Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Adenilson
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Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 02 Dez 2014, 15:08

Este tópico foi aberto com o objetivo de promover o debate sobre a ordem do assentamento das 4 principais linhas da linha do centro, entre a Central do Brasil e Deodoro.
Posteriormente, o trecho a partir de E.Dentro até Deodoro, passou a contar com 6 linhas, mas as 4 primeiras serão o foco principal do fórum, pois está intimanente ligado à posição das primitivas estações e ao desenvolvimento da ferrovia.

Adenilson
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 02 Dez 2014, 15:27

Primeiro, gostaria de dizer que esse assunto sempre me fascinou, pois está intimamente ligado ao paisagismo urbano de uma época bem remota.
A maioria dos registros fotográficos mostra a ferrovia nesse trecho, já com 4 linhas, algumas raras com 3 e quase nenhuma com 2, imagina quando havia apenas linha singela. :(


Abaixo, segue a informação envolvendo a construção das linhas entre a estação da Corte e Sapopemba.

1858- Inauguração de E.F.D.Pedro II com linha singela e apenas 6 estações.

1876- Foi construída a segunda linha até Sapopemba, portanto, a inha do centro foi por 18 anos, singela.

1897- Foi construída a terceira linha até Madureira. A linha do centro foi dupla por 21 anos.

1903- A quarta linha foi construída até Madureira. Esse período de 3 linhas até Madureira foi o mais curto. Apenas 6 anos.

1910- A terceira linha é construída entre Madureira e Deodoro.

Adenilson
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 02 Dez 2014, 15:45

A partir daí, baseado em informações sobre o ano das inaugurações das estações, o cenário de linhas na inauguração das principais estações até Sapopemba era assim:

Corte ....................................1858.............linha singela.
Lauro Müller............................1907.............linha quádrupla.
S.Cristovão..............................1858.............linha singela(*).
Derby.....................................1885.............linha dupla.(*).
Mangueira...............................1869.............linha singela (*).
S.Francisco Xavier.....................1861............linha singela.
Rocha......................................1885.............linha dupla.
Riachuelo..................................1869.............linha singela.
Sampaio...................................1885.............linha dupla.
Venda Grande (E.Novo)..............1858.............linha singela.
Méier.......................................1889.............linha dupla.
Todos os Santos........................1868............linha singela.
Oficinas (E.Dentro)....................1873............linha dupla.
Encantado................................1868............linha singela.
Gambá (Piedade).......................1873...........liha singela.
Cupertino (D.Frontin) (Quintino)..1876..........linha dupla ou singela (dependendo do mês).
Cascadura..................................1858..........linha singela.
Madureira...................................1890..........linha dupla.
Rio das Pedras (Osvaldo Cruz)......1898...........linha dupla (a partir de Madureira) e tripla (até Madureira).
Bento Ribeiro..............................1914...........linha quádrupla.(*)
Marechal Hermes.........................1913...........linha quádrupla. (*)
Sapopemba (Deodoro).................. 1859..........linha singela (*).

Depois eu explico os asteriscos. okk

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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 12 Dez 2014, 15:31

Pessoal,

Continuando esse assunto fascinante, pelo menos para mim :D, justifico os asteriscos da seguinte forma.

S.Cristovão e Derby -> estavam próximas e estação da Central, São Diogo e Praia Formosa. Fica a dúvida, se naquela época, a linha singela que passava ali (no caso de S.Cristovão) e posteriormente dupla (D.Club) não se juntavam com as demais que vinham das outras estações terminais, ou se essa aglutinação acontecia antes. Mais abaixo, postarei uma foto da estação S.Cristovão que aparece apenas 2 linhas. Não me lembro agora se Praia Formosa era dessa época.

Mangueira-> O mesmo se aplica a Mangueira em relação a descrição acima com o acréscimo da situação, onde esta passou a ser a estação inicial da E.F.Melhoramentos. O seu pátio poderia ter mais linhas. Nessa época, a estação se chamava Fructeiras, então fica a informação que o restante da linha tronco era singelo na época da inauguração dessa estação, sem precisão se o seu pátio era assim.

E por falar nisso, havia um girador ou rotunda em Mangueira nessa época?

Bento Ribeiro e Marechal Hermes. Ainda não possuo a informação de quando a linha quádrupla chegou a Deodoro, mas uma boa forma seria conseguir as aerofotogrametrias de 1928. A quarta linha foi implementada em 1903, mas até Madureira.

Sapopemba-> Vale a explicação em relação ao ramal tronco, mas se tratando de estação importante de conexão, a mesma poderia ter mais linhas, mesmo que a linha tronco fosse singela durante a sua inauguração.

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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 12 Dez 2014, 15:47

Vamos agora à elaboração do raciocínio de como se deu o assentamento das linhas do centro.

Não temos fotos da época que a E.F.D.pedro II tinha linha singela. Isso seria quase impossível, pois essa situação perdurou até 1876, mas possuo fotos da época da linha dupla para elaborar o raciocínio.


