E.F.Rio D'ouro- Plantas de 1884 (Linha Tronco)

Espaço para postarmos dados, documentos, imagens, plantas e mapas antigos sobre a ferrovia
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

E.F.Rio D'ouro- Plantas de 1884 (Linha Tronco)

Mensagem por Adenilson » 02 Out 2012, 10:19

Amigos foristas.
Durante as minhas férias, estive em várias instituições de pesquisa com o objetivo de acrescentar mais informações e conhecimento sobre diversas ferrovias.

Abaixo, seguem as plantas com o recurso de aplicação de Zoom; depois de um árduo trabalho desenvolvido pelo Dado; de plantas da Estrada de Ferro Rio D'ouro de 1884.
A Estrada de Ferro tinha apenas 9 anos de existência e o serviços de passageiros, ainda em testes, apenas 1 ano.
A maioria das estações ou paradas, mesmo as mais antigas pareciam ainda não existir ou não estavam representadas nas plantas, com exceção da Rua Bella, Venda Grande (ainda em local provisório) e Pilares (não como estação, mas uma parada provisória ao lado da ainda capela de São Benedito).
Sequer Brejo (Belford Roxo) e Pavuna estavam citadas. Provavelmente não existiam.
Imagino que na maioria dos casos, o trem deveria parar no meio do nada para ascenso e descenso dos passageiros.

Algumas avenidas famosas sequer tinham nome como a Monsenhor Félix, chamada de Estrada de Irajá a Madureira.
A Estrada de Santa Cruz, posterior 29 de Outubro, Suburbana e Dom Hélder Câmara partia apenas de Pilares, pois o segmento natural da Avenida desde Benfica até quase o fim da ferrovia chamava-se Estrada da Polícia.

Existia além da linha tronco, apenas o Ramal de Iguassú, posteriormente chamado de Ramal de Tinguá.

O ramal de Olaria Reis ou Olaria dos Reis ou ainda Olaria de José dos Reis está representado.

Essa foi a interpretação que eu e o Dado demos para as plantas, mas essa viagem no tempo em mais de 128 anos atrás poderá ser desfrutada e comentada pelos amigos foristas nos links abaixo.

O ramal de Iguassú (Tinguá) será postado em tópico específico.
Editado pela última vez por Adenilson em 02 Out 2012, 11:10, em um total de 3 vezes.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por Adenilson » 02 Out 2012, 10:20

Cliquem nas imagens abaixo para abrir a mesma planta em formato Zoomify, possibilitando a ampliação e visualização em mais detalhes:

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 1
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 2
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 3
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 4
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 5
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 6
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 7
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 8
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 9
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 10
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 11
Imagem

Planta da EF Rio d'Ouro em 1884 - Parte 12
Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por DadoDJ » 02 Out 2012, 10:40

Show de bola !
app app app
Essas plantas são uma verdadeira viagem no tempo. Imagino como seria a região cortada pela ferrovia nessa época, uma vasta área a ser desbravada.
E a EF Rio d'Ouro ainda criança ... muito legais mesmo essas plantas !
Vou dar uma olhada mais a fundo em breve, mas tem um bocado de detalhes que podemos vislumbrar.
Valeu !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

AVVP
Usuário ativo
Mensagens: 18
Registrado em: 10 Mar 2012, 21:49

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por AVVP » 02 Out 2012, 15:10

Lindas Plantas !! :D

Umas coisas que estou percebendo..
A Estrada da Polícia é a Pr. Martim Luther King na capital, depois se transforma em Rua da Matriz em São João e depois volta a ser a Automóvel Club em Belford Roxo, não seria isso ?
Em meados do Séc. XX a Rua da Matriz foi chamada de Estrada de Minas (minas de MG mesmo) antes de ter o seu nome atual.

A Rio D'Ouro se encontra com a Est. da Polícia (em frente ao tal Hotel Antigo que hoje me parece ser um clube) bem no ponto onde é uma travessia de pedestres em frente a uma rodoviariazinha (chamada de Rodo no centro de SJM).
O cemitério atrás da Igreja Matriz é hoje o Colégio Fluminense.
Agora um mistério para min é o seguinte: O leito da ferrovia seguiu a Rua da Matriz originalmente; por isso não passava onde hoje é as estações de V. Rosali e Agostinho Porto ? Houve mesmo uma retificação nos anos 20 ?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por Adenilson » 02 Out 2012, 16:10

AVVP.
Estudei a planta de 1884 e comparei com o traçado atual. Houve uma pequena retilinização sim, mas pouco antes do atual cemitério de Vila Rosali e depois do cemitério até um pouco depois do pátio de Agostinho Porto.
A partir daí, parece que o traçado era o mesmo.

Essa retilinização foi estranha, pois antes parece que a ferrovia acompanhava a Rua da Matriz e passava na frente do atual cemitério e agora passa depois, mas tendo que descrever uma curva mais fechada.
Retilinização eficiente foi mais a frente um pouco.

Se não me engano o Melekh postou uma foto antiga de Vila Rosali e esse assunto foi discutido. Agora com os mapas fica mais fácil.

Não sou grande conhecedor da região, mas apenas "de olho" me parece que o traçado da ferrovia era como o abaixo com a linha azul. okk
É apenas palpite hmy
Vila Rosali.jpg
[/i][/color]




AVVP escreveu:Lindas Plantas !! :D

Umas coisas que estou percebendo..
A Estrada da Polícia é a Pr. Martim Luther King na capital, depois se transforma em Rua da Matriz em São João e depois volta a ser a Automóvel Club em Belford Roxo, não seria isso ?
Em meados do Séc. XX a Rua da Matriz foi chamada de Estrada de Minas (minas de MG mesmo) antes de ter o seu nome atual.

