Parada Bemfica

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 18 Mar 2012, 21:09

Dado e demais foristas, tudo bem?

Dado. Entendi o que você quis dizer em relação a Rua Araruá. Então vamos pensar nessa possibiidade também (ferrovia um pouco afastada naquele trecho).
Será que os trilhos que você viu na Odilon Benévolo eram o do desvio para a E.F.Norte?

Em relação à distância que vc levantou no post anterior,e possível sim.
Repare que na foto de 1910, a estação parace muito próximo à "Suburbana", porém mantendo uma pequena distância.
A "Suburbana" parece estar na metade do caminho entre a Parada Benfica e o Rio mais acima.
Guardada a margem de erro, porquê não dizer que a parada poderia estar um pouquinho mais afastada da "Suburbana" mantida a explicação do mapa
de 1910?

Agora repare(m) abaixo em um mapa de 1928 no detalhe que a parada Bemfica está exatamente na interseção das ferrovias (claro que não é!) e apenas analisando o mapa abaixo, ficaria impossível de dizer o lado da parada.
Imagem

Em resumo: Se os mapas possuem uma pequena margem de erro, então o que vc explicou sobre a tal mancha na aerofografia pode ter fundamento.

Agora vamos nos tranpostar para a época da estação Bemfica em operação! O acesso em 1928 já era difícil, imagina quando a parada Bemfica estava ativa na década anterior por exemplo, então imagino que a "Suburbana" fosse um caminho único de maior vulto e que outras trilhas menores existissem para permitir o acesso à parada por outro ponto. A trilha inclusive continua do outro lado da E.F.Norte.

Sobre a adutora para mim é mais provável que existisse meio paralela à "Suburbana" sim. Veja abaixo a foto de Praia Pequena com tubos que parecem ser de água em direção paralela a da "Suburbana", sendo esta a rua do viaduto.
Imagem

Amanhã (seg) ainda poderei escrever algo aqui, mas acho que postagens de mais fotos, só quando voltar de viagem.
Onde estiver vou tentar acessar o fórum, mas não prometo. Dependendo do hotel, o preço pode ser uma fortuna. brb

Boa noite a todos!
Editado pela última vez por Adenilson em 18 Mar 2012, 23:51, em um total de 1 vez.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Francisco Amaral » 18 Mar 2012, 23:22

Comentário rápido:

1- Sobre Alegria, a ETE de Alegria está atrás da provável plataforma na foto aérea. Um dos prédios da ETE deve ter sido derrubado, exatamente onde há o terreno vazio ao lado. Lembrem-se que o alinhamento da Av. Brasil é diferente do antigo eixo da Olímpio de Melo-Peter Lund. Pela imagem, a ETE ficava recuada em relação à rua.

2- Sobre Benfica, fiquei o fim de semana sem olhar o forum e tome de informações! Li tudo, mas foi meio rápido. Já tenho algumas opiniões, mas vou ver de novo com calma amanhã e depois comento.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 26 Mar 2012, 22:30

Dado e também demais foristas.
Li atentamente o seu (Dado) post assim que cheguei de viagem ontem a noite.
Realmente você estava com muita coisa a dizer. :D

Vamos lá!

Antes abrindo um parênteses: Espero que vc tenha ido muito bem nas provas e que esteja tudo ótimo com a sua esposa. Não deu tempo para desejar-lhe boa sorte de novo, pois eu acessava a internet muito raramente quando estava em Joinville.

Respondendo e opinando sobre os questionamentos.

Antes de responder, eu pesquisei documentos, inclusive postados no TGVBR pelo Dado.

1) Continuo achando que as composições acima do viaduto de Manguinhos não são de cunho ferroviário. Em uma foto que vi no AN, tal viaduto faz uma curva de 90º, semelhante a do viaduto da Rua Santos Mello em São Francisco Xavier.
Seria impossível uma composição ferroviária poder realizar tal curva. Acho que são carros comuns para obra construídos na época, a não ser que fosse um mini trilho fora das bitolas normais para esses carros da obra.
Uma das fotos mencionava a demolição do viaduto para o acréscimo de linhas nos anos 50. Acho que a eletrificação veio apenas na década seguinte, juntamente com o alargamento da bitola na metade dos anos 60, mas não estou 100% certo dessa última etapa.

