Parada Bemfica

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica

Mensagem por DadoDJ » 24 Fev 2015, 11:54

No caso existiu um entroncamento na Rua Anna Nery em direção ao Caju ?
E depois este desvio foi suprimido e a ligação foi feita em Bemfica ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Francisco Amaral » 24 Fev 2015, 13:58

Pelo documento, é o que parece...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Adenilson » 26 Fev 2015, 16:12

Podemos dar margem a várias interpretações aí.

Havia um desvio da E.F.Norte para a Rio D'ouro, permitindo o intercâmbio entre ambas, mas sem reversão. Esse desvio é mostrado nas plantas antigas.

Fiz uma simulação e por mais aberta que fosse a curva, a mesma dificilmente teria mais que 200 metros. Esses 350 metros podem explicar realmente algum trecho em linha dupla, será?

Em relação ao trecho que foi cortado, esse sim pode ser o obscuro. O trecho refere-se naquele pedação a Rua Anna Néri, que é enorme e não ao ramal de Ana Néri.

Depois vou explicar melhor, mas fica aqui o alerta que isso pode ter explicação com a tal estação São Francisco, apesar dos cálculos mostrarem que seria possível uma ré da composição a partir da chave de Benfica e posterior avanço em direção a Praia Pequena dentro do intervalo que foi consultado na época.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica

Mensagem por DadoDJ » 20 Set 2019, 06:45

Lendo esses últimos comentários, fique bastante intrigado. Não me lembrava dessa possibilidade.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Francisco Amaral » 02 Dez 2019, 19:21

Pessoal, boa noite.

Muito tempo que não post aqui. Mas vi uma foto hoje no Facebook que me lembrei logo do fórum e vim aqui postar. Se trata da passagem de nível da Av. Suburbana com a EF do Norte.
O pessoal lá postou que seria no sentido contrário e o viaduto que aparece ao fundo seria o do Arará que passa sobre a Suburbana.
Mas eu acho que a imagem foi tirada do trecho que hoje fica morto do lado do viaduto no sentido Benfica-Del Castilho e que o viaduto que aparece é o do Arará mas sobre a EF do Norte e ali a frente na placa anunciante do Grapete seria a passagem de nível. Acham que estou correto? Concluí isto porque aparece ao fundo a Caixa d'Água do antigo DSup, então esse seria o sentido e pelo ângulo teria de ser esse viaduto e não o outro. Ainda vi mais um detalhe que o arco esquerdo do viaduto possui um muro no meio dele assim como ainda hoje conforme vi no Google Maps. Não estou em um micro muito bom para editar fotos, mas seguem a foto postada na página Memórias do Subúrbio Carioca no Facebook e uma imagem aérea do Google onde em vermelho seria a posição do fotógrafo no sentido Del Catilho.
79188575_1476585432489500_6022144297657171968_n.jpg
mapa.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Melekh » 03 Dez 2019, 20:51

Companheiros

Para complementar, coloco está foto.
Benfica.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Moacyr Senna
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Nov 2014, 00:21

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Moacyr Senna » 22 Dez 2019, 12:45

Boa tarde a todos.Francisco, vc está certo.este viaduto do ramal Arará está passando sobre a EF norte.Minha mãe mora ali perto.Fui criado ali e sei bem da história ferroviária desse lugar.O bonde vinha do largo de Benfica e passava na rua ao lado direito do viaduto rodoviário, que não existia. O lugar é conhecido até hoje como "ponto de seção" porque o bonde fazia seção ali.Depois ele cruzava a EF norte e seguia para a Penha.
Qualquer dúvida, é só perguntar.
Um abraço.

Responder

Voltar para “EF do Norte”