Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Espaço para postarmos dados, documentos, imagens, plantas e mapas antigos sobre a ferrovia
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2013, 00:45

Segue abaixo (finalmente !) o link da superposição de imagens envolvendo a folha 19 da Planta da EF Rio d'Ouro (1917) e a imagem de satélite do Google Earth.
:Y:
EFROfl18.kmz
Fiquei quase o dia todo nessa superposição ... é que o trecho é muito sinuoso, e a ferrovia passava pra lá e pra cá em relação às tubulações. E com isso ía de um lado da rua atual para o outro.
Algo sem muito sentido e só pra me dificultar o trabalho !
:lol:


Obs.: Adenilson Miguel Couto era "Retiro", e não Itaipú !
=O
Pior fui eu ... que até hoje à tarde pensava que Figueira e Miguel Couto eram a mesma estação ! Com isso perdi um tempão ...
:ttn: nnoo :brrb:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Adenilson » 31 Mar 2013, 01:50

Dado.
Vc tem razão.
Miguel Couto era Retiro. Não sei como fui confundir até porquê na hora de traçar a distância, eu o fiz de Retiro e não de Itaipú, que segundo o mapa, não tem plataforma.
Acho que troquei o nome, pois Retiro está próxima a uma dobra no papel na planta. nnoo

Pela sua superposição, aliás com licença, app , a ferrovia então passava mais próxima a Rua Dolores, como eu havia cogitado também.
Nesse caso, justifica-se o espelhamento da foto.

No caso do prédio apontado como bar, acho que confundi. Vocês postaram um prédio quadradinho na cor verde. Foi esse o prédio que disse que ficava a 160 metros dos meus cálculos, mas bem próximo ao final da chave na sua superposição, localizei o prédio abaixo. :ttn:

Alguma chance? :D
Est. Miguel Couto.jpg
Se tiver, então fica ainda alguma incoerência em relação a foto de 1929.
Outra coisa é que a posição do prédio abaixo levaria um pequeno desvio lateral da posição da linha em relação ao que vc fez.

P.S: Se for esse o prédio ao qual vc tinha se referido, realmente fica na rua paralela a que tinha postado, mas esse não é o prédio verde apontado como a estação nos fóruns sobre a ferrovia.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2013, 09:43

Pois é, primeiramente eu tinha assinalado um prédio verde, depois assinalei este da foto acima pois me indicaram. Até me disseram sobre um dístico que ficaria atrás do nome do bar. Mas pelos mapas, a linha teria que fazer um desvio nesse trecho ... eu sempre achei que tivesse esse desvio, mas pela superposição não me pareceu que a linha chegasse próxima desse bar.
Eu vou examinar melhor as imagens quando tiver acesso ao PC mais tarde ... ontem eu estava com muito sono!
:WK:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Adenilson » 17 Fev 2014, 15:09

Dado.

Acho que finalmente terei mais tempo para minimizar algumas pendências aqui no fórum, tais como organizar e postar as plantas de 1917 dos demais ramais.

Devido ao tempo, tentei olhar as páginas e identificar as localizações.

Segue abaixo o que eu entendi:

Páginas 33 a 37 (Ramal de Tinguá).

Parada São Bernardino-> pg 33.
Parada do Iguaçú-> pg 34.
Parada (não identificada na planta)-> pg 35. A parada não está identificada, mas deve ser a parada Barreira.
Estação do Tinguá e Ramal do Columy-> pg 37.

Algumas observações que fiz foram as seguintes:

Todas as paradas tinham plataforma, com exceção da parada do Iguaçú. Isso, em 1917, claro!
O ramal do Columy parece ser o subramal da Boa Esperança, que tem a parada Bacurubú como ponto final, a partir do triângulo de reversão em Tinguá. O interessante é que não encontrei planta detalhada sobre a sua continuação. De qualquer forma, pretendo rever isso. Dado, esse nome do sub-ramal de Columy é familar a você?

Outra questão é que a princípio, a parada do Barreira não parece estar perto de nenhuma ponte como sugerido no site estações ferroviárias.

O que reparei na planta é que haviam pontes sobre os Rios Utum, Ana Felícia e Jundiaí (nomes da época), mas essas estavam bem depois da parada.

Dado: Te indago, qual desses rios era o da ponte cuja referência é dada sobre a parada do Barreiras no site estações ferroviárias?

Página 53 (Subramal de Mantiquira ou Galrão)

Interessante é que na planta geral esquemática já postada aqui, o sub-ramal é chamado de Galrão com a parada correspondente na ponta da linha, mas na planta detalhada, o nome é Mantiquira e não há menção de uma parada. Apenas uma indicação escrito Mantiquira próximo a ponta da linha, mas sem a palavra "parada" ou "estação" escrita, o que evidentemente não faz sentido, pois pelo que sei Mantiquira é João Pinto, ponto onde se inicia o subramal.


Página 54 (Subramal de Registro)

A partir do ramal de Xerém, mas o nome mencinado é João Pinto. Não há menção da parada na planta detalhada, o que é estranho, pois a mesma é citada na planta esquemática já postada aqui.

Página 55 (Ramal da Represa)

A partir da linha tronco.

Página 56 (Ramal de Ana Néri) -> A partir da linha tronco.


Obs: As plantas das páginas 57 a 61 são plantas com indicação de nível, as quais não achei tão relevantes no momento.