2) Dado. Eu reli documentos sobre as paradas da Rio D'ouro e havia a menção da Rua Bella, Benfica e depois Praia Pequena, dando a impressão a princípio que essa Benfica era de fato a parada Alegria. Se lembra daquela estória das permutas dos nomes?

3) Sobre a altitude das aerofotografias, acho que já comuniquei aos amigos que eu faço o corte e a ampliação da foto aqui em casa dependendo do "objeto" a ser procurado e/ou averigüado. A foto originalmente é em tom amarelo e julguei em algumas que o tom de cinza
fosse melhor para o contraste. Por isso há postagens das 2 formas.
Dependendo da ampliação e após a superposição com o Google, este poderá "informar' alturas diferentes como 300, 500 ou 1000 metros.
Para vocês terem uma idéia, originalmente a escala da planta é 1/2000. A partir daí dá para calcular a altura das aerofotografias.
O tamanho original do arquivo chega até 15 MBA e por isso estou editando o tamanho das fotos, pois seria impossível postar as fotos originais aqui e ler o conteúdo dos posts a contento.

Concordo com o Dado quando ele especulou que há um mosaico de fotos menores. Com certeza houve, mas a montagem foi feita em estúdio, pois o fotógrafo deve ter batido as fotos com muitas áreas comuns para a partir daí, fosse estabelecido uma linha de corte ideal.
Em compensação, tenho quase certeza que a foto foi batida de um avião. No rodapé da planta, além da escala 1/2000 e da data Dezembro/1928, está escrito: "The Aircraft Operating Co Ltda" e depois Londres, Rio de Janeiro, Bulawayd e Cairo. Imagino que o que eu coloquei entre
aspas seja o nome da empresa, porém Aircraft em inglês significa aeronave, o que não teria muito sentido no caso de um balão e as 4 cidades deveriam ser as que a empresa estaria prestando o serviço naquele momento.

4) Acho que tal mosaico não seria o responsável pela posição dos comboios em tempos diferentes, talvez, no máximo, os que estejam na mesma linha, mas não os que estão "cruzando" um pelo outro.

5) Sobre o fato da linha de bonde não ter espaço junto com a ferrovia, eu "levantei essa bola" aqui, pois a superposição do Dado mostrou que a "Suburbana" possuia a largura de 3 faixas, diferente portanto das 4 faixas atuais e mais o canteiro central.
Não li esse documento sobre o pedido de aumento dos trens, mas os documentos que li "sugerem" que em 1912 havia tráfego da Rio D'ouro saindo do Cajú, mas também de Alfredo Maia em caráter experimental.
Em 1913, atendendo às solicitações das diversas comunidades, a Rio D'ouro passaria a ter os trens saindo de Alfredo Maia em definitivo. Isso não está escrito com todas as palavras, mas é o que parece!
Imagino que o tal projeto da light visava a implementação do sistema de bondes e por conseqüência a erradicação dos trilhos da Rio D'ouro, caso ainda estivesse em uso.
Não devemos esquecer que o atual cais do porto é de 1910 e que seria possível substituir o porto do Cajú pelas linhas de Marítima, atingindo Praia Formosa com os trens da Rio D'ouro, se objetivo fosse exclusivamente cargas.
Vamos tentar ver documentos que estejam com todas as palavras, citando a erradicação dos trilhos da Rio D'ouro nesse trecho (Cajú-Liberdade).

6) Sobre o trajeto da Rio D'ouro, alguns mapas da SMU, mostram o traçado como da E.F.Rio D'ouro. Alguns relatórios que eu li também descrevem o trajeto da Rio D'ouro acompanhando a Estrada de Santa Cruz na época.

7) Finalizando o mistério da possível parada Benfica, realmente o Dado pode ter razão. A mancha projetada para baixo tem forma de "coluna" de cobertura. :(
O problema é que tal objeto seja um vagão ou não está parado exatamente no mesmo local onde era para estar a Parada Benfica. Outra coisa estranha seria um vagão parado ali no meio da linha, já com tráfego intenso da E.F.Norte.
Penso o seguinte: Se tal sombra for (sse) mesmo a parada, ele pareceria menor que a edificação que aparece na aerofotografia de 1928, ou não?

Para dirimir isso, teríamos que obter essa foto a cores com melhor resolução e/ou conseguir obter a informação de que lado da linha (E.F.Norte) estaria a Parada.

