Estação Todos os Santos

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Todos os Santos

Mensagem por DadoDJ » 25 Ago 2013, 00:04

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Todos os Santos
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Axerock » 11 Abr 2014, 19:34

Foto de "A Illustração Brazileira" - no.24, 15 de maio de 1910
Fonte: Hemeroteca Digital.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Mensagem por Axerock » 11 Abr 2014, 19:38

A matéria completa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por DadoDJ » 11 Abr 2014, 21:04

Legal, Axerock !
Show de postagem !
Uma pena não ter na foto a estação de fato, mas tá valendo, o registro é muito legal !
app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Axerock » 11 Abr 2014, 23:57

Obrigado!
uma dica: vai lá e pesquisa somente nesse jornal "A Illustração Brazileira". Tem muita foto, ilustrações e até mapas. É uma mina de ouro de material histórico!!! Vi umas fotos de trens, trilhos e de abastecimento de água - não tenho certeza, mas acho que tinha a ver com a E.F. Rio d´Ouro. ;) Digita "xerem" na busca que você encontra.
Acho que vocês vão gostar. 8))

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por DadoDJ » 12 Abr 2014, 09:53

Preciosa dica ! ! !
Acho que nunca pesquisei nesta publicação !
:Y:
Vou dar uma olhada assim que puder !
Valeu !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 14 Abr 2014, 15:37

Parabéns Axerock. app app app

Você não tem idéia do achado que você fez. A questão envolvendo a estação de Todos os Santos e suas várias fases é meio complexa.

Você conseguiu uma foto de 1910, pouco tempo depois do assentamento da 4ª linha e pode estar comprovando com imagens, algo que eu já tinha detectado nos mapas antigos e especulado.

A estação de Todos os Santos original era pequena e mais atrás (no sentido Engenho de Dentro) do que a definitiva que foi desativada em 1971 e demolida em 1975.

A passagem subterrânea da estação foi construída apenas em 1920 ou 1922 no máximo e a foto acima "testemunha" um período que o acesso era feito pelos trilhos. É o que a imagem parece mostrar ao fundo, ou seja, uma escada pequena que interliga o nível dos trilhos e a Rua Arquias Cordeiro.

As casas, também ao fundo, parecem mostrar um trecho entre a Rua José Bonifácio e Rua Augusto Nunes. Se fosse a plataforma mais moderna, a quadra seria entre as Ruas José Bonifácio e Getúlio.
Vale salientar que a Rua José Bonifácio se chamava Todos os Santos.

O lado dos morros e chácaras destacado no texto da reportagem refere-se ao trecho futuro da Avenida Amaro Cavalcanti, que seria aberta apenas em 1928 como continuação da Rua Lia Barbosa a partir do entroncamento da Rua 24 de Maio com a Rua Dias da Cruz.
O acesso por via pública era apenas até a Rua Medina e depois era morro, não havendo rua "margeando" a linha férrea daquele lado, fato que voltaria a ocorrer apenas em uma parte do Engenho de Dentro.

Já li em uma publicação, que do lado oposto da Rua Arquias Cordeiro, o acesso era por uma escada bem em frente a Rua das Dores, atual Almirante Calheiros da Graça.

A foto comprova, mesmo não dando para ver os 2 lados, que as passagens eram praticamente alinhadas.

Dado: A saliência escura em forma de rampa no canto inferior direito da foto não parece a plataforma?
Só há 3 trilhos a vista, indicando que a 4ª linha deve estar aquém da plataforma, atrás do fotógrafo.

Quando a estação de Todos os Santos foi inaugurada, a linha do centro era singela e pode ter havido uma reforma para o assentamento das demais linhas até 1910 (ano da foto acma).

Aliás, eu gostaria de pesquisar mais em relação a como se deu o aumento de número de linhas da E.F.D.Pedro II.

