Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
- Leandro
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Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Camaradas,
Parabéns ao Adenilson por mais este golaço! Que impressionante o nível de detalhamento destas plantas. Dá uma tristeza pensar que todo aquele trabalho, toda uma infraestrutura, foi jogada fora poucas décadas depois... O que seria a Zona Norte, o que seria a Baixada Fluminense caso tudo isso não se perdesse? Abraços em todos.
Parabéns ao Adenilson por mais este golaço! Que impressionante o nível de detalhamento destas plantas. Dá uma tristeza pensar que todo aquele trabalho, toda uma infraestrutura, foi jogada fora poucas décadas depois... O que seria a Zona Norte, o que seria a Baixada Fluminense caso tudo isso não se perdesse? Abraços em todos.
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Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Como utilizo essas coordenadas do IPP ? No G.Earth?Nighto escreveu:Podemos usar o servidor do Trilhos do Rio para fazer isso, ou usar alguma outra alternativa. Não gosto de file-lockers como o 4Shared, porque um dia os arquivos saem do ar e você se f###
Por exemplo, mantenho um mirror de dados cartográficos (não são KMLs) do Instituto Pereira Passos que foram, estão sendo ou serão importados para o OpenStreetMap: http://nighto.net/rio/
Poderia ser algo assim, bem simples, só uma lista de arquivos com os KMLs dentro.
Lembrando que cada KML online pode ser colocado no campo de busca do Google Maps, então essas pesquisas estariam visíveis mesmo para quem não tiver o Google Earth instalado no seu computador.
[]s
E o ramal da pedreira tem a planta? onde era? Seria em irajá naquela rua que liga a Coronel Vieira à estrada Padre Roser?
- DadoDJ
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Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Depois de algum tempo, continuando e finalizando !
Folhas 22, 23, 24, 25, 26, 28, 29 e 30.
A folha 27 existe, mas numerei errado, só percebi após fazer upload de todos os arquivos para o servidor ...
Vamos lá, o sono está tentando ... mas não vai me vencer !
Folha 22 - Tangente do Paiol e Tangente do Mendonça (d'A Grande Família ?)
Folha 23 - Ponte sobre o Rio Ipê e outros detalhes
Folha 24 - Km 48 (Curva dos Bodes ) e km 49 da ferrovia
Folha 25 - Início do Ramal das Represas, com triângulo de acesso e manobras e chaves assinaladas; Estação Rio d'Ouro (a linha passava atrás ??????? ) com um desvio morto; e marco divisório da adutora, existente até hoje em diversos pontos por onde seguem os canos de abastecimento de água
Folha 26 - Ponte sobre o Rio Santo Antônio (mas a parada não aparece), após a Curva dos Carrapatos
Folha 28 (na verdade é a 27, mas numerei errado e só percebi após fazer upload de todos os arquivos pro servidor ...) - Parada Saudade ! ! ! E com um desvio (morto igual a Rio d'Ouro ? É o que parece ...) ! Sinal de que pelo menos até 1917 a Parada ainda existia ...
Folha 29 - Tangente dos Bambus, ponte sobre o Rio São Pedro e Tangente do Corvo
Folha 30 - Estação São Pedro, com desvio. Interessante notar que um triângulo, aparente em mapas da década de 1970, não aparece. Vejam também que a linha seguia por muitos metros após a estação, subindo para as represas do Rio São Pedro
É isso ... em breve mais !
Folhas 22, 23, 24, 25, 26, 28, 29 e 30.
A folha 27 existe, mas numerei errado, só percebi após fazer upload de todos os arquivos para o servidor ...
Vamos lá, o sono está tentando ... mas não vai me vencer !
Folha 22 - Tangente do Paiol e Tangente do Mendonça (d'A Grande Família ?)