8) Concluindo com a minha opinião. Se a parada Benfica fosse mesmo do lado direito da E.F.Norte (sentido Amorim), ela pode ter sido demolida no ato de duplicação dessa ferrovia, uma vez que o seu lugar seria ocupado pela nova linha.
Se a linha acrescentada fosse a do lado oposto a da Parada Benfica, esta poderia ter "sobrevivido" mais tempo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 27 Mar 2012, 09:38

Adenilson escreveu:Dado e também demais foristas.
Li atentamente o seu (Dado) post assim que cheguei de viagem ontem a noite.
Realmente você estava com muita coisa a dizer. :D


Vamos lá!

Antes abrindo um parênteses: Espero que vc tenha ido muito bem nas provas e que esteja tudo ótimo com a sua esposa. Não deu tempo para desejar-lhe boa sorte de novo, pois eu acessava a internet muito raramente quando estava em Joinville.
Realmente ... escrevi até demais. Bom, vou comentar sua mensagem em azul, como deu pra perceber.
Antes de tudo, seja bem vindo ! Espero que tenha feito boa viagem ! E obrigado pelos bons votos !

Respondendo e opinando sobre os questionamentos.

Antes de responder, eu pesquisei documentos, inclusive postados no TGVBR pelo Dado.

1) Continuo achando que as composições acima do viaduto de Manguinhos não são de cunho ferroviário. Em uma foto que vi no AN, tal viaduto faz uma curva de 90º, semelhante a do viaduto da Rua Santos Mello em São Francisco Xavier.
Seria impossível uma composição ferroviária poder realizar tal curva. Acho que são carros comuns para obra construídos na época, a não ser que fosse um mini trilho fora das bitolas normais para esses carros da obra.(...)
Eu acredito que sejam vagonetes especiais, feitos para alguma obra mesmo, em bitola reduzida, o que possibilitaria a existência de uma curva na saída do viaduto.
2) Dado. Eu reli documentos sobre as paradas da Rio D'ouro e havia a menção da Rua Bella, Benfica e depois Praia Pequena, dando a impressão a princípio que essa Benfica era de fato a parada Alegria. Se lembra daquela estória das permutas dos nomes?
Grande Adenilson ! Eu havia me esquecido deste detalhe ! Com certeza: Alegria era Benfica descrita em alguns textos ! É isso mesmo ! ! !
app app app

3) Sobre a altitude das aerofotografias(...)Concordo com o Dado quando ele especulou que há um mosaico de fotos menores. Com certeza houve, mas a montagem foi feita em estúdio, pois o fotógrafo deve ter batido as fotos com muitas áreas comuns para a partir daí, fosse estabelecido uma linha de corte ideal.
Em compensação, tenho quase certeza que a foto foi batida de um avião. No rodapé da planta, além da escala 1/2000 e da data Dezembro/1928, está escrito: "The Aircraft Operating Co Ltda" e depois Londres, Rio de Janeiro, Bulawayd e Cairo. Imagino que o que eu coloquei entre
aspas seja o nome da empresa, porém Aircraft em inglês significa aeronave, o que não teria muito sentido no caso de um balão e as 4 cidades deveriam ser as que a empresa estaria prestando o serviço naquele momento.
Legal, bom saber que forma feitas a partir de um avião !
4) Acho que tal mosaico não seria o responsável pela posição dos comboios em tempos diferentes, talvez, no máximo, os que estejam na mesma linha, mas não os que estão "cruzando" um pelo outro.
Sim, acredito que aquele comboio sozinho seja o mesmo que está cruzando com outro, mais a direita da foto.
5) Sobre o fato da linha de bonde não ter espaço junto com a ferrovia, eu "levantei essa bola" aqui, pois a superposição do Dado mostrou que a "Suburbana" possuia a largura de 3 faixas, diferente portanto das 4 faixas atuais e mais o canteiro central.
Não li esse documento sobre o pedido de aumento dos trens, mas os documentos que li "sugerem" que em 1912 havia tráfego da Rio D'ouro saindo do Cajú, mas também de Alfredo Maia em caráter experimental.
Em 1913, atendendo às solicitações das diversas comunidades, a Rio D'ouro passaria a ter os trens saindo de Alfredo Maia em definitivo. Isso não está escrito com todas as palavras, mas é o que parece!
Imagino que o tal projeto da light visava a implementação do sistema de bondes e por conseqüência a erradicação dos trilhos da Rio D'ouro, caso ainda estivesse em uso.
Não devemos esquecer que o atual cais do porto é de 1910 e que seria possível substituir o porto do Cajú pelas linhas de Marítima, atingindo Praia Formosa com os trens da Rio D'ouro, se objetivo fosse exclusivamente cargas.
Vamos tentar ver documentos que estejam com todas as palavras, citando a erradicação dos trilhos da Rio D'ouro nesse trecho (Cajú-Liberdade).
Isso não está claro realmente, eu especulei várias coisas, mas que até pra mim são dificeis de acreditar. :lol:
Agora uma coisa eu tenho quase certeza: o tráfego até o Caju durou até 1929, salvo algum engano de interpretação meu em documentos lidos. Vou confirmar isso depois