Vamos ver se conseguimos mais fotos de Todos os Santos nesse período. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 14 Abr 2014, 15:45

Os dois primeiros casarios da foto de 1910 ainda existem. Reparem as casas amarela e verda lado a lado.
T.Santos.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por DadoDJ » 14 Abr 2014, 19:07

Hum ... eu não tinha analisado deste ponto de vista, Adenilson. Em relação ao número de linhas ... para mim, aquela saliência em forma de rampa do lado direito inferior da imagem seria apenas ... uma saliência igual a que existe do outro lado da linha, do lado de lá, como se fôsse um meio-fio. Do lado de lá existe um intervalo neste "meio-fio", que possibilita aos pedestres acessarem a linha e a estação, e era isso que eu pensei que fosse do lado de cá ...
:ttn:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 15 Abr 2014, 15:41

Dado, Axerock e demais foristas.

É importante termos em mente as seguintes datas:

1858-> Inauguração da E.F.D.Pedro II com linha singela.
1876-> Assentamento da segunda linha até Sapopemba (Deodoro), ou seja, 8 anos depois da inauguração da estação Todos os Santos.
1897-> Assentamento da terceira linha até Madureira.
1903-> Assentamento da quarta linha até Madureira. Nesse ano, todas as estações do subúrbio sofrem severas modificações.
1910-> Assentamento da terceira linha entre Madureira e Deodoro.

A foto mostra 3 linhas e sendo de 1910, já existia a 4ª linha, o que faz acreditar que esteja atrás do fotógrafo. Não acredito que a 4ª linha esteja escondida pela estrutura, pois a mesma teria que estar muito mais alta que a lihha, fazendo que os demais trilhos aparecessem menores.

Em 1910, não existia a Amaro Cavalcanti e veículos só iam pela pequena Lia Barbosa até a Rua Medina onde teriam que fazer uma curva forçada, pois a partir dali, era um morro com chácaras e forte inclinação. Outra opção seria atravessar as linhas através da PN existente ali.
Bondes somente na Dias da Cruz!

Já li em uma revista antiga que fazia propaganda de um imóvel, que havia uma escadaria em frente a Rua das Dores (atual Almirante Calheiros da Graça) para acesso a estação daquele lado.
No lado que vemos da foto, parece haver um corrimão de escada. É uma pena, pois a foto está muito escura.

Repare que a linha mais próxima do fotógrafo está interrompida. Deve ser algum objeto em primeiro plano que está encobrindo a linha naquele trecho.

Devemos nos atentar a forma de como as linhas do subúrbio foram sendo acrescentadas. Isso pode ser alvo de um debate mais profundo.
Após analisar algumas fotos, acho difícil que as linhas tenham aumentado a partir de um lado só. Passa a impressão que as linhas foram aumentando do centro para os cantos.

Eu já vi uma foto da então belíssima estação do Engenho Novo com apenas 3 linhas. Eram 2 plataformas nos cantos, com acesso direto para a rua e uma linha direta que passava no meio das duas linhas que "atendiam" às plataformas. Estranho não? Mas isso já é uma boa dica!

O meu palpite é que a linha 2 foi a primeira a ser assentada, depois a linha 3, depois a 1 e depois a 4, mas é chute mesmo! :lol:
Obs: Considere a contagem de 1 a 4, da esquerda para a direita, sentido subúrbio.
Considere também a possível inversão da ordem das linhas 1 e 3.

Voltando a Todos os Santos, imagino que a estação que aparece na foto não seja mais a original, devido ao número de linhas e à informação que houve severa reforma nas estações do subúrbio em 1903.
Como vocês podem ver, a estação era muito mais afastada do Méier, do que a versão "moderna" de Todos os Santos, isso quando havia as 2 para comparação, pois Todos os Santos foi inaugurada 21 anos antes.
Quando houve aumento das plataformas, alguém não muito inteligente acabou aproximando as estações, pois a plataforma de Todos os Santos foi aumentada no sentido Méier e vice-versa.

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”