Viaduto/Ponte sobre o Canal do Mangue

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Viaduto/Ponte sobre o Canal do Mangue

Mensagem por DadoDJ » 02 Nov 2013, 22:09

Adqüiri esta imagem na Feira de Antigüidades da Praça XV, no dia 02 de novembro.

Na ocasião tive a imensa satisfação de conhecer o Adenilson, parceirasso, gente finíssima.

Esta imagem mostra o Canal do Mangue e a Avenida do Mangue, como se chamava na época a Av.Francisco Bicalho. Ao fundo o viaduto da EFCB.

Vendo esta imagem fiquei intrigado com algumas coisas:

1-A estação Barão de Mauá ainda não havia sido construída. Portanto a imagem é anterior a 1924, que foi o ano de início da construção da estação;
2-O viaduto foi inaugurado em 1907, portanto acredito que a imagem tenha a data de produção entre 1907 e 1923;
3-A linha da EFCB que passava sobre o canal do Mangue já havia sido retirada;
4-A navegação parecia abundante no canal. Hoje é praticamente impossível;
5-Não existia na época da foto a linha da EF Leopoldina que passava por ponte sobre o canal e alcançava o atual, mas erradicado, pátio de Praia Formosa ?

Bem, segue a foto:

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Viaduto/Ponte sobre o Canal do Mangue

Mensagem por DadoDJ » 02 Nov 2013, 22:10

Ou ... pode ser que a imagem tenha sido feita de cima da ponte que citei no ítem 5 !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Viaduto/Ponte sobre o Canal do Mangue

Mensagem por Adenilson » 03 Nov 2013, 20:15

Dado. Pode acreditar, que a satisfação de conhecê-lo pessoalmente também foi toda minha. Valeu, grande companheiro ferroviário. Obrigado também por levar as fotos que você já tinha conseguido na semana anterior para me mostrar. :beer: :beer:

Quando você me mostrou essa foto na Praça XV, não tinha idéia que ficaria tão boa. Show de bola, grande imagem.

Uma forma de tentar estreitar esse range dado por você (1907 a 1923) seria bem trabalhosa. Na Internet há várias fotos de várias épocas mostrando o canal do Mangue. Poderíamos compara-las.

Outra coisa interessante, mas ao mesmo tempo óbvia, é ao fundo o Morro do Corcovado com uma pequena saliência, que deve ser o monumento Chapéu do Sol, que antecedeu o Cristo Redentor, pois este seria apenas inaugurado em 1931.

Já no plano quase ao nível do solo, existe uma torre ao fundo. Parece ser de uma igreja, mas não tenho certeza. Não me lembro de tal estrutura ali hoje ou se ela foi ocultada por outras construções. Se descobríssemos o que é, poderiámos tentar estreitar esse período.

Mais uma vez, foto show de bola! app

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”