1) Foto 1: Foto da estação da Quinta; utilizada exclusivamente por D.Pedro e de pé até hoje; em primeiro plano e mais ao fundo, tudo indica que a edificação devesse ser a estação original de S.Cristovão, cuja plataforma ainda podemos ver hoje em ruínas.
Reparem a linha dupla. Aparentemente não há linhas a esquerda das estações e a direita, com certeza não há, pois mais ao fundo podemos ver, apontado com a seta amarela, o abrigo do responsável pela cancela e esse tipo de construção ficava a margem da linha e não no meio das vias.

Eu lia os textos sobre a famosa cancela de S.Cristovão e agora descobri. Vejam a ponta da cancela levantada, a qual destaquei com círculo vermelho, mas o mais importante vai agora.

PRÉDIO A ESQUERDA DA PRIMEIRA LINHA E A SEGUNDA LINHA NÃO ATENDENDO A PLATAFORMA.

Vamos considerar essa primeira linha e segunda linha com a nomenclatura da época e não o que temos hoje.
Quinta e S.Cristovão.jpg
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 12 Dez 2014, 16:02

Vamos a uma foto bem conhecida de todos.

Estação das Oficinas de E.Dentro em 1881. Nessa época, tal qual na época na foto de S.Cristovão, a linha tronco era dupla, mas no caso das Oficinas, desvios a transformavam em tripla (ver esquerda do maior prédio) ou quádrupla. (Não dá para ver, mas reparem que há uma segunda plataforma a direita). Mas isso ocorria apenas no pátio.


Reparem que o prédio principal da estação, inaugurada em época de linha dupla, está a esquerda.
E.Dentro1881.jpg
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 12 Dez 2014, 16:03

Depois eu volto com mais informações, agora enfatizando estações que ficavam a direita (sentido subúrbio) para elaborar o meu raciocínio. okk

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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por DadoDJ » 13 Dez 2014, 11:02

Shoooooow de bola, Adenilson !
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Agora você atiçou minha curiosidade ... vou voltar a procurar informações sobre Fructeiras e outras estações ...
okk
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 19 Dez 2014, 14:48

Dado. Essa curiosidade atiçada foi em relação ao assentamento das linhas ou ao meu questionamento sobre o movimento das locomotivas da E.F.Melhoramentos quando Mangueira era a 1ª estação? :ttn: :(


Sobre o retorno do meu raciocínio, posto uma foto de São Francisco Xavier em um ano que supostamente seria em 1908, mas tenho certeza que não é.
Sabem por quê?
O prédio é de madeira e quem sabe o original dessa estação e logo depois do assentamento da 4ª linha, o prédio foi reformado ficando com uma estrutura semelhante a da estação Marechal Hermes.

Não dá para ver do outro lado, mas essa foto é bem do início do século XX, onde provavelmente a 4ª linha ainda não existia, sendo assim reparem que o prédio principal é do lado esquerdo de quem vê a foto, mas do direito (sentido subúrbio), o que é contrário a de São Cristovão e E.Dentro.

Saliento que essa foto não é da estação de S.F.Xavier da E.F.Norte e sim da E.F.D.Pedro II.
sfxavier.jpg
Essa foto praticamente atesta que a linha mais a direita que hoje percorre grande trecho da linha do centro foi a última a ser assentada. Entre as duas plataformas vemos 2 linhas e a terceira linha está fora do enquadramento a direita da segunda plataforma, mas lembre-se que o fotógrafo está de frente para a direção de Mangueira, o que transforma o prédio principal da estação de S.F.Xavier, o da direita, no sentido Rocha. okk
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 19 Dez 2014, 15:17

Foto já postada da estação Dr. Frontin, nome intermediário entre Cupertino e Quintino.

Como supostamente a 4ª linha foi assentada em 1903 (depois eu explico esse supostamente o0 ), e o nome Quintino foi estabelecido em 1913, eu interpretei a época da foto com esse intervalo de tempo, pois não havia data e/ou apenas ano na assinatura da mesma.

O prédio principal, tal qual São Francisco Xavier é a direita no sentido subúrbio (esquerda de quem vê a foto), pois nesse caso, o fotógrafo está voltado para a direção de Piedade e de costas para Cascadura.

A plataforma sem cobertura, aparentemente foi construída depois.
Dr.Frontin.jpg

Agora um detalhe que me chamou atenção, o qual destaquei com a seta. Parece que o prédio foi quebrado em sua metade, assim como a cobertura para que a 4ª linha fosse assentada ali.
Fica a impressão que originalmente os prédios das estações ficavam totalmente adjacentes às ruas, sem linhas entre ele e a via pública e que em algum momento os mesmos foram "adaptados" para a inserção de uma linha, aumentando a probabilidade que o assentamento se deu do centro para as bordas do leito.
Dr.Frontin - Cópia.jpg
Vocês acham que esse detalhe que parece estar quebrado era assim mesmo?
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