(...)
7) Finalizando o mistério da possível parada Benfica, realmente o Dado pode ter razão. A mancha projetada para baixo tem forma de "coluna" de cobertura. :(
O problema é que tal objeto seja um vagão ou não está parado exatamente no mesmo local onde era para estar a Parada Benfica. Outra coisa estranha seria um vagão parado ali no meio da linha, já com tráfego intenso da E.F.Norte.
Penso o seguinte: Se tal sombra for (sse) mesmo a parada, ele pareceria menor que a edificação que aparece na aerofotografia de 1928, ou não?
Temos que saber quantas linhas existiam no trecho na época desta foto. Já passei de trem há alguns anos atrás e vi vagões (dois) estacionados próximos a Penha Circular. Claro que a FCA já não operava trens no trecho
como antigamente, na época que adqüiriu a concessão, mas fica a dica de que é possível que um vagão tenha ficado "largado" na linha ali, como imagino na foto postada

Para dirimir isso, teríamos que obter essa foto a cores com melhor resolução e/ou conseguir obter a informação de que lado da linha (E.F.Norte) estaria a Parada.
(...)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 01 Abr 2012, 15:00

Adenilson e demais foristas:

Acabei de chegar em casa, vindo do Lote XV (Belford Roxo). Na ida, aproveitei para ir de trem e verificar aquela suposta ponte, onde a EFRdO passaria, em continuação da passagem pela rua Araruá.
Pois bem, felizmente consegui matar a charada e vi o local: trata-se realmente dos canos da adutora, e não uma ponte ferroviária.
Então podemos contar com tudo que sabíamos anteriormente, em relação aos mapas e plantas antigas: elas estão corretas !
Agora realmente podemos afirmar: são 100% de certeza de que a EFRdO não passava pela Rua Araruá, e sim pela Av.29 de Outubro/Suburbana !
:Y:
Menos uma dúvida na cabeça (pelo menos na minha ... hehehehe) ! ! !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 09 Out 2012, 11:30

Pessoal,

Segue abaixo uma foto da Avenida Suburbana próximo ao cruzamento com a Estrada de Ferro do Norte, mais a frente.
Já olhei muito essa foto e comparando com a aerofotografia de 1928, a qual postarei mais abaixo, parece que o fotógrafo está
de costas para Benfica e de frente para Vieira Fazenda.

A estrutura que chegamos a suspeitar ser a parada Benfica, mas achamos robusta demais parece ser uma espécie de cabine de sinalização representada pela edificação de 2 andares.
A única coisa que está me intrigando é que ao fundo vejo muitas construções e na aerofotografia, perto do cruzamento com a ferrovia há um descampado.

As construções estão bem mais para trás. Seria efeito da profundidade? Será que em alguns meses construiram tudo? Será que estou errado no sentido da foto?

Agora espera aí!!. Vocês estão conseguindo ver o que parece ser um pilar entre o fotógrafo e a cabine de 2 andares? :ttn:
Seria um resquício da antiga parada Benfica? :O
Pela aerofotografia, a E.F.Norte deve estar passando entre essa ruína (caso seja) e a cabine.
Pelos mapas da SMU, a parada Benfica era do lado esquerdo e antes da ferrovia E.F.Norte sentido V.Fazenda e pela aerofotografia, a cabine já depois da linha.

Tudo está batendo.