A Rio D'Ouro se encontra com a Est. da Polícia (em frente ao tal Hotel Antigo que hoje me parece ser um clube) bem no ponto onde é uma travessia de pedestres em frente a uma rodoviariazinha (chamada de Rodo no centro de SJM).
O cemitério atrás da Igreja Matriz é hoje o Colégio Fluminense.
Agora um mistério para min é o seguinte: O leito da ferrovia seguiu a Rua da Matriz originalmente; por isso não passava onde hoje é as estações de V. Rosali e Agostinho Porto ? Houve mesmo uma retificação nos anos 20 ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 02 Out 2012, 18:05

Opa! Essas plantas são um tesouro e tanto!! Cacilda! A Rio Douro nenenzinha ainda... como disse, imagine a paisagem na época: só mato e terra.
Quanto a retificação, meu pai me falava, quando iamos de trem de Pavuna para Belford Roxo, que onde é a estação de Vila Rosali a linha não passava açi, mas do outro lado do cemiterio, por isso a ideia de alinha passar na rua da matriz, sim, mas não éra pelo trecho onde está o Colégio,, o cemiterio a que se refere é o de Rosali. Contam-se que não foi um caso de retificação ou retilização da linha e sim, tirar uma subida grande q tinha, uma rampa muito forte. Acho que foi isso o que aconteceu.
Caramba! O site tá cada vez melhor! Quem fizer história já dá pra pensar eem fazer um grande trabalho de tese sobre a Rio D Ouro.. Parabens a todos do forum!

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por DadoDJ » 02 Out 2012, 18:45

Max Vasconcellos cita em seu livro "Vias Brasileiras de Comunicação" que na região de Vila Rosali, foi feita uma retificação para eliminar a grande rampa ali existente, onde fica(va) o Morro da Botica.
Aliás, o nome anterior da estação Vila Rosali era "Morro da Botica".
Tenho esse texto em casa (graças ao Hugo Caramuru e seu impressionante acervo), depois vou ver ...
Essa plantas realmente são incríveis, não paro de admirar e encontrar cada hora um detalhe novo e interessante ...

Obs.: eu quero é traçar o percurso da tal Olaria Reis. Devia ser um estabelecimento muito importante para a época, para possuir um ramal próprio ... ou então era fornecedora de algum material para a ferrovia, mas o que seria ?
Outra coisa: temos que ver quando realmente o ramal via Inhaúma foi construído e inaugurado, na planta aparece um tracejado como se fosse um projeto mesmo ... e existia um desvio para o plano inclinado do reservatório do Pedregulho !
Minha nossa: muita coisa, muito show de bola ! ! !
:Y: :Y: :Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por DadoDJ » 12 Out 2012, 18:41

Boa noite !
Em breve devo realocar este tópico para o fórum de Mapas. Mas antes disso, quero postar um documento que encontrei, de 1885, citando algumas caraterísticas da ferrovia, inclusive as estações e paradas existentes nesta época. Vejam:
Informações sobre a EF Rio d'Ouro (Destaque) - Diário de Notícias 16-09-1885.jpg
Esta matéria foi publicada no Jornal "Diário de Notícias" em 16 de setembro de 1885, e ajuda a entender e visualizar as estações indicadas na planta postada pelo Adenilson, no começo deste tópico.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por Adenilson » 15 Out 2012, 16:46

Dado e demais foristas. Estou copiando aqui o meu comentário em relação a esse mesmo quadro de estações.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dado.
Veja que coisa curiosa sobre esse quadro de estações.
O mesmo é de 1885 e a planta da Rio D'ouro postado no referido tópico é de 1884. Nessa planta, a maioria das estações que estão citadas no quadro ainda não existia, com exceção de Rua Bella e uma parada provisória que seria Venda Grande.
A Parada de Venda Grande era, pelos mapas que vou resgatar, antes da Estrada da Pavuna (erro corrigido), mas quase junto a esquina desta, mas na planta, está depois.
Esse quadro pode estar mostrando o seguinte: Estações ou paradas como Praia Pequena, Pavuna, Benfica, Pilares e etc devem ter sido inauguradas em 1884, em um mês após a elaboração da planta ou até quem sabe no início de 1885.
Venda Grande não está citada, o que pode indicar que aquele ponto escrito parada ainda fosse utilizado.
Em relação a Pilares, havia um pontilhado mostrando uma chave para desvio e cruzamento de trens, mas sem mostrar a estação, quem sabe em construção.
Muito bom esse quadro, pois mostra as estações/paradas mais antigas da Rio D'ouro.
Em relação ao que vc comentou, acho que parada nesse caso, seria talvez até um local sem plataforna ainda e as estações deveriam parecer simples paradas.
Será que "viajei muito na maionese" ao especular o que disse acima? =O
Editado pela última vez por Adenilson em 15 Out 2012, 20:09, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- plantas (linha tronco)

Mensagem por DadoDJ » 15 Out 2012, 19:59

Adenilson, acho que quando você se referiu à "Estrada da Penha", na verdade seria a Estrada da Pavuna, ou Estrada Velha da Pavuna, certo ?
;)
Acho que não "viajou na maionese", a hipótese é bem provável !
Bem, eu postei esta tabela em outro tópico da EFRdO, sendo assim vou mover este fórum para a seção de Mapas e Plantas.
No meio da semana farei isso, e vejam lá: já postei também as plantas que você adqüiriu, Adenilson, referentes ao Ramal de Iguassu, em 1884 também !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Dados e Documentos Históricos”