Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 19 Dez 2013, 23:40

Nesta semana recebi um e-mail do grande Ralph Giesbrecht, criador do site Estações Ferroviárias. Ele me pediu informações sobre uma misteriosa estação que ele encontrou em suas pesquisas: estação Pilar, da Estrada de Ferro do Norte. Ela ficaria no km 32 da ferrovia, e teria sido inaugurada em 1887, segundo suas informações. Aí me deu um estalo: debatemos aqui no fórum sobre esta e outras estações há algum tempo (em maio de 2012) neste link (clique aqui), mas por algum motivo o assunto caiu no esquecimento. E aí me bateu a curiosidade: que estações eram essas ? Onde se localizavam ? O que aconteceu com elas ? As estações misteriosas eram Pantanal, São Bento (não a que conhecemos pelo Hélio Suêvo, da ligação São Bento - Ambaí) e Pilar. Pois bem, resolvi "cair dentro" das pesquisas e tentar descobrir mais sobre o assunto.
Pra começar, tínhamos a valiosa informação em uma tabela de horários publicada no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, citando as três estações. Vejam abaixo:
EF do Norte Tabela de horários e estações em 1892 - Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do RJ.jpg
^^ Esta tabela foi publicada no longínquo ano de 1892.
Continuando, encontrei algumas informações e fiquei perplexo. Até onde sabíamos, em 1886 a ferrovia foi inaugurada entre as estações de São Francisco Xavier e a ponte sobre o Rio Merity, atualmente é o limite entre os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Segundo o Relatório Ministerial da Agricultura de 1886, este trecho tinha 14 kms, por onde circulavam 3 trens diários. A linha era singela, ou seja, só havia tráfego em um sentido de cada vez.
No final do ano de 1886, o leito já estava preparado até o encontro com a ferrovia EF do Grão-Pará (que sucedeu a pioneira EF Mauá), entre Guia de Pacobaíba e Petrópolis. O encontro entre as ferrovias era próximo à Raiz da Serra, atual Vila Inhomirim, mas para mim este encontro se dava próximo a Piabetá. Pois bem, tracei a distância entre o local onde ficava a extinta estação São Francisco Xavier (não a do EFCB) e Piabetá e ... a distância não bateu ! Aí eu me lembrei de ter visto em algum documento informações sobre uma retificação da EF do Norte. Bem, se houve retificação em alguma época e lugar, então o traçado da ferrovia que conhecemos hoje (conhecido como "ramal de Saracuruna" da Supervia) não é o original !
:WK:
Bem, eu nunca havia ouvido falar nem vi divulgado em algum lugar ou na internet que a EF do Norte houvesse tido outro traçado que não fosse o atual. Aí eu resolvi me aprofundar mais e encontrei nos mapas que tenho aqui (que quero postar e compartilhar com vocês, mas não consigo tempo !) duas indicações sobre a linha antiga e estas misteriosas estações. Vejam:
mapa_1892_1.jpg
^^ Mapa do Estado do Rio de Janeiro (Trecho) - Hilário Massow
Vejam que no trecho em destaque as misteriosas estações estão assinaladas. Sarapuhy é a atual Gramacho, e daí pra frente, a ferrovia não possui a atual curva pra direita, com a linha seguindo em tangente pelos terrenos panatanosos da atual REDUC e cruzando com a Rodovia Washington Luis. Notem que ambas as obras citadas não existiam na época da inauguração da ferrovia, aquele trecho era, e ainda é, bastante devoluto, uma baita pântano.
Então ... se era pantanoso, alagadiço, e se na época as empresas não possuíams capital ou tecnologia para obras grandiosas para vencer estes obstáculos, a ferrovia seguia por outro caminho neste trecho ! ! !
o0
Analisando outro mapa, este cedido pelo Melekh e postado anteriormente em outro tópico aqui do fórum, vi a ferrovia fazendo uma grande curva pra esquerda, logo após Sarapuhy, e depois, no meio do nada, outra curva pra direita, seguindo em direção a atual Saracuruna, antiga Rosario. Vejam:
mapa_1895_1.jpg
^^ Rio de Janeiro - Brockhaus-Konversationslexikon (1895) (Cedido por Carlos Alberto Ramos 'Melekh')
Percebi também que o primeiro mapa, de 1892, não era tão detalhado, era estilo "Guia 4 Rodas", não que os mapas desta publicação sejam ruins, mas as linhas desenhadas não são minunciosas. E no segundo mapa, de 1895, me parece que foi feito com liunhas mais fiéis à realidade. Isso me intrigou bastante, mas muito muito mesmo ... e chegou a me deixar assustado. Pois normalmente as ferrovias antigas e extintas, após a sua erradicação, tem o seu leito aproveitado por ruas, avenidas ou rodovias; ou simplesmente tem o seu leito ocupado por moradias ou outras obras. Mas mesmo quando ocupado, ainda deixa vestígios visíveis, na maioria das vezes. E naquela região, se a ferrovia seguiu naquela direção, os únicos vestígios seriam ... as atuais AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY e RUA JOAQUIM DA COSTA LIMA ! ! !
:O :O :O :O :O :O :O