Outro detalhe, vejam uma linha tênue e meio fumaçada ao fundo (do lado esquerdo) do grande descampado. Está muito tênue e vocês tem que forçar a vista, mas pode ser que seja a Melhoramentos bem mais ao fundo.

Vale salientar que alguns anos antes, ali era o ponto do cruzamento da E.F.Norte com E.F.Rio D'ouro.
Suburbana1929.JPG

O fato é que se a direção for a que estou pensando, a extinta parada Benfica da E.F.Norte deveria ser ali. Tirem suas conclusões.


Abaixo segue a aerofotografia de 1928. A seta vermelha seria a cabine e a seta bege seria o local da parada Benfica pelos mapas e o círculo azul, de onde estimo ter sido batida a foto.
Benfica.1928.jpg
Abaixo uma foto do Google da direção que penso ser a mesma da foto do Malta. Vejam uma construção vertical marcada com um círculo e que está bem a frente da atual obra do PAC.
Seria essa construção nova ou a mesma que aparece na foto de 1929?
Benfica.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Norte

Mensagem por HUGO CARAMURU » 09 Out 2012, 13:01

Cacilda ! Que fotos!!!
A de Benfica, concordo plenamente como os comentários... realmente dá pra ver a linha da Melhoramentos e acho q a estação de Benfica da Rio Douro deveria ser ali mesmo, pois seria o ponto de cruzamento...quando eu vaijava nos eletricos anos 50 de Fco Sá a Costa Barros ao passar por esta região eu ficava acompanhando a linha da Leopoldina, atraz da antiga CCPL (Cia de Leite)( ou será VIGOR???) e interrompia a minha sequencia da visão justamente nesse viaduto da linha de Arará sobre a Leopoldina...Nessa passagem de nivel passei muito de bondes...

muito legal...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 09 Out 2012, 13:42

UAU !
Que viagem no tempo !
O bom de ver estas fotos é que me dá uma sensação de rejuvenescimento ... só que realmente fosse isso, eu iria ficar com a idade negativa !
:D
Mas é muito bom ver imagens como essas ... S-H-O-W !
Mais tarde tentarei observar com mais detalhes, Adenilson. Mas pode ser realmente que seja o que restou da Parada Bemfica na imagem ...

Rodrigo, legal esse anúncio !
Valeu !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Norte

Mensagem por HUGO CARAMURU » 16 Out 2012, 10:06

Falando em Benfica... essa rua inda existe?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 16 Out 2012, 14:43

Preclaro Hugo,

A reportagem acima seria melhor enquadrada no tópico da Rio D'ouro, mas realmente dá para entender a confusão que o nome envolvendo Benfica causa.
Vamos por parte.

A reportagem acima é da E.F.Rio D'ouro e a hipótese mais provável é a seguinte:

A parada Bemfica (escrita com M mesmo) deve ter sido uma das paradas mais antigas a serem extintas e ela ficava no ponto do cruzamento da E.F.Norte com Rio D'ouro,
que foi a área abrangida na foto que postei há alguns dias, onde eu até conjecturei de haver restos da parada Benfica (desculpe, mas eu não consigo escrever com M).

O Dado tinha localizado umas plantas da SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo) onde em 1911 (eu acho), essa parada já era classificada como "abandonada".
Nessa época, havia uma parada, porém da Estrada de Ferro Rio D'ouro, que ficava em uma curva, em uma tangente se afastando da Rua Alegria em direção a atual Dom Helder Câmara no ponto que ela se inicia no bairro de Benfica.
Essa parada é que foi o objeto da matéria acima.

Quando a parada Benfica (da E.F.Norte) foi abandonada, tudo leva a crer que o nome Alegria foi caindo em desuso e foi se tornando Benfica, porém da E.F.Rio D'ouro.
Portanto, a reportagem sobre o atropelamento denota a ex-parada Alegria "rebatizada" (não sei se oficialmente) de Benfica, da E.F.Rio D'ouro.
Respondendo a sua pergunta, a Rua Alegria é atualmente a Rua Professor Olimpio de Melo.
Quando eu me refiro a essa parada, eu chamo de Alegria/Benfica para discriminar da outra.

Vou fazer algumas colocações sobre essas paradas novamente no tópico da Rio D'ouro e se vc quiser dar uma conferida, poderá entender melhor.

Responder

Voltar para “EF do Norte”