Estação Carapebus

Área para postagem de informações, dados e imagens sobre a linha do litoral, trecho formado por diversas ferrovias que, aglutinadas em diferentes épocas acabaram por formar a extensa linha que cruza toda a região litorânea do estado, desde a parte oriental da Baía de Guanabara até os limites com o estado do Espírito Santo
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

EF Leopoldina (Linha do Litoral) - Estação Carapebus

Mensagem por DadoDJ » 17 Set 2011, 00:17

DESCRIÇÃO:
Empresas responsáveis: E. F. Macaé a Campos (1875-c.1890)/E. F. Leopoldina (c.1890-1975)/RFFSA (1975-1996)FCA (1996-?)
Município de Carapebus, RJ
Linha do Litoral - km 250,146 (1960) RJ-1919
Inauguração: 1875
Uso atual: centro cultural

A ESTAÇÃO: A estação de Carapebus foi inaugurada em 1875, pela Cia Estrada de Ferro Macaé a Campos, segundo informação da Usina de Carapebus. Ricardo Quinteiro de Mattos cita a data de 2/8/1874. "Carapebus fica a uns 27 km a nordeste de Macaé, e para chegar lá a linha hoje corta uma reserva ambiental. A cidade está arrumadinha mas deve-se notar que esses municípios estão recebendo royalties do petróleo e alguns usam esse dinheiro melhor do que outros. Atrás da estação há uma antiga usina de açúcar com o nome da cidade, desativada, mas que deve ter tido uma grande importância no passado desse lugar. Próximo à linha há até um antigo cinema abandonado mas que deve ter sido muito bonito nos tempos de glória. E há também uma grande igreja, que deve vir dos tempos de fartura da cana. A estação está bem preservada como centro cultural" (Eliezer Magliano, 17/06/2005). O parque em que a linha atravessa entre Macaé e Carapebus é a Restinga de Jurubatiba.

Fonte: Site Estações Ferroviárias do Brasil (http://www.estacoesferroviarias.com.br)

MINHA DESCRIÇÃO:

Em janeiro de 2011 estive em Macaé para concluir um curso voltado para a área petrolífera, que iniciei em setembro de 2010. Diferentemente do início do curso, onde eu dormia em uma hospedagem super "furreca" que a empresa disponibilizava, decidi dormir na casa da minha cunhada, na cidade de Quissamã, onde também tenho muitos parentes paternos e que foi terra de meus avós. Carapebus fica entre as duas cidades, e no último dia do curso, decidi descer do ônibus na cidade para explorar e conhecer mais a fundo a ferrovia e sua estação, já que sempre a via da janela dos ônibus.
Imagem
^^ Próximo à estação, percebi que havia um desvio para uma terceira linha. A foto foi feita no sentido Macaé.
Imagem
^^ Examinando mais de perto, percebi que o AMV que comandava o tráfego neste desvio era o original, de 1906 ! ! ! :O
Imagem
^^ Quando olhei no sentido da cidade de Campos, constatei que havia um sub-ramal ferroviário para a antiga Usina de Carapebus ! Notem que a linha seguia à direita, em direção ao portão.
Imagem
^^ Mais uma prova de que ali havia o desvio ... a placa ainda indica 3 linhas cruzando a via !
Imagem
^^Seguindo em frente, vi três vagões estacionados, aparentemente abandonados
Imagem
^^ Só que na verdade eles ainda servem à FCA. Quando passei por este vagão ouvi ruídos de alguém trabalhando com metais no interior deste. Decidi me afastar e seguir ...
Imagem
^^ Seguindo pelos trilhos, cheguei à bela e conservada estação de Carapebus.
Imagem
^^ Hoje ela é a Estação Cultural de Carapebus. No seu interior são oferecidos cursos, livros, informações e passatempos aos moradores
Imagem
^^ O sol estava forte neste dia, mas ao cair da tarde estava bem agradável ...
Imagem
Imagem
^^ Fotos feitas na PN ao lado da estação Carapebus. A fachada está conservadíssima !
Imagem
^^ A belíssima Igreja Matriz da cidade
Imagem
^^ A Igreja Matriz, vista de outro ângulo
Imagem
^^ PN junto à estação, e a administração local da FCA.
Imagem
Imagem
^^ Casa da administração local da FCA. Já vi várias vezes Autos de linha e algumas máquinas estacionadas próximo a este prédio. Prova de que ainda há algum tráfego na região ...
Imagem
^^ Usina de Carapebus, desativada atualmente, mas uma importante fonte de riqueza nos áureos tempos da cidade
Imagem
^^ Usina de Carapebus e Cine-Teatro, datado de 1941
Imagem
^^ Cine-Carapebus (1941). Penso como deve ter sido importante o funcionamento deste local para a pacata cidade.
Imagem
^^ Seguindo em frente, passei nesta ponte sobre o Córrego da Maricota
Imagem
^^ E depois segui em direção ao ponto de ônibus para embarcar em direção a Quissamã, não sem antes vislumbrar esta bela cena, que me deixou com saudades.

<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Carapebus

Mensagem por DadoDJ » 22 Abr 2014, 22:52

(Tópico realocado em 22 de abril de 2014)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha do Litoral”