Abri o Google Earth e desenhei a ferrovia desde a estação inicial até Piabetá, seguindo minha intuição por onde a linha poderia ter passado. Encontrei vários indicativos dessa possibilidade, inclusive uma rua que cruza a atual Rodovia Washington Luís e continua do outro lado certinho, alcançando o atual leito do ramal da Supervia na altura de Campos Elíseos, tudo indicava que eu estava no caminho certo ! ! !
:ttn:
Em um primeiro momento não acreditei ... eu já passei por estas vias (Presidente Kennedy e Joaquim da Costa Lima) dezenas de vezes, pois tenho parentes da minha esposa morando na região. Eu nunca imaginei que ali tivesse sido uma ferrovia antigamente. Mas ok, preciso de mais provas, não dá pra afirmar nada ainda ...
<|-|>
Continuando as pesquisas, encontrei algumas matérias sobre a estação Pilar. Raciocinando bem sobre isso, percebi que antigamente a localidade tinha uma grande importância na região, possuindo inclusive uma das igrejas mais antigas e belas da Baixada Fluminense. Acho que havia inclusive um porto fluvial na localidade. Bem, com tamanha importância, uma ferrovia e uma estação ferroviária atendendo a região seria perfeitamente conveniente e possível de ter existido. Seguindo o percurso atual, a ferrovia ficaria longe de Pilar. Continuando, encontrei um documento citando a quilometragem entre a estação inicial e o encontro com a EFPGP: eram exatos 44,763 metros.
relatorio_agricultura_1886_1.jpg
^^ Relatório do Ministério da Agricultura (1886)
Aí decidi apagar um pedaço do percurso que desenhei no Google Earth, entre a antiga São Francisco Xavier e Piabetá, e fazer o traçado desviando o caminho pelos atuais leitos das vias citadas acima pra ver no que dava ...
google_earth_linha_original_1.jpg
^^ Suposta linha original, em vermelho. Em laranja, o trecho retificado como o conhecemos atualmente.
Fiquei surpreso ! Guardando certa margem de erro levando em conta fatores como trecho com curvas mais fechadas do que as desenhadas por mim, pequenas retificações de leito e outros fatores, as distância citadas eram bem próximas ! ! ! Minha nossa, será que eu estava perto da "descoberta" de um elo perdido ?!
:Y:
Não parei por aí. Pesquisando ainda nos relatórios ministeriais, eis que me surge a seguinte informação abaixo (do ano de 1910):
relatorio_viacao_1910_1.jpg
^^ Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas do ano de 1910.
Ai ai ai ... este documento fala sobre uma variante, uma retificação de leito, que seria entre Sarapuhy (Gramacho) e Actura (Campos Elíseos). Teria uma extensão de 5533 metros, ajudando a reduzir a distância anteriormente percorrida em 3715 metros, ou seja, a linha antiga é quase 4kms mais longa do que a retificada.
Voltei ao Google Earth e fui conferir a distância entre o ponto onde começaria e terminaria esta retificação. Se eu fosse desenho animado, meus olhos saltariam, eu entraria em órbita, pularia e quicaria nas paredes da minha casa, enfim, na verdade mesmo bateu um frio na barriga e meu coração disparou. A imagem abaixo diz tudo ! ! !
google_earth_linha_retificada_1.jpg
^^ A distância bateu exatamente ! Eu já havia feito o desenho antes ! Que coincidência ##o## ! ! !
Além disso, o documento fala que a linha nova promoveu um encurtamento da distância em 3715 metros. Calculei a distância entre Sarapuhy e Actura pela linha antiga e pela retificada e ... deu 3718 metros ! ! !
:Y: :Y: :Y:
Incrível ! ! ! A Estrada de Ferro do Norte tinha o seu leito original pela Avenida Presidente Kennedy e Rua Joaquim da Costa Lima ! ! ! Fantástico ! ! !
Mas ... estas vias não existiam na época ?
NÃO ! ! !
A rodovia Rio-Petrópolis, a original (não a BR-040, rodovia Washington Luís) era praticamente por todo o seu percurso a Avenida Automóvel Clube, que na realidade cruza os atuais municípios do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias e Magé, com alguns intervalos. Nos mapas antigos esta estrada está assinalada. E para provar mais ainda esta tese do antigo leito original da EF do Norte, existe um documento aqui no fórum (ainda não achei) que fala que o antigo traçado da ferrovia tenha sido utilizado em determinada época para construção da nova rodovia Rio-Petrópolis ! ! !
Falta eu encontrar este documento e postar aqui.
E ainda falta mais: será que estas estações de São Bento, Pantanal e Pilar ... ainda existem hoje em dia, já que ficaram fora do leito ferroviário atual ? É quase provável que tenham sido demolidas, até para a construção da rodovia, mas quem sabe ?!
Mais mistérios para nós pesquisarmos e desvendarmos. Mas quer saber ? Amo isso ! ! !
:lol:
Em breve postarei neste tópico mais informações, conforme forem sendo pesquisadas encontradas.
E vamos que vamos !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por rodrjgw » 20 Dez 2013, 02:31

