Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por tche » 22 Dez 2013, 22:12

Aquela casinha que aparece no livro do Helio Suevo era provavelmente uma parada da linha da Leopoldina do ramal de Inhomirim. A estação a que me refiro existiu a partir de Dezembro de 1967, quando entrou em atividade o ramal S. Bento/Ambaí...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 10 Fev 2014, 09:15

Ontem estive no bairro Lote XV, em Belford Roxo. Optei em ir de ônibus, via Duque de Caxias, para observar a Av.Presidente Kennedy, após Gramacho, que era o antigo e pioneiro leito da EF do Norte.
Sabe que, mesmo 100 anos depois, ainda notei algumas coisas que podem ser vestígios da ferrovia, além dos já citados ?
Aguardem ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por Adenilson » 13 Fev 2014, 08:45

Não me considero um cara curioso, mas em termos de ferrovia, tudo é uma grande exceção.

Aguardaremos esses resquícios do trecho antigo da E.F.Norte, Dado.

Será que existe a possibilidade de alguma parada dessas de pé ou restos de plataforma?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 13 Fev 2014, 09:18

Como não pude fotografar, pois estava de ônibus, estou procurando pelo Google Street View.
Mas adianto que não são estações ou paradas, pelo menos por enquanto. Para não ficar muito misterioso, posso falar que uma das coisas que me chamaram a atenção é uma base cilindrica, sólida, próximo à avenida (parecido com algo para abastecimento de água, será das marias-fumaças ?); e a outra é um indício do traçado do talude do antigo leito, um desnível histórico da avenida pois já havia reparado e estranhado há anos, mas não imaginava que ali passava a ferrovia ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 19 Fev 2015, 17:11

Lembrei de o que o parceiro Adenilson comentou há temos, de pesquisarmos sobre a EF do Norte em documentações antigas, e hoje resolvi dar uma pequena olhada. Abaixo reproduzo um trecho do relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1893, descrevendo as obras de arte da EF do Norte:
Via permanente da EF do Norte - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas 1893.jpg
Essa ponte no pilar pode ser a que até hoje encontra-se no local, em frente à Igreja do Pilar ! Podemos pesquisar a extensão dela e os respectivos vãos ...

Conforme eu puder pesquisar e encontrar mais documentos, postarei aqui.
okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 21 Fev 2015, 08:52

Acabei de descobrir e entender um fato: em 1898 a Ponte do Iguassu, na EF do Norte, foi destruída após um desentendimento entre donos de embarcações (que utilizavam amplamente, vejam só, o rio naquela época) e a ferrovia, pois a ponte não permitia a passagem de barcos com "grande mastreamento", segundo informações da época.
O que eu não havia percebido, e que era óbvio, é que esta ponte que foi destruída pelos donos de embarcações em 1898, sendo reconstruída provisoriamente em 1900 (de madeira) e definitivamente (com aterro) em 1901, era no antigo trecho ferroviário, que passava São bento, Pantanal e Pilar.
De acordo com essa informação, vou buscar outros dados, e talvez encontre até imagens (tomara) referentes a esta antiga ponte e ao trecho da ferrovia.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 21 Fev 2015, 09:18

Demolição da Ponte do Iguassu na EF do Norte - O Paiz 05-10-1898.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 21 Fev 2015, 09:56

A Ponte do Iguassu - Gazeta de Notícias 16-12-1898.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Out 2016, 12:10

Abaixo uma foto inédita e raríssima, da linha da EF do Norte passando ao lado da Igreja Nossa Senhora do Pilar.
Esta foto está na exposição de Alberto Sampaio, no Centro Cultural dos Correios.
PilarEFdoNorte.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Bento, Pantanal e Pilar - Mistérios da EF do Norte

Mensagem por DadoDJ » 25 Fev 2017, 13:44

É verdade!!! Procurar saber sobre a parada Actura também!
Adenilson escreveu:Espetacular pesquisa Dado. app app app
Acho que dá até para chamar de documentário, pois você fecha as informações de tal jeito, que realmente dá a entender que seja 99,9% de estar certo o traçado antigo.

A verdade é que nós e você principalmente, buscou muitas informações nos relatórios ministeriais sobre a Rio D'ouro e eu já tinha dado a idéia para buscarmos tabelas e relatórios da E.F.Norte para tentarmos descobrir a respeito da parada Benfica e seu tempo de uso, lembra?

Sobre a parada Pilar, o Melekh achou na época que tinha a ver com Pilares e ela, acidentalmente, acabou sendo foco do debate.

Vou tentar acrescentar outro detalhe, mesmo sendo quase impossível, pois o seu dissiê está bem completo.
Me parece que a atual estação de Campos Elísios está aquém da "bifurcação imaginária" do ramal atual e antigo e poderíamos tentar acrescentar na busca dos imóveis acima (S.Bento, Pantanal e Pilar), a parada Atura, pois tudo indica que era em local diferente da atual estação de Campos Elísios.

Sobre a estrada para Petrópolis, você tem razão.
A própria Avenida João Ribeiro e segmento pela "Automóvel Clube" se chamava Estrada Nova de Petrópolos, lembra?

Me lembro que vc disse que morava naquela região, mas precisamente próximo ao lote XV. Você deve conhecer tudo ali como a palma de mão.
Uma vez que praticamente foi "CQD" a quilometragem de todo o ramal, então será mais fácil fazer a das estações e pelo próprio Street View, tentar buscar algum imóvel suspeito.

Fica aqui a sugestão e mais uma vez parabéns. <o>

PS: Faz um favor, coloca o link sobre o acidente com a composição de Saracuruna. okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF do Norte”