Estação Penha Circular

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por Adenilson » 04 Nov 2013, 22:15

Só mais uma pergunta, Hugo.
Não entendi a sua conclusão em não ser São Cristovão em função da pausa da "loco", assimo como a relação dessa pausa com as opções dadas por você. :ttn:

HUGO CARAMURU escreveu:Esta locomotiva é uma da Leopoldina, chamada de "Ramona" , logo é linha da Leopoldina. (Este tipo de locomotiva só rodou nos suburbios da Leopoldina e somente entre Barão da Mauá a Caxias. Eu pensei que tal passagem de nivel fosse de São Cristóvão, mas a loco está como que em pausa e logo não poderia ser. Então acredito que seja entre Triagem (bem possivel) e antes de Parada de Lucas.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 05 Nov 2013, 09:04

Vocês são os melhores da Internet, pois as fotos e os debates levam a supreendentes revelações. Adenilson, eu confabulei que tal parada não deveria ser São Cristovão devido a posição da locomotiva pelo seguinte: Quando eu quis dizer S Cristóvão me refiri à aquela passagem de nível que havia (há ainda?) na ponta da antiga estação de Francisco Sá. Aqueles prédios à direita lembram-me bastante os que haviam nesta passagem que achei que fosse e descartei pela posição da locomotiva. Por que descartei ? Aqueles trens da Leopoldina saíam da Estação de Barão de Mauá ee até passar pela passagem de nivel que me referi já passavam correndo. Ali mostra a locomotiva parada mas não apagada; ou seja deu uma parada para embarque e desembarque. À direita da loco, há um começo de plataforma, descartei Triagem pois a passagem de nível era antes da plataforma, considerando o trem vindo de B Mauá para Caxias. Considerando direção contrária não seria ainda Triagem pois teria que se ver a linha da Auxiliar. Penha também não é, mas há uma foto do jornal Ultima Hora onde mostra uma passagem de nivel alta e com um predio de frontispício semelhante, vejam aqui: ( parece ser Olaria ou Bonsucesso - eu diria mais Olaria). Vejam a quina do prédio com a foto postada aqui:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por DadoDJ » 05 Nov 2013, 09:13

HUGO CARAMURU escreveu:Vocês são os melhores da Internet, pois as fotos e os debates levam a supreendentes revelações. (...)
Estamos apenas aprendendo com os mestres como você e outros amigos aqui, Hugo ...
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 05 Nov 2013, 09:15

Colocando as fotos juntas: (Resta ver de onde tirei esta foto; foi da Acervo Ultima Hora, mas recordar qual título... mas vou ver):
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por DadoDJ » 05 Nov 2013, 10:01

Minha nossa!
Parece mesmo!
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por DadoDJ » 05 Nov 2013, 12:49

Aliás, deve ser a mesma casa e a mesma locomotiva !
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 05 Nov 2013, 13:44

Olha a casa deve ser a mesma. Ali são quatro linhas. Na foto de baixo a locomotiva está encostada junto a uma plataforma; na de cima, (foto do UH) a locomotiva já numa linha mais proxima do fotografo. Um trem é direto e o outro é parador. O do canto, na foto do TrilhosdoRio, parece ser o parador; já o outro parece ser direto(da foto UH), estaria passando . Resta é descobrir se os trens estão indo para Barão de Mauá ou vindo de lá. De inicio tive a sensação de estarem vindo de Barão de Mauá, mas plataforma no canto de lá ( o trem então seria direto) só teria na Penha e no canto da rua; na foto vemos a plataforma antes da linha do canto, o que estaria de acordo com todas as plataformas que haviam em todo o trecho de Barão de Mauá-Caxias, então de trens paradores. (no meu tempo, as linhas iam quadruplas até Parada de Lucas e daí até Caxias iam duplas.) Se considerarmos esta ultima posição, que acredito mais certa, descartaria Bonsucesso que tinha a saída do lado de Caxias; Penha parece que também; poderia ser Olaria ou Ramos. Caso a continuar a investigar. O código desta foto no Acervo Jornal UH é "ICO_001_005323_009", . Tentei acessar a foto por este código e não consegui.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por tche » 05 Nov 2013, 15:35

Essa locomotiva é típica da Leopoldina. Existe linha mista, o que significa que pode ser Triagem, mas provávelmente é a passagem da rua Ana Néri, que foi fechada em 1955 com a construção do viaduto do mesmo nome.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por DadoDJ » 05 Nov 2013, 16:03

Não sei o porquê, mas acho que o desfecho dessa investigação será surpreendente ...
Estou pressentindo isso ...
b )
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 05 Nov 2013, 18:58

Bem, se for pelo jornal...... é PENHA !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF do Norte”