Desde o outro tópico, onde fiz uma interpolação para tentar descobrir onde seriam tais estações, que surgiu em mim esta suspeita. É muito estranho o aliamento da estação Gramacho (Sarapuí) frente ao atual traçado da linha. Vejam essas imagens, da Av. Pres. Kennedy na altura do Pilar:

Imagem

Imagem

Percebe-se dois leitos, com aterramentos diferentes, e um deles conduz a uma ponte de pedras, bem rústica. Apesar deste trecho ser tão antigo quanto uma possível linha férrea (já que faz parte da "Av. Automóvel Clube"), acho peculiar essa ponte e o traçado da via (pouco sinuoso). Contudo, desta vez não acredito que encontraremos vestígios claros ao longo desse possível leito, pois, recentemente, a Kennedy foi duplicada, o que pode ter removido todo e qualquer vestígio que, por ventura, tenha restado. A única "esperança" é a estação Pilar, pois devia ser algo grande, devido a importância do porto e do povoamento do local.
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por Adenilson » 20 Dez 2013, 08:55

Espetacular pesquisa Dado. app app app
Acho que dá até para chamar de documentário, pois você fecha as informações de tal jeito, que realmente dá a entender que seja 99,9% de estar certo o traçado antigo.

A verdade é que nós e você principalmente, buscou muitas informações nos relatórios ministeriais sobre a Rio D'ouro e eu já tinha dado a idéia para buscarmos tabelas e relatórios da E.F.Norte para tentarmos descobrir a respeito da parada Benfica e seu tempo de uso, lembra?

Sobre a parada Pilar, o Melekh achou na época que tinha a ver com Pilares e ela, acidentalmente, acabou sendo foco do debate.

Vou tentar acrescentar outro detalhe, mesmo sendo quase impossível, pois o seu dissiê está bem completo.
Me parece que a atual estação de Campos Elísios está aquém da "bifurcação imaginária" do ramal atual e antigo e poderíamos tentar acrescentar na busca dos imóveis acima (S.Bento, Pantanal e Pilar), a parada Atura, pois tudo indica que era em local diferente da atual estação de Campos Elísios.

Sobre a estrada para Petrópolis, você tem razão.
A própria Avenida João Ribeiro e segmento pela "Automóvel Clube" se chamava Estrada Nova de Petrópolos, lembra?

Me lembro que vc disse que morava naquela região, mas precisamente próximo ao lote XV. Você deve conhecer tudo ali como a palma de mão.
Uma vez que praticamente foi "CQD" a quilometragem de todo o ramal, então será mais fácil fazer a das estações e pelo próprio Street View, tentar buscar algum imóvel suspeito.

Fica aqui a sugestão e mais uma vez parabéns. <o>

PS: Faz um favor, coloca o link sobre o acidente com a composição de Saracuruna. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 20 Dez 2013, 09:00

Pois é, Rodrigo. Vestígios dificilmente ainda existem no trecho. Mas estou animado e otimista, apesar das recentes obras.
Um indício vc já encontrou: a ponte no Pilar. Possivelmente ferroviária. E agora me lembrei: as pontes em Gramacho!
No sentido Lote XV, existia até pouco tempo atrás cabeceiras de uma antiga ponte entre a estrada e a ferrovia. Sempre tive curiosidade em saber o que tinha acontecido ali. E dezenas de metros à frente, existia outra, historicamente conhecida e criticada por ... ser estreita !!!!!!!
E era em linha reta em relação às cabeceiras sobre o Rio Sarapuí !!!!!!!
Rodrigo, vc pode fazer aquele esquema para assinalar aproximadamente onde ficavam estas estações, por favor?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por Adenilson » 20 Dez 2013, 09:05

Dado.
Outra coisa a acrescentar, pegando um link com Benfica.
A relação de estações é de 1892 e não consta Benfica.