Folha 23 - Ponte sobre o Rio Ipê e outros detalhes
Folha 24 - Km 48 (Curva dos Bodes ) e km 49 da ferrovia
Folha 25 - Início do Ramal das Represas, com triângulo de acesso e manobras e chaves assinaladas; Estação Rio d'Ouro (a linha passava atrás ??????? ) com um desvio morto; e marco divisório da adutora, existente até hoje em diversos pontos por onde seguem os canos de abastecimento de água
Folha 26 - Ponte sobre o Rio Santo Antônio (mas a parada não aparece), após a Curva dos Carrapatos
Folha 28 (na verdade é a 27, mas numerei errado e só percebi após fazer upload de todos os arquivos pro servidor ...) - Parada Saudade ! ! ! E com um desvio (morto igual a Rio d'Ouro ? É o que parece ...) ! Sinal de que pelo menos até 1917 a Parada ainda existia ...
Folha 29 - Tangente dos Bambus, ponte sobre o Rio São Pedro e Tangente do Corvo
Folha 30 - Estação São Pedro, com desvio. Interessante notar que um triângulo, aparente em mapas da década de 1970, não aparece. Vejam também que a linha seguia por muitos metros após a estação, subindo para as represas do Rio São Pedro
É isso ... em breve mais !
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- Usuário Bronze
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Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Aviso, das folhas que cliquei, a 30 não abre!
Legal ver que os trilhos seguiam adiante!!
Abraço!!
Legal ver que os trilhos seguiam adiante!!
Abraço!!
- DadoDJ
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Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Vou verificar, GTREK !
Realmente não está abrindo ...
Obrigado pelo aviso !
Realmente não está abrindo ...
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- DadoDJ
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Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Corrigido !
Pessoal, fiz anteriormente algo que nem sei como fiz ... mas agora está tudo certo !
Mais uma vez obrigado, GTREK ! Valeu pelo toque !
Pessoal, fiz anteriormente algo que nem sei como fiz ... mas agora está tudo certo !
Mais uma vez obrigado, GTREK ! Valeu pelo toque !
- DadoDJ
- Administrador
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Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Pessoal, boa noite ! ! !
Tenho boas novas ! Aliás, ótimas novas !
Trocando uma idéia com o Adenilson, foi reforçada a idéia de comparar estas plantas antigas com imagens atuais, de satélite ou mapas recentes, fazendo superposições de imagens.
Pois bem, pretendo fazer isso com todas as plantas, pois assim teremos um retrato fidelíssimo da ferrovia caso ela existisse hoje em dia. Como foi dizimada (acho que o termo é exatamente esse), hoje temos pouquíssimos vestígios. Então fazendo este trabalho com imagens, podemos saber onde ficava a posição das estações e paradas, onde a linha passava, etc etc
Iria começar com a planta no.1, partindo da estação Caju ... mas não aguentei de curiosidade e comecei pela misteriosíssima estação Engenho do Matto !
Confesso que foi muito trabalhoso, desde comparar as escalas (a planta é 1:2000 ou seja, 1 cm na planta equivale a 20 metros na realidade) até posicionar as plantas com imagens de satélite de maneira correta, já que o Norte das plantas não existe, elas foram desenhadas de acordo com a orientação da folha. Mas apesar de trabalhoso, foi deveras prazeroso pois ... CONSEGUI ! ! !
Em primeiro lugar inverti as plantas, graficamente falando. Ao invés de fundo azul com traçado branco, precisava deixar o traçado preto. Curiosamente o fundo azul tornou-se meio sépia, o que também ajudou bastante.
Depois tracei uma linha de exatos 1000 metros no Google Earth, e a sobrepus sobre o leito da ferrovia, entre os kms 12 e 13, mostrados na planta de 1917.
Deu trabalho, mas bateu certíssimo ! A escala está milimetricamente correta, com diferença de centímetros !
Entretanto a imagem é muito grande, e por enquanto postarei apenas a prévia, vejam abaixo: E agora, a resolução de um dos mistérios mais aguardados e estudados dos últimos tempos: a posição e localização em 1917 da antiga estação de Engenho do Matto ! Vejam abaixo:
Obs.: todo estudo e pesquisa, com suas afirmações e considerações, são passíveis de equívocos. Afirmei acima a real posição da estação baseado na escala que deu certinho. Entretanto, pode haver diferenças e imprecisões até no desenho das plantas antigas. Creio que está tudo certo, mas em caso de dúvidas, estamos abertos ao debate.
