Estação São Cristóvão

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2015, 17:26

Reconstrução da estação Quinta - O Jornal 18-08-1926.jpg
^^ O Jornal, em 18 de agosto de 1926
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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2015, 17:42

Viagem Imperial - O Apóstolo 16-07-1879.jpg
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Adenilson
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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 18 Mai 2015, 09:21

Antes de tudo app app

Estive ocupado no final de semana, mas na própria sexta-feira olhei as postagens do Dado.

Continuo com várias pulgas atrás da orelha.

Pelas postagens, foi fato que o prédio fora reconstruído, mas foi em lados opostos?

Se a estação original da Quinta foi construída no lado voltado para o palácio, então a foto que postei também teria que estar no mesmo sentido da foto de 1925, descartando o suposto prédio de S.Cristovão como sendo a estação e recolocando-o em outro local, mas e a construção apontada por mim na foto aérea?

A inversão de revelação das fotos estaria descartada para mim, pois isso mudaria a direção da curva a frente.

Outra coisa que poderia explicar seria o fato da foto postada por mim ser mais nova, mas nitidamente há apenas 2 linhas ali somente. Não acredito nisso. Deve ser mesmo uma foto muito antiga. Eu chutaria algo como no máximo 1900, mas se o histórico do número de linhas se manteve ao longo de todo o trecho, então eu chutaria algo como 1880.

Para aumentar a polêmica.

Segue abaixo uma aerofotogrametria da estação em 1928, indicada pela seta vermelha. O círculo verde aponta a estação da Quinta, já teoricamente construída e a seta azul mais a esquerda aponta a extremidade da suposta estação original de SC. Parece haver pelo menos mais uma plataforma menor ao lado, o que mostra coerência com a menor foto que postei.

Entre a primeira e segunda seta estaria a provável passagem de nível vindo da Maracanã. Como eu exagerei no zoom, acabei cortando a parte que seria do prédio na direção do centro, apontado pelo Amaral, mas eu tenho as fotos originais e tentarei localiza-lo depois. Vou ter que procurar em casa primeiro, pois são muitos CD's.
sc1928.JPG
Abaixo, segue uma foto da provável construção do viaduto em 1934 mostrando a plataforma de S.Cristovão. A cobertura colonial que aparece na foto é a mesma que aparece na foto menor que postei dias atrás.
Sao Cristovao-1934.jpeg
Mais abaixo, uma foto conhecida. Uma composição UE-100 passando pela estação de S.Cristovão, que pela localização seria ali a original, apesar de parecer já bastante descaracterizada. Não dá para afirmar se o trem está parando ali ou somente passando, mas em 1937, a suposta estação antiga já estaria desativada.
Sao Cristovao 1937.jpg
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Adenilson
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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 18 Mai 2015, 09:28

Reparem na aerofotogrametria que o acesso à plataforma de São Cristovão principal era pela lateral da mesma, diretamente da rua. Não havia um trilho de cada lado como hoje.
Em compensação, os trilhos já tinham sido retirados da adjacência da estação da Quinta.

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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 19 Mai 2015, 16:54

Adenilson, a região etá muito mudada. Onde existem as 3 setas azuis, no final dos anos 30 foi construído o CEFET, e entre as setas nºs 2 e 3 foi construído o acesso ao viaduto velho, inaugurado em 1936. Onde existe a seta verde é o local onde se encontra a estação velha, pois ali ficava a esquina das ruas General Canabarro e Teixeira Soares. Hoje ali é a Estação do Metrô. Não existia a Radial Oeste em 1928, pois aquele trecho foi inaugurado em 1966. Onde está a última seta à direita junto à uma espécie de ponte, era o muro do fundo das casa da Rua Teixeira Soares, cujo eixo foi deslocado para a abertura da Radial Oeste. Apesar de conhecer a região desde pequeno, o local está irreconhecível.

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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 29 Jun 2015, 23:30

No sábado fiz uma foto que há muito tempo queria ter feito: a da possível plataforma da antiga estação de São Cristóvão, bastante afetada pelas obras realizadas no local atualmente.
11427317_869601109772428_1141285475281630971_o.jpg
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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 30 Jun 2015, 17:26

Olá pessoal. Dado, dependendo do tamanho que elas tinham é bem provável que você tenha razão. Eu me lembro que quando havia apenas o velho viaduto da Quinta, a entrada da plataforma da estação S. Cristóvão era pelos lados do viaduto. Para acessá-las era necessário subir o Viaduto pela General Canabarro, pois as entradas da plataforma ficavam junto à pista de rolamento e era necessário em seguida descer a escada junto aos trilhos para alcançá-la. As fotos que você tirou coincidem com a plataforma antiga, mas não creio que sejam da plataforma original de 1858.

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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 30 Jun 2015, 17:36

Verdade, Tche. Dificilmente seria a plataforma da primitiva estação, apesar de não ser impossível. Ela se parece mais com a plataforma da foto que mostra a composição a vapor e o Série 100 se aproximando de São Cristóvão ...
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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 01 Jul 2015, 11:16

Quem lembra da quantidade de linhas que existiam na estação de São Cristóvão em comparação com os dias atuais se assusta. Com a desculpa de aumentar as plataformas, o número de linhas diminuiu sensivelmente e dificilmente será possível expandir o tráfego ferroviário. Não há como aumentar o volume de trens se o número de linhas for reduzido e já chegou ao limite. O ramal de Saracuruna, que era a antiga Leopoldina, só possui duas linhas, ao contrário do que ocorria até os anos 80, quando eram quatro. Quem passa por Triagem pode observar que ali foi um grande entroncamento ferroviário, mas que hoje em dia parece um cemitério de vestígios e de dormentes. A partir de Saracuruna a situação é pior e Inhomirim e Guapimirim estão por um fio. O projeto de reativação da linha de Petrópolis vai esbarrar justamente nessa dificuldade e logo as "forças ocultas" dirão que o sistema "não vai suportar", que "não há recursos", e que aparecerá uma proposta para "trocar" tal iniciativa um "uma linha de BRT" naquela região. O filme é conhecido...

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Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2015, 11:26

Certamente, Tche.
Hoje essas quatro linhas de bitola métrica (atualmente poderiam ser até duas, que foram erradicadas) fazem muita falta, pois poderia ainda existir os trens semi-diretos entre São Cristóvão e Saracuruna por exemplo, ou até direto entre Magé ou Vila Inhomirim. Ou entre Duque de Caxias e estas localidades ... realmente fazem muita falta ...
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