Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por Melekh » 25 Fev 2017, 23:19

Dado,

Ótimo registro!

Esta foto é a comprovação de que a Parada ou Estação Pilar foi simplesmente erradicada, os motivos ainda não sabemos.

Em tempo: será que este trecho não seira uma variante?

Note que no Mapa do Estado do Rio de Janeiro (Trecho) - Hilário Massowentre, entre São Bento e Rosário, no meio saia um traçado reto (linha em vermelho) embaixo da palavra Pilar.

Abraço.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 28 Fev 2017, 18:01

Melekh escreveu:Dado,

Ótimo registro!

Esta foto é a comprovação de que a Parada ou Estação Pilar foi simplesmente erradicada, os motivos ainda não sabemos.

Em tempo: será que este trecho não seira uma variante?

Note que no Mapa do Estado do Rio de Janeiro (Trecho) - Hilário Massowentre, entre São Bento e Rosário, no meio saia um traçado reto (linha em vermelho) embaixo da palavra Pilar.

Abraço.
Hum ... sei não. Acho que não houve variante, além da linha atual que conhecemos entre Gramacho e Campos Elíseos.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

wsrinvestimentos
Usuário ativo
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Abr 2016, 21:00

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por wsrinvestimentos » 16 Set 2019, 21:33

Boa noite senhores. A estação São Bento era um Ramal que ligava essa linha até a estação Ambaí lá em Nova Iguaçu e nada tem a ver com a estação Pilar da Igreja Nossa Senhora do Pilar em Caxias. Esse trecho São Bento Ambaí eu cheguei a ver os trilhos cortando a Avenida Presidente Kennedy indo pra dentro do bairro Amapá. Eu possuo a foto dos trilhos passando ao lado da Igreja do Pilar, me mande um e-mail wsrinvestimentos@gmail.com que eu envio. Surgiu uma grande dúvida, de onde vem esse trilhos que passa no Pilar?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 01 Out 2019, 15:42

Na realidade a linha que passa hoje em tangente (reta) entre Gramacho e Campos Elíseos, tinha o seu traçado pela Av.Presidente Kennedy, saindo de Gramacho (antiga Sarapuhy) passando por São Bento, pelo Pantanal, pelo atual bairro Lote XV fazendo a curva onde hoje está a rodoviária do bairro, e pelo Pilar (ao lado da Igreja, tem uma foto postada nesse tópico), alcançando Actura, atual Campos Elíseos.
Essa retificação foi feita em 1912/1913, e o antigo trecho passou a ser apenas rodoviário.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF do Norte”