Estação São Cristóvão

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 15 Mai 2015, 15:17

Maracanã 1910.jpg
Outro detalhe, Adenílson, nunca houve uma passagem de nível na General Canabarro, tenho inclusive uma foto com aquele entroncamento que eu mencionei por volta de 1920, onde se vê o muro da estrada de ferro sem qualquer passagem. Aliás aquele trecho do Maracanã era um deserto no final do Século XIX, pois a Av. Maracanã só foi aberta em 1922, a Radial Oeste em 1962, e a conexão com a Praça da Bandeira só aconteceu em 1967.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 15 Mai 2015, 15:19

A foto do entroncamento com a Av. Maracanã mandarei oportunamente.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2015, 16:31

Sempre fiquei intrigado com essa "transferência" da estação Quinta de um lado pro outro. Tenho muita curiosidade em saber como foi o processo, tanto de transferência como em relação às linhas ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 15 Mai 2015, 16:38

Tem alguma coisa estranha aí.

1) A foto de 1925 parece mesmo estar na direção do centro, devido a coincidência do prédio que aparece ao fundo. A não ser que tivesse um prédio igual no sentido diagonal oposto. Pode ser até que não houvesse uma PN, mas o sentido parece ser do centro.
Também contei o número de janelas e não se trata do prédio do museu do índio.
Só para informação: Pesquisei e verifiquei que o prédio do museu do índio foi construído em 1880.

2) A foto que postei mostrando a cancela ao fundo parece mostrar a estação da Quinta conforme conhecemos e onde está atualmente, então ela já estaria do lado oposto da linha em relação ao museu imperial da Quinta. Isso é que causa estranheza, pois para ter coerência, ou a foto de 1925 teria que ser sentido Derby Club ou a minha do final do século XIX, teria que ser no sentido do Centro.

3) Fala-se em demolição do prédio e reconstrução do outro. Esses livros, tais como o do Hélio Suevo, baseiam-se em outros, tais como o livro do Max Vasconcelos, onde há erros também. Poderia até citar uns.
Acho pouco coerente ter sido demolido um prédio e ter sido construído outro,pela explicação que dei no item 1 acima, mas se houve 2 prédios, pode a princípio parecer que ambos conviveram, mas fica a pergunta:
Por quê construiriam um prédio que servia de estação particular, se em 1925, já havia estações modernizadas com plataformas compridas e o império já não existia há 35 anos aproximadamente?

4) Será que tal prédio não era híbrido, podendo abrigar plataformas dos dois lados, no caso, ora em um, ora em outro?

5) Eu cheguei a cogitar quando dei a minha explicação sobre uma PN na Avenida Maracanã, o que traria coerência na foto do século XIX.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2015, 16:51

Estou tentando pesquisar algo sobre a Quinta ... encontrando, postarei no tópico específico ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 15 Mai 2015, 17:06

Vamos a mais fatos e reforçar o que quis dizer:

Abaixo segue como nº 1 e em amarelo, a estação da Quinta no final do século XIX, mas se for a direção de Derby Club, o museu imperial estaria do lado direito, o que exatamente acontece hoje.
Ao fundo sob o nº 2, estaria o que eu penso ser a estação original de São Cristovão,da época da linha singela.
Quinta e S.Cristovão - Cópia.jpg

Vejam no google, a posição da estação da Quinta em amarelo e em azul, os restos de uma plataforma que existe até hoje e que mantém a coerência com o que está na imagem acima.
Vamos a mais fotos e reforçar o que quis dizer:
S.Cristovão.jpg
Abaixo na foto aérea postada na década de 40, a seta amarela (era para eu ter colocado azul wll ) indicaria ainda de pé, o possível prédio original de São Cristovão.
S.C.1949.jpg

Seguem 2 fotos da estação da Quinta de lados opostos para comparações.

quinta041.jpg
quinta043.jpg

Fica a pergunta: Será que a segunda estação da Quinta foi construída na época do segundo assentamento da 2ª linha para que o "mocinho" imperador pudesse descer diretamente em uma plataforma, pois com o assentamento da segunda linha, dependendo do sentido, ele teria que descer nos trilhos. Pensem nisso!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Francisco Amaral » 15 Mai 2015, 17:08

Não tenho 100% de certeza, mas pelos PAA, havia sim uma passagem de nível na Canabarro, inclusive a mesma ia até a rua de São Cristóvão, sendo a Atual Almirante Baltazar parte dela no início do século passado.

Segue link do PAA de 1908:
Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2015, 17:11

Achei algumas coisas sobre a Quinta, vou postar em alguns minutos no tópico específico ! Aliás, vou postar aqui mesmo, depois transfiro apenas as imagens ...
:lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2015, 17:15

Bondes Guarany e a estação Quinta - A Folha Nova 07-07-1883.jpg
^^ A Folha Nova, em 07 de julho de 1883
O embarcadouro de Suas Majestades - A Noite 18-06-1925.jpg
^^ A Noite, em 18 de junho de 1925

Vou continuar pesquisando aqui, assim que der uma pausa no serviço ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2015, 17:18

Grande Adenilson ! Realmente na foto aérea o prédio apontado pode ser da provável estação original de São Cristóvão !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”