Será que ainda não existia? Caso não, sua "vida" foi extremamente efêmera.

Outra coisa que me lembrei foi aquela parada perto da Penha, acho que era Km "alguma coisa".
Ela também não é citada. Talvez fosse somente para cargas ou ainda não existia em 1892.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por Adenilson » 20 Dez 2013, 09:09

Dado. Que bom, está um burcaco sem fundo. :Y:

Reparei em algo, como os trens saiam da Central e chegavam à S.F.Xavier da E.F.Norte? :ttn:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 20 Dez 2013, 09:55

Adenilson, vou postar tabelas de horário depois que citam "Em correspondência com os trens da EFCB".
Ou seja, havia a baldeação. E a EF do Norte fazia seus horários baseados nos trens da EFCB que partiam de D.Pedro II.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por rodrjgw » 20 Dez 2013, 12:28

DadoDJ escreveu: Rodrigo, vc pode fazer aquele esquema para assinalar aproximadamente onde ficavam estas estações, por favor?
Faço sim! Vou preparar as posições das estações e interpolar, como fiz antes, neste possível traçado. :DD
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por tche » 20 Dez 2013, 17:17

Olá pessoal...Estive lendo essa postagem e posso acrescentar alguma coisa sobre ela: até 1950 o caminho rodoviário para Petrópolis acompanhava a linha da Leopoldina desde Benfica passando por Penha, Vigário Geral, Caxias, Gramacho, e pilar, onde na altura da Casa do Alemão faz a junção com o trecho da "nova Rio Petrópolis" à partir de 1950. A Presidente Kennedy é parte integrante desse trajeto citado e era em mão dupla, com pista estreita. O que ocorre é que até o início dos anos 70 o leito da Leopoldina após a ponte do rio Sarapuí até Saracuruna compunha-se de 4 linhas, o que dá a impressão atualmente de que o leito foi desviado mas na verdade ele ocupava um espaço maior.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 21 Dez 2013, 15:49

Abaixo fiz uns apontamentos em uma imagem de satélite da região de Gramacho em 2003, segundo o próprio Google Earth.
Algumas das modificações atuais ainda não haviam sido efetuadas, e dá pra perceber alguns detalhes que gostaria de ressaltar:
google_earth_linha_original_2.jpg
^^ Na imagem acima, o Norte está para a esquerda !

- Na seta preta, o pátio atual da estação de Gramacho;
- A linha laranja seria, segundo minhas estimativas, a linha original da EF do Norte, seguindo em direção à São Bento, Pantanal e Pilar. Estimei isso pois antes de chegar à estação de Gramacho a linha faz uma curva para a esquerda, que me parece que era um pouco mais fechada do que atualmente. Deduzi isso vendo a delimitação dos terrenos e construções margeando a linha férrea, parece que estes terrenos se afastam mais do que necessário. Sendo assim, acredito que antigamente a linha não era tão "reta" como agora (na verdade era "reta" mas em direção à uma ponte sobre o Rio Sarapuí que não existe mais);
- Nas setas vermelhas, vemos uma antiga via e as cabeceiras de alguma ponte que pode ter existido ali (e existia, eu me lembro de ver as ruínas das estruturas !). Esta ponte pode ter sido ferroviária, ou mesmo a rodoviária. É algo que ainda estou apurando. O fato é que foi construída uma outra ponte rodoviária, que existe até hoje e é mostrada na imagem, deixando visível que houve um desvio em relação ao antigo traçado, ferroviário ou rodoviário. Basta se guiar pelo muro da sub-estação de energia existente no local: a estrada se afasta deste muro e depois volta ao leito;
Na seta azul, uma ponte antiga e estreita. Me lembro que algumas pessoas comentavam comigo, em diversos ambientes, que esta ponte nunca seria alargada pois há mais de 30 anos eles convivam com este problema: os carros até conseguiam passar simultaneamente sobre ela, um em cada sentido, mas os ônibus não. E quando havia congestionamento em um sentido, o outro sentido da estrada também parava quando dois ônibus se encontravam nas proximidades da ponte. Por ser estreita (uma faixa de rolamento de cada lado, sem acostamento), acredito que ela tenha sido originalmente ferroviária !

As pesquisas continuam ...

Obs.: o livro do Hélio Suêvo cita esta linha antiga, mas muito superficialmente ! Fala algo como "a linha alcançava a Freguesia de Pilar" ... mas na época esta freguesia deveria ser muito grande, como íamos imaginar que a ferrovia passava exatamente no centro da Freguesia ?!
:WK:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF do Norte”