifestar em relação a sua chegada do outro lado (da ponte :lol: ).

Aqui vai: app app app app app vv

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por DadoDJ » 28 Out 2013, 11:45

Valeu Adenilson !
:beer:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por DadoDJ » 28 Out 2013, 12:21

Abaixo o vídeo (disponível também em FullHD, inédito ! ! ! Sinal que estamos melhorando ... :lol: ) no Youtube. Agora todos podem ver, sem problemas de CODEC, etc




Voltando ao assunto, na nossa travessia eu fui o último a passar, logo após o Luiz Eduardo. Quando chegamos ao intervalo de dois dormentes faltando (há uma viga entre eles, mas mesmo assim é vertiginoso passar por ali, pois há fixadores que podem nos fazer pisar em falso, por isso eu pulei direto !) o Luiz Eduardo não abriu caminho para eu passar, ele desviou o caminho, buscando a alternativa de passar pela viga estreita em direção à lateral do viaduto ! Pelo menos isso foi o que entendi ...
o0
Quando eu olhei a largura da viga por onde ele passou, fiquei maluco, eu não ía me equilibrar ali mesmo, pois era 30cms de largura e um metro nas laterais onde eu poderia mergulhar lá embaixo. Por isso segui em frente, só desviando quando cheguei na seqüência de dormentes supostamente podres.
Quem estava se apoiando na grade de ferro era o Joseandro, ele que me ajudou na hora que cheguei nos dormentes podres, ele ficou aguardando minha chegada frenética e me alertou várias vezes, quase que eu piso no lugar errado !
E pode parecer que não, mas a melhor passagem era pelos dormentes mesmo, pois aquelas placas de concreto são finas, e já teve gente caindo ao pisar nelas. Várias delas estão em falso também ...
=O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por Luiz Eduardo » 28 Out 2013, 20:52

Adenilson, eu não abri espaço para o Dado. Eu realmente fui para a lateral e esperava que ele viesse junto. Ele estava visivelmente nervoso com a situação. Ventava demais naquele momento e foi a melhor alternativa que achei. Mas compensou, a expedição foi maravilhosa.

Agora a irônia é a seguinte:

Depois de passar aqui
Expedição 13-03-2011 037.jpg
Aqui
Expedição 13-03-2011 043.jpg
Aqui
Expedição 13-03-2011 067.jpg
Aqui
Expedição 13-03-2011 073.jpg
Não poderia sucumbir ao viaduto. Mas sua imponência realmente impressiona. Vi que o Paulo de Frontin não é imponente a toa. Essa travessia ficou marcada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por DadoDJ » 28 Out 2013, 22:32

Eu fiquei muito chateado de não ter ido a esta expedição entre Magé e Visconde de Itaboraí, que o Luiz Eduardo foi e postou as fotos acima.
As pontes parece que são infinitas, devido à extensão !
Não imagino algum outro monumento, obra de arte ou obstáculo ferroviário tão colossal quanto estas pontes e o viaduto Paulo de Frontin, no estado do Rio de Janeiro. Talvez só o túnel Grande, na linha do Centro da EFCB. Mas considero loucura atravessa-lo a pé, são mais de 2000 metros de extensão e um tráfego constante de cargueiros.
E aqui prezo pela segurança de todos. Não estamos aqui como kamikazes ... tudo é muito bem pensado e planejado, portanto não repitam isso em casa, crianças !
:D
Tô brincando, mas falo sério em relação à segurança. Eu fiquei temeroso, mas confiante que tudo iria dar certo nessa travessia. Senão eu passaria e seguiria por baixo, sem medo de passar vergonha ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por Adenilson » 29 Out 2013, 16:21

Belas imagens Luiz app

A primeira vista, parece que essa ponte do passeio de (Magé X Itaboraí) era mais segura, mas dá a impressão que os dormentes estavam em piores condições que os de Paulo de Frontin.
A altura também parece menor, mas você (Luiz Eduardo), que foi a ambos os passeios é que saberia classificar qual a mais perigosa.

Dado e Luiz: Acho que a sua decisão (Dado) de não se aproximar da lateral da ponte foi super acertada. Você fez bem em não ter seguido o Luiz por um simples detalhe. Você tem acrofobia e ele não, e a vista do fundo da ponte era bem mais devassada que no centro da mesma, onde havia a maior concentração de dormentes. okk

Dado, é isso mesmo. Nada de Kamikaze. Ainda bem que não foi, pois nessa modalidade de guerra não havia uma segunda chance.

Da próxima é bom levar até Equipamentos de proteção Individual. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por DadoDJ » 29 Out 2013, 21:05

Eu estava confiante na travessia, mas não contava com as faltas de dormentes ...
:X: :X: :X:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

EDSON
Usuário ativo
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Jul 2013, 18:58

Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia

Mensagem por EDSON » 01 Nov 2013, 09:17

"Poucos metros após a estação Monte Líbano, cruzamos a Ponte de mesmo nome. Aliás, uma pessoa menos desavisada poderia aqui pegar o caminho errado, pois após a ponte há um desnível que em um primeiro momento parece não ser de um antigo leito ferroviário. O caminho à esquerda, antes da ponte, parece mais o leito, mas logo depois ele sobe vertiginosamente, rumo a um lago que fica no topo da Serra do Couto. Passamos sobre a ponte e seguimos em frente."

Esse caminho que sobe vertiginosamente à esquerda é um trecho da Estrada do Comércio que, após a lagoa das lontras entra na reserva do Tinguá, saindo no bairro Tinguá, Nova Iguaçu. Logo após a ponte da EF ela continua à direita, em direção à Fragoso. Há, a poucos metros da ponte o resto da estrutura de pedra da ponte da dita estrada

Responder

Voltar para “Arqueologia Ferroviária”