Dado. Nas próximas semanas irei tirar um pequeno período de recesso, mas infelizmente não poderei me dedicar às pesquisas como nas férias passadas, mas haverá tempo para pelo menos eliminar as pendências do recesso passado e completar essas plantas da Rio D'ouro.

Eu achei que tinha solicitado cópias do ramal da Penha, mas não tinha, então a missão agora é solicitar as plantas detalhadas do ramal da Penha e de Xerém.
Como eu montei um relatório de visitas, todas as pendências estão lá e pretendo começar por elas.

Vamos que vamos! okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 17 Fev 2014, 18:15

Adenilson, examinarei com mais calma o que você escreveu quando eu chegar em casa.
Curiosamente, este nome "Columy" não me é estranho ... acho que já vi como "Columins".
Em relação aos rios, em relatórios antigo tenho também a nomenclatura de todos eles, além de serem citados no livro Vias Brasileiras de Comunicação, mas não me lembro agora qual rio ficaria próximo à Parada Barreira.
Falando nisso, não leve em consideração o que diz no site "Estações Ferroviárias", pelo menos em relação a esta parada, pois achamos que não ficava próxima à ponte. Na nossa caminhada pelo antigo leito, acredito que identificamos o exato local onde ficava a Parada Barreira, e ficava um pouco distante (talvez uns 600 metros) do encontro com a Estrada Federal e a ponte até hoje existente. O local tem um espaço aberto no terreno, como se fosse um pequeno pátio antigo, que poderia conter uma plataforma entre as linhas. É um hipótese que levantamos na hora, mas que parece bem plausível ...
Depois volto aqui com mais calma !
E assim que possível te ligo ! Preciso falar com você !
Valeu !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Adenilson » 18 Fev 2014, 11:43

Dado. Realmente não saberia dizer qual a distância da parada Barreira até o primeiro dos 3 rios citados, mas a princípio, a ordem de grandeza citada por você pode fazer sentido, mas a parada era antes desses rios.

O pior você não sabe. Ontem foi o meu último dia de trabalho antes desse recesso e infelizmente deixei o DVD lá.
Como eu já tinha um compromisso para sair amanhã, vou aproveitar o fato do AN ficar próximo ao meu serviço e vou pegar o DVD e solicitar as plantas restantes no AN.
De qualquer forma, o pior já passou, que foi a identifcação dos lugares, pois já não me lembrava de nada, inclusive do fato de eu não ter solicitado cópia do ramal da Penha.

Na sexta, pretendo ir ao AGCRJ e lá tem uma foto da região do Faria Timbó com um grande descampado e algumas casas. Não custa nada solicitar essa cópia, pois mesmo com probabilidade pequena, uma dessas casas pode ser a estação Engenho do Mato.
Vou analisar o tal morro pelo Google Earth primeiro.

Vai ser legal falar contigo. Tem um tempo que não nos falamos, mas dê uma prioridade para ligar entre 09:30h e 16:30h nesse recesso.

Um abraço. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 21 Fev 2014, 22:33

Adenilson escreveu:Dado.
Vc tem razão.
Miguel Couto era Retiro. Não sei como fui confundir até porquê na hora de traçar a distância, eu o fiz de Retiro e não de Itaipú, que segundo o mapa, não tem plataforma.
Acho que troquei o nome, pois Retiro está próxima a uma dobra no papel na planta. nnoo

Pela sua superposição, aliás com licença, app , a ferrovia então passava mais próxima a Rua Dolores, como eu havia cogitado também.
Nesse caso, justifica-se o espelhamento da foto.

No caso do prédio apontado como bar, acho que confundi. Vocês postaram um prédio quadradinho na cor verde. Foi esse o prédio que disse que ficava a 160 metros dos meus cálculos, mas bem próximo ao final da chave na sua superposição, localizei o prédio abaixo. :ttn:

Alguma chance? :D
Est. Miguel Couto.jpg
Se tiver, então fica ainda alguma incoerência em relação a foto de 1929.
Outra coisa é que a posição do prédio abaixo levaria um pequeno desvio lateral da posição da linha em relação ao que vc fez.

P.S: Se for esse o prédio ao qual vc tinha se referido, realmente fica na rua paralela a que tinha postado, mas esse não é o prédio verde apontado como a estação nos fóruns sobre a ferrovia.
Este prédio, um pouco mais à frente pela Rua Dolores em relação à foto anterior, me chamou a atenção. Me disseram que a estação ficava mais no "meio" do quarteirão ... sendo assim, ficaria mais ou menos nessa posição !
Será ?
poss01.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Rafael MF
Usuário ativo
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Nov 2014, 04:22

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Rafael MF » 23 Jul 2019, 00:14

Bom dia, Dado.

Os links para as plantas não estão abrindo. Tem como repostar?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 23 Jul 2019, 14:44

Hum ... infelizmente devo demorar um pouco pra recuperar esses arquivos. Mas em breve no site elas constarão também.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Rafael MF
Usuário ativo
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Nov 2014, 04:22

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Rafael MF » 29 Jul 2019, 10:39

Bom dia, Dado.

Sabe dizer se o AN possui as plantas-baixas e vistas das estações? Essas em particular me interessam porque pretendo fazer reproduções em escala usando técnica de papietagem.

Responder

Voltar para “Dados e Documentos Históricos”