[Edit]
Instalei um MOD no fórum, que reduz as imagens postadas, criando miniaturas e para vê-las em tamanho original, basta dar um clique. Testei isso por toda a semana e nada ... mas agora começou a funcionar. Então, cliquem nas imagens acima para ver em tamanho original.
Tenho boas novas ! Aliás, ótimas novas !
Trocando uma idéia com o Adenilson, foi reforçada a idéia de comparar estas plantas antigas com imagens atuais, de satélite ou mapas recentes, fazendo superposições de imagens.
Pois bem, pretendo fazer isso com todas as plantas, pois assim teremos um retrato fidelíssimo da ferrovia caso ela existisse hoje em dia. Como foi dizimada (acho que o termo é exatamente esse), hoje temos pouquíssimos vestígios. Então fazendo este trabalho com imagens, podemos saber onde ficava a posição das estações e paradas, onde a linha passava, etc etc
Iria começar com a planta no.1, partindo da estação Caju ... mas não aguentei de curiosidade e comecei pela misteriosíssima estação Engenho do Matto !
Confesso que foi muito trabalhoso, desde comparar as escalas (a planta é 1:2000 ou seja, 1 cm na planta equivale a 20 metros na realidade) até posicionar as plantas com imagens de satélite de maneira correta, já que o Norte das plantas não existe, elas foram desenhadas de acordo com a orientação da folha. Mas apesar de trabalhoso, foi deveras prazeroso pois ... CONSEGUI ! ! !
Em primeiro lugar inverti as plantas, graficamente falando. Ao invés de fundo azul com traçado branco, precisava deixar o traçado preto. Curiosamente o fundo azul tornou-se meio sépia, o que também ajudou bastante.
Depois tracei uma linha de exatos 1000 metros no Google Earth, e a sobrepus sobre o leito da ferrovia, entre os kms 12 e 13, mostrados na planta de 1917.
Deu trabalho, mas bateu certíssimo ! A escala está milimetricamente correta, com diferença de centímetros !
Entretanto a imagem é muito grande, e por enquanto postarei apenas a prévia, vejam abaixo: E agora, a resolução de um dos mistérios mais aguardados e estudados dos últimos tempos: a posição e localização em 1917 da antiga estação de Engenho do Matto ! Vejam abaixo:
Obs.: todo estudo e pesquisa, com suas afirmações e considerações, são passíveis de equívocos. Afirmei acima a real posição da estação baseado na escala que deu certinho. Entretanto, pode haver diferenças e imprecisões até no desenho das plantas antigas. Creio que está tudo certo, mas em caso de dúvidas, estamos abertos ao debate.
[Edit]
Instalei um MOD no fórum, que reduz as imagens postadas, criando miniaturas e para vê-las em tamanho original, basta dar um clique. Testei isso por toda a semana e nada ... mas agora começou a funcionar. Então, cliquem nas imagens acima para ver em tamanho original.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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- Usuário ativo
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- Registrado em: 10 Mar 2012, 21:49
Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Excelente !! = )
Pelo que eu pude ver, a Engenho do Mato ficava dento de um muro debaixo da subida do viaduto.
Parece que é de uma empresa sei lá, ou da prefeitura.
Pelo que eu pude ver, a Engenho do Mato ficava dento de um muro debaixo da subida do viaduto.
Parece que é de uma empresa sei lá, ou da prefeitura.
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- Usuário Bronze
- Mensagens: 40
- Registrado em: 13 Ago 2012, 20:52
Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Excelente ideia! Muito bom, qualidade profissional de pesquisa!
Sugiro fazer com todas mesmo!
Sugiro fazer com todas mesmo!
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- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917
Cacilda ! Vcs estão fazendo um trabalho de mestre ! Agora, dá pra saber onde era realmente a estação ! Parece q vcs já achavam q era ali mesmo, não ?