Dados, documentos e informações sobre o trecho

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
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Adenilson
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Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 24 Ago 2013, 18:28

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre o trecho da Linha do Centro

Obs: informações específicas sobre determinada estação, parada ou obra de arte deverá ser postada em tópico correspondente.

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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 24 Ago 2013, 19:30

Iniciando então a divulgação das informações coletadas nesse período de pesquisa, seguem informações importantes sobre o trecho.
É provável que vocês já saibam muita coisa, mas tem sempre alguém que vai achar as informações, uma novidade.

A extensão inicial da linha do centro na sua inauguração era de 47,2 Km até Queimados com as estações: Corte, Venda Grande, Cascadura, Sapopemba, Maximbomba e Queimados.

A estação Venda Grande foi logo renomeada para Engenho Novo. Ela possuia esse nome, pois Venda Grande era uma localidade que ia do atual Engenho Novo, passando por Maria da Graça, até Del Castilho.
Anos mais tarde Sapopemba seria renomeada para Deodoro e Maximbomba, para Nova Iguaçú.

Obs: A viagem da Corte a Queimados durava 1,5 hora, mas o objetivo da administração era fazer a viagem em 1 hora, principalmente com a redução no processo de parada nas estações. As locomotivas adquiridas pela central chegavam a 70 Km/h.

8/11/1858 - Construção da linha de Queimados a Belém.

No dia 16/3/1861 é inaugurado o serviço de subúrbios com dois trens diários para cada trecho e finalizada a linha de Queimados a Belém.

Nesse mesmo ano, é inaugurada a parada São Francisco Xavier e as estações na época já eram: Corte, São Cristovão, S.F.Xavier, Cascadura, Sapopemba, Maximbomba, Queimados e Belém.
Obs: Belém é a atual Japeri.

Obs:As estações inicialmente eram de taipa e barro e possuam alguns detalhes em madeira.

As Oficinas de E.Dentro foram inauguradas em 1869, pois antes toda a manutenção era realizada em São Diogo.

03/12/1870- É inaugurado o novo edifício da estação da corte com ampliação das instalações, 12 anos apenas após a arquitetura original de 1858.

1876- A segunda linha é construída até 6 Km depois de Cascadura, o que a rigor é a entrada do pátio de Sapopemba.

02/12/1877- Inaugurado o ramal de Sapopemba a Santa Cruz.

1896- A segunda linha chega a Queimados.

1897- A terceira linha é construída até Madureira e D.Clara é inaugurada.

1903-A 4ª linha chega a Madureira. (obs: essa me surpreendeu. Achei que fosse antes).
Nesse mesmo ano, todas as estações de subúrbio são reconstruídas. Portanto, provou-se aquilo que eu já desconfiava desde a época do TGVBR. Salvo algumas exceções, os prédios das estações que vemos nas fotos, mesmos as mais antigas, já não são mais os originais.

1910- Duas linhas adicionais são construídas entre São Cristovão e Del Castilho e a 3ª linha é construída entre Madureira e Deodoro.
Obs: Não sei porquê a menção de Del Castilho aqui. Talvez para justificar o grande aumento de linhas entre o centro e a bifurcação da linha do centro com a auxiliar, logo depois da Mangueira.

1919- Ocorre o fechamento das margens das linhas suburbanas de E.F.C.B entre a Central e Deodoro com muros em substituição aos guard-rails de ferro ou a nada simplesmente.

1920- Construída as passagens subterrâneas do Rocha, Sampaio, T.Santos e Encantado e superior em E.Dentro, Piedade, Quintino.

1929-Suspenso o serviço de bagagens entre D.Pedro II e D. Clara.

1934- A segunda linha é construída entre Bangu e Santa Cruz.

INFORMAÇÕES SOBRE A ELETRIFICAÇÃO:

15/01/1937- Viagem teste entre São Cristovão e Riachuelo.
Obs: Estranhamente, não foi da Central.

27/01/1937- A eletrificação chega a Todos os Santos.

03/07/1937- Realizada 2 viagens teste: Entre D.Pedro II e Lauro Müller e T.Santos e Madureira.

10/07/1937- Getúlio Vargas inaugura a eletrificação até Deodoro.

1943- A eletrificação chega entre N.Iguaçú e Japeri.

1944- Bangu, C.Grande e o ramal de Campo dos Afonsos recebem a eletrificação.

1945- A eletrificação chega ao Matadouro.

BIBLIOGRAFIA:

1) Memória Histórica da E.F.Central do Brasil.
2) Os 50 anos da eletrificação dos trens de subúrbio do Rio de Janeiro.
3) Nos trilhos do progresso.
4) A era diesel na Estrada de Ferro Central do Brasil.

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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 24 Ago 2013, 22:07

Muito show, Adenilson !
Uau !
:O
Informações importantes e curiosas ... algumas delas realmente eu não sabia e não se vê registros pela internet. Legal !
Parabéns !
app app app
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 08 Mai 2014, 11:51

A ONG Amigos do Trem postou esta foto no Facebook, e me encaminharam perguntando em qual local teria sido feita esta imagem:
10305429_796086077069533_60676497912425058_n.jpg
Algum palpite ? O ano é 1957, segundo consta ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 08 Mai 2014, 14:29

Dado. Essa é mole. Ao fundo, a estação de São Francisco Xavier (sentido subúrbio) em foto tirada do viaduto da Rua Santos Melo. okk

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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 08 Mai 2014, 17:37

Puxa vida, eu estava pensando sempre no sentido contrário ...

ptz
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 09 Mai 2014, 10:45

Para não haver dúvidas sobre a foto acima, segue foto do Street View tirada do meso ângulo.
S.F.Xavier.jpg
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