Estação Engenho Novo

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Engenho Novo

Mensagem por DadoDJ » 25 Ago 2013, 00:03

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Engenho Novo, originalmente Venda Grande
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por Adenilson » 26 Mar 2015, 15:23

Pessoal,

Andei realizando pesquisas no Instituto Moreira Salles e uma foto tinha me chamado a atenção.
Uma foto da estação do Engenho Novo, com 2 plataformas, conforme já sabíamos, e com 3 linhas.

O problema é que a foto é 1891 e nesse ano, os livros sobre a E.F.D.Pedro II informam que havia apenas 2 linhas, sendo a terceira assentada em 1897.

A foto porém, mostra 3 linhas e não aparenta ser algo relativo ao pátio exclusivamente.

Antes de postar a foto, que já está comigo, mas ainda não fi-lo, liguei para a Joanna (do IMS) e perguntei se havia alguma chance da foto estar com a data errada e se havia confiabilidade na precisão dessa informação.

Ela me pediu um prazo para verificar após eu ter explicado o paradóxo. Se ficar confirmado o ano, então postarei a foto ainda com a ressalva de tentar fazer pesquisas sobre o assentamento da terceira linha.
De qualquer forma, fica a perspectiva que seu assentamento pode ter ocorrido antes de 1897.

Sobre a estação, era belíssima, mostrando a importância do Engenho Novo. O prédio da esquerda, o principal, e sua plataforma eram adjacentem a 24 de Maio. Era muito parecido com o prédio da estação Dr. Frontin (Quintino) que postei no referido tópico, mostrando que poderia ser um padrão construtivo.
No meio das duas plataformas havia uma linha de trens diretos que não atendia à estação e no lado direito, margeando a atual Arquias Cordeiro, havia a outra plataforma e a terceira linha em sua adjacência, sem prédio, mas apenas com uma cobertura. Havia até um relógio e uma cabine pequena, talvez de bilheteria.

Aguardem!!

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por DadoDJ » 26 Mar 2015, 21:20

:P okk app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por Adenilson » 19 Mai 2015, 22:52

Pessoal,

Depois de um período cheio de atividades, que me impediram de postar algumas fotos, coloco a disposição de vocês, uma fotografia com a estação do Engenho Novo em 1891.

Como o bairro era importante e sob o nome de Venda Grande, era uma das estações originais da E.F.D.Pedro II, passou a ter 2 plataformas, provavelmente quando a linha foi duplicada.

Eu perguntei para a pesquisadora do Instituto Moreira Salles, se essa foto é mesmo de 1891 e explico porquê.
Reparem que no pátio há linha tripla, mas os livros citam o ano de 1897 como sendo o do assentamento da terceira linha. Então em 1891 era para ter apenas 2 linhas.

Não consegui perceber se as linhas convergem para 2, sendo 3 apenas no pátio, mas dá a impressão que as 3 linhas seguem direto.

O sentido da foto é a do Méier e reparem que as duas plataformas são adjacentes às ruas, sendo a da esquerda, à 24 de Maio e à direita, a Arquias Cordeiro.

A passagem subterrânea, aberta por volta de 1920 nem "pensava" em existir. O acesso era diretamente da rua para a plataforma.

Nessa época, a estação do Méier já existia e foi o assentamento da quarta linha, que fez com que as estações fossem severamente modificadas, com suas plataformas cortadas ao meio no sentido longitudinal, para a inserção da quarta linha.

Aquelas estações com estruturas metálicas enormes que vemos antes das coberturas em concreto com formato em T, já não são mais as originais.

Reparem que o prédio mais antigo, a esquerda lembra muito o da estação Dr. Frontin (Quintino) já publicada aqui em seu respectivo tópico, com a diferença que essa última tinha o prédio principal a direita e Engenho Novo, tinha a esquerda.

Era uma bela estação de uma freguesia muito importante.

Enjoy!!!
E.Novo1891.jpg

Depois vou postar uma foto das obras de construção da passagem subterrânea em 1920 okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por DadoDJ » 20 Mai 2015, 07:25

Uau, que imagem !
Muito legal !
:Y: app app app

Realmente parece que as linhas seguem direto, não convergindo pra duas linhas ... a não ser que uma delas terminasse em um desvio morto, o que não faria sentido aparentemente.
Parabéns, Adenlson !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por Axerock » 03 Jul 2015, 09:58

A estação era bem bonita!

Bela foto!! Valeu! ;)

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por ribeirofelippe » 15 Ago 2018, 00:37

Engenho Novo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por DadoDJ » 16 Ago 2018, 14:59

Nossa, show de bola !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho Novo

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2018, 09:15

Ainda com 2 plataformas.

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”